E o Super Hornet pega Raptor

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Lauro Melo
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#31 Mensagem por Lauro Melo » Qua Abr 05, 2006 4:18 pm

Slip Junior escreveu:É um mock-up (em outras palavras, é mais que uma maquete e menos que um protótipo) em escala real do novo caça chinês que, possivelmente, será designado J-14. É difícil de se prever as qualidades e características do projeto desde já mas a visão do bicho realmente impressiona. :shock:
Abraços


Talvez em 2026 eles estejam com seu 1º esquadrão operacional.
Digo isto porque o EUA inicia o desenvolvimento do F-22 A em 1984/1985.
Isto após gigantescos gastos em P&D. E todo um complexo industrial e tecnológico em sua volta.

Talvez se a Rússia entrar com ajuda cientifica e tecnológica, as coisas andem mais rápidas, fora isto.... Sei não ( vide J-10 ).

Sds,




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#32 Mensagem por Pablo Maica » Qua Abr 05, 2006 4:19 pm

Slip Junior escreveu:É um mock-up (em outras palavras, é mais que uma maquete e menos que um protótipo) em escala real do novo caça chinês que, possivelmente, será designado J-14. É difícil de se prever as qualidades e características do projeto desde já mas a visão do bicho realmente impressiona. :shock:

Abraços


Com certeza Slip é um design muito impressionante, e se tratando dos chineses acho que vai demorar um pouco ainda até que se saiba alguma coisa sobre performance.


Um abraço e t+ :D




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#33 Mensagem por Penguin » Qua Abr 05, 2006 6:01 pm

talharim escreveu:Carlos Mathias escreveu :
Já sei, o cara do F-22 perdeu propositalmente para forçar o congresso americano a liberar verbas para o F-222...Huuuuuum, é isso então hein?


Boa Carlos 8-] Mas também pode ter sido uma vitória proposital do F-18 Super Lento Hornet para poderem alavancar aquela venda para os Indianos.

Se abate um F-22 da USAF,abate também um SU-30 Flanker da Força Aérea Chinesa.


Ja vi fotos de F-5E e A-4 enquadrando F-4, F-14, F-15 e F-16. Isso ocorre eventualmente ou qd ha um desnivel na qualidade dos pilotos.

O Mirage III nao chegou surpreender o Mirage 2000?

O F-22 não é imbativel, principalmente em dogfight. Até pq ele so entra em dogfiht se quiser e em condições favoraveis. Mas a probabilidade dele ser vencido é pequena.

Seria interessante obter mais detalhes dessa foto, antes de se chegar a conclusão que o F-18E é o melhor caça do mundo.




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#34 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Abr 05, 2006 6:15 pm

Repetindo...
O F-22 apenas apareceu no visor, nem na mira ele esta (a mira não aparece porque o canhão esta sem balas), agora olhem a velocidade e o angulo de ataque do F-18, ele não esta em uma posição muito confortavel é muita boa vontade dizer que ele venceu...




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#35 Mensagem por chm0d » Qua Abr 05, 2006 6:46 pm

Marechal-do-ar escreveu:Repetindo...
O F-22 apenas apareceu no visor, nem na mira ele esta (a mira não aparece porque o canhão esta sem balas), agora olhem a velocidade e o angulo de ataque do F-18, ele não esta em uma posição muito confortavel é muita boa vontade dizer que ele venceu...


Mais com um Ir de quarta geracao, ele ia tomar :)... imagine um de 5 geracao hehehe

Abs.




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#36 Mensagem por Penguin » Qua Abr 05, 2006 7:01 pm

chm0d escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Repetindo...
O F-22 apenas apareceu no visor, nem na mira ele esta (a mira não aparece porque o canhão esta sem balas), agora olhem a velocidade e o angulo de ataque do F-18, ele não esta em uma posição muito confortavel é muita boa vontade dizer que ele venceu...


Mais com um Ir de quarta geracao, ele ia tomar :)... imagine um de 5 geracao hehehe

Abs.



Um dogfight com misseis IR de ultima geracao é algo altamente arriscado para qq caca. Quem pode evita (prioriza BVR) ou inicia uma luta a curta distancia em uma situacao mais favoravel.




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#37 Mensagem por cebola » Qua Abr 05, 2006 7:09 pm

Agora eu to feliz pra !@#%#¨$@.

Já vou explicar, nós compramos M2000 que são mais modernos que os Mirrage peruanos. Os peruanos venceram os SUPER HORNETS da US NAVY, mas os SUPER HORNETS que perderam pros Mirrage venceram o F-22, logo nos temos um caca mais letal que o RAPTOR em Anapolis.
AHAHAHAHAHAHAHAHAH. PQP.




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#38 Mensagem por chm0d » Qua Abr 05, 2006 7:53 pm

cebola escreveu:Agora eu to feliz pra !@#%#¨$@.

Já vou explicar, nós compramos M2000 que são mais modernos que os Mirrage peruanos. Os peruanos venceram os SUPER HORNETS da US NAVY, mas os SUPER HORNETS que perderam pros Mirrage venceram o F-22, logo nos temos um caca mais letal que o RAPTOR em Anapolis.
AHAHAHAHAHAHAHAHAH. PQP.


UAHuhAUHUAHUah




Carlos Mathias

#39 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 05, 2006 8:51 pm

ele so entra em dogfiht se quiser e em condições favoraveis


Quá, quá, quá, quá!!!!! Muito favorável mesmo aquela condição da foto... imagina se o cara do F-18 tem um Python 4/5 ou AIM-9X, ou ainda um R-73E...

O F-22 apenas apareceu no visor, nem na mira ele esta (a mira não aparece porque o canhão esta sem balas), agora olhem a velocidade e o angulo de ataque do F-18, ele não esta em uma posição muito confortavel é muita boa vontade dizer que ele venceu...


Quá, quá, quá, quá!!! Mais uma...

Seria interessante obter mais detalhes dessa foto, antes de se chegar a conclusão que o F-18E é o melhor caça do mundo.


Se a imagem tivesse os contendores em posições opostas, teríamos também que avaliar a situação???? :lol:




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#40 Mensagem por Penguin » Qua Abr 05, 2006 9:11 pm

Seria interessante obter mais detalhes dessa foto, antes de se chegar a conclusão que o F-18E é o melhor caça do mundo.


Se a imagem tivesse os contendores em posições opostas, teríamos também que avaliar a situação???? :lol:
[/quote]

Claro! Porém nao seria surpreendente, por razoes obvias.

Sempre é bom saber em que condicoes acontecem os exercicios. Na maioria das vezes essas condicoes nao sao divulgadas.

O F-22 foi projetado para destruir os oponentes a grandes distancias, tirando vantagem de sua capacidade stealth. Com misseis IR de 5a geracao, ate um caca menos manobravel pode surpreender um oponente mais agil e/ou mais potente. Por este motivo a uma grande enfase nas capacidades BVR nos novos cacas (F-22, JSF, F-18E, Typhoon, Rafale, Su-3X, etc). Esses cacas so entram em dogfight em ultimo caso. Isso nao quer dizer que eles nao estejam preparados para isso, muito pelo contrario.




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#41 Mensagem por Patton » Qui Abr 06, 2006 1:48 am

Um F-22 apareceu no HUD de um F-18E...e dai? Um F-15 pode aparecer na camera de canhao de um P-51 tambem. O que foi o proposito deste thread alem de da amunicao aos American-Haters?

Rapaz o F-22 nao luta, ele mata de longe. Se ele tem que lutar ele pode, e vai ganhar, mas falhou a sua missao. Uma Su-27/33/35/30MKI/37 (todos sao basicamente a mesma coisa) aprece na radar como um urso-polar apareceria numa mina de carvao. E aquelas manobras que ele faz nas shows areais ele nunca faria em combate, e nem pode por que ele tem um "angle of attack limmiter" nao posso explicar mas esse coisa impede a aviao de fazer aquelas super-manobras ele faz em seus shows eles tiram para que pode fazer. Realmente as versoes de normais da familia de Su-27s sao comparavies em seu ablilidade de manobrar aos F-18s da Marinha Americana.

O EF-2000 e' poco melhor do que o F-15E e mesmo o F-15C como caca. Vejem estes estaticios assim:


O EF-2000 Eurofighter:
Imagem

Maximum speed: Mach 2.0 (2060 kmh, 1280 mph)

Service ceiling 18,290m (60,000 ft)

Runway length: 500m (1,640 ft)

Max range with max internal fuel 600 n miles, (1112 k, 690 miles)

Power plants: Twin EJ2000 reheated turbofans.

Max thrust: 90kN (20,000 lbst) each

Wing span: 10.5m (34 ft 5.5 in)

Wing aspect ratio: 2:205

Length: 14.5 m (47 ft 7 in)

Height: 6.4 m (21 ft)

Gross wing area: 50.0 sq. m (538 sq. ft)

Basic mass empty: 9,750 kg (21,495 lb.)

Max take-off mass: 21,000 kg (46,218 lb.)

Max external stores: 6,500 kg (14,300 lb.)

Imagem

General Characteristics

Primary function: Air-to-ground attack aircraft

Builder: McDonnell Douglas Corp.

Power plant: Two Pratt & Whitney F100-PW-220 or 229 turbofan engines with afterburners

Thrust: 25,000 - 29,000 pounds each engine

Wingspan: 42.8 feet (13 meters)

Length: 63.8 feet (19.44 meters)

Height: 18.5 feet (5.6 meters)

Speed: Mach 2.5 plus

Maximum takeoff weight: 81,000 pounds (36,450 kilograms)

Service ceiling: 50,000 feet (15,000 meters)

Combat ceiling: 35,000 feet (10,500 meters)

Range: 2,400 miles (3,840 kilometers) ferry range with conformal fuel tanks and three external fuel tanks

Armament: One 20mm multibarrel gun mounted internally with 500 rounds of ammunition. Four AIM-7F/M Sparrow missiles and four AIM-9L/M Sidewinder missiles, or eight AIM-120 AMRAAM missiles. Any air-to-surface weapon in the Air Force inventory (nuclear and conventional)

Crew: Pilot and weapon systems officer

Unit cost: $31.1 million (fiscal 98 constant dollars)

Date deployed: April 1988

Inventory: Active force, 217; ANG, 0; Reserve, 0

Voce pode ver que o F-15E ainda e' mais rapido e o modelo C voa mais alto(65mil Feet vs 60mil Feet para o EFA), e seus motores ainda sao mais poderosos (ate no modelo C). A distancia que o F-15E pode voar e' duas vezes mais do que o EFA (os dois com "external tanks"). O F-15E tambem pode carregar quasi duas vezes mais peso do que o EFA a uma distancia bem maior. Pode tambem comprar tipo 3 F-15Es por um EFA.

Claro que o EFA tem muito em seu favar. E' mais manoavel, mais leve, e mais novo. O RCS (Radar Cross Section) dele e' bem menor. Mesmo assim ele nao carrega nada novo para a mesa. Nao tem "thrust vecorting" nao e' Stealth, nao tem "Super Cruise" e' um avaiao da quarta geracao mesmo. Como caca e' melhor do que o F-15C e F-15E sim, pois e' menor e mais leve assim como o F-16C e F-18E. Mas como "multi-role Strike Fighter" concerteza nao ultra-passa o F-15E ou F-15K. Como custo-benificio eu diria que o F-15 e' a escolha melhor assim como os Sul-Coreanos diziam.




Imagem
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#42 Mensagem por otaolive » Qui Abr 06, 2006 9:23 am

Patton escreveu:Rapaz o F-22 nao luta, ele mata de longe. Se ele tem que lutar ele pode, e vai ganhar, mas falhou a sua missao. Uma Su-27/33/35/30MKI/37 (todos sao basicamente a mesma coisa) aprece na radar como um urso-polar apareceria numa mina de carvao. E aquelas manobras que ele faz nas shows areais ele nunca faria em combate, e nem pode por que ele tem um "angle of attack limmiter" nao posso explicar mas esse coisa impede a aviao de fazer aquelas super-manobras ele faz em seus shows eles tiram para que pode fazer. Realmente as versoes de normais da familia de Su-27s sao comparavies em seu ablilidade de manobrar aos F-18s da Marinha Americana.


PUTZ!!! Quer dizer que o F22 já luta sozinho??? Se ele lutar ele vai ganhar??? Agora os pilotos americanos são os melhores do mundo também ???

Acho q o caríssimo Patton só conhece aviões americanos mesmo...Dizer que Su27 é a mesma coisa que Su37 mostra isso....

Quanto as manobras dos shows aéreos, já li reportagens dizendo que o "Cobra" pode muito bem confundir os radares dos AWACS..Se isso não for útil em combate...

E nesse fórum acho que existem muitos mais "RUSSIAN-HATERS".

Para finalizar vou citar Eugene Frolov quando disse se entraria em combate com os caças americanos: "Anytime, Anywhere" :lol:




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#43 Mensagem por chm0d » Qui Abr 06, 2006 10:52 am

otaolive escreveu:
Patton escreveu:Rapaz o F-22 nao luta, ele mata de longe. Se ele tem que lutar ele pode, e vai ganhar, mas falhou a sua missao. Uma Su-27/33/35/30MKI/37 (todos sao basicamente a mesma coisa) aprece na radar como um urso-polar apareceria numa mina de carvao. E aquelas manobras que ele faz nas shows areais ele nunca faria em combate, e nem pode por que ele tem um "angle of attack limmiter" nao posso explicar mas esse coisa impede a aviao de fazer aquelas super-manobras ele faz em seus shows eles tiram para que pode fazer. Realmente as versoes de normais da familia de Su-27s sao comparavies em seu ablilidade de manobrar aos F-18s da Marinha Americana.


PUTZ!!! Quer dizer que o F22 já luta sozinho??? Se ele lutar ele vai ganhar??? Agora os pilotos americanos são os melhores do mundo também ???

Acho q o caríssimo Patton só conhece aviões americanos mesmo...Dizer que Su27 é a mesma coisa que Su37 mostra isso....

Quanto as manobras dos shows aéreos, já li reportagens dizendo que o "Cobra" pode muito bem confundir os radares dos AWACS..Se isso não for útil em combate...

E nesse fórum acho que existem muitos mais "RUSSIAN-HATERS".

Para finalizar vou citar Eugene Frolov quando disse se entraria em combate com os caças americanos: "Anytime, Anywhere" :lol:


Pois eh, e segundo a revista ASAS, o TVC eh MUITO util em combate BVR tb, pois assim que um missil for lancado, o caca (su-37), pode executar a manobra(cobra) e sair do alcance do missil... :lol: :lol: :lol:

Abs.




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#44 Mensagem por Pablo Maica » Qui Abr 06, 2006 10:54 am

Meu Deus acho que vo até me esconder debaixo da cama de tanto medo que eu fiquei do assassino sanguinario do F-22 hehehe :lol: :lol:



Um abraço e t+ :D




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#45 Mensagem por Slip Junior » Qui Abr 06, 2006 11:04 am

Lauro Melo escreveu:Talvez em 2026 eles estejam com seu 1º esquadrão operacional.
Digo isto porque o EUA inicia o desenvolvimento do F-22 A em 1984/1985.
Isto após gigantescos gastos em P&D. E todo um complexo industrial e tecnológico em sua volta.

Talvez se a Rússia entrar com ajuda cientifica e tecnológica, as coisas andem mais rápidas, fora isto.... Sei não ( vide J-10 ).

Sds,

Lauro, eu acredito que o desenvolvimento do caça chinês será mais rápida que o do Raptor devido à um fator que contribuiu para um enorme atraso do programa ATF e que, muito possivelmente, não estará presente no programa do caça chinês: o fim da Guerra Fria e toda a concepção de emprego das forças armadas.

Certamente, esse fato determinou um atraso gigantesco no programa do F/A-22 pois já não se sabia ao certo qual era o inimigo à ser combatido, o que se precisaria para combatê-le, aonde seria o confronto, e por ai vai... Até mesmo as "cruzadas" norte-americanas influenciaram no atraso da aeronave com um grande volume de recursos do orçamento tendo de ser realocados para a manutenção das forças no exterior.

Realmente, não vai ser hoje à noite nem amanhã cedinho que o J-14 vai estar pronto, mas pode ser que em um período de 10-15 anos, os chineses consigam dar um passo gigantesco rumo ao know-how de tecnologias críticas aeronáuticas. É esperar para ver. :wink:

Abraços




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