torpedos da Marinha Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

torpedos da Marinha Brasileira

#1 Mensagem por JL » Qui Mai 18, 2006 12:53 am

Recentemente a Marinha Brasileira adquiriu o torpedo norte americano Mark 48 para uso nos seus submarinos classe Tupi, foi uma reviravolta, pois há muito tempo era anunciado o contrato para aquisição e transferência de tecnologia do Torpedo 2000 sueco, com propulsão por peróxido de hidrogênio.
A informação oficial foi de que não era possível a total transferência de tecnologia, por isso o contrato foi desfeito, extra oficialmente, conversando com um marujo, ele me disse que o torpedo era perigoso.
Fato é que se atribuiu o acidente que resultou no afundamento do submarino russo Kursk a um torpedo com combustível de peróxido de hidrogênio. Talvez isso tenha despertado a atenção da Marinha brasileira para este problema.
No entanto a dificuldade para fabricação de torpedos no Brasil, já é antiga, li num livro que a Marinha chegou a montar uma fabrica de torpedos na Ponta do Armador no Rio de Janeiro, tendo comprado máquinas e instalado uma planta fabril no local. Porém a fabrica foi desativada e as máquinas alugadas para empresas particulares.
Aí iniciou se uma concorrência internacional, onde o torpedo italiano A184 foi escolhido em primeiro lugar, mas a Marinha preferiu o torpedo britânico Tigerfish, que era o segundo colocado devido ao financiamento, ofereceido, sendo que depois da assinatura do contrato com os ingleses, os italianos ofereceram a fabricação dos torpedos A184 desde que a marinha adquiri-se um lote inicial de 30 torpedos. Sendo que a Marinha pensou em aceita a oferta mais o negócio não foi a frente.
Na minha opinião erramos em não desenvolver um torpedo nacional e desmantelando a fábrica montada, segundo erramos comprando o Tigerfish, um torpedo que nem os ingleses confiavam, erramos agora comprando o Mark 48 em detrimento do Torpedo 2000. Qual a opinião dos senhores.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

Re: torpedos da Marinha Brasileira

#2 Mensagem por Lauro Melo » Qui Mai 18, 2006 8:55 am

JL escreveu:Recentemente a Marinha Brasileira adquiriu o torpedo norte americano Mark 48 para uso nos seus submarinos classe Tupi, foi uma reviravolta, pois há muito tempo era anunciado o contrato para aquisição e transferência de tecnologia do Torpedo 2000 sueco, com propulsão por peróxido de hidrogênio.
A informação oficial foi de que não era possível a total transferência de tecnologia, por isso o contrato foi desfeito, extra oficialmente, conversando com um marujo, ele me disse que o torpedo era perigoso.
Fato é que se atribuiu o acidente que resultou no afundamento do submarino russo Kursk a um torpedo com combustível de peróxido de hidrogênio. Talvez isso tenha despertado a atenção da Marinha brasileira para este problema.
No entanto a dificuldade para fabricação de torpedos no Brasil, já é antiga, li num livro que a Marinha chegou a montar uma fabrica de torpedos na Ponta do Armador no Rio de Janeiro, tendo comprado máquinas e instalado uma planta fabril no local. Porém a fabrica foi desativada e as máquinas alugadas para empresas particulares.
Aí iniciou se uma concorrência internacional, onde o torpedo italiano A184 foi escolhido em primeiro lugar, mas a Marinha preferiu o torpedo britânico Tigerfish, que era o segundo colocado devido ao financiamento, ofereceido, sendo que depois da assinatura do contrato com os ingleses, os italianos ofereceram a fabricação dos torpedos A184 desde que a marinha adquiri-se um lote inicial de 30 torpedos. Sendo que a Marinha pensou em aceita a oferta mais o negócio não foi a frente.
Na minha opinião erramos em não desenvolver um torpedo nacional e desmantelando a fábrica montada, segundo erramos comprando o Tigerfish, um torpedo que nem os ingleses confiavam, erramos agora comprando o Mark 48 em detrimento do Torpedo 2000. Qual a opinião dos senhores.

Sinceramente JL, não sei.
Porque quando a gente tentou desenvolver, existiram críticas.
( A marinha tentou durante anos o Torpedo 2000 ).

Quando a gente comprou o MK-48, também existiram criticas.
Cada um com pontos diferentes de analises e opções.

Difícil afirmar qual a certa.

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#3 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 18, 2006 12:14 pm

Ao que parece a MB ainda quer desenvolver um torpedo nacional.

No caso do Torpedo 2000, foi cancelado porque eles não puderam transferir as tecnologias. Se fosse pela MB teriamos o Torpedo 2000 e as tecnologias transferidas.

Compramos os Mk-48 para manter os submarinos bem armados, mas acredito que a MB continuará na busca por um torpedo nacional.

Pelo menos, espero que sim.

Carlos Mathias

#4 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 18, 2006 2:10 pm

Com certeza, os MK-48 são tapa buraco. Certamente a MB está catando por aí alguém que aceite/possa, transferir/vender tecnologia de porpedos modernos.

Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#5 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Mai 18, 2006 7:21 pm

Carlos Mathias escreveu:Com certeza, os MK-48 são tapa buraco. Certamente a MB está catando por aí alguém que aceite/possa, transferir/vender tecnologia de porpedos modernos.

Boa noite a todos,

Pela pequena quantidade, algo em torno de 30, também acho que serão tapa-buracos.

Abraços.

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Mai 18, 2006 8:57 pm

Alguem pode dizer como anda esta compra? Ja chegaram?

ou serao como os misseis de longo alcance chilenos que foram comprados mas ficam estocados nos estados unidos ? :P :P

É só

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6382 vezes
Agradeceram: 6733 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Túlio » Qui Mai 18, 2006 10:00 pm

Luiz Bastos escreveu:Alguem pode dizer como anda esta compra? Ja chegaram?

ou serao como os misseis de longo alcance chilenos que foram comprados mas ficam estocados nos estados unidos ? :P :P

É só

Pois vou dizer, SEI NÃO...
Bobear e já tá tudo no Chile!
Até onde sei, são considerados CONFIÁVEIS, coisa que estamos a léguas de ser...
Uns jostas cupinchas de outros jostas tipo Cháves e Evil Morales...
Na boa, num se ofendam mas...tá sodas, POWS!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#8 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Mai 19, 2006 1:56 am

Aí.

Me amarrei no Evil Imorales. :lol: :lol: :lol: :lol:

Esta criatividade de brasileiro é que me dá mais gosto pelo Brasil.

O Dia q esta for canalizada para a coisa certa, não tem pra ninguém... Tipo Seleção Brasileira.

O Dia que a imprensa tentou falar que houve propina no jogo contra a França o ZAGALLO meteu a porrada nos jornalistas. Defendeu sua honra.

Eu penso que a Seleção é uma das poucas coisas que se leva a serio aqui.

É só

artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#9 Mensagem por artenobre » Sex Mai 19, 2006 9:33 am

pois eu acho que a frança a copa ganhou em troca do A12

Carlos Mathias

#10 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 19, 2006 11:19 am

Em troca do A-12 não sei, mas que foi em troca de alguma coisa($$$$$) foi, com certeza.

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#11 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Mai 19, 2006 1:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Em troca do A-12 não sei, mas que foi em troca de alguma coisa($$$$$) foi, com certeza.

Porra galera!

Será que nem na seleção podemos confiar mais?

Se continuar com estas maracutaias eu vou pro Paraguai. :P :P :P :P :P

Carlos Mathias

#12 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 19, 2006 2:24 pm

Depois daquela palhaçada da copa da França amigo, prá mim chega.

artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#13 Mensagem por artenobre » Sex Mai 19, 2006 3:19 pm

quem sabe a alemanha ganha agora e vem uns u214

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#14 Mensagem por talharim » Sex Mai 19, 2006 3:37 pm

artenobre escreveu :
quem sabe a alemanha ganha agora e vem uns u214

hehehehehe,

Vejamos os países com reais chances de ganhar a copa do mundo :

Alemanha - Deixaríamos ganhar para ganharmos uns subs e umas fragatas descomissionadas.

França - Deixaríamos ganhar para ganharmos tecnologia de sub nuclear,sub convencional e milhares de Mirages usados Arrgggggghhhhhhhhh.

Portugal - Deixaríamos ganhar por amizade mesmo,porque material militar eles não tem nenhum heheheheh.Poderiam apenas nos repassar todos os sesu F-16 e 3 Mekos.

Espanha - Deixaríamos ganhar para ganharmos umas F-100 a preço de custo e F-18s usados.Os C-295 seriam dados de graça.

Inglaterra (minha preferida) - Deixaríamos ganhar a copa para ganharmos tecnologia de sub nuclear,repasse do Invincible,desconto em Type-45,repasse de Harriers e Tornados,preço de custo para Challenger II,Super Lynx 300 e Merlin de graça e outras coisitas más..........

CFB
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por CFB » Sex Mai 19, 2006 3:59 pm

artenobre escreveu:pois eu acho que a frança a copa ganhou em troca do A12

Ela n se verderia por tao pouco

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Responder