O Typhoon tb poderia substituir qq caca da Forca Aerea Francesa. Onde estaria a limitacao?
O Rafale também pode substituir F-16, F-18, MiG-29, F-5 e muitos outros caças. Mas ele foi desenvolvido para substituir todos os caças operando na Força Aérea francesa, o EF não o foi, eles ainda utilizarão o Tornado por um bom tempo e a substituição será por F-35 e não por EF.
Obvio. O F-35 eh stealth e o Rafale ou o Typhoon nao. O JSF agregara . uma capacidade que a Franca nao tera.
Dos paises usuarios do Typhoon, o RU e a Italia utilizarao o F-35, a Alemanha, nao. E este substituira em parte significativa o Tornado IDS.
Não existe dúvida. Ele pode cumprir outras funções? Claro. Porém não com a mesma eficiência. Já o Rafale é um caça verdadeiramente multirole.
O Typhoon esta entrando em servico agora. Suas capacidades estao sendo incorporadas paulatinamente. O Rafale que entrou em operacao antes tb foi assim. A 1a serie produzida para a Marinha estava quase que limitado a funcoes ar-ar. Outras funcoes foram sendo incorporadas nas series seguintes.
Com base em que vc avalia a maior eficiencia ar-terra do Rafale? Isso quer dizer entao que ele tem uma menor eficiencia ar-ar? Pq o Rafale eh "verdadeiramente" multirole? Para mim o F-15E, o F-18, F-16 50/60, Gripen, o Su-30 tb sao "verdadeiramente" multirole.
Qt a necessidade do F-35, ela existe devido a algo que os europeus perderam o bonde: caças stealth tripulados. Essa capacidade não pode ser obtida nem pelo Rafale nem pelo Typhoon.
Claro, e devido a esta necessidade eles não precisam de um Typhoon multirole assim como o Rafale.
Os 232 Typhoon da RAF nao serao exclusivamente dedicados a defesa aerea, pode ter certeza (o Jaguar nao eh propriamente um caca de defesa aerea):
55 Tranche 1 entregues ate 2007
89 Tranche 2 a partir de 2008 (totalmente multifuncionais)
88 Tranche 3 ate 2015 (as capacidades do Tranche 3 estao sendo decididas entre os socios do programa).
Os tranche 1 serao retrofitados
BAE SYSTEMS
17 November 2005 - First Tranche 2 Typhoon Takes Shape at Samlesbury
Assembly of the first production standard Tranche 2 Typhoon has started at BAE Systems Samlesbury in the North-West of England. The Tranche 2 aircraft will provide the UK’s Royal Air Force and other customer Air Forces with an improved operational performance,
including a full air to surface capability. The build of the first Tranche 2 Typhoon commenced with the spigot frames, part of the aircraft’s front fuselage, being loaded into assembly jigs in the Typhoon Major Units Assembly Facility at Samlesbury.
The Typhoon is an agile, single seat, multi-role aircraft optimised for high altitude supersonic air combat but also capable of operating at much lower levels in the air-to-ground roles.
Totalmente otimizado para combate aéreo.
Entao vc admite que ele eh mais eficiente na arena ar-ar? Logo em um confronto entre o multifuncional Rafale e o caca dedicado Typhoon, o Rafale cai?
Incrível, o Typhoon consegue mudar o radar de modo de ataque ar-ar para modo de ataque ar-solo e vice-versa durante o vôo. É isto ou eu não entendi bem?
"
The CAPTOR is mechanically scanned radar, yet it is able to interleave different modes due to exceptional scan rates (credited to the Low inertia non-counterbalanced antenna coupled with four high torque, high precision samarium-cobalt drive motors)"
O Typhoon faz isso rapidamente devido a explicacao acima. O RBE2 que nao eh AESA tb intercala, porem teoricamente mais rapido ainda.
Do site oficial:
The Radar provides Air-to-Air and Air-to-Surface features.
Main Air-to-Air fetauresSearch Modes - Range While Search (RWS), Velocity Search (VS) and multiple target Track While Scan (TWS)
Lock-Follow Modes, which are tailored for long range tracking and short range tracking for use in visual identification or gun attacks
Air Combat Acquisition Modes allowing a choice of boresight, vertical scan HUD field of view or slaved acquisition
Main Air-to-Surface featuresSearch Modes - Ground Map, High Resolution Map, Ground Moving Target Identification and Sea Surface Search and Track While Scan
Track Modes - Fixed Target Track and Moving Target Track
Air-to-Surface Ranging
Terrain Avoidance
Alguma razao para se utilizar uma antena mecanica deve haver
. O radar do B-1B tb eh ESA, porem os EUA nunca utilizaram este conceito num caca. Pularam diretamente para o AESA que eh a tecnologia "definitiva", por enquanto
. Me parece que o Reino Unido (principalmente), Alemanha, Italia e Espanha tem um grande estoque de conhecimento tecnico e recursos para desenvolver um radar adequado.
Meu palpite eh que tem a ver com o alcance...
Alem do mais o CAESAR, a versao AESA do CAPTOR ja esta em testes. Esta previsto que o CAPTOR possa ser convertido em CAESAR.
Como anda o AESA do Rafale? Saiu uma noticia recentemente que a Franca iria reduzir os pedidos para canalizar recursos para terminar o desenvolvimento da versao AESA e integrar novos armamentos...
Parece que o Rafale não precisa ficar mudando de modo de combate. Ele ataca navios, alvos terrestres e aviões praticamente ao mesmo tempo.
http://www.isrjournal.com/story.php?F=750341
For example, to jump the antenna beam from one target to another separated by 100 degrees, an MSA takes roughly a second. An ESA can do it in less than a millisecond. An AESA can even simultaneously radiate multiple, independently steered beams on different frequencies.
De acordo com o texto acima, o ESA eh mais rapido que um radar com antena convencional, porem nao o faz simultaneamente. Isso so o AESA.
Qd o Brasil abrir o FX-2, as versoes correntes do Typhoon e do Rafale serao o Tranche 3 e o F-3 ambas totalmente multifuncionais e equipadas com AESA.
A vantagem clara do Rafale reside na sua versao naval se a MB for operar algum. Outra vantagem eh o lobby da Embraer. A desvantagem eh, ate agora, um horizonte de vendas mais limitado que pode ter implicacoes nos custos de manutencao. Se a India nao o comprar, a sua situacao vao ficar bem complicada.