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A Embraer na área de Defesa
Entrevista com Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Defesa e Governo Luiz Carlos Siqueira Aguiar
T&D - A Embraer teria algum projeto a oferecer para o Exército?
Luiz Carlos Aguiar - No momento, não.
http://www.defesanet.com.br/embraer/td_aguiar.htm
A-4 ( Modernização )
T&D - E para a Marinha ?
Luiz Carlos Aguiar - Na Marinha, sim. Existem as restrições, que todos sabem, de caráter orçamentário, mas estamos desenvolvendo uma análise de modernização para 12 aviões A-4. Seria prematuro dizer, pois falta uma série de ações a serem tomadas. Porém, estamos conversando com a Marinha sobre esse assunto específico.
T&D - A Embraer está trabalhando em vários programas para a FAB. Depois que esses programas estiverem concluídos, o senhor acredita que possa haver uma lacuna de demanda, ou seja, um tempo sem que a FAB venha a trabalhar com a Embraer, inclusive até por falta de condição orçamentária para isso? Como o senhor vê essa possível realidade?Luiz Carlos Aguiar - Nós temos ainda a modernização do AMX. O contrato já está assinado, mas o programa não foi efetivamente iniciado. Há também a questão do F-X, que deve ser retomada nos próximos anos, e que a Embraer quer obviamente participar com a FAB nesse desenvolvimento. Estamos atendendo hoje a questão do datalink do SIVAM e pretendemos trabalhar com a FAB em outros sistemas de integração. O reaparelhamento da FAB, a despeito da questão orçamentária, foi um trabalho muito forte. Mas sempre haverá uma necessidade ou outra, não tão grande como os projetos que acabei de mencionar. Eu diria que o projeto central da parte de reaparelhamento foi feito e, como prospecção para o futuro, vejo os casos do AMX e F-X. De imediato, não vejo nenhum outro projeto com relação à Força Aérea.
http://www.defesanet.com.br/embraer/td_aguiar.htm
T&D - Em termos de F-X, não existe nada? Acabou mesmo?
Luiz Carlos Aguiar - Como você mesmo falou antes, na área de defesa essas coisas nunca terminam com ponto final. Nós temos um interesse enorme em desenvolver soluções que atendam a FAB, como temos feito em outros casos. A Embraer tem tentado melhorar a cada dia, de maneira a atender bem a demanda dos requisitos. Queremos fazer isso em conjunto com a FAB, como foi no caso da modernização do F-5, o ALX, o próprio AMX e estamos tendo sucesso nesta parceria. Queremos continuar assim.