Modernização do FAL (Argentina)

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#16 Mensagem por Guilherme » Qui Mai 20, 2004 11:55 am

Balena escreveu:Isso sem mencionar o ferimento particularmente grave que ele produz, eu já tive a oportunidade de mensurar (empregando um instrumento chamado paquímetro) os orifícios de entrada e saída causados por um projetil 7,62 NATO no IML-BH; apesar desse evento ser um pouco raro aqui em nosso Estado.


Poderias me passar esses dados (a medida dos orifícios de entrada e saída do 7,62)? Por acaso terias também os dados para o 5,56?




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#17 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mai 20, 2004 2:04 pm

Francamente?

Realmente não operamos em ambientes "desérticos" porém algum dia poderemos pasasar a operar... aqui do lado no chile temos o Atacama e o nordeste brasileiro é "quase" um desértico... pelo sim e pelo não o AK é o fuzil mais robusto do mundo e isso não se discute.

O Brasil pode ser auto-suficiente na produção de armas leves mesmo com fuzis Russos, poderíamos fechar uma parceria para a produção nacional dos Fuzis Russos assim como fizemos com o FAL.

No meu texto eu deixei claro que forças de assalto rápidas e tropas aerotransportadas deveriam operar o AK-102 que é uma versão menor do AK-101 que por sua vez é uma versão mais moderna do AK-74 que utiliza munição 5,45x39.

Sobre a questão do 7,62 NATO vs. 7,62 Russo, ao contrário de você acredito que tenho uma vasta experiência quando o assunto é ferimentos de Fuzil. Primeiro pq moro no Rio de Janeiro, Segundo pq moro perto de uma favela e o que mais vejo é nego baleado pra falar por baixo... pq queimado e sem cabeça eu já vi um montão...

O 7,62 Russo não é menos do que o 7,62 NATO, até pq se formos pensar assim vamos voltar a usar o velho 30-06 e daqui a pouco vamos equipar nossos soldados com ZPUs da vida... A Vagabundagem aqui no RJ tem preferencia principalmente pelo Fuzil HK-G3, segundo pelo AK-47... e por último "desconsideram" o FAL, Basta ouvir os chamados "Proibidões" e ouvir quantas vezes se fala "FAL" e qnts vezes se falam o nome de outras armas, algumas até menos famosas. E olha que eles usam de tudo... desde de .38, MP-5, passando por Mini-14 e terminando recentemente com minas e armas anti-tanque

Eu voto pela aquisição de Fuzis Russo, pq são fuzis que já estão no mercado, testados e aprovados... é só comprar um bom lote e fechar uma parceria para produzi-los no Brasil. Assim vamos evitar essas aberrações de M-16 dentro de FAL com o nome de "MD-2" que vem sendo projetado desde 1980 e até hoje nada se vê...

Francamente o Brasil não é um país de Produção! principalmente qnd o governo está envolvido... os dois únicos projetos Brasileiros em termos de armas que deram certo foram o ASTROS II e o AMX! O Primeiro pela iniciativa "privada" e o segundo pq na verdade pagamos aos Italianos para aprender a projetar Jatos. Veja como exemplo a modernização dos F-5br, quando forem entregues já estarão totalmente obsoletos...


Balena escreveu:
O FAL também não é isso tudo... Os Israelenses tiveram problemas com ele nas finas areias dos desertos e acabaram desenvolvendo o Galil que a meu ver não passa de um AK-47 Israelense.


Realmente não sei como seria o comportamento do FAL em uma tempestade de areia, também não sei nada acerca de nações com características desérticas que empregam o FAL e sobre o desempenho do mesmo nesses ambientes. Acredito que se a arma for reprojetada e aumentada a sua "vedação", ela ficaria mais segura; pois isso impediria a penetração de partículas de areia na culatra, no cano e até mesmo no cilíndro recuperador de gazes. Dessa forma a arma não iria apresentar problemas na execução do tiro intermitente ou contínuo, sendo que o trancamento e o destrancamento da mesma se processariam normalmente.
Mas cá entre nós, não estamos no deserto??? Será que temos tempestade de areia aqui no Brasil???

Ou, para mim melhor opção, comprar fuzis Russos AK-103 que é uma versão do AK-47/AKM mais modernizada ainda... e Comprar AK-102, versão compacta do AK-74 "modernizado" (AK-101) para tropas aerotransportadas e unidades especiais


Na minha opinião o Brasil deve ser autosuficiente na produção de armas leves, não faz sentido ficar comprando fuzis de assalto russos.

Ao meu modo de ver acho besteira o exército trocar o Calibre 7.62x51 pelo 5,56x45!


Acredito que as tropas de assalto se beneficiariam do emprego do 5,56 OTAN, digo: FAR (Força de Ação Rápida), FFE (Força de Fuzileiros da Esquadra) e EAS/PARA-SAR; por razões já amplamente discutidas aqui. Agora em relação às demais unidades do EB particularmente, acredito que 7,62x51 OTAN ainda tem seu lugar de destaque.
O 7,62 OTAN é um projetil tão estável na trajetória, que é empregado no Regimento Tiradentes, uma munição ideal para o ambiente de montanha e outros mais como Selva, onde se faz necessário ao projetil conservar a trajetória tensa face às condições metereológicas (vento principalmente).
Isso sem mencionar o ferimento particularmente grave que ele produz, eu já tive a oportunidade de mensurar (empregando um instrumento chamado paquímetro) os orifícios de entrada e saída causados por um projetil 7,62 NATO no IML-BH; apesar desse evento ser um pouco raro aqui em nosso Estado.
Outro aspecto interessante diz respeito à superioridade do 7,62 NATO (ou 7,62x51) em relação ao cartucho padrão do Pacto de Varsóvia 7,62x39; a carga de pólvora mais elevada no primeiro conferem maior energia cinética ao projetil repercutindo em um ferimento mais grave. Basta comparar o diâmetro da cavitação temporária causada por um projetil 7,62 OTAN com a de um 7,62 (do Pacto de Varsóvia); pois o diâmetro da cavitação temporária é o principal determinante de letalidade de um ferimento por projetil de alta velocidade.

na Minha opinião o EB deveria produzir versões mais modernas e com alguns melhoramentos da dupla FAL/PARA-FAL.

Concordo, acho bobeira ficar importando armamento leve da Russia que pode perfeitamente ser fabricado aqui, gerando emprego e capitais no território nacional.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#18 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mai 20, 2004 3:29 pm

Zero, não precisamos comprar só porque é russo, o MD-97L é um novo fuzil, e os entendidos no assunto dizem que ele é uma versão da AK em calibre 5,56mm pela robustez dele, porque comprar dos russos se fizemos um aqui? e quanto ao ferimento de balas, a munição 7,62x39mm da AK é tão letal quanto a 5,56x45mm do AR-15 porem tem mais alcance e um soco mais forte, a munição 7,62x51mm do FAL é mais letal e tem mais alcance que as duas anteriores, porem tambem tem um soco maior, na vida prática você não notara a diferença de letalidade entre os três ja que o stopping power da 7,62x39mm e 5,56x45mm é de aproximadamente 96% e da 7,62x51mm é de 99%, mas em testes de laboratório a diferença fica clara, principalmente quando em combate a longa distância. E pelo que falaram aqui só não querem trocar o calibre do FAL para longas distâncias, deixando o 5,56x45mm para as curtas.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#19 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mai 20, 2004 11:51 pm

Sei o qnt esse Fuzil MD-97L parece bom...

Os que são do Rio de Janeiro certamente vão se lembrar, de um tiroteio numa favela chamada "Mandela 1" na Leopoldo Bulhões, conhecida no RJ como "Faixa de Gaza", área do 22 Batalhão... Esse tiroteio foi bem alarmado pelo teor de "adrenalina" acredito q foi o mais perto possível q repórteres conseguiram chegar da "guerra do tráfico"

Bem... numa esquina se concentravam diversos policiais! os mais variados armamentos. A grande maioria com M4, 4 Policiais de FAL, 1 de Madsen e + 1 com o que parecia ser o MD97L ou o MD-2 já que os dois tem a mesma "aparência" (De um PARA-Fal menor...). Pelo ao menos 2 vezes o operador do MDxxx gritava "Vem outro que meu fuzil tá engasgando..." dps de dar 2 ou 3 tiros. Mtas vão se perguntar pq eu me lembro tão bem. 2 motivos, primeiro eu tenho gravado em VHS! segundo dois dos policiais são colegas do meu irmão (q também é PM) e operavam um M4 e um FAL.

Não "indiquei" o AK pq é Russo... tenho uma grande admiração pelo FAMAS frânces e pelo HK-G3, porém a série "100" dos Ak é o que há de mais moderno no mundo se tratando de Fuzis "convencionais" tirando os Bullpub. Sobre a letalidade do 5.45, 5.56, 7.62 Russo e 7.62 NATO não precisa nem dizer... todos os corpos que vi com tiros desse calibre ou arrancam braços e pernas o deixam um enorme buraco no orifício de saída... porém não se pode negar a vantagem dos .22x em tropas de Assalto Rápidas e Aerotransportadas.

Sobre trocar calibre e etc... acredito que o 7.62 Russo seja o melhor intermediário, peso e potência, entre o 5,56 e o 7.62 NATO

Marechal-do-ar escreveu:Zero, não precisamos comprar só porque é russo, o MD-97L é um novo fuzil, e os entendidos no assunto dizem que ele é uma versão da AK em calibre 5,56mm pela robustez dele, porque comprar dos russos se fizemos um aqui? e quanto ao ferimento de balas, a munição 7,62x39mm da AK é tão letal quanto a 5,56x45mm do AR-15 porem tem mais alcance e um soco mais forte, a munição 7,62x51mm do FAL é mais letal e tem mais alcance que as duas anteriores, porem tambem tem um soco maior, na vida prática você não notara a diferença de letalidade entre os três ja que o stopping power da 7,62x39mm e 5,56x45mm é de aproximadamente 96% e da 7,62x51mm é de 99%, mas em testes de laboratório a diferença fica clara, principalmente quando em combate a longa distância. E pelo que falaram aqui só não querem trocar o calibre do FAL para longas distâncias, deixando o 5,56x45mm para as curtas.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#20 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mai 21, 2004 12:40 am

Zero, o que você ouviu ele gritar foi do MD2, o MD97L ainda não esta nas mãos da polícia, apenas em testes no exército, e parece que eles estão gostando (detalhe, nesses testes a M-16, HK33 e MD2 foram reprovados).




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Balena
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 343
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 10:47 am

#21 Mensagem por Balena » Sex Mai 21, 2004 11:53 pm

Prezados debatedores,


Fiquei muito tempo sem postar e vejo que este tópico está fervendo com opiniões interessantes que devemos debater até a exaustão. Como o Marechal do Ar pontuou muito bem acerca das características do MD97L em relação ao seu antecessor, acredito ser esta arma um Fuzil de Assalto mais confiável para ser adotado por nossas FFAA e Forças Auxiliares.

Vou agora responder algumas questões que me foram apresentadas

Poderias me passar esses dados (a medida dos orifícios de entrada e saída do 7,62)? Por acaso terias também os dados para o 5,56?


Não




Editado pela última vez por Balena em Seg Mar 27, 2006 10:48 am, em um total de 1 vez.
Balena
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 343
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 10:47 am

#22 Mensagem por Balena » Sáb Mai 22, 2004 12:42 am

Prezados colegas,


Realmente não operamos em ambientes "desérticos" porém algum dia poderemos pasasar a operar... aqui do lado no chile temos o Atacama e o nordeste brasileiro é "quase" um desértico... pelo sim e pelo não o AK é o fuzil mais robusto do mundo e isso não se discute.


O 72o Batalhão de Infantaria Motorizado - Caatinga (Batalhão "General Victorino Carneiro Monteiro") emprega o FAL M964 (vulgo MOSQUEFAL) sem problemas e num ambiente "quase" desértico.

Visitem a página OFICIAL da unidade lá vocês encontrarão uma fonte segura para informações pertinentes

http://www.72bimtz.eb.mil.br/

O Brasil pode ser auto-suficiente na produção de armas leves mesmo com fuzis Russos, poderíamos fechar uma parceria para a produção nacional dos Fuzis Russos assim como fizemos com o FAL.


Realmente é sua opinião, mas eu não creio que os russos tenham tanto a acrescentar assim à nossa indústria de armas leves.

No meu texto eu deixei claro que forças de assalto rápidas e tropas aerotransportadas deveriam operar o AK-102 que é uma versão menor do AK-101 que por sua vez é uma versão mais moderna do AK-74 que utiliza munição 5,45x39.


Este realmente é um calibre especial desenvolvido na então URSS como resposta ao 5,56 x 45 mm da OTAN. Acredito que o 5,56x45 conseguiria maior eficiência contra "blindagens", assim como maior êxito letal. Digo isso baseado única e exclusivamente na sua maior carga propelente que, por sua vez, lhe conferiria maior energia cinética. Caso haja informação publicada em artigos militares que falem em favor do contrário, favor publicá-las aqui, pois realmente desconheço acerca desse tipo de munição.

Sobre a questão do 7,62 NATO vs. 7,62 Russo, ao contrário de você acredito que tenho uma vasta experiência quando o assunto é ferimentos de Fuzil. Primeiro pq moro no Rio de Janeiro, Segundo pq moro perto de uma favela e o que mais vejo é nego baleado pra falar por baixo... pq queimado e sem cabeça eu já vi um montão...


De fato você pode até conviver com a violência muito mais intensamente do que eu, pois graças a Deus eu procuro evitar o contato com ambientes violentos e também não moro no Rio de Janeiro. Mas acontece que uma coisa é ter uma experiência baseada na observação empírica que também é muito importante e não quero desmerecer aqui. A outra coisa é acompanhar um serviço de medicina legal que envolve toda uma metodologia técnico científica, seria a mesma diferença entre estar num avião e saber pilotá-lo corretamente. O que quero dizer, é que interpreto as lesões com aprofundadas bases anatômicas de medicina para descobrir os prováveis mecanismos de morte, assim como estudo a morfologia dos tecidos plano por plano para ver o tipo de lesão produzida.

O 7,62 Russo não é menos do que o 7,62 NATO, até pq se formos pensar assim vamos voltar a usar o velho 30-06 e daqui a pouco vamos equipar nossos soldados com ZPUs da vida... A Vagabundagem aqui no RJ tem preferencia principalmente pelo Fuzil HK-G3, segundo pelo AK-47... e por último "desconsideram" o FAL, Basta ouvir os chamados "Proibidões" e ouvir quantas vezes se fala "FAL" e qnts vezes se falam o nome de outras armas, algumas até menos famosas. E olha que eles usam de tudo... desde de .38, MP-5, passando por Mini-14 e terminando recentemente com minas e armas anti-tanque


Não costumo levar em conta o que vagabundo fala, são todos umas bestas oligofrênicas desorganizadas tática e moralmente. Já viu vagabundo aí bancar o Rambo pra cima do BOPE???
Outra coisa, esses tais proibidões são uma péssima fonte de informação para embasar argumentações técnicas acerca de armamento militar. Para se ter uma idéia esse pessoal é tão oligofrênico que não sabe nem pronunciar STINGER, como é que o Fernandinho Beira Mar se referiu a eles mesmo: "STINGUYYY???" ou seria melhor "ESTINGUIISSS"??? A besta queria comprar um equipamento que os EUA não disponibilizam pra ninguém, é o típico do raciocínio do camarada que assistiu ao Comando Delta e viu a missão que os kra fizeram pra destruir um lote dessas armas.

Eu voto pela aquisição de Fuzis Russo, pq são fuzis que já estão no mercado, testados e aprovados... é só comprar um bom lote e fechar uma parceria para produzi-los no Brasil. Assim vamos evitar essas aberrações de M-16 dentro de FAL com o nome de "MD-2" que vem sendo projetado desde 1980 e até hoje nada se vê...


Concordo que o MD-2 deve ter tido lá seus defeitos, pra falar a verdade não tenho experiência com a arma. Mas acredito que os problemas já devem ter sido solucionados na versão MD97L. De qualquer forma vou conferir isto pessoalmente este ano quando eu for visitar um amigo meu lá em Itajubá cujo pai é engenheiro da Imbel.

Francamente o Brasil não é um país de Produção! principalmente qnd o governo está envolvido... os dois únicos projetos Brasileiros em termos de armas que deram certo foram o ASTROS II e o AMX! O Primeiro pela iniciativa "privada" e o segundo pq na verdade pagamos aos Italianos para aprender a projetar Jatos. Veja como exemplo a modernização dos F-5br, quando forem entregues já estarão totalmente obsoletos...


Realmente podemos continuar na dependência tecnológica se tivermos este tipo de pensamento, mas um dos objetivos e funções de nossas FFAA é o de reduzir o hiato tecnológico que nos separa das nações de primeiro mundo. Quanto à presença Estatal ou não nos projetos eu realmente não tenho informação pra dizer qual é melhor ou mesmo discutir com você. Só acredito que a participação de centros de pesquisa e desenvolvimento mantidos de forma vegetativa pelos sucessivos governos federais, só têm acrescentado ao Brasil em termos de tecnologia militar através de um honrando e silencioso trabalho heróico.



Brasil Acima de Tudo!!!




Editado pela última vez por Balena em Seg Abr 24, 2006 10:54 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
ALFREDO ANDRÉ
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Abr 03, 2004 7:01 pm
Localização: São Bernardo do Campo - São Paulo
Contato:

#23 Mensagem por ALFREDO ANDRÉ » Sáb Mai 22, 2004 1:21 am

Marechal-do-ar escreveu:Zero, não precisamos comprar só porque é russo, o MD-97L é um novo fuzil, e os entendidos no assunto dizem que ele é uma versão da AK em calibre 5,56mm pela robustez dele, porque comprar dos russos se fizemos um aqui? e quanto ao ferimento de balas, a munição 7,62x39mm da AK é tão letal quanto a 5,56x45mm do AR-15 porem tem mais alcance e um soco mais forte, a munição 7,62x51mm do FAL é mais letal e tem mais alcance que as duas anteriores, porem tambem tem um soco maior, na vida prática você não notara a diferença de letalidade entre os três ja que o stopping power da 7,62x39mm e 5,56x45mm é de aproximadamente 96% e da 7,62x51mm é de 99%, mas em testes de laboratório a diferença fica clara, principalmente quando em combate a longa distância. E pelo que falaram aqui só não querem trocar o calibre do FAL para longas distâncias, deixando o 5,56x45mm para as curtas.


Salve Eduardo

Falou e disse =D> .
Só faço uma r essalva na sua última frase. Em minha opinião, as três forças armadas deveriam ter um só calibre, o .223.

Um Abraço
Alfredo André




"Se necessário for, eu também irei"

Criança Paulista na Revolução Constitucionalista de 1932.
Avatar do usuário
ALFREDO ANDRÉ
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Abr 03, 2004 7:01 pm
Localização: São Bernardo do Campo - São Paulo
Contato:

#24 Mensagem por ALFREDO ANDRÉ » Sáb Mai 22, 2004 1:26 am

Salve Caros

Gostaria de fazer breve comentários sobre o tema.

Primeiro, essa notícia de que o FAL teve problemas com os israelenses é uma história mal contada. Ocorre que muitos dos soldados israelenses não sabiam fazer a devida manutenção no fuzil. Resultado, como qualquer arma sem a devida manutenção, ela logo apresentaria problemas. Na Guerra do Golfo II (1991), os soldados Kwaitianos que entraram em combate, tanto na defesa do Kwait como na expulsão dos iraquianos utilizavam o FAL. Uma arma que há décadas já era usada naquele TO e nenhum problema acarretou.

Creio que acerca do Ak, quem deve receber a vitória é o STG-44. Esta arma é que serviu de base para o Ak, e se não fosse os seus conceitos, Mikhail Kalashnikov jamais teria desenvolvido ela. A propósito, o Ak-47 sem dúvida alguma foi um sucesso da indústria russa. Até hoje surgem projetos baseados nele. Melhor ainda ficou o Ak-74. Atirei com essa arma e o recuo é quase nulo, com ótima precisão. Precisão e baixo recuo, tudo o que um soldado desejaria numa arma.

Opino que seja errônea a compra de qualquer fuzil russo, americano, francês ou seja de quem for. Já temos tecnologia para desenvolvermos o nosso. Já tivemos excelentes projetistas e engenheiros que não puderam dar prosseguimento por falta de $$$. Tenho o novo fuzil da IMBEL no .223 como melhor alternativa para nós.

Acerca da transformação do .308 para o .223 no FAL.

Não houve nenhuma introdução do projeto do M-16 no FAL. Apenas modificações para o calibre .223. O sistema de tiro e projeto do M-16 é diferente do FAL. Este, após a alteração, continuou com seu elevado peso para o .223. Em outras palavras, não adiantou nada.

Abraços
Alfredo André




"Se necessário for, eu também irei"

Criança Paulista na Revolução Constitucionalista de 1932.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#25 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Mai 22, 2004 3:18 am

Comparar 1 ou 2 dias de treinamento em Caatinga e dps voltar pro alojamento não tem nada haver com guerras... Será q num momento de Guerra, combates pipocando todo dia, e o fuzil exposto dia e noite naquela fina camada de areia daria o mesmo dia que 1 ou 2 dias de treinamento? na minha opinião não... gostaria de ressaltar que não sou EU que estou dizendo q o FAL é problemático na areia... foram os Israelenses que descobriram isso na Guerra dos Seis Dias, quem não quiser acreditar a internet ta pra se pesquisar

Bem o que eu quis dizer nesse ponto é que não importa o calibre do Fuzil... se tomar tiro de Fuzil ta na merda e acabou! agora ficar comparando qual multila mais em teste de laboratório? muito legal pra calibres de Pistola! mas de fuzil? é muito estudo e a gente já sabe qual é o final... em 80% dos casos não precisa nem socorrer, nos outros 20% com certeza o alvejado ficará sem a perna e/ou braço...

Pelo visto vc nem mesmo do RJ é... então não fale do que você não conhece, assim como não me aprofundo tanto em aspectos técnicos. A Questão do Proibidao foi apenas para ilustrar o armamento preferido dos Bandidos... Sobre o fato do "Stinguyyyy..." é apenas Dialeto ou Gíria local, dúvido que tu fale todas as palavras da forma q elas devem ser faladas... duvido que tu fala "xerÓx" por exemplo, provavelmente com a maioria fala "xÉrox".

Os traficantes cariocas não são bem armados taticamente? te convido a fazer uma visita a qualquer favela aqui do RJ principalmente se for Policial, novamente não fale do que você não conhece, o pessoal da facção Amigo dos Amigos (ADA) vem a bastante tempo recebendo treinamento de guerrilha de ex-guerrilheiros provenientes de Angola... de dois ou três anos pra cá ja notei MUUUUITA diferença até no modo de atirar dos vagabundos...

Sobre o BOPE, não se iluda... são bons mas não tem "peito de aço" se tu acha que a vagabundagem não cai pra dentro do BOPE, apenas um verso de um proibidão:

"Mas se for TCP... peida pra dar toque!!! Pra nós é treinamento trocar tiro com o BOPE!!! Pra nós é treinamento..."

Chega a ser engraçado esses discursos nacionalistas... é de morrer de rir! demoramos 20 anos pra projetar um Fuzil que qnd entrar em produção, isso é... se entrar, já estará obsoleto pois a maioria vai atrás dos americanos no 6.8mm! mas já to acostumado com isso... já vi isso no FX, no Osório, no F-5Br, Barroso, Sub Nuclear e mais um monte de "projeto" Brasileiro... no final a gente fica a ver navios e vai receber um monte de M-16/M-4 "made in USA"



Balena escreveu:Prezados colegas,


Realmente não operamos em ambientes "desérticos" porém algum dia poderemos pasasar a operar... aqui do lado no chile temos o Atacama e o nordeste brasileiro é "quase" um desértico... pelo sim e pelo não o AK é o fuzil mais robusto do mundo e isso não se discute.


O 72o Batalhão de Infantaria Motorizado - Caatinga (Batalhão "General Victorino Carneiro Monteiro") emprega o FAL M964 (vulgo MOSQUEFAL) sem problemas e num ambiente "quase" desértico.

Visitem a página OFICIAL da unidade lá vocês encontrarão uma fonte segura para informações pertinentes

http://www.72bimtz.eb.mil.br/

O Brasil pode ser auto-suficiente na produção de armas leves mesmo com fuzis Russos, poderíamos fechar uma parceria para a produção nacional dos Fuzis Russos assim como fizemos com o FAL.


Realmente é sua opinião, mas eu não creio que os russos tenham tanto a acrescentar assim à nossa indústria de armas leves.

No meu texto eu deixei claro que forças de assalto rápidas e tropas aerotransportadas deveriam operar o AK-102 que é uma versão menor do AK-101 que por sua vez é uma versão mais moderna do AK-74 que utiliza munição 5,45x39.


Este realmente é um calibre especial desenvolvido na então URSS como resposta ao 5,56 x 45 mm da OTAN. Acredito que o 5,56x45 conseguiria maior eficiência contra "blindagens", assim como maior êxito letal. Digo isso baseado única e exclusivamente na sua maior carga propelente que, por sua vez, lhe conferiria maior energia cinética. Caso haja informação publicada em artigos militares que falem em favor do contrário, favor publicá-las aqui, pois realmente desconheço acerca desse tipo de munição.

Sobre a questão do 7,62 NATO vs. 7,62 Russo, ao contrário de você acredito que tenho uma vasta experiência quando o assunto é ferimentos de Fuzil. Primeiro pq moro no Rio de Janeiro, Segundo pq moro perto de uma favela e o que mais vejo é nego baleado pra falar por baixo... pq queimado e sem cabeça eu já vi um montão...


De fato você pode até conviver com a violência muito mais intensamente do que eu, pois graças a Deus eu procuro evitar o contato com ambientes violentos e também não moro no Rio de Janeiro. Mas acontece que uma coisa é ter uma experiência baseada na observação empírica que também é muito importante e não quero desmerecer aqui. A outra coisa é acompanhar um serviço de medicina legal que envolve toda uma metodologia técnico científica, seria a mesma diferença entre estar num avião e saber pilotá-lo corretamente. O que quero dizer, é que interpreto as lesões com aprofundadas bases anatômicas de medicina para descobrir os prováveis mecanismos de morte, assim como estudo a morfologia dos tecidos plano por plano para ver o tipo de lesão produzida.

O 7,62 Russo não é menos do que o 7,62 NATO, até pq se formos pensar assim vamos voltar a usar o velho 30-06 e daqui a pouco vamos equipar nossos soldados com ZPUs da vida... A Vagabundagem aqui no RJ tem preferencia principalmente pelo Fuzil HK-G3, segundo pelo AK-47... e por último "desconsideram" o FAL, Basta ouvir os chamados "Proibidões" e ouvir quantas vezes se fala "FAL" e qnts vezes se falam o nome de outras armas, algumas até menos famosas. E olha que eles usam de tudo... desde de .38, MP-5, passando por Mini-14 e terminando recentemente com minas e armas anti-tanque


Não costumo levar em conta o que vagabundo fala, são todos umas bestas oligofrênicas desorganizadas tática e moralmente. Já viu vagabundo aí bancar o Rambo pra cima do BOPE???
Outra coisa, esses tais proibidões são uma péssima fonte de informação para embasar argumentações técnicas acerca de armamento militar. Para se ter uma idéia esse pessoal é tão oligofrênico que não sabe nem pronunciar STINGER, como é que o Fernandinho Beira Mar se referiu a eles mesmo: "STINGUYYY???" ou seria melhor "ESTINGUIISSS"??? A besta queria comprar um equipamento que os EUA não disponibilizam pra ninguém, é o típico do raciocínio do camarada que assistiu ao Comando Delta e viu a missão que os kra fizeram pra destruir um lote dessas armas.

Eu voto pela aquisição de Fuzis Russo, pq são fuzis que já estão no mercado, testados e aprovados... é só comprar um bom lote e fechar uma parceria para produzi-los no Brasil. Assim vamos evitar essas aberrações de M-16 dentro de FAL com o nome de "MD-2" que vem sendo projetado desde 1980 e até hoje nada se vê...


Concordo que o MD-2 deve ter tido lá seus defeitos, pra falar a verdade não tenho experiência com a arma. Mas acredito que os problemas já devem ter sido solucionados na versão MD97L. De qualquer forma vou conferir isto pessoalmente este ano quando eu for visitar um amigo meu lá em Itajubá cujo pai é engenheiro da Imbel.

Francamente o Brasil não é um país de Produção! principalmente qnd o governo está envolvido... os dois únicos projetos Brasileiros em termos de armas que deram certo foram o ASTROS II e o AMX! O Primeiro pela iniciativa "privada" e o segundo pq na verdade pagamos aos Italianos para aprender a projetar Jatos. Veja como exemplo a modernização dos F-5br, quando forem entregues já estarão totalmente obsoletos...


Realmente podemos continuar na dependência tecnológica se tivermos este tipo de pensamento, mas um dos objetivos e funções de nossas FFAA é o de reduzir o hiato tecnológico que nos separa das nações de primeiro mundo. Quanto à presença Estatal ou não nos projetos eu realmente não tenho informação pra dizer qual é melhor ou mesmo discutir com você. Só acredito que a participação de centros de pesquisa e desenvolvimento mantidos de forma vegetativa pelos sucessivos governos federais, só têm acrescentado ao Brasil em termos de tecnologia militar através de um honrando e silencioso trabalho heróico.

Brasil Acima de Tudo!!!

Montanha!!!

3o. Pelotão do Regimento Tiradentes
Oficial de Segunda Classe da Reserva não Remunerada do Exército




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#26 Mensagem por Guilherme » Sáb Mai 22, 2004 10:35 am

Balena, um artigo interessante sobre ferimentos de FN FAL e Colt AR-15, do
Journal Of The Internation Wound Ballistics Association:

http://www.google.com.br/search?q=cache:6eDVDRPeln4J:www.iwba.com/Colt%2520AR-15.pdf+FAL+AR-15+Port+Arthur&hl=pt-BR




Fuzileiro
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 5:33 pm

#27 Mensagem por Fuzileiro » Sáb Mai 22, 2004 11:20 am

Afff ZERO,falar que bandido tem boas taticas e sao bem armados é forçar demais...
MOro no Rio,ja fui em morro e vejo que na maioria,os "soldados" que usam ak são privilegiados,e se acham o super homem.
Pode ate ser do bandidos estarem melhor que isso em algumas favelas,mas pelo que vejo,a maioria usa a ak,que acham que é moderno
Tatica? A unica tatica é, guarda a favela se vier policia manda bala...
Sinto-lhe dizer,mas pm ta mal armado bandido ta pior ainda.
Bandido usar BOPE de treinamento??Uhauhauhau isso é so uma musiquinha besta,falam muito e não fazem nada.
Na hora que são presos quero ver cantar isso...ficam falando "nao fui eu naoo...nao fui eu nao senhor..." ai que triste,cade os valentoes?




Balena
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 343
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 10:47 am

#28 Mensagem por Balena » Sáb Mai 22, 2004 1:28 pm

Salve Alfredo André,


Certamente você contribuiu para que fossem esclarecido alguns aspectos pertinentes acerca das origens do AK-47, primeira versão do Fuzil de Assalto padrão do Pácto de Varsóvia AKM, desenvolvido à partir do STG-44 alemão.
Vou postar aqui apenas uma foto para ilustrar o seu raciocínio.

Imagem




Avatar do usuário
Spetznaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1130
Registrado em: Sáb Mai 17, 2003 8:27 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

#29 Mensagem por Spetznaz » Sáb Mai 22, 2004 1:32 pm

Nossa, estava lendo os posts dos dois cidadaos cariocas e fiquei abismado com a naturalidade com que falam de coisas tao loucas.
Nao tem como negar, a violência no Rio está fora de controle, e os cidadaos de tanto conviver com isso, nem dao mais importancia. A que ponto chegamos.

Falow.




Imagem

"O Lenin dizia que socialismo é igual a ferro mais energia. Hoje é educação mais educação."

Cristovam Buarque
Balena
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 343
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 10:47 am

#30 Mensagem por Balena » Sáb Mai 22, 2004 1:45 pm

Caro Guilherme,


Obrigado pelo link, ainda não tive tempo para lê-lo, certamente irei dar uma olhada nessa sua importante contribuição.


Obrigado pela atenção.




Editado pela última vez por Balena em Seg Mar 27, 2006 10:45 am, em um total de 1 vez.
Responder