Blz Victor,
Victor realmente o Seahawk e um excelente helicóptero e proporciona essa vantagem citada por você. Com relação a Sea King, o Canadá possui mesmo uma quantidade superior a da MB (30 Canadá e 13 MB), porem eu pergunto a você quanto Sea King o Canadá utilizar embarcados? No máximo 20 (mais 5 utilizado no transporte de tropas e re-suprimento) , enquanto a MB poderia operar o Sea King em sua totalidade (A12), sem contar o Super Lynx que atuariam na complementação do Sea King na função ASW, juntamente com a função ASUW. Então acho que a combinação Sea King + S.Lynx seja mais adequada.
Quando eu a falo que considero a MB com capacidade equivalente as marinhas do Canadá e da Austrália, e simplesmente porque a MB possui algumas vantagens, são elas:
- Maior quantidades de meios (NAe, escoltas e Submarinos) = 23 embarcações.
- Maior capacidade anfíbia = 4 embarcações.
- Maior quantidade de navios de apoio (Tanque = 2 e contêiner = 1) = 3 embarcações.
- Maior capacidade aérea (Asas fixas e giratórias) = 88 aeronaves.
- Capacidade de defesa e “ataque”.
- Defesa aérea da esquadra.
Vocês podem estar pensando que eu estou ficando louco, mais apesar da capacidade do A-12 São Paulo juntamente com o AF-1 ser questionável, a MB possui capacidade de ataque terrestre e defesa aérea da esquadra, coisa que o Canadá e a Austrália não possui. E lógico que principalmente a capacidade do A-12 e uma incógnita, eu não consigo saber nem se foi instalado o sistema AAW SINBAD (Mistral), quanto mais o restante dos equipamentos, sem contar que um navio desse porte não poder ficar sem uma aeronave AEW.
As marinhas do Canadá e Austrália são quase que totalmente otimizada para a defesa territorial e escolta.
Após o MODFRAG, acho que as embarcações da MB (classe Niterói, Greenhalgh, e Inhaúma e possivelmente a Barroso) não deixará nada a desejar, se comparadas as embarcações da Austrália e Canadá. Então a MB perderia somente na capacidade antiaérea de área. Para defesa antiaérea de aérea eu teria a seguinte proposta:
Quando o A-12 São Paulo (Foch) era de propriedade da marinha francesa, ele operava os seguintes armamentos:
- Sistema SAM 2x8 Thomson-CSF Crotale EDIR com 32 mísseis.
- Sistema SAM 2x2 Sadral.
- 5 metralhadoras 12,7 mm.
Acho que seria interessante a colocação de dois lançadores MK-13 para capacitar o A-12 a atuar na defesa antiaérea de área com o míssil SM-2MR (40 míssil em cada lançador), promovendo a defesa da esquadra, deixando a defesa de ponto a ser executas pelas as escoltas. Juntamente com esse sistema poderia ser utilizados dois canhões AAW Trinity MK III(o mesmo que esta sendo utilizado na classe Niterói, após a modernização). Junto com essas modernizações poderiam ocorrer as atualizações das catapultas (de 20 a 22 t). E evidente que a utilização do lançador MK-13 juntamente como o SM-2, teriam que ser aprovado pelo o EUA, sendo então um fator complicador para essa modernização. Mais acho que se essa modernização for executada em território do EUA, talvez não haja proibições, já que essa modernização não sairia por menos de US$ 100 milhões, sem contar os mísseis SM-2MR.
Em conjunto com a modernização do A-12, poderia ser colocado na classe Inhaúma e Barroso os lançadores AAW SINBAD, boa parte desse equipamento a MB já possui, já que esse sistema era utilizado no A-11 e as corvetas possui alguns equipamentos em comum com o mesmo, bastando somente a aquisição de alguns equipamentos para complementar esse sistema.
Alem das modernização do A-12, e extremamente necessário a modernização do AF-1, mais aquisição de três Trancer, 6 S.Lynx (usados) e se possível de 3 ou 4 Trancker para REVO.
O que eu quis demonstrar com essa modernização e, com um custo de 400 a 600 milhões de dólares (modernização, não esta incluso os armamentos) a MB poderia dar um salto enorme de qualidade, e o valor empregado, daria para adquirir no máximo duas fragata nova.
E lógico que na situação atual como orçamento bastante reduzido, não daria para executar uma modernização desse porte, mais acho que pelo menos a modernização do AF-1, aquisição de 6 S.Lynx e 3 Trancer e a colocação do equipamento do A-11 no A-12 teriam que ser executados.
Ate mais....................................................................................................
Fox
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)