#17
Mensagem
por JL » Dom Mai 07, 2006 10:52 pm
O Brasil já teve a maior frota, antigamente o Brasil tinha 03 classe Oberon, Tonelero, Riachuelo e Humaitá e 05 classe Guppy o Guanabara, Goiás, Ceará, Bahia, Amazonas. Eu estive a bordo de todos, pois naquela época qualquer um visitava os nossos submarinos, todos verdadeiramente oceânicos, grandes com autonomia de combustível e de víveres. Os Oberon depois da Guerra das Malvinas passaram a usar o torpedo inglês Tigerfish.
A Argentina na época da Guerra das Malvinas, possuia dois alemães o San Luis e o Salta e dois Guppy, o Santa Fé e um outro que passou a guerra no estaleiro. O Peru naquela época tinha a maior frota de submarinos e sempre teve uma grande tradição nesta área.
Os Oberon chilenos foram bastante modernizados e com a chegada dos Scorpene, em substituição ao os Oberon o Chile vai dar um salto a frente, muito grande. Os TR1700 argentinos são melhores que os Tupi, mas são poucos e a manutenção e operacionadade são muito piores que a dos sub. brasileiros. O Peru como um todo esta caído. Tripulação todas são muito boas, os submarinistas são uma elite voluntária, todos tem muito espirito combativo, senão seriam submarinistas, todos tem fotos de periscópio dos porta-aviões norte americanos.
Para mim hoje seira : 1 - Brasil, 2 - Argentina, 3 - Chile, 4 - Peru, no futuro 1 - Chile, 2 - Brasil, 3 - Argentina. Se pararem de gastar dinheiro com o velho Foch e com os velhos Skyhawk, talvez sobre para um torpedo brasileiro filoguiado, mais mark 48, uns mísseis SM 39 e talvez uns dois novos submarinos, desta vez oceânicos e não os nanicos IKL1400, pois os Tupi são pequenos submarinos.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.