FinkenHeinle escreveu:Luiz Bastos escreveu:Aí Soul. Eu pensei que estes canhões fossem automáticos. Pois se não me engano uma fragata argentina arregaçou uma fragata brasileira com um canhão destes, ligado no automático. Alguns tripulantes se machucaram e o navio teve que baixar enfermaria (estaleiro)
Na verdade, existem as duas opções, a mais barata, e a mais cara.
E suponho que no nosso caso a opção é sempre a mais barata, certo?
Agora vamos deixar o amigo talha de lado e vamos imaginar uma situação hipotética mas que pode ocorrer.
Dentro de 2 anos a Petrobrás deixa de consumir o gás do Evo Imorales e a Bolívia entra em colapso financeiro/econômico.
O Evo, aconselhado pelo Huguinho, manda umas 8 lanchas missileiras da poderosa esquadra boliviana para destruir algumas plataformas de petróleo (tipo Retaliação mesmo).
Como é que estes navios patrulha, muito bonitinhos por sinal, mas com pouco armamento vão segurar a parada?
É sabido que não temos um departamento de inteligência tipo Cia pra saber das intenções dos potência inimigos. Se tivéssemos não teríamos passado a vergonha que passamos recentemente com o Evo nos chamando de ladrões e contrabandistas. Temos de "burrencia" mesmo pois ninguém sabe da nada.
Sabemos também que a esquadra boliviana viria sem se percebida até iniciar o ataque, pois sabemos também que não existe monitoramento algum, nem por satélite e nem por aviões, salvo alguns bandeirantes que ainda teimam em voar, ,mas se não derem de cara com o objetivo, adeus.
Quando o primeiro míssil atingisse seu alvo que é altamente inflamável, não iria sobrar nada, e até que os barcos patrulha fossem ativados para a defesa, e com o armamento disponível, iria ser uma carnificinas pois os bolivianos atuariam com o fator surpresa a seu favor.
Certamente os caças sairiam de Santa Cruz quase que imediatamente após o alarme ser dado, mas ai já seria tarde demais. Pelo menos umas oito plataformas estariam ardendo no mar de Campos. Os A4 também seriam acionados, mas não sei se disporiam de armamento para infringir algum dano às embarcações inimigas nem se estariam operacionais a época.
Conclusão.
Acho que estamos fu e mal pagos, pois embora venham mais meios navais para protecao, creio nao serem adequados. O Talha está certo. Nas bacias petroliferas tinham que colocar navios melhores preparados, pois com estas lanchas patrulha eu acho dificil. Até os traficantes de Sao Paulo sao mais bem armados com misseis, metralhadoras .50 helicopteros e tudo o mais. E o que é pior. Ainda vão aumentar a gasolina pra pagar os estragos recebidos.
Abraços