F-18A/B usados

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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FinkenHeinle
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#286 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jun 04, 2006 6:03 pm

Kira escreveu:Por que ninguém disse "que tal um caça nacional"? [073]

Porque ssabemos que isso é impossível...




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Bronco
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#287 Mensagem por Bronco » Dom Jun 04, 2006 6:13 pm

Slip Júnior escreveu:Quanto à ultima parte da mensagem, acho que não entendesse muito bem minha pergunta. Eu entendo e concordo que o Su-32 não é capaz de ser operado embarcado. Apenas estava perguntando qual seria a melhor opção para a MB em termos de aviação de ataque/caça. (Se era o Su-32 mesmo ou era outra aeronave).
Prezado Slip Júnior, o que será melhor para o Brasil? Comprar ou, por si só, empreender um programa próprio? É lógico que ambas opções têm vantagem e desvantagens. Mas qual será aquela que melhor defende o interesse do Brasil?
Há sempre a solução de recurso e a solução “definitiva”.

Como referi, para solução de recurso, vocês já têm o Skyhawk que combina bem com o São Paulo, sem problemas.

Se me diz que o Skyhawk e São Paulo terão mais ou menos 15 anos na MB então, sugiro que a opção de desenvolvimento de um caça bimotor utilizando a vossa indústria é o mais apropriado. Terão tempo mais que suficiente para arranjarem orçamento (15.000.000.000 U$D – 15 biliões de U$D (acho que vocês aí dizem bilhões, correto?)) deverão chegar e como são quinze anos será “mais fácil” haver 1.000.000.000 U$D por ano. (Eu não faço a mínima ideia que valores serão necessários para um programa como este, mas deve chegar)

A outra passa por o desenvolvimento de um avião mas em parceria com mais um ou dois países. (Desafiem Portugal, por favor. Eu não me importo)

Se até lá vocês vêem que a MB tem necessidade de se reforçar, então os F-18 C/D Marines (preferencialmente) poderá serem uma alternativa, como temos vindo a discutir. Os CF-18A/B (F-18 Canadá) poderão também serem uma boa opção, porque para esses é certo que não têm o desgaste dos da USNavy e USMC devem ter. Mas mesmo assim, duvido (mas pode ser possível não custa nada perguntar :) ). Esses estão no processo de MLU (já algo atrasado). Não me lembro se vão fazer o MLU para todos. Penso que sim. Mesmo que não façam a todos, deverão sobrar poucas unidades disponíveis, dado que o Canadá também não comprou muitas unidades. Eles também precisarão de bancos de peças para a frota ativa.

Há uma outra opção que também acho muito atraente, mas que não deixa, também, de ser uma solução temporária. A Inglaterra está a dar baixa dos seus Harrier equipados com AIM-120 e não deixa de ser uma aeronave compatível com o São Paulo.

Para mim, o que mais serve os interesses do Brasil é aquele que conseguirá o maior envolvimento das vossas empresas e que faça adquirir conhecimento e progredir a vossa base tecnológica existente.

Mesmo que venham a ter o Rafale/EF-2000/Su-30/Su-32, vocês têm o dever moral de fazerem avançar com as vossas indústrias aeronáuticas. São elas que vos dão o sustento, não serão seguramente as de terceiros. Reparem na Índia e na China. Eles não deixam de comprar aquilo que não têm, mas também não deixam de investir neles próprios, para não se atrasarem.

Não esqueçam que são 2 coisas que têm que pensar e em que têm que investir: um avião e um NAe. Faço votos que daqui a quinze anos tenham possibilidades de concretizar tudo isto, pois é sinal que o Brasil tá a crescer. Porém para um NAe novo terão que ter mais ou menos a mesma quantia que tiveram que investir nos aviões, senão mais dinheiro ainda.

Se daqui a 15 anos não se vislumbrar nem uma coisa nem outra então a melhor opção será mesmo adquirir Su-32 só para a MB. Para a FAB aconselho o Rafale ou os Su-30/35 com TVC (Thrust Vectoring Control) alguns. Para o desenvolvimento da vossa industria, aí então, poderão pensar calmamente num jato monomotor

Cumprimentos




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#288 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jun 04, 2006 8:38 pm

Plínio, o problema é a MB dificilmente poderia comprar um F-18A/B como medida provisória. O custo da compra, da adaptação ao NAe e da implantação da linha logística seria alto demais. Seria preciso contar com uma modernização dos A-4, ainda que isso não os tornasse eficientes, até que fosse possível a compra de um avião mais moderno.

Dentro das opções oferecidas no mercado, no que refere-se a usados, temos somente os F-18s e Harrier FGRS.2 (ex-RN) em disponibilidade no momento, sendo o caça ingles uma aeronave mais complicada de manter-se devido aos seus custos operacionais.

As adaptções de F-18s para uso no NAe São Paulo seriam pequenas, tornando-o mais adequado para uma solução provisória e como disse anteriormente, uma solução custo benefício mais interessante a MB que um A-4 modernizado jamais poderia dar, dando folego a MB para outros projetos da mesma até ter fundos para adquirir uma aeronave nova, mais moderna e capaz.

Os CF-18A/B (F-18 Canadá) poderão também serem uma boa opção, porque para esses é certo que não têm o desgaste dos da USNavy e USMC devem ter.

Os canadeneses disponibilizaram mais de 30 aeronaves, se a MB comprasse 20 delas para formar uma esquadrão operacional e outras como fonte de peças, já seria um ótimo começo.

Sinceramente não vejo como algo viável, a modernização dos A-4s, a menos que os mesmos sejam modernizados e utilizados na função de treinamento para MB.




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Kira
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#289 Mensagem por Kira » Dom Jun 04, 2006 8:47 pm

FinkenHeinle escreveu:
Kira escreveu:Por que ninguém disse "que tal um caça nacional"? [073]

Porque ssabemos que isso é impossível...


Tanto quanto qualquer sugestão dada no tópico...




juarez castro
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#290 Mensagem por juarez castro » Dom Jun 04, 2006 8:50 pm

Boa noite! Amigos , vou meter minha colher no assunto. Com relação a adaptação do São Paulo(Catapultas, elevadores e aparelho de parada)não sei o custo, mas acredito que mexer com isto tudo é bem caro, e em relação a idade do NAE, penso que não vale a pena.
Com relação a utilização do FA18, gurizada, a MB mal consegue operar os A4 com restrições, que tem um custo de operação infinitamente menor, consumo, manutenção, treinamento e etc.... só para terem uma idéia o F18(embarcado) só faz catrapo com PANE 0, tá no TO do fabricante.
Eu não sei como funcionam as coisas no VF1,mas na FAB especificamente
no F 5, é NORMAL sair com até 5 panes, pelas razões que todos nós sabemos: avião velho, voado, logistica e blá...bem aí eu gostaria de saber qual é a magica que vão fazer pra operar de verdade, porque comprar, não é o problema.

Grande abraço




juarez castro
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F 18 AB

#291 Mensagem por juarez castro » Dom Jun 04, 2006 8:52 pm

Boa noite! Amigos , vou meter minha colher no assunto. Com relação a adaptação do São Paulo(Catapultas, elevadores e aparelho de parada)não sei o custo, mas acredito que mexer com isto tudo é bem caro, e em relação a idade do NAE, penso que não vale a pena.
Com relação a utilização do FA18, gurizada, a MB mal consegue operar os A4 com restrições, que tem um custo de operação infinitamente menor, consumo, manutenção, treinamento e etc.... só para terem uma idéia o F18(embarcado) só faz catrapo com PANE 0, tá no TO do fabricante.
Eu não sei como funcionam as coisas no VF1,mas na FAB especificamente
no F 5, é NORMAL sair com até 5 panes, pelas razões que todos nós sabemos: avião velho, voado, logistica e blá...bem aí eu gostaria de saber qual é a magica que vão fazer pra operar de verdade, porque comprar, não é o problema.

Grande abraço




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#292 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Jun 04, 2006 8:57 pm

Olá amigo Kira,
Vou responder por mim, mas acredito que outros compartilham da mesma opinião. Não é que não acreditamos na industria nacional, muito pelo contrario, mas é muito custoso desenvolver um caça desse calibre, tanto que até os EUA estão desenvolvendo os seus em parceria, e desenvolver um equipamento incapaz não serve, é só jogar dinheiro pelo ralo. Por isso eu defendo a idéia de comprar aparelhos usados de alta performance e modernizá-los no Brasil, assim a gente vai aprendendo como se faz e num futuro próximo, podemos participar de um projeto dessa importancia. Por que ninguem faz parceria com quem não tem nada a oferecer em troca, seja dinheiro ou conhecimento, como dinheiro infelizmente está escasso, por varios motivos que não cabe aqui comentar, temos que partir para a segunda opção. Só que também precisamos de dinheiro para adquirir conhecimento, então vamos adquiri-lo em doses homeopaticas que um dia a gente chega lá. Sei que todo mundo queria ver aeronaves top de linha na FAB, inclusive eu, mas é dificil, pelo menos já conseguimos sair dos anos 60 e entrar nos 80.




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#293 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jun 04, 2006 9:02 pm

Kira escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
Kira escreveu:Por que ninguém disse "que tal um caça nacional"? [073]

Porque ssabemos que isso é impossível...


Tanto quanto qualquer sugestão dada no tópico...

Certamente mais plausíveis que um Caça Nacional...




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#294 Mensagem por Alitson » Dom Jun 04, 2006 9:05 pm

FinkenHeinle escreveu:
Kira escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
Kira escreveu:Por que ninguém disse "que tal um caça nacional"? [073]

Porque ssabemos que isso é impossível...


Tanto quanto qualquer sugestão dada no tópico...

Certamente mais plausíveis que um Caça Nacional...


Concordo Plenamente!!!!!!!!!!!!!




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Bronco
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#295 Mensagem por Bronco » Dom Jun 04, 2006 9:20 pm

Juniorbombeiro escreveu: Não é que não acreditamos na industria nacional, muito pelo contrario, mas é muito custoso desenvolver um caça desse calibre, tanto que até os EUA estão desenvolvendo os seus em parceria, e desenvolver um equipamento incapaz não serve, é só jogar dinheiro pelo ralo.


Os EUA são o único país do mundo onde se deram ao luxo de construirem o mais caro avião da história da aeronautica, o B-2. Valor estimado: 2.000.000.000 U$Dólares. Múltiplique por 20 unidades no ativo. Diga-me quanto é o total. :shock: :shock:

Prezado Juniorbombeiro, deve-se estar a referir aos JSF F-35. Os EUA desenvolveram os F-35 em parceria, não porque não teriam capacidades para o desenvolverem sozinho, mas sim para dificultar a concorrência (França) ficando assim, com muito menos hipoteses de vender o que quer que fosse. Chama-se a isso saturar o mercado.

Repare que não precisaram de recorrer a investidores estrageiros em relação ao F-22 Raptor, sendo este mais caro ainda. Possivelmente 4 vezes mais caro que o F-35 que já de si é um avião caro para um monomotor. :roll:

Cumprimentos




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#296 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jun 04, 2006 9:39 pm

Em vez de um porta-aviões seria melhor ter um caçador de porta-aviões :twisted:
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Abraços




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#297 Mensagem por CFB » Dom Jun 04, 2006 11:05 pm

Kira escreveu:Por que ninguém disse "que tal um caça nacional"? [073]


Eu acho q e pq, essa seria uma solução d longo prazo tipo começar agora e estar pronto pra daqui a uns 15 anos, mas nos precisamos d uma soluçao mais imediata, um caça nacional seria bom a longo prazo, mas nos estamos precisando d uma soluçao d curto prazo




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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#298 Mensagem por Bolovo » Dom Jun 04, 2006 11:11 pm

CFB escreveu:
Kira escreveu:Por que ninguém disse "que tal um caça nacional"? [073]


Eu acho q e pq, essa seria uma solução d longo prazo tipo começar agora e estar pronto pra daqui a uns 15 anos, mas nos precisamos d uma soluçao mais imediata, um caça nacional seria bom a longo prazo, mas nos estamos precisando d uma soluçao d curto prazo

Cara, caça nacional é impossivel. Demoraria séculos, sairia SUPER caro e mais caro e defasado se comparado ao um equivalente.

O que deveriamos fazer no máximo é um desenvolvimente conjunto com outro país (tipo o que fizemos com o AMX, mas só que não do mesmo jeito), ou produção sob licensa.




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#299 Mensagem por CFB » Dom Jun 04, 2006 11:15 pm

Bolovo escreveu:
CFB escreveu:
Kira escreveu:Por que ninguém disse "que tal um caça nacional"? [073]


Eu acho q e pq, essa seria uma solução d longo prazo tipo começar agora e estar pronto pra daqui a uns 15 anos, mas nos precisamos d uma soluçao mais imediata, um caça nacional seria bom a longo prazo, mas nos estamos precisando d uma soluçao d curto prazo

Cara, caça nacional é impossivel. Demoraria séculos, sairia SUPER caro e mais caro e defasado se comparado ao um equivalente.

O que deveriamos fazer no máximo é um desenvolvimente conjunto com outro país (tipo o que fizemos com o AMX, mas só que não do mesmo jeito), ou produção sob licensa.


Concordo com vc, poderiamos entrar no projeto do PAK-FA dos russos, seria uma boa ideia




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#300 Mensagem por Einsamkeit » Dom Jun 04, 2006 11:50 pm

projeto escreveu:Em vez de um porta-aviões seria melhor ter um caçador de porta-aviões :twisted:
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Abraços


Tu-22M3 é o poder, e o M5 vem ai




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

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