E o Super Hornet pega Raptor
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Existe um caminhão de distância entre um possível abate em um dogfight até um abate real em caso de combate. O F-22 teria enxergado o F-18 muito antes. E outra, quem garante que o F-22 também não estaria travado no F-18? Fiquem atentos, a guerra da informação é muito importante.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Realmente as versoes de normais da familia de Su-27s sao comparavies em seu ablilidade de manobrar aos F-18s da Marinha Americana.
Nem no melhor dos dias. Patton, por favor, o F-18 é famoso por tudo, menos pela sua manobrabilidade.

O super poderoso F-22 jamais poderia aparecer na mira de qualquer caça que fosse, afinal custando o que custa...
Toda vez que se coloca aqui alguma sacaneada em alguma coisa americana, é "american-hater", comunista, maluco etc. Sempre se fala das inúmeras vitórias de caças americanos sobre modelos russos e não vejo o movimento contrário dos "russian-lovers" no sentido de atacar os "american-lovers". Haverá aí alguma paranóia-complexo-defensiva-exclusivo-exclusionista-de-tudo-o-que-não for-meu?

- Pablo Maica
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A grande vantagem do Raptor está em sua capacidade Steath e combate BVR. O F-18 nunca chegaria perto do F-22 em condições de combate real.
Este me parece apenas um treinamento de Dogfight, onde a habilidade do piloto(entre outros fatores) conta muito.
Abraços
César
Este me parece apenas um treinamento de Dogfight, onde a habilidade do piloto(entre outros fatores) conta muito.
Abraços
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
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César escreveu:A grande vantagem do Raptor está em sua capacidade Steath e combate BVR. O F-18 nunca chegaria perto do F-22 em condições de combate real.
Este me parece apenas um treinamento de Dogfight, onde a habilidade do piloto(entre outros fatores) conta muito.
Abraços
César
César concordo com vc que parece um treinamento de dogfight ou algo parecido, mas discordo quando vc diz NUNCA.
Difícil sim, mas nada é impossível.. Num combate real podem influir outros fatores como o número de aeronaves empregas, tática de combate, etc...
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Otaolive escreveu:César concordo com vc que parece um treinamento de dogfight ou algo parecido, mas discordo quando vc diz NUNCA.
Difícil sim, mas nada é impossível.. Num combate real podem influir outros fatores como o número de aeronaves empregas, tática de combate, etc...
Salve Otaolive,

Tudo bem, mas você há de concordar que a chance de um Hornet conseguir abater um F-22, bem, não é das maiores...
Para o Hornet se aproximar do F-22 com intenção de abatê-lo, pressupõe-se que ele o tenha detectado, o que é bastante complicado.
Abraços!
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
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Lí uma vez (creio que foi alguns meses atrás na AF Monthly), que os peruanos se deram bem (não sei até que ponto) em dogfights contra os F-18 da US Navy (estavam com os M2000´s). Pelo menos foi o que os peruanos disseram... Alguém tem alguma informação sobre o desempenho do Super Hornet contra outros caças em exercícios por aí?
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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César escreveu:Otaolive escreveu:César concordo com vc que parece um treinamento de dogfight ou algo parecido, mas discordo quando vc diz NUNCA.
Difícil sim, mas nada é impossível.. Num combate real podem influir outros fatores como o número de aeronaves empregas, tática de combate, etc...
Salve Otaolive,![]()
Tudo bem, mas você há de concordar que a chance de um Hornet conseguir abater um F-22, bem, não é das maiores...
Para o Hornet se aproximar do F-22 com intenção de abatê-lo, pressupõe-se que ele o tenha detectado, o que é bastante complicado.
Abraços!
César
Concordo com vc César, é muito complicado pro F18 ou qq outro caça detectar o Raptor.
E até num dogfight acho q complica tb pois o Raptor tem tubeiras móveis certo?
Mas complicado não é impossível...Talvez se tenha uma razão de 25 Hornets abatidos para 1 Raptor

Nem no melhor dos dias. Patton, por favor, o F-18 é famoso por tudo, menos pela sua manobrabilidade.
O F-18 e' o caca mais manobraviel que tem na inventoria Americana. Esse "Cobra" e' apenas para shows, os Su-27s nunca fariam isso em combate, pois o aviao tem que voar tao devegar que seria um alvo facil. E o Su-30MKI e' um produto de um Su-27 atualizado entao de fato nao tem tanto diferenca. O Su-37 nem existe mais, pois era tao manobravel que caiu no chao.

Os Russos quasi nem tem dineiro para comer entao como que eles vao conseguir criar um nova avaio ao mesmo nivel do que o F-22 nas proximas 50 anos?
A China esta exatamente 30 anos atras dos EUA em technoligia areounatical. A melhor caca que podem produziar e' apenas um "rip-off" de um F-16.
Para lutar contra um F-22 a unica coisa que precisa e' um bom Ejection Seat.


"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
- Penguin
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Nem no melhor dos dias. Patton, por favor, o F-18 é famoso por tudo, menos pela sua manobrabilidade.![]()
Debate interessante:
http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=55238

Editado pela última vez por Penguin em Qui Abr 06, 2006 5:35 pm, em um total de 1 vez.
Segundo Sun Tzu, o primeiro erro numa guerra é subestimar o inimigo. Acho que é por isso que os EUA adotaram o conceito de guerra assimétrica.
Pelo que eu tenho acompanhado até aqui, ninguém disse que seria fácil ou que um F-22 é apenas mais um caça como outro qualquer etc, etc, etc. Exatamente por isso o inusitado da foto, onde um caça internacionalmente conhecido como não sendo dos melhores em manobrabilidade, conseguiu obter sucesso contra um caça dito supermanobrável. Um caça com TVC tem óbvias vantagens num combate próximo pela sua capacidade quase infinita de apontar o seu nariz, e consequentemente as suas armas e sensores, em qualquer direção sem perda de controle da aeronave. Apesar do Patton tentar aí diminuir estas capacidades, até agora comprovadas de maneira prática e operacional apenas e exclusivamente nos caças russos, é aceito pelos menos entusiastas e patriotas que um caça super-manobrável armado com um míssil de 4/5 geração e uma mira HSD teria muito mais chances de sucesso num combate próximo que um caça , digamos assim, comum. Isto foi provado já há muitos anos pelos MIG-29 alemães. Naqueles tempos e com um míssil menos capaz que os atuais, ficou provado que caças ocidentais teriam chances mínimas. Daí, desenvolveu-se DASH, Python 4 e etc. Com isso os vetustos F-5III chilenos deram uma surra nos visitantes das manobras aqui já citadas. Seria como negar a grande vantagem de ser furtivo do F-22 em combate BVR só porque os caças russos não tem esta mesma capacidade. Ainda...

Pelo que eu tenho acompanhado até aqui, ninguém disse que seria fácil ou que um F-22 é apenas mais um caça como outro qualquer etc, etc, etc. Exatamente por isso o inusitado da foto, onde um caça internacionalmente conhecido como não sendo dos melhores em manobrabilidade, conseguiu obter sucesso contra um caça dito supermanobrável. Um caça com TVC tem óbvias vantagens num combate próximo pela sua capacidade quase infinita de apontar o seu nariz, e consequentemente as suas armas e sensores, em qualquer direção sem perda de controle da aeronave. Apesar do Patton tentar aí diminuir estas capacidades, até agora comprovadas de maneira prática e operacional apenas e exclusivamente nos caças russos, é aceito pelos menos entusiastas e patriotas que um caça super-manobrável armado com um míssil de 4/5 geração e uma mira HSD teria muito mais chances de sucesso num combate próximo que um caça , digamos assim, comum. Isto foi provado já há muitos anos pelos MIG-29 alemães. Naqueles tempos e com um míssil menos capaz que os atuais, ficou provado que caças ocidentais teriam chances mínimas. Daí, desenvolveu-se DASH, Python 4 e etc. Com isso os vetustos F-5III chilenos deram uma surra nos visitantes das manobras aqui já citadas. Seria como negar a grande vantagem de ser furtivo do F-22 em combate BVR só porque os caças russos não tem esta mesma capacidade. Ainda...