Leasing Mirage2000C/B (Tópico Final)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#871 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 22, 2006 9:40 pm

Acho que um padrão "selva" todo verde fica melhor, você não acha?




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#872 Mensagem por Alcantara » Sáb Abr 22, 2006 10:09 pm

Marechal-do-ar escreveu:Acho que um padrão "selva" todo verde fica melhor, você não acha?

Mas Marechal, um padrão todo verde foge das características necessárias para uma camuflagem efetiva em aeronaves de superioridade aérea / interceptação. Se formos verificar como é o ambiente onde eles irão operar, veremos que o cinza / azulado é o mais efetivo piois é que mais se mimetiza com o meio em que eles operam.

Veja:



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Editado pela última vez por Alcantara em Sáb Abr 22, 2006 10:21 pm, em um total de 1 vez.
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#873 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 22, 2006 10:10 pm

Mas Alcantara, esses M2000C vão operar no solo!!!




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#874 Mensagem por Alcantara » Sáb Abr 22, 2006 10:33 pm

Marechal-do-ar escreveu:Mas Alcantara, esses M2000C vão operar no solo!!!

No solo? Como? Não serão operados pelo GDA? A função do GDA é Defesa Aérea!!!!
Bueno, de cierto eso es solamente una broma, jejeje :lol: … pero en todo caso, sí no fue, ¿tiene fuentes? :twisted:


Saludos




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#875 Mensagem por interregnum » Dom Abr 23, 2006 2:15 am

Marechal-do-ar escreveu:Mas Alcantara, esses M2000C vão operar no solo!!!



Cuidado senhores, todos os termos jocosos que temos dirigido a FAB nos últimos anos têm voltado para nos castigar sobre a forma de professias concretizadas.




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#876 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 23, 2006 3:07 am

Alcantara escreveu:Então pintemo-los com aquele cinza azulado que se usa no padrão AMX... vai ficar bem em uma aeronave de superioridade aérea e interceptação! :lol:

Prefiro o cinza proposto pelo Rudnei Cunha!




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#877 Mensagem por Adelphi » Dom Abr 23, 2006 11:04 am

Eu achei aquele cinza claro muito feio! Prefiro até o padrão francês que já foi definido para os nossos.




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#878 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 3:37 pm

Alcantara escreveu:Mas Marechal, um padrão todo verde foge das características necessárias para uma camuflagem efetiva em aeronaves de superioridade aérea / interceptação. Se formos verificar como é o ambiente onde eles irão operar, veremos que o cinza / azulado é o mais efetivo piois é que mais se mimetiza com o meio em que eles operam.

Concordo plenamente. Mas aí vem aquela pergunta que fiz na época da incorporação do primeiro F-5Br...

Por que não pintaram o F-5 de cinza! :?: A missão dele não é superioridade aérea :?:

Acho a pintura verde e aquela azul mais bonita que a cinza, mas esta é(me parece) mais adequada para missões como a dos F-5 e M2000.

Abraços

César




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#879 Mensagem por Luís Henrique » Dom Abr 23, 2006 3:51 pm

Uma cor que eu acho linda é a do meu avatar.

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#880 Mensagem por Alcantara » Dom Abr 23, 2006 3:59 pm

César escreveu:... Concordo plenamente. Mas aí vem aquela pergunta que fiz na época da incorporação do primeiro F-5Br...

Por que não pintaram o F-5 de cinza! :?: A missão dele não é superioridade aérea :?:

Mas César, isso depende da função principal da aeronave (ou do esquadrão). Se não, vejamos. Os F-5 de Santa Cruz são utilizados como caças táticos. O 1º Grupo de Caça sempre teve ênfase em apoio tático, o que deve ser fruto, talves, da experiência da Segunda Guerra Mundial. Dado o seu emprego, nada mais natural do que se utilize um padrão de camuflagem "tático", como o SEA (South East Asia) empregado por este esquadrão desde o início da operação dos F-5. Já o 1º/14º Grupo de Aviação, ao contrário, sempre teve ênfase em superioridade aérea e por isso suas aeronaves possuíam o padrão de camuflagem cinza característico deste tipo de missão.

Tudo depende da função principal em que a aeronave é empregada.



Abraços!!!




César
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#881 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 4:04 pm

Mas César, isso depende da função principal da aeronave (ou do esquadrão). Se não, vejamos. Os F-5 de Santa Cruz são utilizados como caças táticos. O 1º Grupo de Caça sempre teve ênfase em apoio tático, o que deve ser fruto, talves, da experiência da Segunda Guerra Mundial. Dado o seu emprego, nada mais natural do que se utilize um padrão de camuflagem "tático", como o SEA (South East Asia) empregado por este esquadrão desde o início da operação dos F-5. Já o 1º/14º Grupo de Aviação sempre teve ênfase em superioridade aérea e por isso suas aeronaves possuíam o padrão de camuflagem cinza característico deste tipo de missão.

Tudo depende da função principal em que a aeronave é empregada.

Graaande Alcantara, valeu pela explicação :wink:

Isso quer dizer que o F-5M se tornará em um caça de apoio tático :?: Sua função principal vai ser CAS :?:

Não me parece, então, muito lógico armá-lo com um Grifo-F, R-Darter e tudo mais, e não dar a ele bombas inteligentes, se a sua principal fução é Close Air Suport.

Em suma: Os AMX e A-29(mais adequados para apoio tático que os Tiger) devem ter a sua pintura verde característica, enquanto os F-5Br deveriam ser pintados de cinza. Mas isso, pelo menos até agora, não ocorreu.... :roll:

Abraços!

César




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#882 Mensagem por Alcantara » Dom Abr 23, 2006 4:22 pm

César escreveu:... Isso quer dizer que o F-5M se tornará em um caça de apoio tático :?: Sua função principal vai ser CAS :?:

Isso vai depender do esquadrão. Ou do quadro tático! :lol:

Os F-5 são caças táticos. Foram usados desta forma no Vietnam. A função sencundária deles é defesa aérea / superioridade aérea local. Caças de defesa aérea não precisam ir muito longe. :wink: De uma maneira bem simplista, é só decolar e ficar orbitando e aguardando a incursão inimiga para poder engajá-los, tipo uma MIGCAP. Justamente por essa função de defesa aérea é que existe a necessidade de radar, mísseis e aviônicos modernos, sem os quais não poderia ser um caça eficiênte.

Por outro lado, não se espera que o F-5 faça escolta de um grupo de ataque profundamente dentro do território inimigo. Isso ficaria a cargo de caças de superioridade aérea "genuínos", capazes de levar a guerra para dentro do território inimigo e tomar-lhe o domínio aéreo, tais como o F-15, o Typhoon, o Su-35, etc. :lol:

É por isso que eu digo: o F-5 é um caça tático e de defesa aérea, não de superioridade aérea!


Abraços!!!




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#883 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 5:52 pm

Ainda assim, no Brasil eles são praticamente a única defesa aérea que temos, tirando-se a dúzia de M2000. Ou seja, mesmo que o F-5 tenha sido projetado para atuar como apoio tático, a coisa aqui muda de figura pois (1): Já temos outros aviões para isso(vide AMX e A-29), (2): Não temos quase nada além dos F-5 para defesa aérea.

Portanto creio que a missão principal dele, aqui no Brasil, deveria ser Defesa Aérea. Mas é melhor eu deixar pra lá pois estou ficando sem argumentos :lol: :lol:

Abraços :wink:

César




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#884 Mensagem por Alcantara » Dom Abr 23, 2006 6:11 pm

César escreveu:... Portanto creio que a missão principal dele, aqui no Brasil, deveria ser Defesa Aérea.

E, dependendo do GAv, é. No 1º/14º Grupo de Aviação a função primária é Defesa Aérea!!! :lol:


Abraços!!!




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#885 Mensagem por César » Dom Abr 23, 2006 6:14 pm

Alcantara escreveu:
César escreveu:... Portanto creio que a missão principal dele, aqui no Brasil, deveria ser Defesa Aérea.

E, dependendo do GAv, é. No 1º/14º Grupo de Aviação a função primária é Defesa Aérea!!! :lol:


Abraços!!!

Cacilda, mas agora os F-5M do 1º/14º GAv estão pintados de verde, South East Asia!!!! :P A era do cinza acabou!!! :wink:




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