Prezado Clermont,
Concordo e discordo do senhor quando diz:
Posso estar enganado (duvido!) mas tudo o que os cariocas terão, é mais um "7 de setembro" fora de época. Sem maiores conseqüências. Não entra na minha cabeça o que é que uma força de menos de 2 mil homens (ainda que fossem o dobro, ou o triplo) pode fazer que a PM, com uns 30 mil homens; ou a Civil com uns 5 mil não estão conseguindo fazer.
Que vai ser mais um 7 de setembro vai, não pela simples presença da tropa, mas pela perda do elemento surpresa essencial em qualquer operação militar.
Quanto a fazer melhor que os Órgãos de Segurança Pública do seu Estado com apenas 2 mil homens como diz, eu acho possível. Vocês têm que entender que as tropas a serem empregadas são a Elite da Elite das nossas FFAA (não são Deuses), mas são bem melhores que o BOPE e CORE (não querendo menosprezá-los de forma alguma), por exemplo. A força é desproporcional, e pode saber, podem morrer até mais civis do que numa ação policial comum, pois as perdas de civis são efeitos colaterais previstos em qualquer operação de cunho MILITAR.
E na minha opinião, essa moçada do CV, TC, ADA e outros já fugiram há muito tempo e devem ta tudo com diarréia precoce numa hora dessas.
O problema é que o EB não poderá agir com Força Máxima pra cima dos "MALACO", fazendo pequenas e rápidas incursões para neutraliza-los (destruí-los). Isso é fruto das limitações impostas pela nossa sociedade, que pena...
Clermont escreveu: Gostaria muito de que alguém tentasse me convencer da razão pela qual o atual comandante da PM (em minha opinião, muito fraco) que lidera mais de vinte batalhões, com mais de 25 mil homens precisa ser posto sob as ordens de um general que comanda dois ou três batalhões, com uns 2 mil. E eu também preciso ser convencido de que um general do Exército bisonho em ações policiais (e todos eles, sem exceções são bisonhos, pois nunca estiveram, de madrugada dando "batida" na Vila Mimosa) é mais competente do que um coronel da PM, que foi formado em ações nos piores buracos do Rio de Janeiro.
Quanto à forma desrespeitosa como citou o Excelentíssimo General de Exército Manoel Luiz Valdevez de Castro, comandante do Comando Militar do Leste, qualificando-o de BISONHO em ações policiais eu digo que discordo. O General Castro não precisará participar diretamente dos combates se esses ocorrerem, pois não é sua função. Posso lhe dizer que os cursos de Estado Maior feitos na ECEME, na ESG e nas outras Forças Singulares, habilitam o General Castro ao comando de qualquer tipo de operação militar terrestre, de guerra e/ou policial. Isto também se aplica aos subordinados do General Castro que estarão no comando das tropas no TO.
Sou contra o emprego das FFAA, porque o inimigo não é digno de lutar contra os militares... Pra falar a verdade os Narcotraficantes já fugiram há muito tempo, eu acho que tiveram diarréia precoce. Hahahahaha! Semana que vem vamos ver se eles vão querer peitar o EB.
Clermont escreveu: Vcs podem achar isso uma grande besteira. Mas eu lembro de um tenente veterano da PMERJ, que analisou o comportamento de uns homens da elite da PM de Minas Gerais, enviados para reforçar a Eco-92. Ele disse: "Pois é, fulano, se botar esses caras na "madruga" do Rio, eles não ficam vivos nem uma semana!"
Você num lembra da época em que os policiais civis do DEOESP daqui libertaram seqüestrado de cativeiro lá no Rio. E olha que foi desse mesmo DEOESP que o tal Fernandinho Beira Mar fugiu pela porta da frente. Hahahahaha! Uma engraçada contradição não acha??? Aliás esse cara era problema do Estado do Rio de Janeiro não era??? Ninguém quer ficar com ele, coitadinho, ele vai ficar sozinho. Kkkkkkk!!!
Clermont escreveu:E o mesmo valeria para o delegado que chefia a Polícia Civil. Nesse caso, então, é escandalosa a idéia de que um general possa lhe dar ordens.
Não acho nada escandaloso, se for preciso as FFAA vão intervir onde for necessário... O delegado chefe da Polícia Civil também sabe que o General Castro também cumpre ordens e que também não irá trata-lo como um militar subordinado. E tem mais, eu não vi em lugar nenhum falando que o EB iria comandar a Polícia Civil, eu vi que ele iria controlar a PMERJ somente enquanto durarem as operações no TO Urbano.
Clermont escreveu: Mas isso é bem feito para esses coronéis da PM. Toda vez que se menciona a possibilidade de se retirar as PM do controle do militares (acabando com essa tolice de "reservas do Exército"), eles matam essa idéia no Congresso, através dos seus "lobbies".
Pra acabar com status de Força Auxiliar da PM, a mesma tem que ser desmilitarizada, mas isso dá discussão pra outro fórum que considero bem interessante.
Clermont escreveu:Alguém pode dizer: "Pô, Clermont, tu tá muito pessimista"! E não tenho motivos?
Eu também to pessimista quanto à operação, mas não por causa da possível incompetência do EB em ações policiais e sim pela perda do elemento surpresa.
Posso até estar equivocado...