Equipamentos FN

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#76 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 28, 2006 11:17 am

Se os navais estão tomando tiro na Haiti, o correto seria requisitar apoio do EB no Haiti. Não tem como dar apoio? Requisita ao superior no Brasil. O que o superior no Brasil poderia fazer? Requisitar o material ao MinDef!!! Porra, o CFN não poderia usar alguns Urutus provisóriamente? Tá de sacanagem, né? :?

Tõ começando a concordar com o pessoal. O CFN tá querendo aparecer de "forças especiais" e só quer material importado... :?

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

#77 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 28, 2006 11:25 am

M-41C neles. Já tem os carros aí, prontos, e fica comprando meia dúzia de brinquedinhos? Acho meio fora de proporção, gatar com coisa nova se tem algo melhor(em termos de poder e proteção) e nosso prá usar. Pode até ser super-dimensionado para a função, mas pelo custo... e, proteção(CFN) e porrada(Haiti) demais não fazem mal à ninguém. M-41C pro Haiti já!!!! 8-]

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#78 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 28, 2006 11:59 am

O CFN deixou de usar Urutus e Cascavéis porque atolavam? Ora, pombas, porque não investir os 10 milhões de dólares no Charrua, então? :evil: Esse projeto precisa de quanto para ser terminado e posto em produção? Quanto tempo levaria para fazer um lote? Enquanto isso o CFN não deria usar um lote de Urutus modernizados no Haiti? :evil:

REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#79 Mensagem por REGATEANO » Sex Abr 28, 2006 2:09 pm

Alcantara,

E ainda tem o fato de que o CFN já operou os Urutus!!! Concordo contigo.

nemesis
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Contato:

#80 Mensagem por nemesis » Sex Abr 28, 2006 3:21 pm

é mais facil o exército doa alguns blindados pro paraguai, do que cede alguns urutus pra marinha... :roll:

sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#81 Mensagem por artenobre » Sex Abr 28, 2006 4:46 pm

vergonha é o exército ainda utilizar os urutus, e se a marinha for esperar os urutus III, daqui a 10 anos ainda vai estar sem um blindado de rodas dada ao tempo que se leva pra se fazer algo por aqui e a má vontade politica

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#82 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 28, 2006 8:13 pm

Vergonha é a MB comprando QUATRO carrinhos?!

Pra mim vergonha é o EB ficar enrolando com o Urutu III. A MB está mais que certa em comprar esses Piranhas. Eles são uma tropa de elite, precisam sempre de equipamentos de ponta, sempre.

Porque o CFN tem M16 e M4? Simples, cansaram de esperar o EB definir a MD-97. Porque o CFN tem Piranha? Simples, cansaram de esperar o EB definir o Urutu III. Se for assim, as Forças Especiais do EB são tudo uma vergonha, pois usam M4s, e não o super-nacional MD-97!

E outra, não consigo comparar o Urutu com o Piranha. Pô, um é 6x6, outro é 8x8 e muito maior. Uma coisa totalmente diferente.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#83 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 28, 2006 8:15 pm

Alcantara escreveu:O CFN deixou de usar Urutus e Cascavéis porque atolavam? Ora, pombas, porque não investir os 10 milhões de dólares no Charrua, então? :evil: Esse projeto precisa de quanto para ser terminado e posto em produção? Quanto tempo levaria para fazer um lote? Enquanto isso o CFN não deria usar um lote de Urutus modernizados no Haiti? :evil:

Os Urutus e Cascavéis foram aposentados por N motivos. Os Cascavéis foram substituídos pelos Sk-105 e os Urutus serão substitídos agora pelos Piranha. O Charrua é um veículo sobre lagartas. Para essa função o CFN tem os M-113! O CFN está comprando um blindado sobre rodas. O CFN não precisa de um lote de blindados, precisa com urgência dessas 5 viaturas. Quantos são os Urutus modernizados? O EB tem condições de cedê-los? Pra que o quebra galho se você já pode adquirir uma solução definitiva? Ainda mais em um momento em que a maior parte do seu gasto vai ser reembolsado pela ONU.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#84 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 28, 2006 9:07 pm

Para que contribuir com a industria nacional, né? Os caras do CFN são "forças especiais". Para eles só serve arma importada!!! :roll:

Eu citei o Charrua porque a desculpa para retirar os Urutus e Cascavéis de serviço era que eles atolavam na areia fofa. Com o charrua isso não iria acontecer. Agora, os fuzileiros não tem sempre que ter o melhor equipamento? E vão se contentar com os M-113? O Charrua seria muito melhor. :roll:

Bolovo
Sênior
Sênior

#85 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 28, 2006 9:19 pm

Alcantara escreveu:Para que contribuir com a industria nacional, né? Os caras do CFN são "forças especiais". Para eles só serve arma importada!!! :roll:

Existia algum fuzil 5,56mm NACIONAL na epoca que o CFN comprou as M-16? Não.

Existe algum 8x8 NACIONAL?! Não.
Alcantara escreveu:Eu citei o Charrua porque a desculpa para retirar os Urutus e Cascavéis de serviço era que eles atolavam na areia fofa. Com o charrua isso não iria acontecer.

Ok.
Alcantara escreveu:Agora, os fuzileiros não tem sempre que ter o melhor equipamento? E vão se contentar com os M-113? O Charrua seria muito melhor. :roll:

Se os M113 estão funcionando a contento, pra que Charrua?

Pergunta isso pro EB e seus 400 M113.

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Defesa Brilhante

#86 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Abr 28, 2006 10:34 pm

Luís Henrique escreveu:
Você está querendo comparar um 4x4 com um 8x8? Não, né? Sabe que são veículos completamentes distintos? A questão aqui não é só blindagem.

Sei disso. Mas o que estou dizendo é com relação a blindagem. O pessoal ta dizendo que a compra não poderia ser adiada porque eles estão tomando chuva de fuzil e que os jipes não aguentam. Apenas sugeri um veículo que com blindagem nível V aguenta até 30 mm.

Então tá tranqüilo, po. Que todas as Forças Armadas do mundo aposentem seus 6x6 e 8x8, os 4x4 fazem todo o serviço! A indústria nacional não tem hoje um projeto pronto nem de 6x6, que dirá 8x8!

Não tem, mas ja teve o Urutu, Cascavel, etc. Tem caminhão 8x8 etc.
O 4x4 não substitui tudo, mas sugeri como opção.

Meu caro, o CFN precisa de veículos para ele.

É claro. E os brasileiros precisam de emprego, de salário, de dinheiro.
O Brasil precisa de tecnologia, precisa ter indústrias bélicas fortes.
Agora, o CFN não poderia utilizar uns urutus do EB por determinado tempo? Ou compra-los do EB, garanto que seria muitíssimo mais barato e serviriam como blindado tampão até a chegada dos novos Urutu III ou equivalente.

Não, mas esta é uma das funções do Corpo. Precisa ser anfíbio porque até o EB quer um veículo assim. Não é anfíbio de navegar em mar aberto. Tem que ser capaz de pelo menos transpor cursos d'água. Lembre-se que depois do Haiti eles vão ser usados pelos Fuzileiros, então devem ter a capacidade para cumprir as missões. A capacidade anfíbia é primordial para uma Força Anfíbia!

Como blindado tampão. Não precisa ficar eternamente com o CFN. E um veículo como o Commando M4 também seria útil em qualquer força. Os fuzileiros americanos e exército tem dezenas de milhares deste tipo de veículo. Agora, o Urutu do EB poderia ser uma solução provisória.
Afinal, la não tem uma força armada, nem mesmo um grupo guerrilheiro fortemente armado, apenas um povo pobre, sem treinamento com fuzis.

Não precisa de um Piranha ultramoderno, um Urutu usado quebra o galho.

Mas os Fuzileiros não precisam de 200 4x4!! Eles precisam de poucos 8x8! Caramba, que dificuldade de entender! Não se pode pensar em indústria nacional em detrimento das capacidades e necessidades operacionais das Forças Armadas! Não estamos falando de tempos de paz que um determinado equipamento pode esperar. Estamos em MISSÃO REAL! Agora mesmo provavelmente eles estão em patrulha no Haiti. Se o Brasil tivesse um 8x8 pronto, mesmo que fosse pouco inferior, ótimo! Os Fuzileiros certamente o teriam escolhido. O fato é que isso não existe.

Eu entendo, sem dificuldades. A questão é que não aprovo a decisão.
O Brasil tem muitas dificuldades, problemas sociais, etc. Você é um que fala que não podemos gastar tanto nas forças armadas porque o país tem muitos outros problemas, então uma idéia para melhorar estes problemas seria adquirir apenas material bélico nacional.

Por quê precisa ser 8x8, não serve um 6x6 usado. O arsenal de SP poderia modernizar rapidamente alguns Urutu para o CFN por muito menos que U$ 10 mi.

Existem muitas soluções que poderiam ser adotadas para o benefício da indústria nacional, e os fuzileiros não ficariam a ver navios.

Urutu usado emprestado ou comprado. Urutu modernizado. Commando M4. Se for o caso tira uns Urutu do EB e passa pro CFN e ai complementa o EB com Commando.

O Urutu III mal serve pro EB! O EB embarcou nessa por pura falta de verbas. Se pudesse teria escolhido um veículo melhor. O CFN é uma tropa que precisa ter equipamentos de ponta e vai ter. Quem que sabe se o EB tem Urutus disponíveis? Quem é que sabe se a operação dos Urutus está sendo satisfatória? Tem fotos de Urutus atolados lá no Haiti! E aí?

O Urutu é considerado um bom veículo. Foi exportado para vários países. O EB sempre o usou e não teve grandes problemas. Existem melhores soluções? Com certeza, o Urutu ja ta velho, mas é nacional, é nosso.
Para se proteger de um bando de pessoas despreparadas, desesperadas mas muito mal armadas, o Urutu está de bom tamanho.

O Urutu III pode ser melhorado, basta dinheiro. Se for para comprar Piranha aos montes, com o dinheiro da para melhorar muita coisa no Urutu III e ai ele poderia até ser exportado para outros países.

Temos que pensar no Brasil e não apenas no CFN. E porque o CFN se acha melhor que o EB. So porque é menor pode ter equipamento melhor. Se é menor deveria ter menos verba, proporcionalmente. Ou seja, se o EB vai de Urutu III o CFN tem que ir também. Capacidade de produzir um blindado nacional anfíbio que atenda as necessidades dos fuzileiros o Brasil tem.

Deixem os Fuzileiros comprarem o Piranha, afinal de contas, a ONU vai reembolsar o dinheiro depois.

Mesmo assim, o dinheiro poderia ter ido para empresas brasileiras. Mas pelo jeito, continuaremos subdesenvolvidos com pouca tecnologia militar eternamente, porque a maioria quer o melhor produto e não o nacional. E o melhor nunca é o nacional, mas poderia ser no futuro.

Meu camarada.

Nao entrando no merito da questao, que alias parece que fui eu que levantei, poucas vezes eu li algo tao bem elaborado e apaixonante nos foruns que frequento. Voce está de parabens .

Carlos Mathias

#87 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 28, 2006 10:58 pm

Essa compra prá mim foi no mínimo apressada, mesmo que seja paga pela ONU. O abacaxi vai ficar por aí prá descarcar, ou vai jogar fora?

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#88 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 28, 2006 11:17 pm

Bolovo escreveu:
Alcantara escreveu:Para que contribuir com a industria nacional, né? Os caras do CFN são "forças especiais". Para eles só serve arma importada!!! :roll:

E é justamente essa a crítica que se faz ao CFN. Cadê o apoio a industria nacional? :?

Bolovo escreveu:
Alcantara escreveu:Eu citei o Charrua porque a desculpa para retirar os Urutus e Cascavéis de serviço era que eles atolavam na areia fofa. Com o charrua isso não iria acontecer.

Ok.
Alcantara escreveu:Agora, os fuzileiros não tem sempre que ter o melhor equipamento? E vão se contentar com os M-113? O Charrua seria muito melhor. :roll:

Se os Urutus modernizados podem funcionar a contento no Haiti, porquê Piranha? O raciocínio é o mesmo (manter equipamento antigo pois ele funciona a contento)! :lol:

Bolovo escreveu:Pergunta isso pro EB e seus 400 M113.

Será que com 10 milhões de dólares na mão para comprar um blindado o EB não investiria na industria nacional? Pergunte ao SGT Guerra o que ele acha da complementação (e depois substituição) dos M-113 pelos Charruas... :roll:

Carlos Mathias escreveu:Essa compra prá mim foi no mínimo apressada, mesmo que seja paga pela ONU...

Pois é. É nesse ponto que eu tenho batido. A padronização dos equipamento é uma meta a ser buscada, mas que o CFN tem fugido rotineiramente. Deve ser efeito da mosca azul das forças especiais... :oops:

Abraços, galera!!! :lol:

Bolovo
Sênior
Sênior

#89 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 28, 2006 11:24 pm

Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:

E é justamente essa a crítica que se faz ao CFN. Cadê o apoio a industria nacional? :?

Uai, o CFN é uma tropinha de 15 mil soldados. O EB tem 200 mil.

Comprar 5 na minha opnião, não muda nada. Comprar 400 que nem o EB faz, sim.
Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:

Ok.

Se os Urutus modernizados podem funcionar a contento no Haiti, porquê Piranha? O raciocínio é o mesmo (manter equipamento antigo pois ele funciona a contento)! :lol:

Contentes com o Urutu o CFN não está, tanto que eles nem estão mais na força.
Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:Pergunta isso pro EB e seus 400 M113.

Será que com 10 milhões de dólares na mão para comprar um blindado o EB não investiria na industria nacional? Pergunte ao SGT Guerra o que ele acha da complementação (e depois substituição) dos M-113 pelos Charruas... :roll:

O SGT Guerra adora o Charrua, eu sei disso. :lol:
Não sei do porque o Charrua não reviver, ele cumpre tudo que o EB precisa, mas os 10 milhões do CFN, acho que não daria nem pro gasto para começar a construir a linha de montagem!
Alcantara escreveu:Abraços, Bolovo!!! :lol:

See Ya! :mrgreen:

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#90 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 28, 2006 11:49 pm

Ok, vamos acabar com esse negócio de quote, quote, quote, hehehe [082]

O meu ponto de vista é que, apesar da necessidade urgente do CFN, o CFN foi apressado pois essa compra poderia ser uma alavanca para a industria nacional, que tem produtos tão bons quanto a extrangeira. Acho que eles deveriam participar do projeto Urutu III. Custa tanto ao CFN ter equipamentos comuns ao EB? :oops:

Responder