Seriam ao todo 64 caças multifunção FRANCESES divididos em 4 bases aéres. Nada de AMX ou F5M´s... mas é claro que a transição seria feita aos poucos com a retirada de serviço dos M2000´s em outras forças aéreas (já que compraríamos de 2º mão para então modernizá-los)....
O que um ALX não puder fazer teria de ser feito por um M2000 ou Rafale.
Acho que a FAB não tem nem terá (a curto ou médio prazo) dinheiro para nada além disso.
Agora podem me chamar de louco!
Abraços!!!
Louco, louco, louco. Quer acabar com a FAB. O Chile terá 60 aviões a Venezuela (se o Chavito continuar no poder) terá isto ou mais. Nós precisamos pelo menos manter os esquadrões atuais e criar mais 2 na Amazônia.
Poderiamos reduzir o número de aeronaves em cada base, mas temos que criar mais 2 bases na Amazônia. Um mínimo dos mínimos seria de 96 aeronaves, mas ainda assim seria insatisfatório porque 12 aeronaves por esquadrão é muito pouco. Um mínimo ideal seria de 112 aeronaves, 8 bases com 1 esqudrão em cada uma e um total de 14 aeronaves por esquadrão.
Canoas: 16 Mirage 2000C modernizados
Anápolis: 16 Rafales
Santa Cruz: 16 Rafales
Boa Vista: 16 Rafales
Porto Velho: 16 Mirage 2000C modernizados
Brasileiro, ai você tem a capital, o norte e o sul protegido.
E o sudeste e o nordeste. Eu até concordaria em manter apenas as aeronaves LIFT no nordeste, mas o sudeste sem caça fica ruim.
Acrescente ai um mínimo de 16 aeronaves no Rio e seu pensamento não seria tão ruim. Apesar de eu preferir o meu.
Sudeste = 28
Sul = 28
Norte = 28
Capital = 14
Nordeste = 14 + Lift
Total = 112.
Com relação a disponibilidade, no caso do AMX, o 1° e o 3° em Sta Maria tem normalmene de 8 aeronves disponíveis para voo (para os dois esquadrões), o resto tá no ESM, scraper ou ensacado.
Com relação ao F5 não é muito diferente, lá no grupo de caça eu não sei como está, no 14, a medida que os BR forem entregues, as coisas vão melhorar.
Juarez, isto é por causa da falta de visão dos políticos e consequentes adiamentos da modernização. Com as aeronaves modernizadas, as coisas vão mudar bastante.
Teremos uma disponibilidade bem maior. E se a FAB decidiu modernizar todas elas, é porque realmente precisa de todas.
Então, quer vocÊ queira ou não, teremos:
55 F-5M + 53 A-1M + 12 M2000C + 36 Rafale.
Eu acredito que com a entrada do FX2, ocorrerá o seguinte:
Rafale em Anápolis
M2000C enviados para Porto Velho
Rafale no Sul
F-5M enviado para Boa Vista
Rafale no Sudeste
A-1M enviado para Boa Vista
Para encerrar(tô ficando chato né) o caso do Canada, que como nós, tem um imenso território para patrulhar, tem hoje ,se não estou desatualizado:
45 CF 18A em 3 esquaddrões com a seguinte composição
O Canadá tem o Tio Sun bem do lado para protege-los. Nós não.
O Canadá tem 30 milhões de pessoas para protegerem e uma imensidão de gelo. Nós temos 180 milhões de pessoas e uma das terras mais ricas do planeta, Amazônia e tudo mais. Temos 12 países vizinhos, sendo 11 livres que vira e mexe elegem presidentes meio malucos.
Temos a pretensão de nos tornarmos uma potência. O canadá não. E por ai vai.
---------------
Sobre custo de operação.
Ja que o Rafale é bimotor, é masi caro de operar, poderiamos partir para o F-16 e economizar bastante. Com isto, talvez pudessemos ter 112 aeronaves, em vez de 64.
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)