Guerra Naval - Brasil X Venezuela

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

Guerra Naval - Brasil X Venezuela

#1 Mensagem por Sideshow » Sáb Mai 13, 2006 2:12 am

Todos concordamos que depois do Lula a maior ameaça para o Brasil é a Venezuela, então vamos brincar de jogos de guerra.

Contexto:
O Alckmin ganha a eleição e as relações Brasil-Bolivia pioram, em 2007/2008 o Evo pira de vez e corta o fornecimento de gas e invade o Acre com o apoio politico, economico e militar do Chavez.
A Bolivia não da nem pro começo então vamos no concentrar em uma guerra naval entre Brasil e Venezuela.

A Venezuela importa quase tudo até mesmo alimentos, sua industria e extremamente limitada e dificilmente resistiria a uma guerra prolongada sem apoio externo (lembra alguém :roll: ) então a MB tentaria fazer um bloqueio naval a Venezuela.

Armada Venezuelana: Ordem de Batalha
Imagem
2 Submarino U-209A-130

Sensores:
Radar Thomson-CFS Calypso-(Guerra eletrónica) e Thomson-CFS DR-2000 (detecção)
Sonar SNT Atlas Electronik CSU-3 (intercetação) e Thomsom-Sintra DUUX 2 (passivo)
Sistema de Combate Krupp-Atlas ISUS
Armamento:
Torpedos: SST-4 e Mk.37 Mod.2

Imagem
6 Fragatas Lupo

Sensores:
Radar SMA SPQ-2F, banda I
Radar Elta EL/M-2238 STAR 3D (F-21 y F-22)
Sonar Northrop Grumman SQS-53C
Sistemas de controle de armas e tiro Elbit.ENTCS 2000 (F-21 y F-22
Sistemas de guerra eletrónica Elisra NS-9003/9005 (F-21 y F-22)
Sistema de navegação Sperry marine Mk. 39 Mod
Sistemas de comunicações integrados DRS Technologies SHI NCOM 2100
Armamento:
Misseis anti-navio OTOMAT Mk.2
Misseis Aspire
Torpedo A-224S

3 Navios de Patrulha Type Vosper 37
Sensores:
Radar de busca de superficie SPQ-2D, banda I/J
Diretor de tiro Alenia Elsag Medusa
Armamento:
1 Canhão Breda Compact AA de 30mm
2 Metralhadoras M-2 de 12,7mm
2 Teseo OTOMAT Mk.2

Sensores:
Armamento:
1 Canhão OTO Melara Compact DP 76-mm 62 cal

Lembrando que os Mirage 50EV da FAV estão armados com o AM-39 Exocet
Imagem

E nada de colocar os EUA no meio da guerra.
No maximo eu aceito AIM9L para os A-4.

Luiz Padilha

#2 Mensagem por Luiz Padilha » Sáb Mai 13, 2006 8:44 am

Bem, se toda a frota deles estiver "em cima", o que não acredito, seria um tarefa dificil para a MB, pois sem o SP para se projetar , fica complicado a aviação naval fazer "algo".
Eu confesso que não sei das capacidades reais do Aspide que temos nas Fragatas classe Niterói, digo reais, por que tudo que se , seja na internet ou nos folders dos fabricantes, eu te garanto não é real, os alcances são bem inferiores ao que eles "vendem". Acredite quem quiser!
Agora, o Seawolf consegue acertar até bala de canhão, tamanha a precisão dele.
No caso de um ataque com Exocet, se for um, talvez dê para o Navio se safar, eu disse: Talvez.
Mas se forem 2 ao mesmo tempo, apesar do navio poder trackear mais de um alvo ao mesmo tempo, não sei se conseguiria.
Em suma: Este bloqueio teria que ocorrer muito longe do alcance dos Mirage 50 e não acredito que isso fosse eficaz.
Agora, uma solução seria comer pelas beiradas. Do Brasil não parte mais nada para lá.Dos EUA tb(será).
Cria-se uma zona de exclusão bem fora de alcance dos aviões. Nossos subs em patrulha, nossos meios de superficie fazendo o papel de fiscal.
Neste caso, a Marinha da Venezuela teria que se mexer e neste caso, navio x navio, eu acho que levamos a melhor.
Os subs Venezuelanos não estão "em cima". Necessitam PMG e pelo que sei, apesar de todo o dim dim, ainda não começou, ou seja, as capacidades deles estão muito limitadas. Um ou outro talvez esteja Ok, mas nem todos.
Mas isso tudo é brincar de guerra. Eu não sou capacitado para isso.
Essas são apenas opiniões pessoais e que claro, tem falhas.
Alias, como qualquer plano teria. nenhum é infalivel! :wink:

Espero que possamos debater neste tópico, cenários interessantes e que se alguém não estiver pronto para ser contestado, que nem entre, por favor!

[]'s
Padilha

Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#3 Mensagem por Sideshow » Sáb Mai 13, 2006 9:30 am

Essa guerra seria em 2007/2008 então o Nae São Paulo já teria saido do PMG, mas não estaria modernizado no máximo poderiamos instalar os Simbad que estavam no NaeL Minas Gerais. (eu acho)
O A-4 não estariam modernizados e ainda não teriamos o AF-2.

Os Mirage 50EV/DV seriam uma grande ameaça para nossa frota de superfície e mesmo com AIM9L os A-4 estariam em desvantagem.

Algumas informações sobre os Mirage 50EV/DV.

Autonomia:
A grande altura com duas bombas e tanques de combustivel - 1200Km
Em missões lo-lo-lo - 690 Km
Os Mirage 50EV/DV também possuem sonda de REVO.

Modernização:
A finales de los años ochenta se tomó la decisión de la modernización total de los Mirage para la conversión de los tipos III EV y 5 V al mas avanzado Mirage 50, con nuevos sistemas de navegación, control de tiro y ataque, así como también, cambios en la aerodinámica y la planta motriz. Al avión se le agregaron aletas canard justo detrás de la cabina, mejorando con estas las prestaciones de maniobrabilidad de la aeronave a alta y baja cota. Por otra parte, el motor fue cambiado por el ATAR 9K-50, siendo este una versión más potente en comparación con la antigua planta motriz, con la ventaja adicional de menor consumo de combustible. Como nuevo aditamento, los Mirage poseen una sonda de reabastecimiento de combustible, lo que les confiere una capacidad ilimitada de vuelo.

Al mismo tiempo fueron puestos al día los sistemas de iluminación nocturna y de transmisión de datos, además, cuenta al igual que el F-16 del HOTAS (Hand on Trotle And Stick), mano en el acelerador y en la palanca de mando, permitiendo en combinación con un nuevo HUD (Head Up Display) que el piloto maniobre y elija las armas mas indicadas sin dejar de prestar atención al objetivo. Se le incorporo el radar CFS Cyrano IV (utilizado por el Mirage F-1) de mayores prestaciones, en comparación con el Cyrano IIB y también sistemas para ECM (Electronic Counter Messure) o guerra electrónica. Gracias a estas modificaciones, hoy en día pesa sobre las espaldas del Grupo de Caza N° 11 la responsabilidad de garantizar la protección del mar territorial y de la zona Económica Exclusiva venezolana. Para ello, los Mirage deben operar de manera conjunta con las fragatas de la Armada reforzando el poder naval venezolano. En caso de una incursión al mar territorial, estas naves llegarían en pocos minutos a una distancia de 25 millas del blanco, volando a una altitud de cien pies sobre el nivel del mar y a una velocidad de 580 nudos, para evitar ser detectados por los radares enemigos y, de esta manera poder lanzar el misil Exocet.

Luiz Padilha

#4 Mensagem por Luiz Padilha » Sáb Mai 13, 2006 9:39 am

Sideshow escreveu:Essa guerra seria em 2007/2008 então o Nae São Paulo já teria saido do PMG, mas não estaria modernizado no máximo poderiamos instalar os Simbad que estavam no NaeL Minas Gerais. (eu acho)
O A-4 não estariam modernizados e ainda não teriamos o AF-2.

Os Mirage 50EV/DV seriam uma grande ameaça para nossa frota de superfície e mesmo com AIM9L os A-4 estariam em desvantagem.

Algumas informações sobre os Mirage 50EV/DV.

Autonomia:
A grande altura com duas bombas e tanques de combustivel - 1200Km
Em missões lo-lo-lo - 690 Km
Os Mirage 50EV/DV também possuem sonda de REVO.

Modernização:
A finales de los años ochenta se tomó la decisión de la modernización total de los Mirage para la conversión de los tipos III EV y 5 V al mas avanzado Mirage 50, con nuevos sistemas de navegación, control de tiro y ataque, así como también, cambios en la aerodinámica y la planta motriz. Al avión se le agregaron aletas canard justo detrás de la cabina, mejorando con estas las prestaciones de maniobrabilidad de la aeronave a alta y baja cota. Por otra parte, el motor fue cambiado por el ATAR 9K-50, siendo este una versión más potente en comparación con la antigua planta motriz, con la ventaja adicional de menor consumo de combustible. Como nuevo aditamento, los Mirage poseen una sonda de reabastecimiento de combustible, lo que les confiere una capacidad ilimitada de vuelo.

Al mismo tiempo fueron puestos al día los sistemas de iluminación nocturna y de transmisión de datos, además, cuenta al igual que el F-16 del HOTAS (Hand on Trotle And Stick), mano en el acelerador y en la palanca de mando, permitiendo en combinación con un nuevo HUD (Head Up Display) que el piloto maniobre y elija las armas mas indicadas sin dejar de prestar atención al objetivo. Se le incorporo el radar CFS Cyrano IV (utilizado por el Mirage F-1) de mayores prestaciones, en comparación con el Cyrano IIB y también sistemas para ECM (Electronic Counter Messure) o guerra electrónica. Gracias a estas modificaciones, hoy en día pesa sobre las espaldas del Grupo de Caza N° 11 la responsabilidad de garantizar la protección del mar territorial y de la zona Económica Exclusiva venezolana. Para ello, los Mirage deben operar de manera conjunta con las fragatas de la Armada reforzando el poder naval venezolano. En caso de una incursión al mar territorial, estas naves llegarían en pocos minutos a una distancia de 25 millas del blanco, volando a una altitud de cien pies sobre el nivel del mar y a una velocidad de 580 nudos, para evitar ser detectados por los radares enemigos y, de esta manera poder lanzar el misil Exocet.

Os Simbad que eram do Minas , serão instalados no Nae SP por enquanto, afinal estavam estocados. Não é o ideal, mas até que se resolva, qual será o definitivo, eles serão instalados.

Mas parece que o morales já está "arregando".
pensou melhor, creio eu.
Vamos ver o desenrolar nesta semana.
[]'s
Padilha

Degan
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Degan » Sáb Mai 13, 2006 10:53 am

Es bastante difícil hacer un bloque naval a Venezuela, sobretodo porque los puertos principales en el Orinoco están lejos de Brasil.
Venezuela es uno de los principales exportadores de petróleo a USA (aún), así que ese bloque no seria muy “popular”.
Sus submarinos no están muy actualizados, pero sin dudas serían un gran peligro, y definitivamente esos Mirage 50, optimizados para Navy strike con REVO, son otro gran peligro. A los que se suman sus F-16 con bombas LGB y pod Litening y sus F-5A.

Las fragatas Lupo de Venezuela fueron recientemente actualizadas con sistemas tan buenos como los de ModFrag.

Por último, sus cuatro EADS CASA C-212PM patrulleros marinos, con 2.500 km de autonomía y radar de búsqueda AN/APS-128 más FLIR ayudarían a mantener identificados a los barcos del bloqueo. A esto se suman 2 aviones de guerra electrónica.

Saludos,

PD:....Que divertido ver tanta humildad con Venezuela frente a tanta fanfarronería con USA....

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Luiz Padilha

#6 Mensagem por Luiz Padilha » Sáb Mai 13, 2006 11:11 am

PD:....Que divertido ver tanta humildad con Venezuela frente a tanta fanfarronería con USA....

Pode se explicar melhor? Não entendi aonde os EUA entram no que foi dito acima.
Quem esta sendo fanfarrão com os EUA?

[]'s
Padilha

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#7 Mensagem por talharim » Sáb Mai 13, 2006 11:24 am

Como assim o Aspide não tem esse alcance todo ? :roll:

É um míssil enorme.Presume-se que seu alcance seja até maior o do que a Alenia notifica.

A MB já fez vários testes com esses mísseis,eu acho que todas a fragatas Niterói fizeram lançamento real contra drones.Quais são os resultados ?

Degan
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Degan » Sáb Mai 13, 2006 11:25 am

Yo pensé que teníamos las comunicaciones cortadas.... :shock:

Bueno, si te sientes aludido.....es por la conciencia no está tranquila :lol:

Então por que a marinha dos EUA pedu para que nosso submarino fosse a Norfolk passar na raia acústica deles?
Isso é fato e foi confirmado pelo pessoal do submarino.
Claro que quando eles estavam gravando, nós colocamos um sambinha da mangueira pra tocar. hehehehehe
Pense nisso campeão!!!! Eles levaram um banho e ficaram tão tontos quanto agora na última UNITAS.
Eu estava lá! E foi maneiro ver eles perderem o contato com o nosso sub.
E olhe que eles usam um tremendo equipamento
.
Mas nisso você tb não aceita, né? Nem eu te dizendo que estava lá!
hahahahahahahaha
fazer o que?

Todo eso en ese "SIMULACRO DE GUERRA" llamado UNITAS... :idea:

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Luiz Padilha

#9 Mensagem por Luiz Padilha » Sáb Mai 13, 2006 11:43 am

Degan escreveu:Yo pensé que teníamos las comunicaciones cortadas.... :shock:

Bueno, si te sientes aludido.....es por la conciencia no está tranquila :lol:

Então por que a marinha dos EUA pedu para que nosso submarino fosse a Norfolk passar na raia acústica deles?
Isso é fato e foi confirmado pelo pessoal do submarino.
Claro que quando eles estavam gravando, nós colocamos um sambinha da mangueira pra tocar. hehehehehe
Pense nisso campeão!!!! Eles levaram um banho e ficaram tão tontos quanto agora na última UNITAS.
Eu estava lá! E foi maneiro ver eles perderem o contato com o nosso sub.
E olhe que eles usam um tremendo equipamento
.
Mas nisso você tb não aceita, né? Nem eu te dizendo que estava lá!
hahahahahahahaha
fazer o que?

Todo eso en ese "SIMULACRO DE GUERRA" llamado UNITAS... :idea:

Meu amigo, se vc for educado e não voltar a ser arrogante, creio que poderemos ser civilizados.
Ser grosso e mal educado não é uma virtude!

O que escrevi e vc mencionou é verdade. Isso não foi fanfarronice, foi FATO!
Agora, aquilo era um exercício e nunca teriamos condições de enfrentar a maquina de guerra dos EUA e nem vocês, Correto?
O fato de nos darmos bem num exercício pontual, não quer dizer que somos mais capazes do que eles.
Por isso, entenda corretamente os posts, para não ficar buscando pelo em ovo!

Quanto ao que interessa neste tópico e que gostaria, você ficasse restrito,
é que temos que ser realistas com as nossas FFAA's.
Não teriamos hoje condições de enfrentamento sem muitas perdas e com resultado duvidoso. Ista tb é fato!
Infelizmente a realidade é essa. Não temos capacidade para engajar um bloqueio sózinhos, por que não temos meios.
[]'s
Padilha

Degan
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Degan » Sáb Mai 13, 2006 12:22 pm

Meu amigo, se vc for educado e não voltar a ser arrogante, creio que poderemos ser civilizados.
Ser grosso e mal educado não é uma virtude!

Pues para ser totalmente sincero, yo opino lo mismo de ti, si fueras menos arrogante, maleducado y grosero (puedo citar) podríamos debatir civilizadamente.
Yo siempre he estado dispuesto a debatir amistosamente con TODOS...y sigo pensando igual.

O que escrevi e vc mencionou é verdade. Isso não foi fanfarronice, foi FATO!

¿Eso también incluye lo de “tão tontos quanto agora na última UNITAS”...???.

Agora, aquilo era um exercício e nunca teriamos condições de enfrentar a maquina de guerra dos EUA e nem vocês, Correto?

Pues no, ya hemos debatido bastante sobre la gran capacidad furtiva de los SSK modernos. Tanto es así que luego de la guerra fría USA definió como su mayor peligro las FFAA de los países del 3ª mundo inestables, enemigos y peligrosos.
Así elimino...si ELIMINO cosas como los sonares de arrastre TACTAS, por ser inútiles ante submarinos diesel, contrató un submarino Noruego, y contrata todos los años a los submarinos Peruanos para entrenar. Todo eso para poder combatir algo que es muy difícil de combatir.
Los submarinos convencionales son MUCHO más silenciosos que uno nuclear, por eso no entiendo la obsesión de tener el SNB si ni siquiera será balístico....
De esta forma, regularmente a USA le ha ido mal contra los SSK en todas partes....

O fato de nos darmos bem num exercício pontual, não quer dizer que somos mais capazes do que eles.
Por isso, entenda corretamente os posts, para não ficar buscando pelo em ovo!

¡Qué raro....!, lo de definir como “tontos” a la US Navy, por perder con ustedes es un “juicio de valor” contundente y definitivo contra esta institución de USA...

Quanto ao que interessa neste tópico e que gostaria, você ficasse restrito,

Eso lo entiendo arrogante y mal educado...

é que temos que ser realistas com as nossas FFAA's.
Não teriamos hoje condições de enfrentamento sem muitas perdas e com resultado duvidoso. Ista tb é fato!
Infelizmente a realidade é essa. Não temos capacidade para engajar um bloqueio sózinhos, por que não temos meios.

En eso estoy totalmente de acuerdo... :shock: , pero si esa fuera mi opinión y no la tuya...yo sería aún más arrogante...

Saludos,

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

Re: Guerra Naval - Brasil X Venezuela

#11 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Mai 13, 2006 12:43 pm

Sideshow escreveu:Todos concordamos que depois do Lula a maior ameaça para o Brasil é a Venezuela, então vamos brincar de jogos de guerra. Contexto:
O Alckmin ganha a eleição e as relações Brasil-Bolivia pioram, em 2007/2008 o Evo pira de vez e corta o fornecimento de gas e invade o Acre com o apoio politico, economico e militar do Chavez.
A Bolivia não da nem pro começo então vamos no concentrar em uma guerra naval entre Brasil e Venezuela.
A Venezuela importa quase tudo até mesmo alimentos, sua industria e extremamente limitada e dificilmente resistiria a uma guerra prolongada sem apoio externo (lembra alguém :roll: ) então a MB tentaria fazer um bloqueio naval a Venezuela.

A MB não tem condicões, nem nehum outro país, da América Latina.
Talvez apenas um pequeno Grupo de países ( EUA, INGLATERRA, CHINA, ÍNDIA, JAPÃO ).

Sensores:
Armamento:
1 Canhão OTO Melara Compact DP 76-mm 62 cal

Isto Não entra na ordem de batalha.

Editado pela última vez por Lauro Melo em Sáb Mai 13, 2006 1:23 pm, em um total de 1 vez.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Luiz Padilha

#12 Mensagem por Luiz Padilha » Sáb Mai 13, 2006 12:45 pm

Eu não sei o que vc entende por Tontos no Chile. Talvez para vocês seja uma forma perjorativa grave, para nós brasileiros nem tanto, dai a sua interpretação tão contudente.
Também acho melhor ter subs convencionais mais silenciosos, porém, a MB pensa diferente de mim neste caso.
E para finalizar, quando te pedi para não mudar o foco deste tópico, foi justamente para que isso não ocorresse.
Não é ser mal educado e sim lhe pedir de forma contundente que não saia do foco do tópico.
Se quiser ficar trocando elogios comigo, terei o maior prazer em ser grosso e mal educado com vc, mas te pediria que abrisse um tópico assim:
Guerra Padilha X Degan

Pronto, ai poderiamos trocar todos os insultos que conhecemos e claro, não chagariamos a lugar nenhum.
É isso que você quer???
Se for. crie o tópico.
Se não, vamos nos ater este tópico.OK?

[]'s
Padilha

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#13 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Mai 13, 2006 12:55 pm

Degan escreveu:Sus submarinos no están muy actualizados, pero sin dudas serían un gran peligro,

Assim como nossos 5 seriam para eles ( Fragatas ).

y definitivamente esos Mirage 50, optimizados para Navy strike con REVO, son otro gran peligro. A los que se suman sus F-16 con bombas LGB y pod Litening y sus F-5A.

Bombas LGB vao ter no máximo 10 km ou 14 km de alcance.

Las fragatas Lupo de Venezuela fueron recientemente actualizadas con sistemas tan buenos como los de ModFrag.

As Nitéroi são plataformas melhores que as LUPO.
Temos o Super Lynx, ele o Bell 212.
As Nitéroi tem sistemas melhores ( Vide http://www.fav-club.com/ ).

Por último, sus cuatro EADS CASA C-212PM patrulleros marinos, con 2.500 km de autonomía y radar de búsqueda AN/APS-128 más FLIR ayudarían a mantener identificados a los barcos del bloqueo. A esto se suman 2 aviones de guerra electrónica.

Mas isto vc não diz que é para patrulha costeira ? Tipo os P-95 da FAB.
Os P-95 também utilizam os AN/APS-128 e MAGE.
O P-95B por sua vez era outra classe de aeronave. O radar AN/APS-128 foi substituído por um moderno THORN EMI Super Searcher apresentado publicamente em 1982. Este radar apresenta capacidade Track While Scan (TWS - acompanha o alvo sem ter de parar de buscar no resto do espaço aéreo) e é usado também pelos helicópteros Sea King Mk.42 indianos e S-70B Seahawk da Marinha Australiana.

Que divertido, vc gosta de "apoiar" tudo contra o Brasil.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#14 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 13, 2006 1:26 pm

Eles tem Exocet, mas nós temos os nossos submarinos. :wink:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#15 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Mai 13, 2006 1:36 pm

Bolovo escreveu:Eles tem Exocet, mas nós temos os nossos submarinos. :wink:

O A-12 pode levar eles.

Imagem

Responder