F-14 Iranianos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Strider
Avançado
Avançado
Mensagens: 596
Registrado em: Qui Abr 27, 2006 4:54 pm
Localização: Barbosa Ferraz - Pr
Agradeceram: 1 vez

F-14 Iranianos

#1 Mensagem por Strider » Sex Abr 28, 2006 8:54 am

Alguém pode me informar como estão os F-14 do irã atualmente? que arma usam e quantos devem estar em condições de vôo?




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: F-14 Iranianos

#2 Mensagem por Lauro Melo » Sex Abr 28, 2006 10:03 am

Strider escreveu:Alguém pode me informar como estão os F-14 do irã atualmente? que arma usam e quantos devem estar em condições de vôo?


Eu também queria entender como eles conseguem manter operacional um caça tão complexo em sua manutenção.
E as peças ?




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: F-14 Iranianos

#3 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 28, 2006 11:10 am

Lauro Melo escreveu:Eu também queria entender como eles conseguem manter operacional um caça tão complexo em sua manutenção.
E as peças ?

Bem, acho que eles teriam três modos:

:arrow: produção local das peças mais usadas

:arrow: canibalizar aeronaves em pior estado (estruturas?)

:arrow: desvio de peças de estoques americanos e contrabando (peças sensíveis / específicas?)




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: F-14 Iranianos

#4 Mensagem por Lauro Melo » Sex Abr 28, 2006 11:19 am

Alcantara escreveu:
Lauro Melo escreveu:Eu também queria entender como eles conseguem manter operacional um caça tão complexo em sua manutenção.E as peças ?

Bem, acho que eles teriam três modos:
:arrow: produção local das peças mais usadas
:arrow: canibalizar aeronaves em pior estado (estruturas?)
:arrow: desvio de peças de estoques americanos e contrabando (peças sensíveis / específicas?)


:arrow: desvio de peças de estoques americanos e contrabando (peças sensíveis / específicas? )

Fala Alcantara,
Em minha opinião só pode ser isto. Pois as outras opções são quase "impossíveis".

:arrow: produção local das peças mais usadas

Talvez algumas mas, de "todas" :?:

:arrow: canibalizar aeronaves em pior estado (estruturas?)

Durante quase 30 anos ! Creio que todas já teriam acabado.

sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#5 Mensagem por Slip Junior » Sex Abr 28, 2006 11:43 am

Houveram grandes desvios de equipamentos norte-americanos para os iranianos e alguns desses esquemas chegaram a ser descobertos, sendo o mais famoso de todos, o episódio que ficou conhecido como Irã-contras.

Ai vai um pequeno apanhado dessas operações:

"On 12 June [2001] Said Homayouni, an Iranian-born Canadian, and Yew Leng Fung, a Malaysian, pleaded guilty in U.S. district court to conspiring to ship restricted parts for military aircraft to Iran. Prosecutors claimed that Homayouni purchased parts for the F-4 Phantom, the F-5 Tiger, and the F-14 Tomcat for export, and some of the shipments actually reached Iran, according to AP. Homayouni and Fung are shareholders in Multicore Limited, which is run by Soroosh Homayouni from London. Multicore has been investigated seven times by the U.S. Customs Service for illegally exporting military equipment to Iran. In late December, a federal grand jury indicted Soroosh Homayouni for conspiracy to violate export laws, and in 1988 Homayouni was convicted for trying to export radar equipment and received a 21-month sentence."
Fonte: http://www.globalsecurity.org/wmd/libra ... 80601.html

"The Iran-Contra Affair was the biggest political scandal in the United States during the 1980's.

Several members of the Reagan Administration engaged in the sale of arms to Iran, an avowed enemy, and used proceeds from the sales to illegally fund the Contras, a right-wing guerrilla group in Nicaragua.

President Reagan appeared to the American public and told a national television audience that the United States had not sold weapons to Iran. In a later televised Presidential Address he clarified that facts showed that the administration had, in fact, done so. Reagan repeatedly denied that he had authorized the arms exchanges, but took full responsibility for what happened."

http://en.wikipedia.org/wiki/Iran-Contra_Affair

"In fact according to the report of the U.S. Congressional Committees Investigating the Iran-Contra Affair issued in November of 1987, "the sale of U.S. arms to Iran through Israel began in the summer of 1985, after receiving the approval of President Reagan." These sales included "2,008 TOW missiles and 235 parts kits for Hawk missiles had been sent to Iran via Israel." Further shipments of up to US$2 billion of American weapons from Israel to Iran consisting of 18 F-4 fighter-bombers, 46 Skyhawk fighter-bombers, and nearly 4,000 missiles were folied by the U.S. Department of Justice, and "unverified reports alleged that Israel agreed to sell Iran Sidewinder air-to-air missiles, radar equipment, mortar and machinegun ammunition, field telephones, M-60 tank engines and artillery shells, and spare parts for C-130 transport planes." The London Observer also estimated that Israel's arms sales to Iran during the war totalled US$ 500 million annually, and Time Magazine reported that throughout 1981 and 1982, "the Israelis reportedly set up Swiss bank accounts to handle the financial end of the deals."
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Iran-Iraq_War

Além disso, também houve a nacionalização de diversos itens das aeronaves sendo que tais processos inclusive resultaram em novas aeronaves como o jato Azarakhsh que tem uma clara inspiração vinda da engenheria reversa realizada, principalmente, nos F-5F Tiger II.

Abraços




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: F-14 Iranianos

#6 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 28, 2006 11:54 am

Lauro Melo escreveu::arrow: desvio de peças de estoques americanos e contrabando (peças sensíveis / específicas? )

Fala Alcantara,
Em minha opinião só pode ser isto. Pois as outras opções são quase "impossíveis".

:arrow: produção local das peças mais usadas

Talvez algumas mas, de "todas" :?:

:arrow: canibalizar aeronaves em pior estado (estruturas?)

Durante quase 30 anos ! Creio que todas já teriam acabado.

sds,

Eu acho que é uma conjunção de todas as possibilidades listadas. O Irã produz peças, canibaliza aeronaves e contrabandeia peças. Com uma opção só seria impossível manter os F-14 em vôo.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#7 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Abr 28, 2006 11:55 am

Aquando da 1ª Guerra do Golfo, em 1991, o Irão não ficou com uns Sukoy iraquianos que para lá foram, para não serem destruidos?

Acho que o Irão nunca devolveu esses aparelhos ao regime de Saddam.




Imagem
Strider
Avançado
Avançado
Mensagens: 596
Registrado em: Qui Abr 27, 2006 4:54 pm
Localização: Barbosa Ferraz - Pr
Agradeceram: 1 vez

#8 Mensagem por Strider » Sex Abr 28, 2006 12:28 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Aquando da 1ª Guerra do Golfo, em 1991, o Irão não ficou com uns Sukoy iraquianos que para lá foram, para não serem destruidos?

Acho que o Irão nunca devolveu esses aparelhos ao regime de Saddam.


Aeronaves do Iraque fugiram para o Irã para escapar da "aniquilação", eram aeronaves como Mirage F-1, Sukhoi Su-24 Fenncer e outras. Elas foram oficialmente integradas a Força Aérea Revolucionária do Irã e as aeronaves Iraquianas que não foram integradas estão estocadas na Base Aérea Iraniana de Nozheh em Hamadan (Pos: 34° 52' 05.40" N 048° 33' 08.31" E)




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#9 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 28, 2006 1:17 pm

Os Su-25, Su-22, Su-24 e Mig-29 que fugiram para o Iran foram integrados a FARII, até tem uma matéria de uma Força Aérea que conta isso.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Guilten
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 188
Registrado em: Qui Abr 29, 2004 3:51 pm
Localização: Rio de Janeiro

#10 Mensagem por Guilten » Sex Abr 28, 2006 1:43 pm

Pois é pessoal, se o Irã contrabandeia ou não peças do F-14 isso ficará bem claro daqui pra frente, de uma forma ou de outra!!!! Ora, a Navy não acabou de "pendurar a chuteira" (estamos perto da copa, por isso a expressão..rsrsr) de seus Tomcats???? Então, ou os F-14 Iranianos vão se aposentar também ou ficarão mais disponíveis do que nunca!!!!! Afinal, deve ter uma galera lá no ARMARC (A sigla é essa??) que deve tá doida pra esses aviões chegarem..... [009]




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#11 Mensagem por Lauro Melo » Sex Abr 28, 2006 1:58 pm

Slip Junior escreveu:Houveram grandes desvios de equipamentos norte-americanos para os iranianos e alguns desses esquemas chegaram a ser descobertos, sendo o mais famoso de todos, o episódio que ficou conhecido como Irã-contras.
Ai vai um pequeno apanhado dessas operações:
"On 12 June [2001] Said Homayouni, an Iranian-born Canadian, and Yew Leng Fung, a Malaysian, pleaded guilty in U.S. district court to conspiring to ship restricted parts for military aircraft to Iran. Prosecutors claimed that Homayouni purchased parts for the F-4 Phantom, the F-5 Tiger, and the F-14 Tomcat for export, and some of the shipments actually reached Iran, according to AP. Homayouni and Fung are shareholders in Multicore Limited, which is run by Soroosh Homayouni from London. Multicore has been investigated seven times by the U.S. Customs Service for illegally exporting military equipment to Iran. In late December, a federal grand jury indicted Soroosh Homayouni for conspiracy to violate export laws, and in 1988 Homayouni was convicted for trying to export radar equipment and received a 21-month sentence."
Fonte: http://www.globalsecurity.org/wmd/libra ... 80601.html
[i]"The Iran-Contra Affair was the biggest political scandal in the United States during the 1980's.
Abraços


Valeu Slip ! !

Parece-me que a corrupção não é apenas um câncer que devasta o Brasil.
Esta até no país mais rico do mundo.

Então poderemos ver em breve os embates entre F-14 A x F-22 A ou F-14 A x F/A-18 E/F ( a revanche )......

Abraços,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55167
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#12 Mensagem por P44 » Sex Abr 28, 2006 2:02 pm

Lauro Melo escreveu:
Slip Junior escreveu:Houveram grandes desvios de equipamentos norte-americanos para os iranianos e alguns desses esquemas chegaram a ser descobertos, sendo o mais famoso de todos, o episódio que ficou conhecido como Irã-contras.
Ai vai um pequeno apanhado dessas operações:
"On 12 June [2001] Said Homayouni, an Iranian-born Canadian, and Yew Leng Fung, a Malaysian, pleaded guilty in U.S. district court to conspiring to ship restricted parts for military aircraft to Iran. Prosecutors claimed that Homayouni purchased parts for the F-4 Phantom, the F-5 Tiger, and the F-14 Tomcat for export, and some of the shipments actually reached Iran, according to AP. Homayouni and Fung are shareholders in Multicore Limited, which is run by Soroosh Homayouni from London. Multicore has been investigated seven times by the U.S. Customs Service for illegally exporting military equipment to Iran. In late December, a federal grand jury indicted Soroosh Homayouni for conspiracy to violate export laws, and in 1988 Homayouni was convicted for trying to export radar equipment and received a 21-month sentence."
Fonte: http://www.globalsecurity.org/wmd/libra ... 80601.html
[i]"The Iran-Contra Affair was the biggest political scandal in the United States during the 1980's.
Abraços


Valeu Slip ! !

Parece-me que a corrupção não é apenas um câncer que devasta o Brasil.
Esta até no país mais rico do mundo.



Off-Topic....Halliburton...Dick Cheney....te diz alguma coisa :?:

:mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
Jose Matos
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:17 am
Localização: Estarreja - Portugal
Contato:

#13 Mensagem por Jose Matos » Sex Abr 28, 2006 2:03 pm

Olá

Em resposta ao número de Tomcats operacionais no Irão esse número actualmente andará à volta de vinte e tal aparelhos. Em 1999, existiam 58 aparelhos estando metade deles armazenados e outra metade em uso. Com mais algumas perdas nos últimos anos é de admitir que o número de Tomcats operacionais seja um pouco superior a 20, mas ninguém sabe o número exacto.

Um abraço





Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#14 Mensagem por Adriano » Sex Abr 28, 2006 2:26 pm

Realmente, dizem que poucos desses estão operacionais e sabe-se pouco se mantém as capacidades originais. Creio que os aviões em melhores condições são os J-7 chineses e os SU-25... pelo que me lembro de ter lido...




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Strider
Avançado
Avançado
Mensagens: 596
Registrado em: Qui Abr 27, 2006 4:54 pm
Localização: Barbosa Ferraz - Pr
Agradeceram: 1 vez

#15 Mensagem por Strider » Sex Abr 28, 2006 5:12 pm

Adriano escreveu:Realmente, dizem que poucos desses estão operacionais e sabe-se pouco se mantém as capacidades originais. Creio que os aviões em melhores condições são os J-7 chineses e os SU-25... pelo que me lembro de ter lido...



Tem razão, mas eu acho que os principais vetores do Irã para um possível confronto com os EUA são os F-4E/D e F-5. A e a propósito: O irã antes da queda do Xá o Irã comprou mais de 200 helicópteros de ataque AH-1Z/Q para o exército. será que estão com pelo menos uns 40 ou 50 operacionais para enfrentar o US Army?
Pelo menos uma formação com 8 eu vi pela CNN num disfile militar que ocorreu no Irã uma semana atrás.




Responder