A MB recebe dinheiro da petrobras?
Moderador: Conselho de Moderação
- Diorgenes
- Intermediário
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 7 vezes
A MB recebe dinheiro da petrobras?
Fala galera BLZ
Faz um tempão que eu não entro no forum, sabe como é trabalhando e estudando quase não tenho tempo mais
Não sei onde eu li que a MB tem direito de receber dinheiro da petrobras, e de outras empresas que atuam em todo o nosso litoral.Isto é verdade?
Qual é o valor que recebe se é que recebe?
Descupe-me pela falta de conhecimento sobre a nossa marinha é que aonde eu moro o unico vestigio da marinha é o ministerio e um quartel dos fuzileiros que fica muito longe.gostaria também de saber qual é hoje a frota total da MB?
Valeu
Faz um tempão que eu não entro no forum, sabe como é trabalhando e estudando quase não tenho tempo mais
Não sei onde eu li que a MB tem direito de receber dinheiro da petrobras, e de outras empresas que atuam em todo o nosso litoral.Isto é verdade?
Descupe-me pela falta de conhecimento sobre a nossa marinha é que aonde eu moro o unico vestigio da marinha é o ministerio e um quartel dos fuzileiros que fica muito longe.gostaria também de saber qual é hoje a frota total da MB?
Valeu
-
- Sênior
- Contato:
Carambadessaeunãosabia!!!!!
Alguémaítemcomoconfirmaressainformaçãoporobsséquiogalera!!!!!
Brincadeira hein Sniper
Abraçoatodos!
César
Brincadeira hein Sniper
Abraçoatodos!
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
Vereador defende indenização para pescadores em área de exploração petrolífera
MACAU – Veio à tona com força total a discussão em torno do pagamento de uma indenização, por parte da Petróleo Brasileiro S/A (PETROBRAS), aos pescadores que trabalham em áreas onde a empresa explora petróleo. O pleito voltou a ser defendido pelo presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Haroldo Martins.
O edil explica que a idéia não partiu dele, mas que é um pleito das duas colônias e duas associações de pesca do município, que reúnem mais de 600 pescadores. Em Macau já foi realizada uma audiência pública para debater o assunto. “Acho mais do que justo que os vereadores recebam sua parcela. Afinal, quando o petróleo é explorado numa propriedade rural, o dono daquela terra recebe royalties”, argumenta Haroldo Martins.
Visando a viabilidade do pleito, ele tem mantido conversas com representantes da bancada federal do Rio Grande do Norte, na tentativa de mobilizar esforços no sentido de que seja apresentado um projeto de lei com a proposta. Segundo Martins, os pescadores alegam que a produtividade diminui nas águas onde há exploração petrolífera.
No Estado, a Petrobras mantém plataformas marítimas de exploração de petróleo nos municípios de Macau, Guamaré, Galinhos e Porto do Mangue. Os pescadores dessas áreas reclamam que com o passar dos anos, a exploração gerou um impacto ambiental, prejudicando a pesca. Além disso, é proibida a presença de barcos de pesca num raio de 4km a partir das plataformas, o que limita a atividade, segundo explica Haroldo Martins.
O vereador disse que já levou a proposta à Petrobras, mas a empresa explicou que a responsabilidade do pagamento de royalties é da Agência Nacional de Petróleo (ANP), e que para se pagar uma nova indenização é necessário que se modifique a legislação nacional. Atualmente, a Petrobras paga os royalties da exploração marítima ao Estado, município, à Marinha do Brasil e ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Macau recebe hoje R$ 1,5 milhão em royalties, em média, por mês, por exploração petrolífera em terra e mar.
Aliás,oquevocêachamdessapropostadessevereador,daPetrobráspagarroyalties parapescadoresquetrabalhemnasaéreasexploradas?
Oqueestáacontecendocomoespaçodosnossosteclados!Seráqueéumnovovírus,o“Sniper”?
MACAU – Veio à tona com força total a discussão em torno do pagamento de uma indenização, por parte da Petróleo Brasileiro S/A (PETROBRAS), aos pescadores que trabalham em áreas onde a empresa explora petróleo. O pleito voltou a ser defendido pelo presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Haroldo Martins.
O edil explica que a idéia não partiu dele, mas que é um pleito das duas colônias e duas associações de pesca do município, que reúnem mais de 600 pescadores. Em Macau já foi realizada uma audiência pública para debater o assunto. “Acho mais do que justo que os vereadores recebam sua parcela. Afinal, quando o petróleo é explorado numa propriedade rural, o dono daquela terra recebe royalties”, argumenta Haroldo Martins.
Visando a viabilidade do pleito, ele tem mantido conversas com representantes da bancada federal do Rio Grande do Norte, na tentativa de mobilizar esforços no sentido de que seja apresentado um projeto de lei com a proposta. Segundo Martins, os pescadores alegam que a produtividade diminui nas águas onde há exploração petrolífera.
No Estado, a Petrobras mantém plataformas marítimas de exploração de petróleo nos municípios de Macau, Guamaré, Galinhos e Porto do Mangue. Os pescadores dessas áreas reclamam que com o passar dos anos, a exploração gerou um impacto ambiental, prejudicando a pesca. Além disso, é proibida a presença de barcos de pesca num raio de 4km a partir das plataformas, o que limita a atividade, segundo explica Haroldo Martins.
O vereador disse que já levou a proposta à Petrobras, mas a empresa explicou que a responsabilidade do pagamento de royalties é da Agência Nacional de Petróleo (ANP), e que para se pagar uma nova indenização é necessário que se modifique a legislação nacional. Atualmente, a Petrobras paga os royalties da exploração marítima ao Estado, município, à Marinha do Brasil e ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Macau recebe hoje R$ 1,5 milhão em royalties, em média, por mês, por exploração petrolífera em terra e mar.
Aliás,oquevocêachamdessapropostadessevereador,daPetrobráspagarroyalties parapescadoresquetrabalhemnasaéreasexploradas?
Oqueestáacontecendocomoespaçodosnossosteclados!Seráqueéumnovovírus,o“Sniper”?
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
César escreveu:Carambadessaeunãosabia!!!!!
Brincadeira hein Sniper
Abraçoatodos!
César
Peloamordedeus,oqueestaacontecendo!!!Sim,apetrobraspagaroyaltiespelousodemarterritorial,assimcomooutrasempresasqueestãoagoraexcplorandopetróleotambémpagamroyalties.
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
Diorgenes
Fala galera BLZ
Valeu
Diorgenes,
A marinha tem direito a receber royalties pela exploração de petróleo.
Entretanto quem libera a verba e o governo federal, parece que existe cerca de 600 milhões de dólares bloqueados pelo governo.
Valeu,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Não é só a MB que tem recursos bloqueados....
Todos nós quandfo pagamos nossas contas telefonicas contribuimos para
que as escolas publicas tivessem novos computadores através dpo FUST e FUNITEL que não é repassado as escolas.
Esta semana em uma entrevista de um armador com o Luiz Nassif na TV Cultura disse que o Fundo Da Marinha Mercante esta retido pelo Planalto ,
o que não gera empregos e navios construidos no Brasil , obrigando o Brasil a pagar u$ 6 bilhões de dolares armadores externos para transporte de mercadorias , se , as exportações aumentarem , irá para U$ 9 bi para fora.
Resumindo: O Sres Lula e Palocci são umas bestas.... e uns filhas da puta.....
é só
Todos nós quandfo pagamos nossas contas telefonicas contribuimos para
que as escolas publicas tivessem novos computadores através dpo FUST e FUNITEL que não é repassado as escolas.
Esta semana em uma entrevista de um armador com o Luiz Nassif na TV Cultura disse que o Fundo Da Marinha Mercante esta retido pelo Planalto ,
o que não gera empregos e navios construidos no Brasil , obrigando o Brasil a pagar u$ 6 bilhões de dolares armadores externos para transporte de mercadorias , se , as exportações aumentarem , irá para U$ 9 bi para fora.
Resumindo: O Sres Lula e Palocci são umas bestas.... e uns filhas da puta.....
é só
-
- Sênior
- Contato:
Sniper escreveu:Foi mal galera o meu teclado tava estragado mas eu ja comprei outro ontem!!
Foi mal!!!!
Nãoprecisasedesculparnãocara.Agentesabequevocêégenteboaequenãofezporquereressetipodedistração.Tudoemriba!
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
Marinha do Brasil
Defesanet 30 Maio 2006
Correio Braziliense 30 Maio 2006
Rio acusa governo federal de calote
Administração de Rosinha Matheus diz que União deixou de repassar à
Marinha R$ 3 bilhões em royalties e cobra ação do Ministério da Defesa
Claudio Dantas Sequeira
Da equipe do Correio
O ministro da Defesa, Waldir Pires, tem em sua mesa um polêmico documento remetido há poucos dias pelo secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do estado do Rio de Janeiro (Seipe), Wagner Victer. No ofício nº154/2006, obtido com exclusividade pelo Correio, Victer acusa os ministérios da Fazenda e do Planejamento de violarem a lei federal que determina o repasse de royalties do petróleo à Marinha, praticando uma espécie de “desvio de recursos” que chegaria a R$ 3 bilhões nos últimos três anos e meio. A iniciativa da administração de Rosinha Matheus, que pede de Pires “ação urgente”, sugere nova estratégia política dos militares e da Petrobras, ambos profundamente insatisfeitos com o malabarismo da equipe econômica de Lula para cumprir as metas de superávit fiscal.
Pelas leis 7.990/89 e 9.478/1997, a Marinha deveria receber parcela equivalente a 1% dos royalties (até 5%) da exploração do petróleo. Esse imposto tem como destino prioritário a proteção das plataformas de petróleo e dos 4,5 milhões de km² de mar territorial, bem como o desenvolvimento do programa nuclear brasileiro. Na prática isso não ocorre, por causa da forma como é elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA). “Como o montante de royalties arrecadado anualmente é superior ao valor alocado à Marinha em seu Orçamento de Custeio e de Capital (OCC), o Tesouro Nacional retém a diferença, registrando-a como ‘superávit financeiro’”, explica o comandante da Marinha, almirante Roberto de Guimarães Carvalho.
Segundo os militares, no final de 2004 a parcela acumulada desses royalties retida nos exercícios anteriores chegara a R$ 1,35 bilhão. No orçamento de 2005, do R$ 1,26 bilhão que deveria ser repassado, 26% foram considerados como “reserva de contingência” e 25% foram cancelados por decreto. Levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostra que em sete anos os royalties a serem repassados à Marinha somaram R$ 6,8 bilhões. Em 1999 eram apenas R$ 137 milhões, mas em 2003 esse montante chegou a R$ 735,9 milhões. Até maio deste ano o valor acumulado é de R$ 442,7 milhões.
“Desleixo”
“É um absurdo e prova de desleixo. Estamos colocando em risco algo que gera cobiça internacional, que são nossas reservas de gás e petróleo”, afirma Wagner Victer, que promete fazer barulho com o caso. Ele enviou cópias de seu ofício a vários parlamentares. O secretário de Energia lembra que os limites de exploração de petróleo no mundo estão se ampliando e atingindo maiores profundidades. Há 20 anos era possível extrair o combustível a 10 metros, enquanto hoje as perfurações estão a 2 mil metros. “Estamos brigando nas Nações Unidas pela ampliação de nossas fronteiras marítimas”, diz Victer, citando o plano de levantamento da plataforma continental brasileira (Projeto Leplac).
Waldir Pires, que assumiu o cargo há menos de dois meses, concorda com a queixa da Marinha e encaminhou o assunto para estudo da área jurídica. “Não se trata apenas de alocação de recursos por via de lei orçamentária, mas de normativa decorrente do princípio constitucional da concessão de royalties de petróleo às operações da Marinha, encarregada de garantir a exploração do petróleo nas áreas longínquas da plataforma continental”, disse Pires. A Petrobras esconde a insatisfação para evitar um conflito com o Planalto. “O imposto é pago e esperamos que a Marinha proteja nossas plataformas”, desabafou ao Correio sob anonimato um alto executivo da empresa. Nos últimos cinco anos, a Marinha desativou 21 navios e nove aeronaves. Um relatório interno mostra que metade dos navios e submarinos está fora de operação e que, em 20 anos, a esquadra poderá se extinguir.
Acordo para repasse automático
Escolado sobre a problemática que se tornou a liberação dos royalties, o almirante Roberto de Guimarães Carvalho estuda assinar um “acordo administrativo” com a Petrobras que permita o repasse direto dos recursos, “fora do alcance dos contingenciamentos do Orçamento”. Esse montante seria destinado à construção no Brasil de navios-patrulha para serem usados na segurança das plataformas de petróleo. “Tais recursos seriam uma pequena parcela dos pesados investimentos feitos pela Petrobras e que continuariam a ser investimentos, só que voltados para a proteção e a segurança do imenso patrimônio que não é só daquela empresa, já que pertence a todo o povo brasileiro”, anunciou Carvalho, em artigo publicado no domingo passado no jornal Folha de São Paulo.
O comandante da Marinha festeja a “auto-suficiência” na produção de petróleo anunciada recentemente pela Petrobras e alerta: “Plataformas de exploração de petróleo são alvos potencialmente tentadores para ações terroristas. A Marinha necessita patrulhar de forma permanente todo o imenso mar que nos cerca, prioritariamente as áreas marítimas de exploração de petróleo.” A Petrobras possui 42 sondas de perfuração marítima e 102 plataformas de produção, sendo 75 fixas e 27 flutuantes. O senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB-PA) defende a proposta do almirante, pois considera o contingenciamento “ilegal” e “danoso” à segurança nacional. “Os recursos dos royalties deveriam ser repassados automaticamente para a Marinha, porque são gerados de arrecadação específica e não da tributação federal indireta”, explica.
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Não são os royaltes sobre o petróleo. A Marinha tem outras fontes de receitas (poder de polícia quanto à navegação (faróis, bóias, etc)) que também são apropriados pela União.
A Aeronáutica também tem taxas decorrentes do poder de polícia que são apropriadas pela União.
O Exército não sei se tem receita vinculada. Caso positivo (o que é provável), deve haver também ingerência do Executivo.
Com tais fontes de receitas livres (lembram-se da lei do Cu chileno?), poderia haver reequipamento e produção científica.
A própria Petrobrás, talvez, pudesse ajudar À Marinha, cedendo técnicos, laboratórios e expertise.
Por último, lembro-me de uma Revista Tecnologia e Defesa, de uns 20 anos atrás, que louvava a Lei de Royaltes, pois permitiria a construç~~ao e mantença de uma esquadra para proteger as plataformas petrolíferas.
Que decepção.
A Aeronáutica também tem taxas decorrentes do poder de polícia que são apropriadas pela União.
O Exército não sei se tem receita vinculada. Caso positivo (o que é provável), deve haver também ingerência do Executivo.
Com tais fontes de receitas livres (lembram-se da lei do Cu chileno?), poderia haver reequipamento e produção científica.
A própria Petrobrás, talvez, pudesse ajudar À Marinha, cedendo técnicos, laboratórios e expertise.
Por último, lembro-me de uma Revista Tecnologia e Defesa, de uns 20 anos atrás, que louvava a Lei de Royaltes, pois permitiria a construç~~ao e mantença de uma esquadra para proteger as plataformas petrolíferas.
Que decepção.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Políticos FDP
Alguém tem que fazer alguma coisa !!!!
Não podem haver "acidentes" nesse país ???? Um Exocet não pode explodir no congresso nacional ????? Um torpedo MK.48 de 1,5 toneladas não pode cair bem em cima do ministério da fazenda ???????
Acidentes acontecem pôxa !!!!!!
----------------------------------------------
E que história é esa da lei do Cú Chileno ? Isso não está me cheirando bem !
Alguém tem que fazer alguma coisa !!!!
Não podem haver "acidentes" nesse país ???? Um Exocet não pode explodir no congresso nacional ????? Um torpedo MK.48 de 1,5 toneladas não pode cair bem em cima do ministério da fazenda ???????
Acidentes acontecem pôxa !!!!!!
----------------------------------------------
E que história é esa da lei do Cú Chileno ? Isso não está me cheirando bem !
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6382 vezes
- Agradeceram: 6733 vezes
- Contato:
talharim escreveu: E que história é esa da lei do Cú Chileno ? Isso não está me cheirando bem !
Essa foi de matar, Deus do Céu, foi REALMENTE de cravar, POWS!
Ri tão alto que o Tóbi véio abriu o berreiro ali fora...
HUAHAUAHUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHUAHAU
Sem sombra de dúvida, o Bat e o véio Talha são incomparáveis, que josta mesmo...heheheheheheheheheheheheheheheh
Editado pela última vez por Túlio em Ter Mai 30, 2006 11:26 pm, em um total de 1 vez.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)