Guerra Naval - Brasil X Venezuela

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Lauro Melo
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#46 Mensagem por Lauro Melo » Seg Mai 15, 2006 9:31 am

Degan,
Fora esta conversa fora que estamos ai fazendo, queria deixar claro duas posições minhas :
1 ) O Brasil ( MB ), não tem condições ou teria serias dificuldades em fazer um bloqueio naval na Venezuela.
Não apenas o Brasil, mas qualquer país da América Latina não tem esta condição.
Os países que tem Marinha para fazer este bloqueio naval :
EUA, Espanha, Inglaterra, China, Índia, Japão, Rússia, França.

2 ) A MB é claramente MUITO superior a Marinha Venezuelana.

sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
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Degan
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#47 Mensagem por Degan » Seg Mai 15, 2006 10:31 am

Se uma bomba LGB ( lançada pelo F-16 A/B ) tem no máximo 14 km de alcance, isto em condições ótimas, pode atacar um Fragata Niterói com Aspide 2000 porque os Super Lynx; com os Sea Skua com mais de 15 km de alcance não podem atacar as Fragatas Venezuelanas.


Porque el “ceiling” de un helicóptero Lynx es menos de 5.000 metros…

The system provides air defence missile coverage of 2,000km². Target detection and tracking range is up to 60km and the missiles can intercept crossing and approaching targets to a range of 25km. The kill probability is high even against highly agile crossing targets. The system can engage up to four targets simultaneously with Aspide missiles.


Entiende de una vez…..el alcance máximo de los misiles es horizontal, no tienen el mismo alcance horizontal que vertical….¿conoces las trayectorias balísticas?...
Los misiles Aspide tienen alrededor de 5.000 metros de altura máxima de intercepción y 25.000 metros de alcance máximo…¿ENTIENDES?.

Elas possuíam mísseis AA sim.


¿Cuál…?.

Segundo os próprios Venezuelanos, do qual debati em 2005 as Fragatas Niterói são levemente superiores as Fragatas Venezuelanas.
Analisando-se todo o Conjunto.
Engraçado sua posição.


Ok…quedémonos con eso de “levemente superior”.

Você não entendeu isto seria um esforço TOTAL de guerra.
E tudo que temos seria utilizado.


Aunque siempre se hablo de un BLOQUEO NAVAL, lo que digo se mantiene igual….

Você esta muito enganado. Existe sim 4 Type 22.
Uma esta na reserva ativa e não foi dado baixa.
Ela pode voltar a atuar em 2 meses. Caso seja necessário.


Lo lamento, pero eso de “baja en la reserva” es solo retórica.
Con dos años “fría”, costaría bastante dinero y tiempo ponerla en condiciones operacionales nuevamente, considerando que está totalmente intacta, cosa MUY difícil de creer teniendo 3 hermanas a quién ceder partes y piezas….
Por último, tampoco habría tripulación entrenada.
https://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/impr ... oes_MB.pdf

Elas iriam atuar em conjunto, com A-4, Sea Wolf, Aspide 2000, 40 mm etc..


Es un “comboy” o es una tasck force táctica…???. :roll:
¿De qué sirve llenarse de barcos que no apoyan en nada pues necesitan ser defendidas?...

Seriam para ir contra os submarinos, pois ainda tem o ASROC.


El ASROC ya lo dio de baja USA, pues es mucho menos práctico que un helicóptero ASW. Es un medio de emergencia, además…¿quién le daría el datum del blanco?...
Más que ayuda, es otro blanco fácil que consume apoyo logístico y necesita defensa…

Você acha que em uma guerra a MB não vai colocar todos em condições de combate.
Acho que agora esta forçando de mais.
Em caso de guerra todos os 23 A-4 seriam utilizados para combate, já hoje não estão operacionais por falta de verbas.
Os AIM-9 M / P bastam para abater F-16 A/B ou Mirage 50.
Os A-4 seriam suficientes para interceptar os caças venezuelanos.


Pues los motores fueron reparados en Argentina, no creo que tengan los repuestos para el resto a la mano….
Los aviones parados no son de rápida puesta a punto y menos su tripulación y mecánicos…
Respecto a los AIM-9M/P, te recuerdo que los venezolanos tienen Pitón 4 y AIM-9L en un caza de verdad, con radar y RWR, supersónico y muy maniobrable….y de mucho más alcance que el A-4 (me refiero al F-16). Además, el Mirage 50, tiene misiles Magic 2, radar Cyrano IV (el mismo del Mirage F-1) y RWR….
Me da la impresión que esos 6 (o soñemos con 23) A-4 sin radar y de corto alcance, serían blanco no tan difícil…

2 ) A MB é claramente MUITO superior a Marinha Venezuelana.


Eso de superior depende de para qué….
Si es para hacer bloqueos navales son casi igual de inútiles (como cualquier otra de LA…en eso estamos de acuerdo).
Para disuadir a un posible enemigo, creo que están algo por debajo de Brasil (considerando que son más pequeños y tienen una FAV especializada en misiones antinavales).
Yo opino que la marina de Brasil es mejor, pues es más balanceada y tiene mejor potencial táctico.
La marina venezolana ha sido muy desordenada y poco profesional en sus proyectos…

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#48 Mensagem por Cmdt :Tomy Frankys » Seg Mai 15, 2006 12:10 pm

Degan escreveu

Eso de superior depende de para qué….
Si es para hacer bloqueos navales son casi igual de inútiles


Powwww Degan! Mas ai nos pediriamos para Super Armada Chilena nos dar uma forcinha né???? Quem sabe até lá o pessoal da Armada Chilena já tenha aprendido ah Operar o Scorpene

Ahhh e tambem não poderia deixar de chamar a FACH!

Com seus Super F16 C/D ...Mas sem o AIM120 :cry: :cry: :cry:


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#49 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 15, 2006 12:27 pm

Degan escreveu:Aunque USA les regalara todo eso, Brasil se demoraría años en tener todo eso en condiciones aceptables de operación (IOC), suponiendo que tuvieran ya el personal requerido....

Saludos cordiales,


Muito importante e realista a tua colocação. Em um conflito armado, não se adiquire operacionalidade em 45 dias. Neste período se perde ouse ganha uma guerra.raçoz

Grande abraço




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#50 Mensagem por Lauro Melo » Seg Mai 15, 2006 12:49 pm

Porque el “ceiling” de un helicóptero Lynx es menos de 5.000 metros…

Isto é Altitude Operacional.

http://www.globalsecurity.org/military/ ... a_skua.htm
--Specifications--
Contractor ---- British Aerospace
Year---- 1982
Type--- helicopter-launched anti-ship missile
Launch weight--- 145 kg
Max. Speed--- 1050 km/h
Minimum range--- 2 km
Maximum range--- 25 km

Entiende de una vez…..el alcance máximo de los misiles es horizontal, no tienen el mismo alcance horizontal que vertical….¿conoces las trayectorias balísticas?...
Los misiles Aspide tienen alrededor de 5.000 metros de altura máxima de intercepción y 25.000 metros de alcance máximo…¿ENTIENDES?.

No.... + ou -

¿Cuál…?.

SA-N-4 Gecko


Ok…quedémonos con eso de “levemente superior”.

Ok ! Superiores segundo os próprios Venezuelanos.

Aunque siempre se hablo de un BLOQUEO NAVAL, lo que digo se mantiene igual….

Ok !

Lo lamento, pero eso de “baja en la reserva” es solo retórica.
Con dos años “fría”, costaría bastante dinero y tiempo ponerla en condiciones operacionales nuevamente, considerando que está totalmente intacta, cosa MUY difícil de creer teniendo 3 hermanas a quién ceder partes y piezas….
Por último, tampoco habría tripulación entrenada.
https://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/impr ... oes_MB.pdf

ORDEM DO DIA Nº 4/2004
Assunto: Mostra de Desarmamento e Transferência para Reserva da Fragata "DODSWORTH"
http://www.defesanet.com.br/marinha/f47dodsworth/
Marinha do Brasil
Serviço de Relações Públicas da Marinha
Defesanet, Senhor editor,
Em atenção a sua solicitação, presto esclarecimentos:
1) Qual a situação da Fragata F47 Dodsworth?
Resposta: A fragata "Dodsworth" econtra-se na reserva.

Es un “comboy” o es una tasck force táctica…???.
¿De qué sirve llenarse de barcos que no apoyan en nada pues necesitan ser defendidas?...

Uns servem para uma função outros para outra. Ex : Corvetas : Guerra Eletrônica, MM-40, Anti - Sub, etc...

El ASROC ya lo dio de baja USA, pues es mucho menos práctico que un helicóptero ASW. Es un medio de emergencia, además…¿quién le daría el datum del blanco?...
Más que ayuda, es otro blanco fácil que consume apoyo logístico y necesita defensa…

Pode ser ! :wink:

Pues los motores fueron reparados en Argentina, no creo que tengan los repuestos para el resto a la mano….
Los aviones parados no son de rápida puesta a punto y menos su tripulación y mecánicos…
Respecto a los AIM-9M/P, te recuerdo que los venezolanos tienen Pitón 4 y AIM-9L en un caza de verdad, con radar y RWR, supersónico y muy maniobrable….y de mucho más alcance que el A-4 (me refiero al F-16). Además, el Mirage 50, tiene misiles Magic 2, radar Cyrano IV (el mismo del Mirage F-1) y RWR….
Me da la impresión que esos 6 (o soñemos con 23) A-4 sin radar y de corto alcance, serían blanco no tan difícil…

Além do contrato com a Argentina os técnicos da MB já foram treinados.
Mas já que entrou neste mérito, vejamos:
Como esta operacionalidade dos F-16 A/B? ( Teriam ajuda em caso de Guerra ? )
Quantos estão aptos a combater?
Quantos estão realmente configurados para utilizar o Pitón 4?
Quantos mísseis existem estocados ( em condições de uso ) na FAV?

Eso de superior depende de para qué….
Si es para hacer bloqueos navales son casi igual de inútiles (como cualquier otra de LA…en eso estamos de acuerdo).

Ok !

Para disuadir a un posible enemigo, creo que están algo por debajo de Brasil (considerando que son más pequeños y tienen una FAV especializada en misiones antinavales).

Porque ? Os Mirage 50 ( AM-39 ) são da FAV ! E a MB tem Sea king ( AM-39 ) e Super Lynx.

Yo opino que la marina de Brasil es mejor, pues es más balanceada y tiene mejor potencial táctico.
La marina venezolana ha sido muy desordenada y poco profesional en sus proyectos…

OK !




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
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#51 Mensagem por Degan » Seg Mai 15, 2006 5:08 pm

Isto é Altitude Operacional.


Así es, un Super Lynx no puede volar más alto que la altura máxima de un Aspide.

http://www.globalsecurity.org/military/world/europe/sea_skua.htm
--Specifications--
Contractor ---- British Aerospace
Year---- 1982
Type--- helicopter-launched anti-ship missile
Launch weight--- 145 kg
Max. Speed--- 1050 km/h
Minimum range--- 2 km
Maximum range--- 25 km


Lauro, tanto el Sea Skua como el aspide son fabricados ahora por el mismo fabricante…MBDA, así que si para el Sea Skua dice alcance máximo mayor a 15 Km. y para el Aspide 2000 dice más de 20 Km., pues supongo que saben que están diciendo, que uno tiene más alcance que el otro….. :roll:

No.... + ou -


Lauro, en la figura siguiente, la esfera que cubre al barco tiene más de 20 km de radio en horizontal y alrededor de 5 km en vertical…entiendes ahora???.

Imagem

SA-N-4 Gecko


Encuentro muy difícil que una lancha misilera como estas Lürssen FPB-57 de 410 toneladas de desplazamiento tuvieran ese tipo de misiles….

Imagem

Mis datos son:
FPB-57 de origen alemán, tipo Lürssen de 410 toneladas de desplazamiento y capaces de dar 36 nudos de velocidad. Dotadas con 4 misiles antibuque Exocet del modelo más avanzado, el MM-40; 1 cañón 76/62 y 2 de 40/70; además poseían capacidad de fondeo de minas.

Ok ! Superiores segundo os próprios Venezuelanos.


¿Estás negociando…?... :lol: :lol:

ORDEM DO DIA Nº 4/2004
Assunto: Mostra de Desarmamento e Transferência para Reserva da Fragata "DODSWORTH"


En Sudamérica “entrar en reserva" es morir, dos años después es 100% un cadáver… :(

Uns servem para uma função outros para outra. Ex : Corvetas : Guerra Eletrônica, MM-40, Anti - Sub, etc...


Disculpa, pero todo eso lo tienen las Niteroi y Type 22….no necesitan estorbos….

Além do contrato com a Argentina os técnicos da MB já foram treinados.


Y los repuesto, y la puesta a punto del resto de la nave, y los pilotos y el entrenamiento, etc…?????.

Como esta operacionalidade dos F-16 A/B? ( Teriam ajuda em caso de Guerra ? )


No tengo idea, solo se sabe que fueron puestos a punto hace un par de años….respecto a ayuda, depende de quien sea el agresor…

Quantos estão aptos a combater?
Quantos estão realmente configurados para utilizar o Pitón 4?


No lo se, pero yo consideraría todos, nadie ha dicho que tengan algunos en “reserva” como si lo están los A-4 de la MB…

Quantos mísseis existem estocados ( em condições de uso ) na FAV?


Entiendo que la FAV compró 140 Python 4, no se cuantos AIM-9L tengan…

Porque ? Os Mirage 50 ( AM-39 ) são da FAV ! E a MB tem Sea king ( AM-39 ) e Super Lynx.


Los Mirage 50 son de la FAV, pero su misión principal es ataque marino en coordinación con la MV….
En tu hipótesis, ¿qué barco llevaría a los Sea King?, que yo sepa solo puede hacerlo el A-12…

Saludos,




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#52 Mensagem por CFB » Seg Mai 15, 2006 5:08 pm

Pra gente fazer um bloqueio naval a Venezuela teriamos q melhorar mttt a nossa marinha, capacitar o A-12 com meios antiaereos modernizar os A-4, adquirir mais fragatas, destroier, submarinos e se possivel cruzadores e se for possivel dar uma real capacidade d desembarque anfibio a nossa força, alem d adquiri avioes d alarme aereo antecipado, resumindo ia demorar um tempo pra gente consequir isso




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#53 Mensagem por CFB » Seg Mai 15, 2006 5:16 pm

Bolovo escreveu:Eles tem Exocet, mas nós temos os nossos submarinos. :wink:


Q pra min seriam a nossa principal arma em uma querra naval contra a Venezuela




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#54 Mensagem por CFB » Seg Mai 15, 2006 5:21 pm

morcego escreveu:eu fico muito preocupado pq, obviamente na possíbilidade de um CONFLITO entre BRASIL e VENEZUELA, teriamos fatalmente o envolvimento de CUBA, BOLIVIA E TALVEZ UMA DAS guianas ((como esta a situação nesses paises com relação a inferência CHAVISTA)).

e ai é que esta o problema.

primeiro pq nossa LINHA MAGNOT dos mares (a-12) esta com suas 24 moscas voadoras paradas. nossa disponibilidade de fragas TB não prece muito boa, sem falar que COM OS AMX/F-5 em processo de UPGRADE e os mirrage 2000c não passam de 3 ou 4 no maxímo.

o que nos LIMITA em TUCANINHOS E SUPER-TUCANINHOS.

temos uma região absurdamente grande para não mais que 4 mil CIGS, sem contar que poderiamos ter que trabalhar em duas frentes.

nos resta CHORAMINGAR O APOIO do CHILE e colombia o que não me parece ser uma coisa boa.

sem contar que ARGENTINA tem sua economia salva pelos titulos da divida que SÓ O CAHVEZ NO MUNDO ESTA COMPRANDO.

NOSSA situação é DELICADA


Infelizmente vc tem razao, teriamos q nos dividir em 2 frentes, mas a Bolivia n duraria 1 ano, intaum teriamos q nos concentrar compra a Venezuela, teriamos q convocar os reservistas e tb fazer uma mobilizaçao nacioanal e alocar recursos d emergencia p/ a defesa




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#55 Mensagem por CFB » Seg Mai 15, 2006 5:32 pm

talharim escreveu:Também concordo que os EUA nos repassariam muito armamento em caso de guerra contra a Venezuela.Ficariam claramente do nosso lado.

Seria o máximo eles nos repassarem o USS CONSTELLATION com ala aérea completa F-4 Phantoms,F-14 Tomcats,A-6 Intruders,E-2C Hawkeyes,A-7 Corsair II,CH-53 Sea Stallion,etc...............

Entrando na baía de Guanabara com a bandeira do Brasil hasteada lindo só de sonhar hehehehehe nem que seja por empréstimo..........


Realmente seria lindo, so q teriamos q capacitar os nossos pilotos p/ utilizar esses armamentos




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#56 Mensagem por CFB » Seg Mai 15, 2006 5:33 pm

luis F. Silva escreveu:Uma coisa de que ninguém se lembrou, não sai caro e é eficaz.
Porque não estabelecer zonas minadas nos principais portos venezuelanos?
Mesmo sem lançar mina nenhuma, o simples aviso de que foram lançadas, é a maior confusão durante alguns dias.


Mas pra isso os nossos navios n ficariam vulneraveis a esquadra inimiga????




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#57 Mensagem por CFB » Seg Mai 15, 2006 5:38 pm

César escreveu:
Sideshow escreveu:O Brasil não pode chegar na Venezuela e começar a afundar os navios petroleiros.
Por isso que temos que mandar Navios para abordar ou obrigar os petroleiros a voltar para o porto.

O mundo não iria gostar disso, pois o preço do petróleo iria explodir ainda mais.

É capaz do Brasil não receber "aval" para um bloqueio total, justamente por isso, mas receba incentivos e equipamentos para conquistar a Venezuela de outra maneira.

Abraços

César


Teriamos q conquistar por terra mesmo




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#58 Mensagem por Alitson » Seg Mai 15, 2006 6:00 pm

Cmdt :Tomy Frankys escreveu:Degan escreveu

Eso de superior depende de para qué….
Si es para hacer bloqueos navales son casi igual de inútiles


Powwww Degan! Mas ai nos pediriamos para Super Armada Chilena nos dar uma forcinha né???? Quem sabe até lá o pessoal da Armada Chilena já tenha aprendido ah Operar o Scorpene

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TEM UNS CARAS QUE EU TO ADORANDO!!!!!!!!

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#59 Mensagem por Slip Junior » Seg Mai 15, 2006 6:07 pm

Degan escreveu:En tu hipótesis, ¿qué barco llevaría a los Sea King?, que yo sepa solo puede hacerlo el A-12…

Além do São Paulo, o NDCC Mattoso Maia e os dois NDD's (Ceará e Rio de Janeiro) também podem operar os SH-3B. Já li em algum lugar que as T-22 também podem operá-los mas não são capazes de abrigá-los em seus hangares, mas isso é uma outra história. De qualquer forma, porque não levá-los no São Paulo? Com certeza, vai sobrar lugar no A-12 mesmo que desejem colocar uma caralhada de A-4 nele...

Abraços




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#60 Mensagem por alex » Seg Mai 15, 2006 6:13 pm

Não adianta tapar o sol com peneira. Na MB reserva é um eufemismo para "não vai retornar", pois mesmo na reserva um navio tem que sofrer manutenção e nós sabemos que a MB não faz este gasto. Vários equipamentos da Dosdworth já estão, principalmente, na Rademaker e as outras fragatas.




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