Você está querendo comparar um 4x4 com um 8x8? Não, né? Sabe que são veículos completamentes distintos? A questão aqui não é só blindagem.
Sei disso. Mas o que estou dizendo é com relação a blindagem. O pessoal ta dizendo que a compra não poderia ser adiada porque eles estão tomando chuva de fuzil e que os jipes não aguentam. Apenas sugeri um veículo que com blindagem nível V aguenta até 30 mm.
Então tá tranqüilo, po. Que todas as Forças Armadas do mundo aposentem seus 6x6 e 8x8, os 4x4 fazem todo o serviço! A indústria nacional não tem hoje um projeto pronto nem de 6x6, que dirá 8x8!
Não tem, mas ja teve o Urutu, Cascavel, etc. Tem caminhão 8x8 etc.
O 4x4 não substitui tudo, mas sugeri como opção.
Meu caro, o CFN precisa de veículos para ele.
É claro. E os brasileiros precisam de emprego, de salário, de dinheiro.
O Brasil precisa de tecnologia, precisa ter indústrias bélicas fortes.
Agora, o CFN não poderia utilizar uns urutus do EB por determinado tempo? Ou compra-los do EB, garanto que seria muitíssimo mais barato e serviriam como blindado tampão até a chegada dos novos Urutu III ou equivalente.
Não, mas esta é uma das funções do Corpo. Precisa ser anfíbio porque até o EB quer um veículo assim. Não é anfíbio de navegar em mar aberto. Tem que ser capaz de pelo menos transpor cursos d'água. Lembre-se que depois do Haiti eles vão ser usados pelos Fuzileiros, então devem ter a capacidade para cumprir as missões. A capacidade anfíbia é primordial para uma Força Anfíbia!
Como blindado tampão. Não precisa ficar eternamente com o CFN. E um veículo como o Commando M4 também seria útil em qualquer força. Os fuzileiros americanos e exército tem dezenas de milhares deste tipo de veículo. Agora, o Urutu do EB poderia ser uma solução provisória.
Afinal, la não tem uma força armada, nem mesmo um grupo guerrilheiro fortemente armado, apenas um povo pobre, sem treinamento com fuzis.
Não precisa de um Piranha ultramoderno, um Urutu usado quebra o galho.
Mas os Fuzileiros não precisam de 200 4x4!! Eles precisam de poucos 8x8! Caramba, que dificuldade de entender! Não se pode pensar em indústria nacional em detrimento das capacidades e necessidades operacionais das Forças Armadas! Não estamos falando de tempos de paz que um determinado equipamento pode esperar. Estamos em MISSÃO REAL! Agora mesmo provavelmente eles estão em patrulha no Haiti. Se o Brasil tivesse um 8x8 pronto, mesmo que fosse pouco inferior, ótimo! Os Fuzileiros certamente o teriam escolhido. O fato é que isso não existe.
Eu entendo, sem dificuldades. A questão é que não aprovo a decisão.
O Brasil tem muitas dificuldades, problemas sociais, etc. Você é um que fala que não podemos gastar tanto nas forças armadas porque o país tem muitos outros problemas, então uma idéia para melhorar estes problemas seria adquirir apenas material bélico nacional.
Por quê precisa ser 8x8, não serve um 6x6 usado. O arsenal de SP poderia modernizar rapidamente alguns Urutu para o CFN por muito menos que U$ 10 mi.
Existem muitas soluções que poderiam ser adotadas para o benefício da indústria nacional, e os fuzileiros não ficariam a ver navios.
Urutu usado emprestado ou comprado. Urutu modernizado. Commando M4. Se for o caso tira uns Urutu do EB e passa pro CFN e ai complementa o EB com Commando.
O Urutu III mal serve pro EB! O EB embarcou nessa por pura falta de verbas. Se pudesse teria escolhido um veículo melhor. O CFN é uma tropa que precisa ter equipamentos de ponta e vai ter. Quem que sabe se o EB tem Urutus disponíveis? Quem é que sabe se a operação dos Urutus está sendo satisfatória? Tem fotos de Urutus atolados lá no Haiti! E aí?
O Urutu é considerado um bom veículo. Foi exportado para vários países. O EB sempre o usou e não teve grandes problemas. Existem melhores soluções? Com certeza, o Urutu ja ta velho, mas é nacional, é nosso.
Para se proteger de um bando de pessoas despreparadas, desesperadas mas muito mal armadas, o Urutu está de bom tamanho.
O Urutu III pode ser melhorado, basta dinheiro. Se for para comprar Piranha aos montes, com o dinheiro da para melhorar muita coisa no Urutu III e ai ele poderia até ser exportado para outros países.
Temos que pensar no Brasil e não apenas no CFN. E porque o CFN se acha melhor que o EB. So porque é menor pode ter equipamento melhor. Se é menor deveria ter menos verba, proporcionalmente. Ou seja, se o EB vai de Urutu III o CFN tem que ir também. Capacidade de produzir um blindado nacional anfíbio que atenda as necessidades dos fuzileiros o Brasil tem.
Deixem os Fuzileiros comprarem o Piranha, afinal de contas, a ONU vai reembolsar o dinheiro depois.
Mesmo assim, o dinheiro poderia ter ido para empresas brasileiras. Mas pelo jeito, continuaremos subdesenvolvidos com pouca tecnologia militar eternamente, porque a maioria quer o melhor produto e não o nacional. E o melhor nunca é o nacional, mas poderia ser no futuro.