FX2 - Qual o melhor caça para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o melhor caça para a FAB?

F-35
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Rafale
55
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63
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Jet Crash®
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#61 Mensagem por Jet Crash® » Dom Mar 26, 2006 10:06 pm

FinkenHeinle escreveu:Meu Deus...


Vocês ainda não tomaram overdose de F-X?!

Meu Deus, parece que isso não foi discutido à exaustão durante longos três anos... Aliás, mais até...


Eu concordo. Acho que a moderação deveria proibir o assunto :wink:




Jet Crash®

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talharim
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#62 Mensagem por talharim » Dom Mar 26, 2006 10:15 pm

A TAB não vai comprar caças novos nunca mais e ponto final.

Aliás esta foi a última vez que ela comprou caças. (vômitos franceses no maior escândalo depois do SIVAM).

Atualmente a TAB está muito satisfeita com a sua fazenda e não pretende mudar de ramo tão cedo.




cido
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#63 Mensagem por cido » Dom Mar 26, 2006 10:19 pm

Marechal-do-ar escreveu:É facil cido,
O Brasil gastou alguns bilhões (3 bilhões de reais ou dolares? não lembro, alguem ai tem a informação?) para projetar o AMX, ficou uma aeronave de ataque razoavel, podia ser melhor, mas não foi, recebeu poucas encomendas da FAB e aivem uns caras falarem que os engenheiros são incompetentes, que o avião é caro, etc,
esses caras se esquecem que o Brasil nunca tinha projetado um jato antes e por isso ja começou gastando grana pesquisar esse detalhe, e mais um monte de coisas que o AMX precisava e o Brasil não tinha feito, para esses caras com a grana gasta o AMX devia ter no mínimo o nível do Rafale e ninguem leve em conta que o programa do Rafale ja consumiu mais de 30 bilhões de euros e isso de um país com muita experiência na área,
Como são esses caras que decidem o que sera feito e o que não sera feito a Embraer não fara um jato supersônico, o Brasil não vai gastar quase nada em pesquisas, continuara exportando soja e continuaremos pobres e subdesenvolvidos por toda a eternidade.

bom bem mais caro e complicado do que eu imaginava...
Então a porcaria de um projeto de f-22 por exemplo é de quebrar o orçamento é simplemente impensável......

:?




Futuro Caçador FAB
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#64 Mensagem por Alcantara » Dom Mar 26, 2006 10:28 pm

Bolovo escreveu:
cido escreveu:Alguem pode me explicar por que a Embraer não pode projetar a porcaria de um caça de superioridade Aérea?
Por mais que pra muitos seja evidente, eu simplesmente não entendo, falta de competência técnica para o projeto acho que não seja...
Que motivos políticos econômicos estão envolvidos nisso??????
:roll:

Dúvido que a FAB tenha grana para isso. Passaria os 2bi de dolares facil.

E para EMBRAER vale mais a pena fazer o Rafale ou Mirage 2000 sob licensa aqui no Brasil.

Não desenvolve um caça "do zero" devido a escala de produção. O Brasil compraria quantas unidades? Dependendo da quantidade, o custo unitário seria alto demais.

Vejam o caso do AMX, que foi tão duramente criticado por aqui na época que foi introduzido em serviço. Muitos apontam um dedo inquisidor dizendo que era muito caro, que era inferior, era o F-32 (seria o preço de 2 F-16s :lol: ), etc. E vejam que foi um projeto em conjunto, no qual o Brasil entrou com aproximadamente um terço (33%) do total gasto.

Um projeto nacional não é viável, apesar de possível, tecnicamente falando. Mesmo as nações européias, financeiramente mais bem servidas, tem optado pelo desenvolvimento conjunto para poder dividir custos e compartilhar resultados (pesquisa científica, soluções tecnológicas e etc. Até mesmo empregos!).


Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

#65 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mar 26, 2006 11:12 pm

Bem, se formos comparar aviões contemporâneos e isso seria mais correto, acho que a manutenção de um MIG-21 deva ser muito mais barata do que um M-III, sem entrar no mérito de qual é melhor e em quê. Os motores têm potência semelhante e penso que deva ser bem mais barato manter um vetusto MIG-21 que o M-III. A Índia modernizou os seus e os mantêm operacionais, inclusive tendo integrado armamento moderno, o que prova a viabilidade do avião como plataforma, ao contrário do M-III/IV/50 etc.




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#66 Mensagem por Penguin » Seg Mar 27, 2006 7:31 am

Carlos Mathias escreveu:Bem, se formos comparar aviões contemporâneos e isso seria mais correto, acho que a manutenção de um MIG-21 deva ser muito mais barata do que um M-III, sem entrar no mérito de qual é melhor e em quê. Os motores têm potência semelhante e penso que deva ser bem mais barato manter um vetusto MIG-21 que o M-III. A Índia modernizou os seus e os mantêm operacionais, inclusive tendo integrado armamento moderno, o que prova a viabilidade do avião como plataforma, ao contrário do M-III/IV/50 etc.



O Mig-21 foi um dos cacas a reacao mais produzidos e ha um grande numero ainda em operacao. Somado a sua simplicidade, o resultado eh custo menor.




Carlos Mathias

#67 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 27, 2006 11:54 am

Sendo assim, os caças da família Flanker existem em muito maior número que o Rafale e ainda estão sendo produzidos . Consequentemente, os custos de manutenção e peças serão menores que num caça exclusivo, como o Rafale. Se for assim, melhor o SU-30/35/37... Mais motores, mais partes, mais países operando... Arquitetura aberta a equipamentos e armas ocidentais... 8-]

The Su-30MKI version was designed for India. The Su-30MK is equipped by the latest radars designed by Indian specialists and with the Akash air-to-air missile.

In order to improve the declining combat capability of the Air Force owing to fleet obsolescence, the Ministry contracted in November 1996 for supply of 40 SU-30 aircraft and associated equipment with its manufacturer at a total cost of US $1462 million


USD$ 36,5 mi por avião. Com material e tudo mais.

In 1991 China purchased an initial batch of 24 single-seat SU-27s for about $1 billion which were delivered in late 1992 and based at Wuhu Air Base, 250 kilometers west of Shanghai. In May 1995 China purchased a second batch of 24 SU-27 aircraft through Russia's main state-run arms exporting company Rosvooruzheniye. These were delivered in April 1996 and based at Suixi Air Base in Southern China. The 48 Su-27-type aircraft include 36 one-seat Su-27SK manufactured in Komsomolsk-on-Amur and 12 two-seat Su-27UB manufactured in Irkutsk, worth a total of 1.7 billion dollars.


USD$ 35,4 mi cada, baratim, né não?

In June 1999 Russia agreed to sell 72 of these front-line Sukhoi-30 jet fighter-bombers to China. The aircraft building enterprise in Komsomolsk-on-Amur (KnAAPO) is likely to become the main supplier of a large lot of Su-30MKK fighter jets to China. The cost of one Su-30MKK fighter jet is estimated at $35 million - $37 million. At the same time, negotiations began for Moscow to grant a licence for the production of another 250 Sukhoi-30 fighters.


Qué mais???

In July 2002 it was reported that China would buy around 30 Su-30MK2 naval fighters, on top of the 80 Su-30MKKs it bought in 1999 and 2001. The deal was estimated it to be worth at least $1.2 billion. The Su-30MK2, a modified version of the Su-30MKK, is a naval striker equipped with X-31A anti-ship missiles. Komsomolsk-on-Amur Aviation Production Association is the maker of the plane.


O mais moderno deles custou USD$ 40 mi cada. Um caça atual e super capaz. Veja que no meio da parada, os chineses resolveram pedir uma vesão mais atual mais voltada para ataque naval, mas sem perder as outras capacidades.

Ests caças, SU-30MK2 , podem vir equipados com os R-27EP, anti-radar, mas especificamente projetados para seguir as emissões de um caça. Ou seja, se ligar o radar este sera traqueado e um míssil será disparado de muito longe, mais de 100km. Daí, como a busca é completamente passiva e o míssil estará com seu motor apagado, ou o alvo manobra para escapar ou mantém o radar aceso e atraente para a arma. Interessante, né?




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Seg Mar 27, 2006 12:06 pm, em um total de 1 vez.
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#68 Mensagem por Túlio » Seg Mar 27, 2006 11:59 am

Desistas, Carlos Mathias...
Se vier Rafale a custo de F22 já vai estar muintcho do bão, Flanker aqui nem de graça... :cry:




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#69 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 27, 2006 12:07 pm

Todo castigo prá corno é pouco.... :?




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#70 Mensagem por Túlio » Seg Mar 27, 2006 12:10 pm

Vejo que entendeste perfeitamente, amigo....
É bem por aí...
Nosso Hino poderia até mudar o refrão para MUUUUUUUUUUUUUUUUUU!
É sodas mesmo...




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#71 Mensagem por The Baaz » Seg Mar 27, 2006 12:39 pm

Contratos de 1996, 1991 não contam Carlos, e o contrato de 2002 com a China também não visto que ela já tinha toda a infraestrutura pra operar o Flanker..

Que tal um contrato mais recente? :roll:




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#72 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 27, 2006 5:08 pm

Faz o seguinte então, aplica aí a extratosférica inflação do período(da economia americana) e veremos qual seria o valor aproximado, tá bom? Será que neste período chegaria a 10%? Não acredito. Mas ainda assim apliquemos 105 e teremos uns 45 mi. Mas, sendo coerente com os argumentos que dizem que os EF e Rafale ficarão mais baratos à medida que são produzidos, temos também que dar um desconto no preço pela economia de escala, daí vamos botar conservadores 10%, teremos então os mesmos 40 mi de anos atráz. Baratim, baratim...

Veja que em um período semelhante os preços do EF e Rafale cairam quase pela metade(?????), então se formos aplicar mais corretamente e teoria do preço cair conforme passam os anos, deveríamos cortar pelo menos em 30% o preço de um Flanker tipo SU-30MK BR(este BR por minha conta :wink: ).




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#73 Mensagem por Morcego » Seg Mar 27, 2006 8:04 pm

talharim escreveu:A TAB não vai comprar caças novos nunca mais e ponto final.

Aliás esta foi a última vez que ela comprou caças. (vômitos franceses no maior escândalo depois do SIVAM).

Atualmente a TAB está muito satisfeita com a sua fazenda e não pretende mudar de ramo tão cedo.


TAB é Topeiras Aéreas Brasileiras ???? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
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#74 Mensagem por Túlio » Seg Mar 27, 2006 8:25 pm

morcego escreveu:
talharim escreveu:A TAB não vai comprar caças novos nunca mais e ponto final.

Aliás esta foi a última vez que ela comprou caças. (vômitos franceses no maior escândalo depois do SIVAM).

Atualmente a TAB está muito satisfeita com a sua fazenda e não pretende mudar de ramo tão cedo.


TAB é Topeiras Aéreas Brasileiras ???? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
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Quero ver só QUEM pode imaginar como seria uma flame-war do véio Bat com o véio Talha...hehehehehehehehhehehe
Ia ser de morte!
Num ia sobrar pedra sobre pedra, nem bit sobre bit...HUAHUAHUAHAUAHUAHAUAHAUAHAU




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#75 Mensagem por Penguin » Seg Mar 27, 2006 8:29 pm

Carlos Mathias escreveu:Faz o seguinte então, aplica aí a extratosférica inflação do período(da economia americana) e veremos qual seria o valor aproximado, tá bom? Será que neste período chegaria a 10%? Não acredito. Mas ainda assim apliquemos 105 e teremos uns 45 mi. Mas, sendo coerente com os argumentos que dizem que os EF e Rafale ficarão mais baratos à medida que são produzidos, temos também que dar um desconto no preço pela economia de escala, daí vamos botar conservadores 10%, teremos então os mesmos 40 mi de anos atráz. Baratim, baratim...

Veja que em um período semelhante os preços do EF e Rafale cairam quase pela metade(?????), então se formos aplicar mais corretamente e teoria do preço cair conforme passam os anos, deveríamos cortar pelo menos em 30% o preço de um Flanker tipo SU-30MK BR(este BR por minha conta :wink: ).


E pq os Su-35 sem TVC e sem PESA nos foram oferecidos por mais de USD 60mi?

Se um Mig-29 SMT ta saindo para Argelia a mais de USD 40mi, um Su-30 esta custando hoje bem mais do que isso.




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