F-16 e limitações operacionais

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Strider
Avançado
Avançado
Mensagens: 596
Registrado em: Qui Abr 27, 2006 4:54 pm
Localização: Barbosa Ferraz - Pr
Agradeceram: 1 vez

F-16 e limitações operacionais

#1 Mensagem por Strider » Qua Jun 14, 2006 3:53 pm

“F-16 não serve para a Argentina”

Em recente entrevista coletiva improvisada, o Chefe do Estado-Maior Geral da Fuerza Aérea Argentina, Brigadeiro Eduardo A. Schiaffino, surpreendeu a todos. Perguntado se se planejava adquirir aeronaves F-16 para substituir os Mirage, ele respondeu: “O F-16 não serve para a Argentina. No sul venta muito e isso levanta muitas pedras na pista; mesmo que ela tenha sido limpa, isso não é suficiente para garantir a operação segura de um avião que tem a tomada de ar tão próxima do solo. Pode se ter acabado de limpar a pista e imediatamente um golpe de vento volta a torná-la sem condições de operar”. (Santiago Rivas – Juan Carlos Cicalesi)

Eta aviãozinho ruim, não voa se tiver poeira, além de ruim é enjoado.

Deve ter alergia

[018] [018] [018] [018]




"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."

Rui Barbosa
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#2 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jun 14, 2006 4:11 pm

Por sinal, um mito já por vezes desfeito...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Morcego » Qua Jun 14, 2006 4:20 pm

engraçado, eles não parecem ter tido problema algum para decolarem pleno deserto e fritar AZAR-QUAWI.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#4 Mensagem por talharim » Qua Jun 14, 2006 4:31 pm

Eu falei pra vcs que a Argentina é tarada pelos F-18.

Não se trata de o F-16 ser ruim ou não para eles.

Isso é desculpa para comprarem o F-18.

Nós brasileiros temos tesão pelo Flanker,os Argentinos tem tesão pelo F-18.




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#5 Mensagem por Degan » Qua Jun 14, 2006 5:31 pm

Eta aviãozinho ruim, não voa se tiver poeira, além de ruim é enjoado.


Lo que sucede es que el F-16 es una tremenda estafa….una "bosta" con alas, que solo la compran los amantes del tío Sam….que adoran la “coleira”… :lol: :lol:

Eu falei pra vcs que a Argentina é tarada pelos F-18.


En Argentinas, hay amantes del EFA, el Rafale, el F-16, el F-18, el J-10, del M2k-5….etc….

Igual que en Brasil… :wink:

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: F-16 e limitações operacionais

#6 Mensagem por Penguin » Qua Jun 14, 2006 8:29 pm

Eta aviãozinho ruim, não voa se tiver poeira, além de ruim é enjoado.
Deve ter alergia


Só chamando a equipe do Mythbusters...

FOTOS DE F-16 POUSANDO E DECOLANDO EM MEIO A UMA TEMPESTADE DE AREIA

Imagem

http://www.af.mil/shared/media/photodb/ ... 8H-004.jpg

OPERATION IRAQI FREEDOM -- An F-16CJ deployed to the 363rd Air Expeditionary Wing takes off for a mission during a sand storm on March 25. Aircraft move around the clock to support Operation Iraqi Freedom at a forward deployed location in Southwest Asia. Operation Iraqi Freedom is the multi-national coalition effort to liberate the Iraqi people, eliminate Iraq's weapons of mass destruction and the regime of Saddam Hussein. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Matthew

Imagem

http://www.af.mil/shared/media/photodb/ ... 2B-012.jpg

Sand storm
OPERATION IRAQI FREEDOM -- An Army Blackhawk helicopter sits quietly on the ground as an F-16 Fighting Falcon lands during a severe sand storm at a forward-deployed location supporting Operation Iraqi Freedom. (U.S. Air Force photo by Master Sgt. Terry L. Blevins)




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#7 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 14, 2006 9:26 pm

Eu acho que se tem uma coisa que o F16 nao possui, sao as limitacoes dadas pela reportagem...

Ele eh uma aeronave muito bem construida e pensada, essa historia de areia no motor eh conversa fiada.

Quanto a ingestao de objetos pelas turbinas de aeronaves isso pode acontecer com qualquer aeronave, e os F18 nao estao excluidos (vide as inspecoes que as tripulacoes fazem no convoo de PA quando do inicio das operacoes aereas todas os dias!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
rodman
Sênior
Sênior
Mensagens: 803
Registrado em: Seg Dez 26, 2005 5:30 pm
Localização: Santos SP
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#8 Mensagem por rodman » Qua Jun 14, 2006 9:28 pm

Um dos militares FAB que fazia parte da equipe de analize do programa F-X disse quase a mesma coisa:

"Cada vez que o F-16 for decolar, teremos que passar um aspirador de pó na pista"

Como já mencionaram isso não deve ser problema para areia, más pequenas pedras, ou até mesmo rebites ou um pequeno parafuso pode causar um estrago que trará um bom custo de manutenção, e acaba afetando o indice de disponibilidade da aeronave.

A troca de um motor desses é bem rápida, você pode usar outro enquanto o danificado vai para a manutenção, más é um transtorno que é melhor evitar, ainda mais que iriamos comprar em pequena quantidade.

Más é muito relativo, vai depender dos riscos que o operador pretende assumir, o F-16 é um ótimo avião, se é ideal para um ou para outro é outro caso.

Saca isso:
Imagem




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

F 16 limitações

#9 Mensagem por juarez castro » Qua Jun 14, 2006 9:36 pm

Quem já teve a oportunidade de participar de um dia de operações de um esquadrão de F 5 na FAB sabe que um dos procedimentos de rotina, antes do inicio das operações é o "paseio nas taxiway, que inclui muitas vezes, o comandante do esquadrão, para procurar objetos que possam ser sugados pelos motores do F 5.
Essa história de aspirador de pó na pista, é pura "balela".

Grande abraço




Carlos Mathias

#10 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 14, 2006 9:39 pm

Nada como um caça com telas nas entradas de ar dos motores... 8-]




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#11 Mensagem por Degan » Qua Jun 14, 2006 9:46 pm

Como este....??? :lol:

Imagem

La verdad, es que las últimas versiones de Mig-29 y Su-3X ya no tienen ese aditamento... :wink:

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
rodman
Sênior
Sênior
Mensagens: 803
Registrado em: Seg Dez 26, 2005 5:30 pm
Localização: Santos SP
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

Re: F 16 limitações

#12 Mensagem por rodman » Qua Jun 14, 2006 9:48 pm

juarez castro escreveu:Quem já teve a oportunidade de participar de um dia de operações de um esquadrão de F 5 na FAB sabe que um dos procedimentos de rotina, antes do inicio das operações é o "paseio nas taxiway, que inclui muitas vezes, o comandante do esquadrão, para procurar objetos que possam ser sugados pelos motores do F 5.
Essa história de aspirador de pó na pista, é pura "balela".

Grande abraço


Realmente já vi isso acontecer em vários lugares do mundo, inclusive porta-aviões da US NAVY.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#13 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jun 14, 2006 10:00 pm

Isto é o papo mais retardado que inventaram, o avião opera no meio das tempestades de areia no Iraque, na neve com a Noruega e Dinamarca, em países tropicais como Tailândia, Singapura entre outras variações de clima e situações diversas.

Quanto a detritos, qualquer aeronave está sujeito a eles e o que venta na Argentina, venta no Chile tbm, temos o Degan de testemunha....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#14 Mensagem por Degan » Qua Jun 14, 2006 10:31 pm

temos o Degan de testemunha....


Siiiii.....!!!!

Imagem




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
rodman
Sênior
Sênior
Mensagens: 803
Registrado em: Seg Dez 26, 2005 5:30 pm
Localização: Santos SP
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

Re: F-16 e limitações operacionais

#15 Mensagem por rodman » Qua Jun 14, 2006 10:32 pm

Strider escreveu: No sul venta muito e isso levanta muitas pedras na pista;
mesmo que ela tenha sido limpa,
isso não é suficiente para garantir a operação segura de um avião que tem a tomada de ar tão próxima do solo.


Pode se ter acabado de limpar a pista e imediatamente um golpe de vento volta a torná-la sem condições de operar”.

(Santiago Rivas – Juan Carlos Cicalesi)

Eta aviãozinho ruim, não voa se tiver poeira, além de ruim é enjoado.

Deve ter alergia

[018] [018] [018] [018]


Ele foi bem especifico, pode se lipar a pista más mante-la limpa é a preocupação, mesmo assim isso tem como ser contornado, dá se um jeito, concreta tudo, planta grama em volta, coloca se barreiras para conter.

:idea: descobrimos uma grande arma contra nossos amigos chilenos, é só desenvolvermos um tipo de container para nossos A-1, não precisa nem de CCIP/CCRP, eles espalham um monte de para fusos nas pistas dos F-16 do Degan, ou os do Chaves, não parafusos não pois é só passar um imã, espalha pedras mesmo, :idea: .

Uma nova classe de armas, "Quase-não-letal", solução de baixa tecnologia.

[018] [018] [018]




Responder