Status dos P-3C Holandeses para PORTUGAL?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Tudo bem, Chralie, e peço desculpa se interpretou mal a minha reacção, mas eu acho que estes foruns servem exactamente para que nós, os que sabemos menos, aprendermos com os que sabem mais.
Ora o Charlie sabe bem do que se vai passando na FAP.
Só que por vezes, a forma como responde dá a sensação (que porventura eu intrepreto mal ) de que me está a dar lições de sapiência.
Em todo o caso, eu leio com muita atenção o que você escreve.
_______________
Relativamente aos assuntos da FAP, pode confirmar, ou serão ainda rumores, de que os futuros C-295 irão ser operados a partir do Montijo, deixando a esquadra dos Aviocar de operar em Sintra?
Ora o Charlie sabe bem do que se vai passando na FAP.
Só que por vezes, a forma como responde dá a sensação (que porventura eu intrepreto mal ) de que me está a dar lições de sapiência.
Em todo o caso, eu leio com muita atenção o que você escreve.
_______________
Relativamente aos assuntos da FAP, pode confirmar, ou serão ainda rumores, de que os futuros C-295 irão ser operados a partir do Montijo, deixando a esquadra dos Aviocar de operar em Sintra?
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Bem, se pareço estar a dar lições de sapiência ao responder, então quem tem que pedir desculpas sou eu. Se, porventura o faço é de forma não intencional (se calhar é por ter sido professor por 2 anos, não sei).
O objectivo da maioria dos meus posts é informar, ainda para mais porque nos encontramos num fórum falado em português mas não directamente virado para o que se passa no seio das Forças Armadas Portuguesas. Eu também sei pouco sobre navios (e sobre meios terrestres então é melhor nem falar ) e leio sempre atentamente o que tanto o Rui, P44, JLRC e JNSA escrevem a esse respeito. No meu caso, não há amor como o primeiro, isto é, a minha preferência vai claramente para o plano da aeronáutica militar. E já vou sabendo uma coisita ou outra...
Quanto à questão referente aos rumores que apontam a Base Aérea do Montijo como o destino mais provável dos C-295M/C-295MSA, sim, é verdade; tudo indica que as Esquadras 502 "Elefantes" e 401 "Cientistas" se mudem de Sintra para a BA6. O objectivo da FAP parece ser o congregar numa só unidade todas as esquadras de voo que tenham por missão o transporte aéreo táctico e a vigilância marítima/patrulhamento marítimo. A partir de 2008, só deverão permanecer na BA1 os FTB-337G, os Chipmunks e planadores pertencentes à Academia da Força Aérea, para além do acervo aeronáutico do Museu do Ar.
O objectivo da maioria dos meus posts é informar, ainda para mais porque nos encontramos num fórum falado em português mas não directamente virado para o que se passa no seio das Forças Armadas Portuguesas. Eu também sei pouco sobre navios (e sobre meios terrestres então é melhor nem falar ) e leio sempre atentamente o que tanto o Rui, P44, JLRC e JNSA escrevem a esse respeito. No meu caso, não há amor como o primeiro, isto é, a minha preferência vai claramente para o plano da aeronáutica militar. E já vou sabendo uma coisita ou outra...
Quanto à questão referente aos rumores que apontam a Base Aérea do Montijo como o destino mais provável dos C-295M/C-295MSA, sim, é verdade; tudo indica que as Esquadras 502 "Elefantes" e 401 "Cientistas" se mudem de Sintra para a BA6. O objectivo da FAP parece ser o congregar numa só unidade todas as esquadras de voo que tenham por missão o transporte aéreo táctico e a vigilância marítima/patrulhamento marítimo. A partir de 2008, só deverão permanecer na BA1 os FTB-337G, os Chipmunks e planadores pertencentes à Academia da Força Aérea, para além do acervo aeronáutico do Museu do Ar.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
-
- Júnior
- Mensagens: 47
- Registrado em: Dom Dez 05, 2004 11:56 pm
- Localização: Portugal
- Contato:
Rui Elias Maltez escreveu:Tudo bem, Chralie, e peço desculpa se interpretou mal a minha reacção...
Charlie Golf escreveu:Bem, se pareço estar a dar lições de sapiência ao responder, então quem tem que pedir desculpas sou eu.
Tou a ficar com ciúmes!
Discutir algo educada e civilizadamente é muito bonito.
A "arte" de bem informar os outros será mais que isso, é um dever e um orgulho!
Abraços
A realidade não alimenta fóruns...
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
p_shadow escreveu:Pôxa Rui, você trata dos chatos assim!
Calma! Não havia necessidade!
Vai ver que quando o colega crescer um pouquinho mais nós dois iremos ser grandes amigos:
Ora bolas! E eu a pensar que ias colocar a imagem de um SA-2 "Guideline" como os que havia em redor de Hanói e que derrubaram uns quantos B-52...
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55308
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2445 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Ora bolas! E eu a pensar que ias colocar a imagem de um SA-2 "Guideline" como os que havia em redor de Hanói e que derrubaram uns quantos B-52...
Charlie:
Acho que o nosso colega P_Shadow só tinha uns Strella bem velhos apresados ao turras do PAIGC
Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Seg Abr 03, 2006 10:48 am, em um total de 1 vez.
-
- Júnior
- Mensagens: 47
- Registrado em: Dom Dez 05, 2004 11:56 pm
- Localização: Portugal
- Contato:
Charlie Golf escreveu:p_shadow escreveu:Pôxa Rui, você trata dos chatos assim!
Calma! Não havia necessidade!
Vai ver que quando o colega crescer um pouquinho mais nós dois iremos ser grandes amigos:
Ora bolas! E eu a pensar que ias colocar a imagem de um SA-2 "Guideline" como os que havia em redor de Hanói e que derrubaram uns quantos B-52...
Eu?!
Niêdass!!! Até parece que "na me conheces, home"!!
Abraço
A realidade não alimenta fóruns...
Recomendo a visitarem os seguintes sites as pessoas que querem saber mais sobres os nossos novos p3 e os antigos.
Tem fotos exclusivas.
http://walkarounds3.home.sapo.pt/orion/ ... rsario.htm
http://walkarounds3.home.sapo.pt/orion.htm
Cumprimentos
Tem fotos exclusivas.
http://walkarounds3.home.sapo.pt/orion/ ... rsario.htm
http://walkarounds3.home.sapo.pt/orion.htm
Cumprimentos
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Excelente, o artigo sobre os P-3 no site walkarounds
Parabéns aos gestores e colaboradores desse site
Nesta foto, o P-3 que está o meio, está ainda com a pintura semelhante ao que se enconra no Museu do Ar, em Sintra.
__________
Mas fiquei com uma duvida na leitura:
A FAP tem presentemente estes aviões no Montijo para poderem ser visitados pelo público em geral?
Se sim, até quando?
Parabéns aos gestores e colaboradores desse site
Nesta foto, o P-3 que está o meio, está ainda com a pintura semelhante ao que se enconra no Museu do Ar, em Sintra.
__________
Mas fiquei com uma duvida na leitura:
A FAP tem presentemente estes aviões no Montijo para poderem ser visitados pelo público em geral?
Se sim, até quando?
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Rui Elias Maltez escreveu:A FAP tem presentemente estes aviões no Montijo para poderem ser visitados pelo público em geral?
Se sim, até quando?
Não Rui, não estão disponíveis para visita ao público. Os P-3 estão na Base Aérea do Montijo que, sendo uma Unidade activa e operacional, não é susceptível de ser visitada como é o caso do Museu do Ar.
A disposição das aeronaves na fotografia deveu-se à comemoração dos 20 Anos da Esquadra 601 "Lobos", ocorrida no dia 25 de Março na BA6. Vinte anos de operação com o P-3 Orion, um marco obviamente histórico. Na imagem vêem-se dois dos novos P-3C ex-Marinha Real Holandesa, ladeando um P-3P que exibia a sua panóplia de armamento. Ao fundo, no lado esquerdo, pode-se ver ainda o P-3P que se encontrava em alerta.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Rui Elias Maltez escreveu:Obrigado, Charlie.
Se calhar foi só nesse dia do aniversário da Esquadra-601 que permitiram as visitas .
Uma coisa:
Mas nos novos P-3 há duas pinturas distintas?
O de cá está mais claro que o que está ao fundo
Bom Rui, nesse dia as únicas visitas eram os convidados, pessoal da Esquadra (e sua família) e alguns meios de comunicação social. O meu amigo Nuno Martins teve a sorte de ser convidado para a cerimónia e aproveitou para fazer a reportagem para o seu site Walkarounds.
Quanto aos esquemas de pintura. Nos novos P-3C há duas pinturas distintas apenas por uma razão: aquando da venda pela Holanda dos seus Orion, alguns ostentavam já o novo esquema cinza-claro enquanto que outros ainda envergavam o original em tons de azul-escuro (caso do #300). Ao serviço da Força Aérea Portuguesa, o esquema adoptado deverá ser o cinza-claro (presente no P-3C #307).
O P-3C #300 em Junho de 2005, na Base de Valkenburg (Holanda)
Ao que tudo indica, o esquema de baixa-visibilidade designado "Orca" - que pode ser observado nos P-3P (Fig.1) - não é o escolhido para futura aplicação nos novos P-3C. O natural sucessor é o cinza-claro acetinado que já ostenta o recém-chegado "307" (Fig.2). Parece que esta pintura será bastante boa a prevenir a corrosão salina, faz igualmente com que haja menos calor dentro do Orion (atenuando assim, por exemplo, o desgaste tanto entre os membros da tripulação como nos sistemas de bordo), além de diminuir a assinatura infra-vermelha do aparelho. É também o escolhido para os oito P-3C CUP comprados pelo estado alemão.
Crédito: http://www.milaviapress.com
Fig.1: P-3P "14804", BA6 - 01/03/06
Crédito: http://www.milaviapress.com
Fig.2: P-3C "307" (futuro "14810"), BA6 - 01/03/06
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)