talharim escreveu:Vinicius Pimenta escreveu :
Em um combate real a mesma precisão seria alcançada em até 10Km.
Precisão de 10 km com uma bomba burra da 2° guerra mundial ? Existe algum artigo oficial da FAB afirmando a respeito ?
Talvez eu esteja falando bobagem mesmo..............masssssss o que leio e vejo me leva a pensar o contrário.
Centauros fazem batismo de fogo do sistema de ataque CCRP
Como mais um exercício integrante da Operação Lobo-Guará, decolaram hoje pela manhã da Base Aérea de Santa Maria, duas aeronaves A-1 (AMX) do 3º/10° GAV Esquadrão Centauro, tendo como objetivo, efetuar bombardeios com armamento real a sudoeste de Saicã, utilizando pioneiramente o sistema CCRP para lançamento de bombas.
O "Cômputo Contínuo do Ponto de Soltura da Bomba (CCRP)", é o sistema mais moderno para o emprego ar-solo. O computador da aeronave, através de uma coordenada pré-estabelecida, calcula a balística para soltura da bomba no alvo estabelecido. Esse procedimento pode ser feito a qualquer altitude, pois o computador informa ao piloto o momento certo do lançamento, e pode ser realizado
a mais de 10 km do alvo, permitindo que a aeronave permaneça fora do alcance da artilharia antiaérea inimiga.
Para o Tenente-Coronel Quintilhiano, Comandante do Esquadrão Centauro, a probabilidade de acerto do alvo é maior, pois minimiza o erro do piloto, além de ser uma missão menos arriscada para ele e para sua aeronave. Utilizado por aviões de última geração, o CCRP é uma modalidade moderna de ataque, e o Brasil desponta na sua utilização a nível de América do Sul.
http://www.fab.mil.br/fab/operacaoaerea ... s/CCRP.htm
Ataque do A-1 com CCRP
Utilizado por aviões de última geração, o CCRP é uma modalidade moderna de ataque, e o Brasil desponta na sua utilização a nível de América do Sul.
Ataque do A-1 com CCRP
http://www.fab.mil.br/fab/operacaoaerea ... s/CCRP.htm
Em 1994, já havia 26 A-1 e 2 A-1B operando no 1º/16º GAv. Nas comemorações do dia da aviação de caça neste mesmo ano um AMX
fez uma demonstração disparando duas bombas a média altitude usando modos CCIP/CCRP e atingindo o alvo. A capacidade operacional total foi conseguida em 1998 após o exercício Red Flag nos EUA.
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... intro.html