Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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xupacabr@
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#106
Mensagem
por xupacabr@ » Sex Jun 09, 2006 2:51 am
Carlos Mathias escreveu:Bem, vamos lá. Realmente, dois SU-30 entrando no brasil sós e sem apoio de radares de longo alcançe, que não os seus(lembre que o Grifo tem uns 50km MÁX e os NP-011 mais de 150km), poderiam meter-se em problemas, SE e apenas SE tivermos os poderosos Derby(50km). Mas, ainda assim, vamos especular... Como disse, dois SU-30 voando separados 100km, formariam uma frente de mais de 300km. 100 de separação + 100 para cada lado. Então, os F-5BR teriam que começar as suas manobras à pelo menos mais de 150 km à frente dos SU-30 para não serem detectados pelos mesmos. Então somemos 150km de vôo para um lado para sair do cone radar, depois curvam para ficarem paralelos à rota dos SU-30, depois mais uma curva à 90° para chegar pelo través dos SU-30 ou mais ainda para chegar pelas seis horas. Todo este exercício de manobras de despistamento de radar deve cobrir uns 300km, minimamente. Sabemos que um F-5BR em alta velocidade, 4/6 mísseis nos suportes e mais tanques tem um alcançe que bate exatamente aí, não é? Mas digamos que consigam alcançar os dois SU-30 voando abaixo da velocidade do som economizando comb. Chegariam para um combate WVR com muito pouco combustível, ou seja sem muita margem de manobra para colocarem-se numa posição favorável de engajamento, enquanto que os R-73M + HMS dispensam estas manobras. Outro detalhe, o radar de varredura mista NP-011 cobre um arco de quase 90°, dificultando e aumentando a perna de vôo pela lateral. Finalmente, todo esse raciocínio barato que fiz aí não é para desmerecer a FAB ou os F-5BR ou os excelentes R-99, mas para mostrar que apenas dois caças de grande porte e modernos desequilibram sim a arena aérea. No final e afinal, os SU-30 seriam derrubados, mas até lá, muito F-5BR iria para o chão(M-2000C então...), junto com uns R-99.
Outro detalhe, qual base no norte estaria fora do alcançe destes SU-30???
Nada que uns 20 SU-27SKM para a FAB não resolvam fácil-fácil!!!!
Faz uma adaptação do ASTRO II pra cuspir terra AR e manda saturação nesses dois abusados...
sonha xupeta sonha..........
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Malandro
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#107
Mensagem
por Malandro » Sex Jun 09, 2006 4:57 am
Carlos Mathias escreveu:Bem, vamos lá. Realmente, dois SU-30 entrando no brasil sós e sem apoio de radares de longo alcançe, que não os seus(lembre que o Grifo tem uns 50km MÁX e os NP-011 mais de 150km), poderiam meter-se em problemas, SE e apenas SE tivermos os poderosos Derby(50km). Mas, ainda assim, vamos especular... Como disse, dois SU-30 voando separados 100km, formariam uma frente de mais de 300km. 100 de separação + 100 para cada lado. Então, os F-5BR teriam que começar as suas manobras à pelo menos mais de 150 km à frente dos SU-30 para não serem detectados pelos mesmos. Então somemos 150km de vôo para um lado para sair do cone radar, depois curvam para ficarem paralelos à rota dos SU-30, depois mais uma curva à 90° para chegar pelo través dos SU-30 ou mais ainda para chegar pelas seis horas. Todo este exercício de manobras de despistamento de radar deve cobrir uns 300km, minimamente. Sabemos que um F-5BR em alta velocidade, 4/6 mísseis nos suportes e mais tanques tem um alcançe que bate exatamente aí, não é? Mas digamos que consigam alcançar os dois SU-30 voando abaixo da velocidade do som economizando comb. Chegariam para um combate WVR com muito pouco combustível, ou seja sem muita margem de manobra para colocarem-se numa posição favorável de engajamento, enquanto que os R-73M + HMS dispensam estas manobras. Outro detalhe, o radar de varredura mista NP-011 cobre um arco de quase 90°, dificultando e aumentando a perna de vôo pela lateral. Finalmente, todo esse raciocínio barato que fiz aí não é para desmerecer a FAB ou os F-5BR ou os excelentes R-99, mas para mostrar que apenas dois caças de grande porte e modernos desequilibram sim a arena aérea. No final e afinal, os SU-30 seriam derrubados, mas até lá, muito F-5BR iria para o chão(M-2000C então...), junto com uns R-99.
Outro detalhe, qual base no norte estaria fora do alcançe destes SU-30???
Nada que uns 20 SU-27SKM para a FAB não resolvam fácil-fácil!!!!
Apesar de ainda ser contra a compra de Sukhois tenho qe recocnhecer que a baixa autonomia dos nosso F5 é bem problemática pois imaginava uma situação assim . De que adianta ter R99 se os F5 não podem tirar todo o proveito deles pela autonomia para fazer emboscada?
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talharim
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#108
Mensagem
por talharim » Sex Jun 09, 2006 8:51 am
Fora que se o Su-30MKK estiver em Mach.2 não adianta nem decolar o F-5BR porque não tem velocidade suficiente.
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Carlos Mathias
#109
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Jun 09, 2006 8:59 am
O pior de tudo é o "Tigre"
sem dentes, ou pelo menos banguela, que é como estão os nossos. Se no lugar dos SU-30 estivessem EF, Rafale, F-15 e outros caças com bom alcançe, a situação seria a mesma. Até mesmo os F-16Chuck Norris seriam um problemão se estiverem com AMRAAM ou Derby. SE e somente SE estiverem com estes mísseis.
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#110
Mensagem
por talharim » Sex Jun 09, 2006 9:04 am
Poderiam me explicar um situação hipotética de interceptação na FAB ?
Se 2 Flankers adentram no espaço aéreo nacional em direção a Brasília vindos da Venezuela...................como é que os Xavantes de Anápolis interceptariam e engajariam em dogfight os 2 Flankers ?
Nós venceríamos ?
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Carlos Mathias
#111
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Jun 09, 2006 9:08 am
Depende muito. Se tiver votação de aumento dos congressistas e este for o alvo, eu saio daqui de casa correndo prá segurar o pessoal da FAB no chão, nem que eu tenha que me deitar na pista de Anápolis e impedir os poderosos Xavantes/Impalas de decolarem. Em outro caso, dá no mesmo...
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Alitson
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#112
Mensagem
por Alitson » Sex Jun 09, 2006 9:09 am
Carlos Mathias escreveu:Bem, vamos lá. Realmente, dois SU-30 entrando no brasil sós e sem apoio de radares de longo alcançe, que não os seus(lembre que o Grifo tem uns 50km MÁX e os NP-011 mais de 150km), poderiam meter-se em problemas, SE e apenas SE tivermos os poderosos Derby(50km). Mas, ainda assim, vamos especular... Como disse, dois SU-30 voando separados 100km, formariam uma frente de mais de 300km. 100 de separação + 100 para cada lado. Então, os F-5BR teriam que começar as suas manobras à pelo menos mais de 150 km à frente dos SU-30 para não serem detectados pelos mesmos. Então somemos 150km de vôo para um lado para sair do cone radar, depois curvam para ficarem paralelos à rota dos SU-30, depois mais uma curva à 90° para chegar pelo través dos SU-30 ou mais ainda para chegar pelas seis horas. Todo este exercício de manobras de despistamento de radar deve cobrir uns 300km, minimamente. Sabemos que um F-5BR em alta velocidade, 4/6 mísseis nos suportes e mais tanques tem um alcançe que bate exatamente aí, não é? Mas digamos que consigam alcançar os dois SU-30 voando abaixo da velocidade do som economizando comb. Chegariam para um combate WVR com muito pouco combustível, ou seja sem muita margem de manobra para colocarem-se numa posição favorável de engajamento, enquanto que os R-73M + HMS dispensam estas manobras. Outro detalhe, o radar de varredura mista NP-011 cobre um arco de quase 90°, dificultando e aumentando a perna de vôo pela lateral. Finalmente, todo esse raciocínio barato que fiz aí não é para desmerecer a FAB ou os F-5BR ou os excelentes R-99, mas para mostrar que apenas dois caças de grande porte e modernos desequilibram sim a arena aérea. No final e afinal, os SU-30 seriam derrubados, mas até lá, muito F-5BR iria para o chão(M-2000C então...), junto com uns R-99.
Outro detalhe, qual base no norte estaria fora do alcançe destes SU-30???
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Fala sério, ai já é demais... Colocar que dois miseros caças derrubariam metade da FAB... Ai já é loucura, fala serio........
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talharim
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#113
Mensagem
por talharim » Sex Jun 09, 2006 9:18 am
Mas numa situação hipotética de invasão do espaço aéreo nacional por caças inimigos.................vejam bem a FAB seria pega de surpresa principalmente se não for situação de guerra declarada...................................tá certo que a FAB possui caças em cada esquadrão para decolagem imediata.........................
Mas numa situação dessas não existiria muito planejamento................seriam enviados os caças com Piranha para interceptar seja lá quem fosse (nesse caso infelizmente o Flanker).......................shootdown espero que nossos pilotos consigam pelo menos ejetar........
Não teria apoio de R-99,nem táticas de engajamento,seria 1 por 1 olho por olho dente por dente.............
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Carlos Mathias
#114
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Jun 09, 2006 9:31 am
Fala sério, ai já é demais... Colocar que dois miseros caças derrubariam metade da FAB... Ai já é loucura, fala serio........
muito F-5BR iria para o chão(M-2000C então...), junto com uns R-99.
No que eu escrevi não tem nada mencionando metade, 2/3, 1/4, enfim, nenhum número exato. "muito F-5BR" podem ser quatro para os dois SU-30. "uns R-99" podem ser dois, o que é muita coisa em se falando de FAB. Os 4 F-5BR seriam um número bem otimista, considerando-se que estes estariam sem BVR, e nem um missíl IR moderno, apenas o apoio dos R-99. Ou seja, muita consciência situacional, mas praticamente sem armas, alcançe, persistência de combate, manobrabilidade, velocidade e etc, etc etc. É muita desvantagem mesmo.
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Alitson
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#115
Mensagem
por Alitson » Sex Jun 09, 2006 9:32 am
talharim escreveu:Mas numa situação hipotética de invasão do espaço aéreo nacional por caças inimigos.................vejam bem a FAB seria pega de surpresa principalmente se não for situação de guerra declarada...................................tá certo que a FAB possui caças em cada esquadrão para decolagem imediata.........................
Mas numa situação dessas não existiria muito planejamento................seriam enviados os caças com Piranha para interceptar seja lá quem fosse (nesse caso infelizmente o Flanker).......................shootdown espero que nossos pilotos consigam pelo menos ejetar........
Não teria apoio de R-99,nem táticas de engajamento,seria 1 por 1 olho por olho dente por dente.............
Alguém sabe dizer se os radares da FAB são capazes de indentificar e catalogar ameaças?????????? Se forem, sua teoria estará errada, mas caso não sejam, vc está melhorando e muito...
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#116
Mensagem
por Degan » Sex Jun 09, 2006 9:35 am
Até mesmo os F-16Chuck Norris seriam um problemão se estiverem com AMRAAM ou Derby. SE e somente SE estiverem com estes mísseis.
Caelinhos….por este lado, nosotros estamos totalmente tranquilos…
relajados.
Nuestras FFAA están suficientemente armadas para nuestras necesidades….
Mejor sigue pensando en como hacer que la “nacionalización” de tecnologías y el “parque industrial” de Brasil, superarán fácilmente a esos Su-30 y Mi-35 (por ahora)…..
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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Carlos Mathias
#117
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Jun 09, 2006 9:38 am
Posso responder? Quase com certeza sim, os R-99 certamente podem identificar ameaças. Quanto aos radares em terra, já não posso chutar.
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Alitson
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#118
Mensagem
por Alitson » Sex Jun 09, 2006 9:40 am
Carlos Mathias escreveu:Posso responder? Quase com certeza sim, os R-99 certamente podem identificar ameaças. Quanto aos radares em terra, já não posso chutar.
É BEM NESTES QUE FICA A QUESTÃO!!!!!!!!!!! E AGORA???????
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Lauro Melo
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#119
Mensagem
por Lauro Melo » Sex Jun 09, 2006 9:45 am
talharim escreveu:Mas numa situação hipotética de invasão do espaço aéreo nacional por caças inimigos.................vejam bem a FAB seria pega de surpresa principalmente se não for situação de guerra declarada...................................tá certo que a FAB possui caças em cada esquadrão para decolagem imediata.........................
Mas numa situação dessas não existiria muito planejamento................seriam enviados os caças com Piranha para interceptar seja lá quem fosse (nesse caso infelizmente o Flanker).......................shootdown espero que nossos pilotos consigam pelo menos ejetar........
Não teria apoio de R-99,nem táticas de engajamento,seria 1 por 1 olho por olho dente por dente.............
A Recíproca é verdadeira !
Imagina 20 AMX invadindo o pouco vigiado espaço aéreo Venezuelano, atacando as principais bases.
Cerca de 40 A-29 atacando as tropas que ficam perto das fronteiras.
Os R-99 A e R-99 B dando apoio a 30 F-5 M, meu amigo adeus FAV, adeus poços de Petróleo...
Editado pela última vez por
Lauro Melo em Sex Jun 09, 2006 9:46 am, em um total de 1 vez.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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Uzeda
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#120
Mensagem
por Uzeda » Sex Jun 09, 2006 9:45 am
Só gostaria de lembrar que além das potencialidades do envelope de vôo de cada vetor em questão, temos que levar em consideração que existem subterfúgios estratégicos que envolvem NBA (navegação a baixa altura) e conhecimento do terreno, que transformariam até o excelente treinador A-29 (as vz's muito criticado por desconhecimento do seu potencial didático/estratégico), conjugado ao data link permitido pelos R-99A, em vetores capazes de serem inseridos numa posição estratégica de six desses adversários , realmente poderosos, , de forma que os mesmos só tivessem condições de aplicar as evasivas correspondentes, é claro que nesse teatro de operações falta considerar que teríamos que ter o armamento, seja o Derby ou qualquer outro míssel com essas potencialidades eletrônicas.
NBA não é estratégia de ataque a solo somente não, a capacidade que um turboprop tem de executa-la em comparação a de um vetor a reação é efetiva em relação a qualquer cone de radar, exceto o de um R-99B por exemplo, mas, inserir um vetor desse dentro do espaço aéreo inimigo só é possível num estágio muito avançado de ampliação das linhas de ataque.
Abraços.