Tomcats Iranianos: Revista Asas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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VICTOR
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#16 Mensagem por VICTOR » Dom Mai 09, 2004 7:29 pm

Marechal-do-ar escreveu:O único equivalente ao F-14 era o mig 25, querer comparar um caça com 32 ton de MTOW contra um de 16 ton de MTOW como o caso do mirage F-1 não da né? Quanto aos mig 29 aposto que eram da versão A acertei? E os iraquianos não tinham o apoio do solo que esses caças exigiam, acertei de novo? E mesmo assim teve 1 (segundo fontes desse forum) F-14 derrubado, na guerra do golfo não teve NENHUM F-15 derrubado, se olharmos pelo kill-ratio o F-15 ganha não é mesmo? Não acho que o F-14 seja um bom avião, contra os iraquianos e seus migs mal usados até nossos F-5 conseguiriam um bom kill-ratio, acho que o que conta para decidir qual avião é melhor são suas caracteristicas.


Marechal, vc não respondeu se leu a reportagem ou não. :wink:




Carlos Eduardo

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#17 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 09, 2004 8:34 pm

Victor, não li, agora me diz, porque essa reporatagem é tão importante?




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Plinio Jr
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#18 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 10, 2004 10:32 am

A revista Asas vem apresentando matérias excelentes e a considero a melhor do Brasil no momento sobre o assunto, é duro que revistas como a Força Aérea entre outras, sempre com o mesmo assunto, ou reportagem sobre o Mirage 2000 , Gripen ou Mirage 2000, completamente sem assunto e totalmente envolvidas com seus patrocinadores. 8)

Muito da guerra Irã-Iraque começa a vir a público agora o que é muito bom, pois foi um conflito que envolveu boa parte de produtos de alta tecnologia daquele período.

É evidente que durante boa parte do conflito, os iranianos conseguiram manter uma relativa supremacia em relação as iraquianos, pois grande parte de seus pilotos eram muito bem treinados e possuiam material de ponta. Com exceção ao Mig-25, boa parte do conflito, os iraquianos operaram versões limitadas de caças Mig-21/23 e Su-20/22, que na minha opinião, eram bem inferiores aos Phantoms, Tigers e Tomcats iranianos.

A situação melhorou para os iraquianos, qdo começaram a receber apartir de 1994, Mirage F1Q, versões melhoradas de Mig-21 e Mig-23, com as baixas iranianas pelo atrito que não conseguiam repor pilotos com a mesma qualidade que tinham e principalmente, com o embargo de peças, sua força aérea começou a ficar inoperante, lembro-me de esquadrões de Phantoms no solo pela simples falta de pneus....

Tanto o F-14, como o Mig-25 e depois o Tornado F-3 e Mig-31 , foram projetados para interceptar e destruir grandes bombardeiros, mísseis cruise e aeronaves de recon a elevadas altitudes, a capacidade de disparar mísseis como o AIM-54 a grandes distâncias facilita as coisas para o Tomcat, embora em combates aproximados eu tenha minhas dúvidas, pois as vitórias sobre adversários de péssima qualidade como pilotos líbios e iraquianos, não comprove muita coisa.

Pelo que tenho visto em exercícios e simulados, os F-15 tiveram desempenhos superiores aos Tomcats contra adversários mais ágeis e capazes em combates aproximados, tanto que os Eagles eram comuns em escoltas a aeronaves da USN na Desert Storm, na Iugoslávia e na Iraque Freedom, ao que parece, os americanos perceberam isto .




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Guilherme
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#19 Mensagem por Guilherme » Seg Mai 10, 2004 10:46 am

http://www.scramble.nl/ir.htm

Cliquem em "Order of Battle".




Carlos Mathias

#20 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 10, 2004 12:12 pm

Qualquer caça armado com o AIM-54 teria resultados positivos contra tais aviões, pois seu braço longo alcançaria seu inimigo bem antes, deixando o atacante(F-14) sem se expor as armas do alvo. Pelo que eu li, os MIG-25 eram todos variantes de reconhecimento ou ataque, portanto com limitada capacidade de combate ar-ar, operavam sem o apoio dos radares em terra, que como pode ser concluído, vetoravam os F-14 para seus ataques, pois não sendo assim, seria muito difícil achar os MIG-25. Pode-se ler também que inúmeras vezes os iraquianos tiveram sucesso nos seus ataques, mas como trata-se de um artigo sobre F-14, não há sentido em expor seus fracassos, o que não desmerece em nada o conjunto F-14/AWG-9/AIM-54, que demonstou funcionar exatamente como o pretendido no projeto.




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#21 Mensagem por VICTOR » Ter Mai 11, 2004 12:25 pm

Marechal-do-ar escreveu:Victor, não li, agora me diz, porque essa reporatagem é tão importante?

Só lendo... :wink:

Uma coisa interessante é o uso de F-14 em missões de superioridade aérea, e de escolta.

Mathias:

Havia MiG-25P também, não apenas RB. Quanto aos fracassos do Tomcats, concordo em partes: os artigos não citam as perdas do F-14 (inclusive um abatido por um Mirage F1), mas por outro lado, qualquer um que ler a fundo sobre aquele conflito vai ver que os Tomcats prevaleceram de maneira avassaladora, sendo as perdas mínimas. :wink:




Carlos Eduardo

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#22 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Mai 11, 2004 2:17 pm

Carlos Mathias escreveu:Qualquer caça armado com o AIM-54 teria resultados positivos contra tais aviões, pois seu braço longo alcançaria seu inimigo bem antes, deixando o atacante(F-14) sem se expor as armas do alvo. Pelo que eu li, os MIG-25 eram todos variantes de reconhecimento ou ataque, portanto com limitada capacidade de combate ar-ar, operavam sem o apoio dos radares em terra, que como pode ser concluído, vetoravam os F-14 para seus ataques, pois não sendo assim, seria muito difícil achar os MIG-25. Pode-se ler também que inúmeras vezes os iraquianos tiveram sucesso nos seus ataques, mas como trata-se de um artigo sobre F-14, não há sentido em expor seus fracassos, o que não desmerece em nada o conjunto F-14/AWG-9/AIM-54, que demonstou funcionar exatamente como o pretendido no projeto.


Olá Carlos,


O alcance do Radar/Míssil, pura e simplesmente, não diz que ele terá sucesso contra uma dupla de menor alcance. Tanto é que, em simulações, o próprio Su-35 teve inúmeros sucessos contra os F-14D, pois os primeiros conseguiam permanecer mais tempo em combate, e podiam se esquivar so mísseis, de forma à poder perseguir os inimigos...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
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#23 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 11, 2004 11:39 pm

É verdade, mas eu quiz dizer em relação ao material usado pelos iraquianos à época, ou seja, se tivéssemos os Mig-25 armados com armas de longo alcance e todo o suporte de radares de terra para vetoração, acho que teríamos os mesmos resultados.
Fico feliz de saber que o F-14 está no roll dos derrotados pelo Su-35, pois eu o considero um bom caça e isso prova as grandes capacidades do Su-35, mas se o mais atual F-15 se lascou é natural que o tomcat também.
Pessoal, eu fico imaginando a cara dos americanos se tivéssemos os Su-35 aqui, mais uns mísseis, mais R-99... Se viessem por mar, que é o mais provável, Kh-41 nos navios e anti-awacs nos rockeye e de lambuja, uns R-27EA/R-77 nos F-18. É de se respeitar não é?




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#24 Mensagem por Fuzileiro » Dom Mai 16, 2004 9:00 pm

Por isso que eu torço pra Fx sair logo :)
Com Su 35 vencedor.
Uns 10 su 35, junto à alguns a-4 e f-5 dariam muito,mas muito trabalho aos ianques :twisted:




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#25 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 16, 2004 9:20 pm

Fuzileiro escreveu:Uns 10 su 35, junto à alguns a-4 e f-5 dariam muito,mas muito trabalho aos ianques :twisted:

Sem querer ser pessimista, mas essa merreca não dura 2 horas no campo de batalha contra os EUA...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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#26 Mensagem por Spetsnaz » Dom Mai 16, 2004 9:24 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Fuzileiro escreveu:Uns 10 su 35, junto à alguns a-4 e f-5 dariam muito,mas muito trabalho aos ianques :twisted:

Sem querer ser pessimista, mas essa merreca não dura 2 horas no campo de batalha contra os EUA...


Sem AWACS não dura mesmo .. não dura nem 1h ...




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#27 Mensagem por Super Flanker » Dom Mai 16, 2004 9:27 pm

Spetsnaz escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:
Fuzileiro escreveu:Uns 10 su 35, junto à alguns a-4 e f-5 dariam muito,mas muito trabalho aos ianques :twisted:

Sem querer ser pessimista, mas essa merreca não dura 2 horas no campo de batalha contra os EUA...


Sem AWACS não dura mesmo .. não dura nem 1h ...


E os R-99A?




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
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#28 Mensagem por Fuzileiro » Dom Mai 16, 2004 9:42 pm

Esqueci mesmo :?
Mas um ataque contra os caças americanos mesmo sem AWACS daria trabalho aos Ianques, visto que os caças da marinha americanas são tao eficientes contra um su35 quanto um f-5 atacando um mig 29.




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#29 Mensagem por Spetsnaz » Dom Mai 16, 2004 9:49 pm

Super Flanker escreveu:
Spetsnaz escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:
Fuzileiro escreveu:Uns 10 su 35, junto à alguns a-4 e f-5 dariam muito,mas muito trabalho aos ianques :twisted:

Sem querer ser pessimista, mas essa merreca não dura 2 horas no campo de batalha contra os EUA...


Sem AWACS não dura mesmo .. não dura nem 1h ...


E os R-99A?


a ele é limitado po... bem limitado




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#30 Mensagem por Spetsnaz » Dom Mai 16, 2004 9:50 pm

Fuzileiro escreveu:Esqueci mesmo :?
Mas um ataque contra os caças americanos mesmo sem AWACS daria trabalho aos Ianques, visto que os caças da marinha americanas são tao eficientes contra um su35 quanto um f-5 atacando um mig 29.


sei não cara.. os Super Hornets são bem bons




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