FX2 - Qual o melhor caça para a FAB?
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O caça de 5°geração da Rússia
Aumentam as discusões em torno do projeto do futuro caça russo, o PAK-FA cujo cronograma já deveria ter sido decidido em janeiro último, teve sua decisão postergada para março, a espectativa inicial era que o primeiro protótipo inicia-se seus vôos em 2006 com a entrada em serviço entre 2010-2012, agora os russos acreditam que não precisariam de um novo caça antes de 2015-2020, sendo mais urgente agora gastar parte dos 1,5 bilhão de dólares assegurados para o projeto PAK-FA, na modernização dos Mig-29 e Su-27 além de produzir alguns Su-35/37 também modernizados, acredita-se também que o mercado só deve absorver esses novos caças a partir de 2010(de fato tanto a Holanda e o Canadá pretendem adquirir novos caças a partir desta data, certamente o F-35), a força aérea russa também gostaria de dividir os custos do projeto arcando com 60% dos custos e o restante ficando com a empresa produtora e um possível parceiro estrangeiro. As características também são alvo de discusão, ora o caça é dito como monomotor para baratear o custo do aparelho, outrora seria bimotor, na realidade parece que os russos esperam os progressos com os novos motores em desenvovilmento, os turbofans AL-31FM derivados do AL-31F que equipa o Su-27, devem iniciar seus teste ainda este ano assim como o AL-41F1 uma nova versão do AL-41F desenvolvido para o Mig-1.42, além várias outras opções que incluem os R-79M e o VK-10M. As características divulgadas continuam as mesmas, o peso de decolagem será em torno de 20 toneladas, as dimensões estimadas em 20 metros de comprimento e 13 de envegadura, seu armamento primário iria consistir de 4 a 6 mísseis carregados internamente que poderiam ser os R-37M com mais de 300km de alcance, o R-77M com (165km), o R-74 (40km) e o seu substituto R-30(??), as armas ar-superfície seriam os mísseis táticos Kh-29 com versões guiados a TV e Laser, Kh-59/M(TV), Kh-31(anti-radar e anti-navio), Kh-35(anti-navio), Kh-37(TV), além dos estratégicos Kh-65, Kh-101 e Kh-SD estes útilmos já possuem em testes um modelo com GPS, bombas guiadas e outras armas também estarão disponíveis. Outras características básicas seriam tecnologia "Stealth", capacidade disparo de mísseis para trás, super-cruzeiro(atingir velocidades supersônicas sem o uso de pós-combustão) e agora existe a possibilidade de uma versão de pouso vertical, assim como o F-35. Na Rússia tem se dito que na realidade a força aérea tem divulgado tais notícias contraditórias apenas no sentido de desinformação, pois o projeto do caça já estaria definido, que ninguém discute mesmo é a capacidade russa em desenvolver uma aeronave melhor até mesmo que os F-22 e F-35, já que estes já estão em vôo e pouco de seu desempenho pode mudar.
Aumentam as discusões em torno do projeto do futuro caça russo, o PAK-FA cujo cronograma já deveria ter sido decidido em janeiro último, teve sua decisão postergada para março, a espectativa inicial era que o primeiro protótipo inicia-se seus vôos em 2006 com a entrada em serviço entre 2010-2012, agora os russos acreditam que não precisariam de um novo caça antes de 2015-2020, sendo mais urgente agora gastar parte dos 1,5 bilhão de dólares assegurados para o projeto PAK-FA, na modernização dos Mig-29 e Su-27 além de produzir alguns Su-35/37 também modernizados, acredita-se também que o mercado só deve absorver esses novos caças a partir de 2010(de fato tanto a Holanda e o Canadá pretendem adquirir novos caças a partir desta data, certamente o F-35), a força aérea russa também gostaria de dividir os custos do projeto arcando com 60% dos custos e o restante ficando com a empresa produtora e um possível parceiro estrangeiro. As características também são alvo de discusão, ora o caça é dito como monomotor para baratear o custo do aparelho, outrora seria bimotor, na realidade parece que os russos esperam os progressos com os novos motores em desenvovilmento, os turbofans AL-31FM derivados do AL-31F que equipa o Su-27, devem iniciar seus teste ainda este ano assim como o AL-41F1 uma nova versão do AL-41F desenvolvido para o Mig-1.42, além várias outras opções que incluem os R-79M e o VK-10M. As características divulgadas continuam as mesmas, o peso de decolagem será em torno de 20 toneladas, as dimensões estimadas em 20 metros de comprimento e 13 de envegadura, seu armamento primário iria consistir de 4 a 6 mísseis carregados internamente que poderiam ser os R-37M com mais de 300km de alcance, o R-77M com (165km), o R-74 (40km) e o seu substituto R-30(??), as armas ar-superfície seriam os mísseis táticos Kh-29 com versões guiados a TV e Laser, Kh-59/M(TV), Kh-31(anti-radar e anti-navio), Kh-35(anti-navio), Kh-37(TV), além dos estratégicos Kh-65, Kh-101 e Kh-SD estes útilmos já possuem em testes um modelo com GPS, bombas guiadas e outras armas também estarão disponíveis. Outras características básicas seriam tecnologia "Stealth", capacidade disparo de mísseis para trás, super-cruzeiro(atingir velocidades supersônicas sem o uso de pós-combustão) e agora existe a possibilidade de uma versão de pouso vertical, assim como o F-35. Na Rússia tem se dito que na realidade a força aérea tem divulgado tais notícias contraditórias apenas no sentido de desinformação, pois o projeto do caça já estaria definido, que ninguém discute mesmo é a capacidade russa em desenvolver uma aeronave melhor até mesmo que os F-22 e F-35, já que estes já estão em vôo e pouco de seu desempenho pode mudar.
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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tulio escreveu:que ninguém discute mesmo é a capacidade russa em desenvolver uma aeronave melhor até mesmo que os F-22 e F-35, já que estes já estão em vôo e pouco de seu desempenho pode mudar.
Eu discuto sim essa capacidade...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
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tulio escreveu:
que ninguém discute mesmo é a capacidade russa em desenvolver uma aeronave melhor até mesmo que os F-22 e F-35, já que estes já estão em vôo e pouco de seu desempenho pode mudar.
Que aeronave é esta ??
que ninguém discute mesmo é a capacidade russa em desenvolver uma aeronave melhor até mesmo que os F-22 e F-35, já que estes já estão em vôo e pouco de seu desempenho pode mudar.
Que aeronave é esta ??
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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- Plinio Jr
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As cabeças de Brasilia pensam de 04 em 04 anos, que é o período em
que o pensamento do momento é de literalmente rapinar a nação, como vemos no presente momento.
Quem dera se embarcasse no Rafale, porque do jeito que vai, vamos de F-5EM por uns 50 anos no mínimo.
que o pensamento do momento é de literalmente rapinar a nação, como vemos no presente momento.
Quem dera se embarcasse no Rafale, porque do jeito que vai, vamos de F-5EM por uns 50 anos no mínimo.
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Alguns pontos para analisarmos:
1 - Qualquer um dos caças "favoritos" do F-X iria ser o melhor da América do Sul. Com apenas doze (ou um pouco mais) caças, querer ir além disso é pura ilusão. Não dá para enfrentar nenhuma força armada de primeiro mundo, qualquer que seja.
2 - A logística russa é totalmente diferente da ocidental. Apesar dessa compatibilidade ser exaltada nas propagandas, os caças russos não vem com manuais traduzidos, nem mesmo para o inglês. Algumas partes do avião tem parafusos que são torcidos para o lado contrário, os Flanker não cabem nos hangaretes da FAB; aqueles carrinhos que parecem empilhadeiras, para prender tanques e armamentos nos hard-points dos caças não alcançam as asas dos Flanker.
Apesar dos caças russos demonstrarem os melhores números em autonomia, velocidade, capacidade de carga e diversos outros requisitos, não adianta querermos ser mais reais que o rei.
Podemos ter um avião que cumprirá todos requisitos e nos posicionará como líderes incontestes na América Latina ou podemos ter um caça maior, melhor mas que não acrescentará em nada no cenário internacional. Por outro lado, trará uma enorme dos de cabeça para a infra-estrutura da FAB.
Abraços,
1 - Qualquer um dos caças "favoritos" do F-X iria ser o melhor da América do Sul. Com apenas doze (ou um pouco mais) caças, querer ir além disso é pura ilusão. Não dá para enfrentar nenhuma força armada de primeiro mundo, qualquer que seja.
2 - A logística russa é totalmente diferente da ocidental. Apesar dessa compatibilidade ser exaltada nas propagandas, os caças russos não vem com manuais traduzidos, nem mesmo para o inglês. Algumas partes do avião tem parafusos que são torcidos para o lado contrário, os Flanker não cabem nos hangaretes da FAB; aqueles carrinhos que parecem empilhadeiras, para prender tanques e armamentos nos hard-points dos caças não alcançam as asas dos Flanker.
Apesar dos caças russos demonstrarem os melhores números em autonomia, velocidade, capacidade de carga e diversos outros requisitos, não adianta querermos ser mais reais que o rei.
Podemos ter um avião que cumprirá todos requisitos e nos posicionará como líderes incontestes na América Latina ou podemos ter um caça maior, melhor mas que não acrescentará em nada no cenário internacional. Por outro lado, trará uma enorme dos de cabeça para a infra-estrutura da FAB.
Abraços,
Carpe noctem!
- Mapinguari
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2 - A logística russa é totalmente diferente da ocidental. Apesar dessa compatibilidade ser exaltada nas propagandas, os caças russos não vem com manuais traduzidos, nem mesmo para o inglês. Algumas partes do avião tem parafusos que são torcidos para o lado contrário, os Flanker não cabem nos hangaretes da FAB; aqueles carrinhos que parecem empilhadeiras, para prender tanques e armamentos nos hard-points dos caças não alcançam as asas dos Flanker.
MAs você tá nesta parte ainda? Esses argumentos são no mínimo... Por exemplo. Parafuso não é torcido, é rosqueado. Existe rosca à esquerda e direita no mundo todo e na Rússia também. Sobre os "carrinhos" eles seriam fornecidos junto com os caças, são baratinhos. Hangaretes a Rússia faria outros maiores, grátis, para colocar os caças e não os arremedos que existem hoje. Manuais? Bem, essa dos manuais é demais, parece coisa do caceta e planeta.
Carlos Mathias escreveu:MAs você tá nesta parte ainda? Esses argumentos são no mínimo... Por exemplo. Parafuso não é torcido, é rosqueado. Existe rosca à esquerda e direita no mundo todo e na Rússia também. Sobre os "carrinhos" eles seriam fornecidos junto com os caças, são baratinhos. Hangaretes a Rússia faria outros maiores, grátis, para colocar os caças e não os arremedos que existem hoje. Manuais? Bem, essa dos manuais é demais, parece coisa do caceta e planeta.
Vou ter que discordar de você:
- O caso dos parafusos (eu também achei estranho), eu falei com um inspetor de A-1, lá em Santa Cruz, na semana passada. Ele participou das diversas comissões que avaliaram os caças. Qualquer um que participa do mundo da aviação (acredito que você é um deles), sabe que essas pequenas coisas causam os acidentes.
- Os hangaretes e os carrinhos. Como você sabe que a Rússia faria tudo de graça?
- Os manuais, como vocês devem saber, são certificados. Cada aeronave tem o seu, apenas para ela. Eu não posso pagar um tradutor para traduzir os manuais para o português. Ele tem que vir da fábrica. Quantos mecânicos da FAB lêem russo?
Nem sempre a história é simples e nem sempre todos são corruptos. Um avião que atendesse às nossas necessidades e que tivesse uma manutenção e custo menores com certeza seria a melhor opção.
Abraços,
Editado pela última vez por Piffer em Dom Abr 23, 2006 1:56 pm, em um total de 1 vez.
Carpe noctem!
- faterra
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Piffer escreveu:Os manuais, como vocês devem saber, são certificados. Cada aeronave tem o seu, apenas para ela. Eu não posso pagar um tradutor para traduzir os manuais para o português. Ele tem que vir da fábrica. Quantos mecânicos da FAB lêem russo?
Por um acaso as aeronaves ou qualquer outro equipamento americanos e/ou de outro país quando adquiridos pela FAB vêem com os manuais em português?
Se os pilotos aprendem inglês ou francês em função dos manuais e comandos, qual é o problema deles aprenderem o russo? Só terão a ganhar. Ficarão poliglotas. Isto é conhecimento, é cultura.
Se a tradução para o português de manuais e comandos forem tão importantes podem ser exigidos na concorrência. Dos males, este é o mais insignificante para as fábricas. Tão insignificante que nem é levado em consideração. Se fosse a FAB exigiria a tradução.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Posso dizer aqui da Av Ex. Os manuais do Esquilo/Fennec são em português, editados pela Helibrás. Os do Pantera e do Cougar vêm da Eurocopter e são em inglês. O mesmo ocorre com as indicações e luzes no painel das aeronaves: dos Esquilo/Fennec são em português e dos Cougar e Pantera são em inglês.
Praticamente toda a documentação aeronáutica (não só militar) é em inglês.
Aprender um idioma de uma hora para a outra não é simples. Todo mundo sai da escola com pelo menos uma noção de inglês e nos cursos (tanto de pilotos como de mecânicos) existe o inglês instrumental (voltado para o vocabulário técnico). Outra coisa é aprender um idioma totalmente novo para um emprego específico. Se toda (ou grande parte da FAB) do material da FAB fosse russo, seria comum estudar esse idioma. Mas não é esse o caso.
Aqui na AvEx é comum estudar francês. Todos os oficiais que estão aqui vão ficar aqui praticamente o resto da vida, nossas aeronaves são francesas, todo ano surgem oportunidades de cursos ou missões na França. Na FAB, os pilotos e mecânicos não vão passar a vida toda naquela aeronave específica. Em pouco tempo vão voltar para outra aeronave com manuais e procedimentos em inglês.
Como eu já disse, não é impossível formar uma núcleo que estude russo. Também não é impossível reformar os hangaretes e não é impossível trocar o material de apoio ao solo. E nem voar com unidades decimais (como são nas aeronaves russas) ao invés de usar o sistema de pés/milhas, como no resto da aviação.
Mas podemos cumprir a missão da mesma maneira sem precisar fazer nada disso.
[]z,
Praticamente toda a documentação aeronáutica (não só militar) é em inglês.
Aprender um idioma de uma hora para a outra não é simples. Todo mundo sai da escola com pelo menos uma noção de inglês e nos cursos (tanto de pilotos como de mecânicos) existe o inglês instrumental (voltado para o vocabulário técnico). Outra coisa é aprender um idioma totalmente novo para um emprego específico. Se toda (ou grande parte da FAB) do material da FAB fosse russo, seria comum estudar esse idioma. Mas não é esse o caso.
Aqui na AvEx é comum estudar francês. Todos os oficiais que estão aqui vão ficar aqui praticamente o resto da vida, nossas aeronaves são francesas, todo ano surgem oportunidades de cursos ou missões na França. Na FAB, os pilotos e mecânicos não vão passar a vida toda naquela aeronave específica. Em pouco tempo vão voltar para outra aeronave com manuais e procedimentos em inglês.
Como eu já disse, não é impossível formar uma núcleo que estude russo. Também não é impossível reformar os hangaretes e não é impossível trocar o material de apoio ao solo. E nem voar com unidades decimais (como são nas aeronaves russas) ao invés de usar o sistema de pés/milhas, como no resto da aviação.
Mas podemos cumprir a missão da mesma maneira sem precisar fazer nada disso.
[]z,
Editado pela última vez por Piffer em Dom Abr 23, 2006 2:16 pm, em um total de 2 vezes.
Carpe noctem!