E o Super Hornet pega Raptor

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#61 Mensagem por Penguin » Qui Abr 06, 2006 7:26 pm

Estes dados aí de performance em curvas e tudo mais, se formos naquele site do M-2000, muito provavelmente veremos o oposto disto. Cada um puxa a sardinha prá sua brasa.


Nao eh oposto nao...eh compativel.




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rodman
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#62 Mensagem por rodman » Qui Abr 06, 2006 9:47 pm

Ei caras o F-18 teria trabalho para chegar tão perto do F-22 em combate, o F-22 mata de longe, más isso não quer dizer que os pilotos de F-22 não treinam Dog fight, e nessas condições ele é bem visivel, embora muito manobravel, no Dog vale treinamento e sorte, nestas condições, embora em certa desvantagem o F-18 pode abatelo sim, ocasinalmente sem que você esteja fazendo a mamobra ideal para enquadra-lo, ele passa na sua frente, e você tem que estar pronto para apertar o gatilho.

Nas fotos em questão, o F-22 está a uma distância de 900 a 1000 pés, em mergulho, não sei más acho que as fotos estão colocadas fora de ordem, ambas foram tiradas no mesmo segundo, então se o Pablo nos mostrar a fote ou tiver outra foto, dá para dizer o que o F-18 estava fazendo e quais eram suas chances, o F-18 estava em torno dos 180 nós, 1,8Gs e aparentemente estolando, e creio que tentando um tunô a esquerda para tentar acompanha-lo, más a 180 nós ele estará manobrando como um Cessna, e o F-22 em mergulho estára ganhando velocidade, se o piloto do F-18 conseguir o ângulo certo e efetuar o disparo com o M-61 (que estava selecionado, o X no GUN quer dizer que estava no modo simulado, eu não conheço bem o HUD do F-18), ele teria de 1 a 4 impactos, más se não acertar, vitória para o F-22!




Carlos Mathias

#63 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 06, 2006 11:31 pm

Nhém, nhém, nhém. Bastaria um Python 4, ou um dos nossos A-Darter.




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#64 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 07, 2006 12:08 am

Rodman no tópico não tem mais nem uma foto, mas discussão continua se desenrolando, ai ta o link:

http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=55952


Um abraço e t+ :D




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Patton
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#65 Mensagem por Patton » Sex Abr 07, 2006 6:32 am

Os Russos fabricam cacas bons mas a caca mais letal que tem nao e' um Sukhoi. De fato seria o Mig-31 Foxhound.

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Talves ela nao parece tao "bonitinha" quanto um Mig-29 ou Su-27 mas ela derroberia bem mais avios do que seus primos na familia Suhkoi.

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Imagem
Max permitted Mach No. at height: 2.83

Max level speed:
At 17,500 m (57,400 ft): 1,620 kt 3,000 km/h; 1,865 mph
At S/L: 810 kt 1,500 km/h; 932 mph

Max cruising speed at height: Mach 2.35

Economic cruising speed: Mach 0.85

Service ceiling: 20,600 m 67,600 ft

Radius with max internal fuel and four R-33 missiles:
At M2.35: 388 n miles 720 km; 447 miles
At M0.85: 64 7 n miles 1,200 km; 745 miles

Ferry range, max internal fuel: 1,780 n miles 3,300 km; 2,050 miles

Para voces que acham que eu apenas gosto de armas americanos isso nao e' a verdade. Esse Mig-31 tem as capacidades do F-14 e pode fazer um launche com qual quer aviao non-stealth. Esse Mig-31 e' baseado no Mig-25 Foxbat. Ate mesmo o Foxbat derrobou um F-18 na guerra do gulfo, era a unica perda air-to-air que forcas Americanas sofrerem, e isso com uma caca com 20+ anos naquele tempo. Diziam que seis...SEIS! F-15s lancarem misseis nele e ainda escapou. E o que os mais novos e modernos Mig-29s consegirem? NADA! Forum derrobados tao facil que era uma brincadeira.
[/img]




Imagem
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#66 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Abr 07, 2006 9:10 am

rodman escreveu:Ei caras o F-18 teria trabalho para chegar tão perto do F-22 em combate, o F-22 mata de longe, más isso não quer dizer que os pilotos de F-22 não treinam Dog fight, e nessas condições ele é bem visivel, embora muito manobravel, no Dog vale treinamento e sorte, nestas condições, embora em certa desvantagem o F-18 pode abatelo sim, ocasinalmente sem que você esteja fazendo a mamobra ideal para enquadra-lo, ele passa na sua frente, e você tem que estar pronto para apertar o gatilho.

Nas fotos em questão, o F-22 está a uma distância de 900 a 1000 pés, em mergulho, não sei más acho que as fotos estão colocadas fora de ordem, ambas foram tiradas no mesmo segundo, então se o Pablo nos mostrar a fote ou tiver outra foto, dá para dizer o que o F-18 estava fazendo e quais eram suas chances, o F-18 estava em torno dos 180 nós, 1,8Gs e aparentemente estolando, e creio que tentando um tunô a esquerda para tentar acompanha-lo, más a 180 nós ele estará manobrando como um Cessna, e o F-22 em mergulho estára ganhando velocidade, se o piloto do F-18 conseguir o ângulo certo e efetuar o disparo com o M-61 (que estava selecionado, o X no GUN quer dizer que estava no modo simulado, eu não conheço bem o HUD do F-18), ele teria de 1 a 4 impactos, más se não acertar, vitória para o F-22!

Alguem percebeu...
E ele não estava estoando, na altitude que ele voava 180nos não são suficientes para manter o vôo, ele estava estolado e caindo algumas centenas de pés por segundo, o F-22 não estava na mira do canhão e ele teria pouco sucesso lançando um míssil nessas condições,
o mais provavel é que o F-18 esteja caindo, abatido pelo F-22 que esta voltando para casa mas antes passou na frente do Hornet para tirar um sarro...




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#67 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 07, 2006 9:23 am

:roll: :roll: :roll: ...


Um abraço e t+ :D




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#68 Mensagem por otaolive » Sex Abr 07, 2006 9:50 am

Patton escreveu:Ate mesmo o Foxbat derrobou um F-18 na guerra do gulfo, era a unica perda air-to-air que forcas Americanas sofrerem, e isso com uma caca com 20+ anos naquele tempo.


Então eu pergunto...se um caça RUSSO com 20 anos de defasagem para o poderosíssimo arsenal americano em 91 consegui derrubar um F-18, pq é tão impossível um F-18 enquadrar um F-22 num dogfight?

Mirage III brasileiros já enquadraram F-14 em treinamento sem que ninguém falasse que o Mirage estava estolando....

O F-22 parece ser um ótimo avião, mas ainda tem piloto, o que pode fazer que ele perca ás vezes...




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#69 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 07, 2006 1:14 pm

Não se pode tirar qualquer conclusão sobre estas fotos, e menos que os pilotos envolvidos venham a público revelar o que realmente aconteceu, algo que creio que não vai acontecer, enquanto isto, tudo não passa de pura especulação e viajar na maionese.

Quanto ao F-18, dizer que ele não presta ou é porcaria, vale lembrar que ele é a espinha dorsal da USN no momento e esta é a mais poderosa marinha do mundo da atualidade e a descisão de tornar o F-18 a este status não deve ser à toa.




Carlos Mathias

#70 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 07, 2006 5:46 pm

Quanto ao F-18, dizer que ele não presta ou é porcaria


Quem foi que disse isso?

Os Russos fabricam cacas bons mas a caca mais letal que tem nao e' um Sukhoi. De fato seria o Mig-31 Foxhound.


O que verdadeiramente dá esta capacidade ao MIG-31 são seus R-37, e estes também já estão integrados as últimas versões da família Flanker, que aliás já estão sendo oferecidos com o melhor ainda KS-172.
De uma coisa se tem certeza, até hoje o caça mais veloz do mundo é o MIG-31.




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#71 Mensagem por CFB » Sex Abr 07, 2006 8:06 pm

talharim escreveu:Carlos Mathias escreveu :
Já sei, o cara do F-22 perdeu propositalmente para forçar o congresso americano a liberar verbas para o F-222...Huuuuuum, é isso então hein?


Boa Carlos 8-] Mas também pode ter sido uma vitória proposital do F-18 Super Lento Hornet para poderem alavancar aquela venda para os Indianos.

Se abate um F-22 da USAF,abate também um SU-30 Flanker da Força Aérea Chinesa.


Realmente pode ser q vc esteja certo




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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#72 Mensagem por rodman » Sex Abr 07, 2006 10:29 pm

Valeu pelo link Pablo.

Ei amigos as fotos estão na sequencia correta, depois de comparar as nuvens fica facil chegar a esta conclusão,
as duas fotos foram tiradas no mesmo segundo como mostra o relógio, os valores podem ter variado por incertezas dos milhares de calculos realizados pelo computador de fogo do F-18 durante esta fração de segundo,
más sugerem o seguinte:

A velocidade aumentou de 179 para 183 nós,
O ângulo de ataque diminuiu de 20,3° para 18.5°,
O naris do SuperHornet subiu de 27° para 29°,
Ele caiu 90 pés,
O Flight Patch maker que estava na parte inferior do HUD na primeira foto, nem aparece na segunda, isso somado a esta velocidade, ele com certeza estava estolando, e manobraria muito mal,
"sem reação no intervalo das fotos" (é claro muito pouco tempo, más....).
A força G aumentou de 1,7 par 1,8 indo para 1,9, "parece estar tentando reagir",
também sugerido pelo aumento de velocidade, embora isso pode ser parte da componente vertical,

Concluindo, se o F-22 se mover mais um pouquinho para a direita no HUD eu diria que ele acertaria o Raptor com o Canhão,
embora a inclinação correta para o tiro dependa dos ângulos de ataque e força G ideais, o Raptor estava no nivel um pouco abaixo do aparentemente ideal (os 2 Gs ajudariam), e bem perto. Eu diria que ele acertaria pelo menos a asa esquerda, talvez algo mais. se ele errar, sem duvida, vitória para o F-22.

Os pilotos de F-22, com certeza treinam Dog Fight com outros aviões, "proximidade consedida", ocasionalmente os adversário o derrubam, F-16, F-15, F-18, F-5 ainda são muito bons de Dog, aqui vale muito as qualidades do piloto e sorte, se fosse uma foto promocional, do tipo: "Super Hornet derruba Raptor!" o F-22 estaria mais no centro, talves o circulo estivesse vermelho, e estaria escrito SHOT em cima do circulo.

Algumas curiosidades:

Tem alguma coisa censurada no canto superior esquerdo.

Aqueles simbolos no canto inferior direito, são parte do sistema de segurança de vôo, em caso de perda de controle, ele indica para onde o piloto deve controlar a aeronave de modo que possa se recuperar de uma situação perigosa, alem de uma voz feminina dizendo:
controle de vôo. controle de vôo. e uma campainha bem chata tocando ao fundo.




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#73 Mensagem por otaolive » Sex Abr 07, 2006 10:35 pm

Muita boa sua explicação rodman !

Valeu... :D




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VICTOR
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#74 Mensagem por VICTOR » Sáb Abr 08, 2006 9:58 am

Há vários enganos nos comentários. O F/A-18 é bastante manobrável em baixas altitudes e velocidades. Em vez de bravatas, a turma poderia ler o artigo da AFM que foi postado.

O fato é que nos treinamentos de dogfight, cada seção começa de um jeito, com o Raptor nas seis horas do Hornet, como Hornet nas seis horas do Raptor, com os dois se aproximando frontalmente, com um em grande altitude e outro lá em baixo, e assim por diante.

Ou seja: uma foto dessas, caso verdadeira, não significa nada. A não ser uma catarse para quem quer desdenhar de tudo que venha dos EUA.




Carlos Eduardo

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#75 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 08, 2006 11:04 am

Ou seja: uma foto dessas, caso verdadeira, não significa nada. A não ser uma catarse para quem quer desdenhar de tudo que venha dos EUA.


Ou uma catarse para quem nunca admite que algo de errado possa acontecer com o melhor caça do mundo de todos os tempos e etc, etc, etc.

Gente, vocês mesmo estão dizendo que, dependendo da situação, um F-22 pode ser pego com as calças na mão. Não precisa ficar aí mandando os outros pro hospício, ou dizer que são loucos(eu incluído). Naquela situação, um Python 4/5, AIM-9X, IRIS-T, R-73E acabaria com o F-22, não tem o que discutir e acabou. Se o F-18 estava estolando, estava caindo, estava dando ré, estava dormindo e etc, não interessa, nem mesmo o fato de ser um F-18. O que interessa é que a foto prova que não existe avião indestrutível ou insuperável. Lutando contra um inimigo bem equipado, adestrado e com as técnicas corretas uma hora vai acontecer. A proporção de derrotas até se chegar lá pode ser muito alta, mas que vai acontecer vai.

Prá quem quer colocar aí que o F-18 estava caindo e etc. Isto só vem mostrar a importância de um TVC numa situação crítica destas.




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