antunsousa escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Para ter uma Marinha decente - o que já temos - não se precisa de um NAe. Marinhas não são julgadas por Navio-Aeródromos. Marinhas são julgadas pelas suas capacidadades técnico-operacionais, táticas e estratégicas. A presença ou não de um NAe é só um detalhe perto do universo que é uma Marinha.
A Marinha do Brasil julga que deva possuir NAes. Na situação atual, manter um já é um grande desafio. Outros NAes estão completamente fora da realidade a médio prazo.
Como eu sempre digo, as Forças Armadas são condizentes com a realidade de um país. Não podem ser maiores nem menores. O Brasil tem uma realidade político-econômica que impede e até mesmo desmotiva possuir uma grande capacidade militar. Dessa maneira, pensar em frotas naviais, terrestres ou aéreas enormes é no mínimo tolice.
Eu acredito que o Brasil poderia ter duas frotas completas, uma no Rio de Janeiro e outra no Nordeste. Ambas nucleadas por NAes. Mas essa segunda frota também é um sonho da minha parte. Para nós, termos uma moderna e bem preparada frota nucleada por um NAe, frota essa que continuaria baseada no Rio de Janeiro é mais do que suficiente para as nossas necessidades.
Não podemos prever o futuro. Talvez daqui há 30, 40 anos seja necessário e economicamente viável possuirmos uma Marinha maior. A médio prazo temos que trabalhar com metas bem mais modestas.
Lembre-se que a pergunta foi clara: Para uma MB do futuro, moderna e com capacidade ofensiva, quantos NAes seriam necessários?
Da mesma maneira minha resposta foi muito clara.
Como você define uma marinha moderna e com capacidade ofensiva? O que é isso pra você? Capacidade ofensiva são NAes?
Se você quer uma resposta mais clara à pergunta: "Para uma MB do futuro, moderna e com capacidade ofensiva, quantos NAes seriam necessários?"
Eu posso responder: NENHUM, 1, 2, 3, 4, 5...
Como eu falei, o NAe é um fator em milhares. Que tal definir primeiro futuro quando, cenários de atuação, possibilidades de emprego, táticas utilizadas, etc?
Porque se for pra brincar de apontar números, eu falo uns 12 e fica tudo certo.