Tomcats Iranianos: Revista Asas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#16 Mensagem por VICTOR » Dom Mai 09, 2004 7:29 pm

Marechal-do-ar escreveu:O único equivalente ao F-14 era o mig 25, querer comparar um caça com 32 ton de MTOW contra um de 16 ton de MTOW como o caso do mirage F-1 não da né? Quanto aos mig 29 aposto que eram da versão A acertei? E os iraquianos não tinham o apoio do solo que esses caças exigiam, acertei de novo? E mesmo assim teve 1 (segundo fontes desse forum) F-14 derrubado, na guerra do golfo não teve NENHUM F-15 derrubado, se olharmos pelo kill-ratio o F-15 ganha não é mesmo? Não acho que o F-14 seja um bom avião, contra os iraquianos e seus migs mal usados até nossos F-5 conseguiriam um bom kill-ratio, acho que o que conta para decidir qual avião é melhor são suas caracteristicas.

Marechal, vc não respondeu se leu a reportagem ou não. :wink:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#17 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 09, 2004 8:34 pm

Victor, não li, agora me diz, porque essa reporatagem é tão importante?

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#18 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 10, 2004 10:32 am

A revista Asas vem apresentando matérias excelentes e a considero a melhor do Brasil no momento sobre o assunto, é duro que revistas como a Força Aérea entre outras, sempre com o mesmo assunto, ou reportagem sobre o Mirage 2000 , Gripen ou Mirage 2000, completamente sem assunto e totalmente envolvidas com seus patrocinadores. 8)

Muito da guerra Irã-Iraque começa a vir a público agora o que é muito bom, pois foi um conflito que envolveu boa parte de produtos de alta tecnologia daquele período.

É evidente que durante boa parte do conflito, os iranianos conseguiram manter uma relativa supremacia em relação as iraquianos, pois grande parte de seus pilotos eram muito bem treinados e possuiam material de ponta. Com exceção ao Mig-25, boa parte do conflito, os iraquianos operaram versões limitadas de caças Mig-21/23 e Su-20/22, que na minha opinião, eram bem inferiores aos Phantoms, Tigers e Tomcats iranianos.

A situação melhorou para os iraquianos, qdo começaram a receber apartir de 1994, Mirage F1Q, versões melhoradas de Mig-21 e Mig-23, com as baixas iranianas pelo atrito que não conseguiam repor pilotos com a mesma qualidade que tinham e principalmente, com o embargo de peças, sua força aérea começou a ficar inoperante, lembro-me de esquadrões de Phantoms no solo pela simples falta de pneus....

Tanto o F-14, como o Mig-25 e depois o Tornado F-3 e Mig-31 , foram projetados para interceptar e destruir grandes bombardeiros, mísseis cruise e aeronaves de recon a elevadas altitudes, a capacidade de disparar mísseis como o AIM-54 a grandes distâncias facilita as coisas para o Tomcat, embora em combates aproximados eu tenha minhas dúvidas, pois as vitórias sobre adversários de péssima qualidade como pilotos líbios e iraquianos, não comprove muita coisa.

Pelo que tenho visto em exercícios e simulados, os F-15 tiveram desempenhos superiores aos Tomcats contra adversários mais ágeis e capazes em combates aproximados, tanto que os Eagles eram comuns em escoltas a aeronaves da USN na Desert Storm, na Iugoslávia e na Iraque Freedom, ao que parece, os americanos perceberam isto .

Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#19 Mensagem por Guilherme » Seg Mai 10, 2004 10:46 am

http://www.scramble.nl/ir.htm

Cliquem em "Order of Battle".

Carlos Mathias

#20 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 10, 2004 12:12 pm

Qualquer caça armado com o AIM-54 teria resultados positivos contra tais aviões, pois seu braço longo alcançaria seu inimigo bem antes, deixando o atacante(F-14) sem se expor as armas do alvo. Pelo que eu li, os MIG-25 eram todos variantes de reconhecimento ou ataque, portanto com limitada capacidade de combate ar-ar, operavam sem o apoio dos radares em terra, que como pode ser concluído, vetoravam os F-14 para seus ataques, pois não sendo assim, seria muito difícil achar os MIG-25. Pode-se ler também que inúmeras vezes os iraquianos tiveram sucesso nos seus ataques, mas como trata-se de um artigo sobre F-14, não há sentido em expor seus fracassos, o que não desmerece em nada o conjunto F-14/AWG-9/AIM-54, que demonstou funcionar exatamente como o pretendido no projeto.

VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#21 Mensagem por VICTOR » Ter Mai 11, 2004 12:25 pm

Marechal-do-ar escreveu:Victor, não li, agora me diz, porque essa reporatagem é tão importante?

Só lendo... :wink:

Uma coisa interessante é o uso de F-14 em missões de superioridade aérea, e de escolta.

Mathias:

Havia MiG-25P também, não apenas RB. Quanto aos fracassos do Tomcats, concordo em partes: os artigos não citam as perdas do F-14 (inclusive um abatido por um Mirage F1), mas por outro lado, qualquer um que ler a fundo sobre aquele conflito vai ver que os Tomcats prevaleceram de maneira avassaladora, sendo as perdas mínimas. :wink:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#22 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Mai 11, 2004 2:17 pm

Carlos Mathias escreveu:Qualquer caça armado com o AIM-54 teria resultados positivos contra tais aviões, pois seu braço longo alcançaria seu inimigo bem antes, deixando o atacante(F-14) sem se expor as armas do alvo. Pelo que eu li, os MIG-25 eram todos variantes de reconhecimento ou ataque, portanto com limitada capacidade de combate ar-ar, operavam sem o apoio dos radares em terra, que como pode ser concluído, vetoravam os F-14 para seus ataques, pois não sendo assim, seria muito difícil achar os MIG-25. Pode-se ler também que inúmeras vezes os iraquianos tiveram sucesso nos seus ataques, mas como trata-se de um artigo sobre F-14, não há sentido em expor seus fracassos, o que não desmerece em nada o conjunto F-14/AWG-9/AIM-54, que demonstou funcionar exatamente como o pretendido no projeto.

Olá Carlos,

O alcance do Radar/Míssil, pura e simplesmente, não diz que ele terá sucesso contra uma dupla de menor alcance. Tanto é que, em simulações, o próprio Su-35 teve inúmeros sucessos contra os F-14D, pois os primeiros conseguiam permanecer mais tempo em combate, e podiam se esquivar so mísseis, de forma à poder perseguir os inimigos...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Carlos Mathias

#23 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 11, 2004 11:39 pm

É verdade, mas eu quiz dizer em relação ao material usado pelos iraquianos à época, ou seja, se tivéssemos os Mig-25 armados com armas de longo alcance e todo o suporte de radares de terra para vetoração, acho que teríamos os mesmos resultados.
Fico feliz de saber que o F-14 está no roll dos derrotados pelo Su-35, pois eu o considero um bom caça e isso prova as grandes capacidades do Su-35, mas se o mais atual F-15 se lascou é natural que o tomcat também.
Pessoal, eu fico imaginando a cara dos americanos se tivéssemos os Su-35 aqui, mais uns mísseis, mais R-99... Se viessem por mar, que é o mais provável, Kh-41 nos navios e anti-awacs nos rockeye e de lambuja, uns R-27EA/R-77 nos F-18. É de se respeitar não é?

Fuzileiro
Novato
Novato

#24 Mensagem por Fuzileiro » Dom Mai 16, 2004 9:00 pm

Por isso que eu torço pra Fx sair logo :)
Com Su 35 vencedor.
Uns 10 su 35, junto à alguns a-4 e f-5 dariam muito,mas muito trabalho aos ianques :twisted:

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#25 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 16, 2004 9:20 pm

Fuzileiro escreveu:Uns 10 su 35, junto à alguns a-4 e f-5 dariam muito,mas muito trabalho aos ianques :twisted:

Sem querer ser pessimista, mas essa merreca não dura 2 horas no campo de batalha contra os EUA...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Spetsnaz
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por Spetsnaz » Dom Mai 16, 2004 9:24 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Fuzileiro escreveu:Uns 10 su 35, junto à alguns a-4 e f-5 dariam muito,mas muito trabalho aos ianques :twisted:

Sem querer ser pessimista, mas essa merreca não dura 2 horas no campo de batalha contra os EUA...

Sem AWACS não dura mesmo .. não dura nem 1h ...

Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#27 Mensagem por Super Flanker » Dom Mai 16, 2004 9:27 pm

Spetsnaz escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:

E os R-99A?

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Fuzileiro
Novato
Novato

#28 Mensagem por Fuzileiro » Dom Mai 16, 2004 9:42 pm

Esqueci mesmo :?
Mas um ataque contra os caças americanos mesmo sem AWACS daria trabalho aos Ianques, visto que os caças da marinha americanas são tao eficientes contra um su35 quanto um f-5 atacando um mig 29.

Spetsnaz
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Spetsnaz » Dom Mai 16, 2004 9:49 pm

Super Flanker escreveu:
Spetsnaz escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:

E os R-99A?

a ele é limitado po... bem limitado

Spetsnaz
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por Spetsnaz » Dom Mai 16, 2004 9:50 pm

Fuzileiro escreveu:Esqueci mesmo :?
Mas um ataque contra os caças americanos mesmo sem AWACS daria trabalho aos Ianques, visto que os caças da marinha americanas são tao eficientes contra um su35 quanto um f-5 atacando um mig 29.

sei não cara.. os Super Hornets são bem bons

Responder