Bolovo escreveu:Interessante a foto!! Quem são/eram os usuarios do ASTROS II mesmo?
Brasil, Iraque, Malásia...?!
Os paises que adquiriram o sistema Astros II são Arábia Saudita, Brasil, Iraque (que não possui mais nenhuma bateria), Malásia e Qatar.
E de outros carros militares feitos aqui no Brasil, operando no exterior? O Guera, AVBL, aquelas coisas...?
EE-3 Jararaca: Chipre, Equador, Gabão, Guiné, Uruguai (Este o utiliza nas em missões de paz no Congo e Haiti).
EE-9 Cascavel(*): Bolívia, Chile (fora de serviço), Chipre, Colômbia, Equador, Gabão, Iraque, Líbia, Paraguai, Suriname, Uruguai e Zimbábue adquiriram diretamente da Engesa, porem existem outros usuários, como a Frente Polisário e Chade, provavelmente oriundo dos Líbios, e Iran que os utiliza, capturados do Iraque, nos Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica.
EE-11 Urutu(*): Angola, Bolívia, Chile (fora de serviço), Colômbia, Dubai (Utiliza em missões de paz em Kosovo), Equador, Gabão, Iraque, Jordânia (Guarda Nacional - utiliza em missões de paz no Haiti), Líbia, Paraguai, Tunísia (inclusive na versão URUVEL), Suriname, Venezuela (Fuzileiros Navais) e Zimbábue.
(*)O Ejercito de Chile vendeu parte de seus EE-9 e EE-11 para a empresa israelense Ninda que, provavelmente, os colocará a venda para paises pobres e, recentemente, as empresas israelenses Saymar e Soltan disponibilizaram kits de modernização destes veículos, o que reforça ainda mais a possibilidade de encontrarmos veículos da Engesa em outros paises.
Fora estes blindados da Engesa somente o Exército da Malásia opera um pequeno grupo de Avibras AV-VBL em apoio aos Astros II e os Carabineros do Chile que operam alguns Bernardini AM-IV para controle de distúrbios.
Abraços,
Paulo Bastos