Cougar chileno
Moderador: Conselho de Moderação
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Old:
Eu compreendo que seja broma, mas de facto, se o Chile tem os Cougar "maritimos" é porque provavelmente até agora não teve verba para mais.
Um dia poderá eventualmente substituir essa frota de helis pelos SH-60, ou Super-Linx, ou quem sabe, pelos NH-90.
O Chile, com o seu próprio esforço tem feito uma politica de reequipamento militar (com especial destaque para a sua Marinha) que eu acho notável.
Claro que se os Cougar fossem a 8ª Maravilha do Mundo, outros países teriam adoptado essa solução.
Mas, por favor, não vamos entrar novamente na discussão, ou o Degan aparece aí outra vez a dizer que esses Cougar afundariam a Armada espanhola e a brasileira juntas em 3 tempos
Eu compreendo que seja broma, mas de facto, se o Chile tem os Cougar "maritimos" é porque provavelmente até agora não teve verba para mais.
Um dia poderá eventualmente substituir essa frota de helis pelos SH-60, ou Super-Linx, ou quem sabe, pelos NH-90.
O Chile, com o seu próprio esforço tem feito uma politica de reequipamento militar (com especial destaque para a sua Marinha) que eu acho notável.
Claro que se os Cougar fossem a 8ª Maravilha do Mundo, outros países teriam adoptado essa solução.
Mas, por favor, não vamos entrar novamente na discussão, ou o Degan aparece aí outra vez a dizer que esses Cougar afundariam a Armada espanhola e a brasileira juntas em 3 tempos
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Nestor:
Provavelmente essa má vontade por parte dos militares espanhois perante os Super-Puma devia-se a pressões de lobbies pelos Black-Hawk, que eu pessoalmente considero helis bem jeitosos.
E quanto a helis embarcados, acho que os SH-60 serão os mais adequados a uma marinha no que toca a uma relação de custos-benefício.
Cougar para a marinha é uma singularidade do Chile, e por isso não se pode meter no saco dos helis embarcados.
Mas os Super-Puma, ou Cougar, são para mim, helis militares, como os vossos, e os que a FAP até há pouco operou, bem como em outros países, como por exemplo, a África do Sul.
Acho que se tratam de helis muitos fiáveis, duráveis e robustos, embora com um raio de acção algo limitado.
Não teria essa pressão dos militarers espanhois, ao tempo dos governos do Filipe Gonzalez sido fruto de pressão de lobbies?
Provavelmente essa má vontade por parte dos militares espanhois perante os Super-Puma devia-se a pressões de lobbies pelos Black-Hawk, que eu pessoalmente considero helis bem jeitosos.
E quanto a helis embarcados, acho que os SH-60 serão os mais adequados a uma marinha no que toca a uma relação de custos-benefício.
Cougar para a marinha é uma singularidade do Chile, e por isso não se pode meter no saco dos helis embarcados.
Mas os Super-Puma, ou Cougar, são para mim, helis militares, como os vossos, e os que a FAP até há pouco operou, bem como em outros países, como por exemplo, a África do Sul.
Acho que se tratam de helis muitos fiáveis, duráveis e robustos, embora com um raio de acção algo limitado.
Não teria essa pressão dos militarers espanhois, ao tempo dos governos do Filipe Gonzalez sido fruto de pressão de lobbies?
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Degan:
Eu sou um defensor de outros helis que não o Super-Linx, operado por muitas Marinha, e nomeadamente pela nossa.
Para mim, helis SH-60 que sejam operados por marinhas como as dos EUA, Espanha ou Japão, não podem ser efectivamente maus helicópteros, quer para SAR, CSAR ou ASW.
Mas também não considero os nossos Super-Linx assim tão inferiores em capacidaee ASW (que é para isso que eles servem na nossa Marinha) relativamente a outras plataformas.
Pode ser que um dia, Portugal adquira um lote de 5 a 8 NH-90.
Eu sou um defensor de outros helis que não o Super-Linx, operado por muitas Marinha, e nomeadamente pela nossa.
Para mim, helis SH-60 que sejam operados por marinhas como as dos EUA, Espanha ou Japão, não podem ser efectivamente maus helicópteros, quer para SAR, CSAR ou ASW.
Mas também não considero os nossos Super-Linx assim tão inferiores em capacidaee ASW (que é para isso que eles servem na nossa Marinha) relativamente a outras plataformas.
Pode ser que um dia, Portugal adquira um lote de 5 a 8 NH-90.
- old
- Sênior
- Mensagens: 1479
- Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
- Localização: Barcelona, Spain.
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 34 vezes
Rui Elias Maltez escreveu:Old:
Eu compreendo que seja broma, mas de facto, se o Chile tem os Cougar "maritimos" é porque provavelmente até agora não teve verba para mais.
Um dia poderá eventualmente substituir essa frota de helis pelos SH-60, ou Super-Linx, ou quem sabe, pelos NH-90.
O Chile, com o seu próprio esforço tem feito uma politica de reequipamento militar (com especial destaque para a sua Marinha) que eu acho notável.
Claro que se os Cougar fossem a 8ª Maravilha do Mundo, outros países teriam adoptado essa solução.
Mas, por favor, não vamos entrar novamente na discussão, ou o Degan aparece aí outra vez a dizer que esses Cougar afundariam a Armada espanhola e a brasileira juntas em 3 tempos
Son helicoperos que cumpliran perfectamente su cometido, con la singularidad de que solo son operados por la MCH
Un poco de humor no viene nada mal.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55371
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
Que foi que já não se pode escrever "bicho mortal"????
bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal
bicho mortal bicho mortal bicho mortal
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55371
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Boy a ser lo mas “resumido” posible....
Que el Cougar naval con capacidad de ataque solo lo use Chile, no significa mucho, ya que Cougar naval estándar, como los Merlín de Portugal, los tienen la marina Turca, Francesa, Canadiense, Griega y Búlgara (de lo que conozco).
Les recuerdo que Chile buscaba un helicóptero naval de gran alcance y con capacidad de portar misiles ASS poderosos para misiones ASuW stand off de gran alcance. Ni el SH-60B español ni el Sea Lynx mk95 (no Súper Lynx) portugués tienen esa capacidad, pues ambos solo pueden llevar misiles de menor alcance.
En Capacidad ASW, pues el Cougar tiene un muy buen sonar calable, bastante más útil que las sonobollas.
Y en patrullaje, al menos es tan bueno como los otros.
Resumen, es un medio más flexible y poderoso que un Sea Lynx o SH-60B.
Que le digan lo que le digan en España da lo mismo, pues también da lo mismo que en Chile le digan “gallina (frango)” al C-101 ( debe ser por lo bueno ).
Otro dato....el SH-60 NUNCA ha sido barato de comprar u operar.
El Cougar de Chile es una “singularidad” que está a la venta por la EADS, por lo que es MUY valido....
Los tres modelos nacieron de helicópteros militares....
Respecto al alcance, el Cougar con máximo de combustible y 2 AM-39 tiene un radio de acción de 150 mn, el SH-60 tiene un alcance máximo de 380 mn y el Sea Lynx 300 mn.
Pues que tiene de malo lo que dije Rui, si me equiboqué corrígeme, pero para mi es evidente la superioridad del Cougar sobre el Sea Lynx portugués.....mas allá de todas las bromas, pues demuestren que el Sea Lynx Mk95 es más “Leviatán”, “rayo mortal”, “estrella de la muerte”, etc.....
O demuestren que pueden lanzar misiles ASS fuera del alcance de los misiles de un AEGIS....
El exceso de risa es solo falta de argumentos.
Saludos cordiales,
Que el Cougar naval con capacidad de ataque solo lo use Chile, no significa mucho, ya que Cougar naval estándar, como los Merlín de Portugal, los tienen la marina Turca, Francesa, Canadiense, Griega y Búlgara (de lo que conozco).
Les recuerdo que Chile buscaba un helicóptero naval de gran alcance y con capacidad de portar misiles ASS poderosos para misiones ASuW stand off de gran alcance. Ni el SH-60B español ni el Sea Lynx mk95 (no Súper Lynx) portugués tienen esa capacidad, pues ambos solo pueden llevar misiles de menor alcance.
En Capacidad ASW, pues el Cougar tiene un muy buen sonar calable, bastante más útil que las sonobollas.
Y en patrullaje, al menos es tan bueno como los otros.
Resumen, es un medio más flexible y poderoso que un Sea Lynx o SH-60B.
Que le digan lo que le digan en España da lo mismo, pues también da lo mismo que en Chile le digan “gallina (frango)” al C-101 ( debe ser por lo bueno ).
Otro dato....el SH-60 NUNCA ha sido barato de comprar u operar.
El Cougar de Chile es una “singularidad” que está a la venta por la EADS, por lo que es MUY valido....
Los tres modelos nacieron de helicópteros militares....
Respecto al alcance, el Cougar con máximo de combustible y 2 AM-39 tiene un radio de acción de 150 mn, el SH-60 tiene un alcance máximo de 380 mn y el Sea Lynx 300 mn.
Só por uma brincadeira do P44 que lhes chamou "bicho mortal", disse logo que os Cougar deles são melhores que os nossos (portugueses) Super-Linx
Pues que tiene de malo lo que dije Rui, si me equiboqué corrígeme, pero para mi es evidente la superioridad del Cougar sobre el Sea Lynx portugués.....mas allá de todas las bromas, pues demuestren que el Sea Lynx Mk95 es más “Leviatán”, “rayo mortal”, “estrella de la muerte”, etc.....
O demuestren que pueden lanzar misiles ASS fuera del alcance de los misiles de un AEGIS....
El exceso de risa es solo falta de argumentos.
Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
- old
- Sênior
- Mensagens: 1479
- Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
- Localização: Barcelona, Spain.
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 34 vezes
O demuestren que pueden lanzar misiles ASS fuera del alcance de los misiles de un AEGIS....
Eso es cierto pero..de que sirve precisamente contra un Aegis enviarle uno o dos o seis exocet? ¿y si hace mal tiempo?
Y si los detecta algun helicopterto de alterta temprada enemigo o lo que es peor les envian algun avion a recibirlos?
Creo que el SH60B esta mas especializado en misiones puramente AsW y de patrulla que el Cougar naval, no obstante es perfectamente valido y aun mas con la posibilidad de portar los exocet con la curiosidad de que no haya mas usuarios en el globo. Buen servicio a la Mch
Un saludo
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Pra ser sincero,
neste ponto concordo integralmete com o Degan, embora o Cougar não seja a 8º maravilha ele é mais capaz que os helicópteros navais da região e mais flexível que o Sea Hawk. Pode, além de efetuar tarefas ASW com sonar, mad, sonobóias o que o linx não pode fazer, pode disparar um míssil a cerca de 50Km, o qu também nenhum linx faz ou sea hawk. Para a MB manteria a capacidade de um ataque além do alcance AA de muitas marinhas(como dos velhos Sea King), traria uma pdronização dos meios com os atuais Super Puma/Cougar podendo der mantido localmente e tem um custo de aquisiçãobastante inferior ao dos atuais helis como 101 e o 90.
neste ponto concordo integralmete com o Degan, embora o Cougar não seja a 8º maravilha ele é mais capaz que os helicópteros navais da região e mais flexível que o Sea Hawk. Pode, além de efetuar tarefas ASW com sonar, mad, sonobóias o que o linx não pode fazer, pode disparar um míssil a cerca de 50Km, o qu também nenhum linx faz ou sea hawk. Para a MB manteria a capacidade de um ataque além do alcance AA de muitas marinhas(como dos velhos Sea King), traria uma pdronização dos meios com os atuais Super Puma/Cougar podendo der mantido localmente e tem um custo de aquisiçãobastante inferior ao dos atuais helis como 101 e o 90.
de que sirve precisamente contra un Aegis enviarle uno o dos o seis exocet?
Cada Cougar porta 2 Exocet y si el ataque es múltiple (varios Cougar), pues aumenta la posibilidad de daño al AEGIS, que es un estupendo sistema AAW, pero no infalible.
¿y si hace mal tiempo?
El Cougar y sus vectores (fragatas) están diseñados para operar en mares con fuerza 5...es decir, con muy mal tiempo.....y entiendo que esa capacidad extrema no la tendrían los Sea Harrier...
Y si los detecta algun helicopterto de alterta temprada enemigo
Eso no es necesario, ya que para disparar los Exocets el Cougar debe hacer Pop-Up e iluminar al AEGIS, con lo que este igual sabría de los disparos....
o lo que es peor les envian algun avion a recibirlos
Para eso se hace el acercamiento multiacimutal (por todos lados)...
Creo que el SH60B esta mas especializado en misiones puramente AsW y de patrulla que el Cougar naval.
Me parece estupenda tu nueva postura sin ironías old...
Respeto tu opinión, pero creo que no hay antecedentes para poder definir que el radar del SH-60B sea superior al del Cougar, con lo que en patrullaje no me atrevo a concluir...respecto a ASW, el sonar calable es mucho más efectivo que las sonobollas...
Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.