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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Plinio Jr
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#571 Mensagem por Plinio Jr » Dom Mar 05, 2006 2:02 pm

Esta redução não é preocupante. O que a Rússia tem feito é adequar-se dentro de suas dimensões territoriais. A Rússia não cobiça territórios vizinhos e não segue a política americana do big stick, ela não precisa mais de bases em Cuba ou no Vietnã.

Eles não precisam adotar a política americana para garantir uma defesa consistente de seu território, mas é sabido que muitos dos aviões que são de linha de frente como Su-27s, Mig-31s e Su-24 estão parados por falta de recursos para mante-los na ativa.

Não faz sentido comprar um Il-76 novo quando você pode modernizá-lo e este voará por mais 30 anos por uma fração do preço de uma unidade nova, o mesmo se aplica a Il-38, MiG-29, MiG-31, Su-25, Su-27, Mi-8, Mi-24. A rara excessão é o Su-34 e os Tu-160 restantes que estão sendo montados.

Entre aeronaves acima que vc citou, a quantidade de aeronaves modernizadas que foram entregues são muito pequenas.

Com a redução do número de unidades operacionais para uma quantidade dentro das necessidades da defesa do território russo, as horas de vôo subirão, pois haverão mais recursos para um melhor treinamento e mais horas de vôo. Se isto não fosse verdade, o Yak-130 não teria sido encomendado.

A encomenda de Yak-130 visa substituir vetores obsoletos como L-29/39s , algo compreensível, mas até o presente momento, não houve melhoras no sentido de aumentar a carga horária de treinamentos de vôo, este é o status de momento.

Deve-se ter em mente que a Força Aérea Soviética não existe mais e que a Força Aérea Russa não tem a menor pretensão de revivê-la.

Nem tem como reviver a força aérea dos tempos de URSS




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#572 Mensagem por Jet Crash® » Dom Mar 05, 2006 2:27 pm

Plinio Jr escreveu:Esta redução não é preocupante. O que a Rússia tem feito é adequar-se dentro de suas dimensões territoriais. A Rússia não cobiça territórios vizinhos e não segue a política americana do big stick, ela não precisa mais de bases em Cuba ou no Vietnã.

Eles não precisam adotar a política americana para garantir uma defesa consistente de seu território, mas é sabido que muitos dos aviões que são de linha de frente como Su-27s, Mig-31s e Su-24 estão parados por falta de recursos para mante-los na ativa.


A quantidade de aeronaves mantida em operação tem sido suficiente para manter o patrulhamento do espaço aéreo russo.

Não existe aviões de linha de frente "inativos". Se eles estão na linha de frente eles estão ativos. Aviões que não estão ativos estão estocados.

Plinio Jr escreveu:Não faz sentido comprar um Il-76 novo quando você pode modernizá-lo e este voará por mais 30 anos por uma fração do preço de uma unidade nova, o mesmo se aplica a Il-38, MiG-29, MiG-31, Su-25, Su-27, Mi-8, Mi-24. A rara excessão é o Su-34 e os Tu-160 restantes que estão sendo montados.

Entre aeronaves acima que vc citou, a quantidade de aeronaves modernizadas que foram entregues são muito pequenas.


São pequenas quantidades, mas nos últimos dois anos, tem havido uma frequência, mesmo se tratando de pequenas quantidades. Mi-8 e Mi-24 tem sido modernizados em quantidades satisfatórias.

O único impasse tem sido os MiG-29, que não consegui entender a relutância russa em colocar sua modernização emandamento.

Plinio Jr escreveu:Com a redução do número de unidades operacionais para uma quantidade dentro das necessidades da defesa do território russo, as horas de vôo subirão, pois haverão mais recursos para um melhor treinamento e mais horas de vôo. Se isto não fosse verdade, o Yak-130 não teria sido encomendado.

A encomenda de Yak-130 visa substituir vetores obsoletos como L-29/39s , algo compreensível, mas até o presente momento, não houve melhoras no sentido de aumentar a carga horária de treinamentos de vôo, este é o status de momento.


O L-29 foi sepultado logo após o fim da URSS.
O L-39 está longe de ser obsoleto. É uma aeronave de treinamento muito mais capaz do que Xavante e similares.

Os russos decidiram cancelar a modernização dos seus L-39 que seria realizada pela fabricante do M-55 em favor dos projetos locais(MiG-AT e Yak-130) que tinham e tem enorme potencial de exportação e porque os modelos modernizados que entrariam em serviço requeriam uma aeronave mais adequada a tarefa.

A carga horária de treinamentos tem aumentado e é de fácil constatação. Basta ler sobre o quantidade de exercícios e manobras que a Rússia tem conduzido em seu território e com países vizinhos.




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Luís Henrique
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#573 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 06, 2006 2:46 pm

Infelizmente não é bem assim Jet, a importância que Rússia possue dentro do cenário internacional e com as dimensões territoriais do país, esta redução é um tanto preocupante, levando-se em conta o reduzido número de novas/modernizadas aeronaves entrando em serviço.

Outro fator é quantidade de horas voadas, que torna o quadro igualmente preocupante e isto não é de agora não, já vem de um bom tempo.

São motivos do porque salientei que as coisas não andam nada bem por aqueles lados.


E por acaso, quem você acha que está bem? Nós?

Pra mim os russos estão se adequando para um sistema capitalista. Em vez de produzir tudo para as forças armadas, eles querem desenvolver a economia como um todo, e para isto, não da para ter forças armadas do tamanho que era na URSS. Mesmo assim, não vejo nada indo mal das pernas.

Eles ainda tem poder convencional para dizimar qualquer país do mundo, exceto os EUA e ainda tem poder convencional para se defender de qualquer país do mundo, mesmo contra os EUA.

O plano dos russos, segundo eu li, é que em X anos onde 10 < X < 30, eles terão uma força aérea composta por 600 Pak-Fa. Não é o mesmo que 2.000 F-35/F-22 americanos, mas quem vai querer entrar lá???




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#574 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 06, 2006 2:59 pm

O único impasse tem sido os MiG-29, que não consegui entender a relutância russa em colocar sua modernização emandamento.


Simples, eles consideram os Su-27 melhores. Como querem reduzir custos precisam de menos aviões, então não precisa modernizar tudo. Mesmo reduzindo custos, pelo tamanho do território os russos preferem pagar mais o preço por um avião pesado que lhes garante cobertura total com menor quantidade e uma boa capacidade de ataque de longa distância. Então modernizam os Su-27 e enfiam os MiG em outros países que não podem comprar novos.




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#575 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mar 06, 2006 9:47 pm

Não existe aviões de linha de frente "inativos". Se eles estão na linha de frente eles estão ativos. Aviões que não estão ativos estão estocados.

Se eles estão estocados , significa que não estão em serviço ativo..

São pequenas quantidades, mas nos últimos dois anos, tem havido uma frequência, mesmo se tratando de pequenas quantidades. Mi-8 e Mi-24 tem sido modernizados em quantidades satisfatórias.

Será que são em quantidades satisfatórias ?? Duas dezenas de Su-27SM, algumas dezenas de Mi-8/17 e Mi-24, mesmo sabendo que hoje a Rússia não tem condições de realizar os feitos da antiga URSS, são números inexpressivos, para aquilo que a Rússia representa no cenário internacional.

O L-39 está longe de ser obsoleto. É uma aeronave de treinamento muito mais capaz do que Xavante e similares.

Os russos decidiram cancelar a modernização dos seus L-39 que seria realizada pela fabricante do M-55 em favor dos projetos locais(MiG-AT e Yak-130) que tinham e tem enorme potencial de exportação e porque os modelos modernizados que entrariam em serviço requeriam uma aeronave mais adequada a tarefa.


Uma vez que partiram para o Mig-AT e Yak-130, sepultaram de vez o L-39, tanto que não emplacou mais nenhuma venda desde então, clientes de L-39s pelo mundo já começam a interessar pelo dupla acima em vez de optar por novas encomendas de L-39s ou modernização dos mesmos.

A carga horária de treinamentos tem aumentado e é de fácil constatação. Basta ler sobre o quantidade de exercícios e manobras que a Rússia tem conduzido em seu território e com países vizinhos.

Manobras e exercícios não significam que a carga horária de treinamentos tem aumentado, a fonte que coloquei não é a única que alerta para esta situação, que ao meu ver é um tanto séria.

E por acaso, quem você acha que está bem? Nós?

O comentário que fiz foi da FA Russa e não da nossa...

plano dos russos, segundo eu li, é que em X anos onde 10 < X < 30, eles terão uma força aérea composta por 600 Pak-Fa.

Quando o Pak-Fa sair da prancheta veremos se realmente irão adquirir estas quantidades.

Citação:
O único impasse tem sido os MiG-29, que não consegui entender a relutância russa em colocar sua modernização emandamento.

Simples, eles consideram os Su-27 melhores. Como querem reduzir custos precisam de menos aviões, então não precisa modernizar tudo.


Se buscam reduzir custos e enxugar despesas como vcs alegam, um Mig-29SMT é uma aeronave extremamente capaz e muito mais barata de se manter/operar que um Su-27S, acredito que este seja o maior erro que FA russa esteja cometendo neste momento.




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#576 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mar 08, 2006 11:31 am

O comentário que fiz foi da FA Russa e não da nossa...


Por isto mesmo, se você acha que lá eles estão mal, então o resto do mundo está péssimo.

Quando o Pak-Fa sair da prancheta veremos se realmente irão adquirir estas quantidades.


É, só la saberemos, mas eles estão reduzindo. Antes teriam milhares de aviões, agora em um futuro próximo estudam um número bem menor (600), mas isto não quer dizer que estão ruim, ou 600 Pak é pouco? :shock:

Se buscam reduzir custos e enxugar despesas como vcs alegam, um Mig-29SMT é uma aeronave extremamente capaz e muito mais barata de se manter/operar que um Su-27S, acredito que este seja o maior erro que FA russa esteja cometendo neste momento.


Mas, eles querem reduzir custo sem perder a capacidade estratégica que um Su-27 garante, que é ataque e interceptação a longa distância. Lembre-se a Rússia tem um território maior que a Antártica, maior que o Oceano Ártico, praticamente 2 x o tamanho do Canadá, EUA ou China.

Eles querem um avião que tenha grande raio de ação, e o MiG-29 também tem 2 turbinas para manter, não acredito que esta diferença em manutenção seja assim tão grande. Deve existir, mas vale a pena.

Agora, o Pak-Fa, segundo eles dizem, terá um custo de aquisição e manutenção bem baixo, e substituirá os 2 caças atuais.




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#577 Mensagem por Plinio Jr » Qua Mar 08, 2006 8:19 pm

Citação:
O comentário que fiz foi da FA Russa e não da nossa...

Por isto mesmo, se você acha que lá eles estão mal, então o resto do mundo está péssimo.


Pelo contrário, o resto do mundo vai renovando suas frotas e adquirindo novas aeronaves ou modernizando outras, digo que vai mal pelas poucas quantidades de aeronaves novas e modernizadas que estão entrando em serviço e se falando em Rússia, é pouco e não menos preocupante para o lado deles.

Antes teriam milhares de aviões, agora em um futuro próximo estudam um número bem menor (600), mas isto não quer dizer que estão ruim, ou 600 Pak é pouco?

Depende de muitos fatores e entre eles o fator $$$$$, vemos em projetos recentes finalizados como EF-2000, Rafale, F/A-22 e F/A-35 (este ainda em desenvolvimento) com seus custos finais salgados, mesmo para países que apresentam economias saudáveis, como EUA, UK, França, Alemanha, Itália entre outros.

Não se sabe se os russos conseguirão algo diferente no PAK e caso negativo, teremos uma encomenda menor de aeronaves, isto pode representar um problema a eles.

Mas, eles querem reduzir custo sem perder a capacidade estratégica que um Su-27 garante, que é ataque e interceptação a longa distância.

Não estou colocando que eles troquem os Mig-29s pelos Su-27, pelo contrário, o ideal seria ter os dois modernizados, isto traria muitos benefícios a FA russa, ao meu ver, como disse anteriormente, o Mig-29SMT é uma bela aeronave e com certeza, muito menos cara do ponto de vista financeiro de se manter que um Su-27.

A não modernização da frota de Mig-29s e as pequenas quantidades de aeronaves Su-27SM entregues nestes últimos 03 anos, mostra realmente que os russos ainda encontram sérias dificuldades financeiras em manter sua força de caças atualizada.




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#578 Mensagem por Jet Crash® » Qua Mar 08, 2006 9:33 pm

Plinio Jr escreveu: São pequenas quantidades, mas nos últimos dois anos, tem havido uma frequência, mesmo se tratando de pequenas quantidades. Mi-8 e Mi-24 tem sido modernizados em quantidades satisfatórias.

Será que são em quantidades satisfatórias ?? Duas dezenas de Su-27SM, algumas dezenas de Mi-8/17 e Mi-24, mesmo sabendo que hoje a Rússia não tem condições de realizar os feitos da antiga URSS, são números inexpressivos, para aquilo que a Rússia representa no cenário internacional.


O desempenho de um Mi-24 modernizado é fenomenal. Só de peso ele perde 500kg. Junte-se a isso um novo motor e o rotor principal do Mi-28 e a performance dele cresce enormemente.

Plinio Jr escreveu:Uma vez que partiram para o Mig-AT e Yak-130, sepultaram de vez o L-39, tanto que não emplacou mais nenhuma venda desde então, clientes de L-39s pelo mundo já começam a interessar pelo dupla acima em vez de optar por novas encomendas de L-39s ou modernização dos mesmos.


Depois da Tailândia, o L-39 só emplaca modernizações.

Plinio Jr escreveu:A carga horária de treinamentos tem aumentado e é de fácil constatação. Basta ler sobre o quantidade de exercícios e manobras que a Rússia tem conduzido em seu território e com países vizinhos.

Manobras e exercícios não significam que a carga horária de treinamentos tem aumentado, a fonte que coloquei não é a única que alerta para esta situação, que ao meu ver é um tanto séria.


Em outros países estes treinamentos e manobras contam como carga horária de treinamento. Você acha que os pilotos brasileiros não colocam em seu histórico(e as FAs os consideram) as manobras em conjunto com países vizinhos e exercícios como o Red Flag?

Porque com os russos seriam diferente?

Plinio Jr escreveu:O único impasse tem sido os MiG-29, que não consegui entender a relutância russa em colocar sua modernização emandamento.

Simples, eles consideram os Su-27 melhores. Como querem reduzir custos precisam de menos aviões, então não precisa modernizar tudo.[/b]

Se buscam reduzir custos e enxugar despesas como vcs alegam, um Mig-29SMT é uma aeronave extremamente capaz e muito mais barata de se manter/operar que um Su-27S, acredito que este seja o maior erro que FA russa esteja cometendo neste momento.


Como a situação é diferente para quem está de fora. A maioria aqui concordaria que o MiG-29 deveria ser modernizado em detrimento do Flanker, pois sendo uma aeronave mais barata de operar, o nível de prontidão seria maior.

Há algo de errado e eu diria que o que há de errado são as notícias que nos chegam sobre as FA´s russas que estão mais para desinformação do que notícias.

Quem sabe não exista um decisão econômica por traz deste relutância em modernizar os MiG-29? Talvez a Rússia pretenda manter boa quantidade dele disponíveis para exportação no futuro para clientes menos favorecidos como países africanos que não poderão comprar o PAK ou mesmo um Su-27 sendo assim não havendo razão para esgotar a vida útil das células.




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Noticias

#579 Mensagem por juarez castro » Qua Mar 08, 2006 10:31 pm

Boa noite! Uma informação aos colegas( extra oficial): A FAB está estudando a possibilidade de transferir o 1/4 para São Gabriel da Cachoeira e reequipa-lo com ALX. Com isto se fecharia o vazio na cobertura aérea na amazônia ocidental. È aguardar para ver!

No PAMA Recife já tem 15 Impala MK2(mono) montados e prontos para operação, os quais deverão ser transferidos para o 1/4, que repassará alguns xavantes para o GDA. Eles não foram para Natal por problemas admnistrativos, pois foram comprados como peças sobressalentes e posteriormente montados e o TCU tá pegando no pé Dirma.

Outra nova é que parece que o namoro da FAB com a CASA está mais adiantado do que nos todos pensavamos, pois alguns pilotos dos ETAs já estão sendo selecionados para fazer o curso de CASA 212. A informação é que a FAB bateu o martelo para 08 aeronaves 212 400 que deverão ir para o 1°
do 5°, e tem opção de outras 50 aeronaves(tudo é ainda extra oficial saliento)., mas vamos aguardar o desenrolar....
Grande abraço
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#580 Mensagem por A-29 » Qui Mar 09, 2006 8:41 am

Caramba Juarez, nunca vi tantas informações importantes em uma mensagem tão curta 8-] Obrigado por compartilhá-las conosco.

Mas os desdobramentos são muitos. Com a transferência do 1º/4º e sua reequipação, será que ele continuaria dando o treinamento de líder de caça? Será que isso indicaria uma decisão da FAB no sentido de não possuir nenhum caça LIFT?

Quanto aos casa, será que se conseguiria a montagem sob licença no Brasil como o Bueno tinha dito em entrevista?

Dúvidas, muitas dúvidas...




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#581 Mensagem por VICTOR » Qui Mar 09, 2006 10:53 am

Exatamente, muito interessantes as notícias, Juarez, obrigado por compartilhá-las!

Confesso uma certa surpresa no caso dos Impalas serem usados pelo 1o./4o., porque para mim era para eles servirem de fontes de peças.

Quanto ao CASA 212, é uma boa plataforma e será bem-vinda




Carlos Eduardo

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#582 Mensagem por talharim » Qui Mar 09, 2006 1:57 pm

Victor escreveu :
Quanto ao CASA 212, é uma boa plataforma e será bem-vinda


Sim é um bom avião e será muito bem-vindo.

Esperemos que a Embraer não começe a fazer escândalo em Brasília para melar o negócio porque eles "tem uma solução melhor"




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#583 Mensagem por Plinio Jr » Qui Mar 09, 2006 9:07 pm

O desempenho de um Mi-24 modernizado é fenomenal. Só de peso ele perde 500kg. Junte-se a isso um novo motor e o rotor principal do Mi-28 e a performance dele cresce enormemente.

Não discordo que o Mi-24 modernizado seja uma boa aeronave, a dúvida é que já tem um bom tempo que as modernizações começaram e quantas delas foram modernizadas ??

Depois da Tailândia, o L-39 só emplaca modernizações.

Quais países estão modernizando seus L-39s ??

Em outros países estes treinamentos e manobras contam como carga horária de treinamento. Você acha que os pilotos brasileiros não colocam em seu histórico(e as FAs os consideram) as manobras em conjunto com países vizinhos e exercícios como o Red Flag?

Porque com os russos seriam diferente?


Há algo de errado e eu diria que o que há de errado são as notícias que nos chegam sobre as FA´s russas que estão mais para desinformação do que notícias

Tudo bem que exercícios militares contam, mas eles não passam o ano todo fazendo exercícios e o problema está aí. A fonte que coloquei não é a única que menciona a queda da carga horária de treinamento, World Air Power Journal, Janes, Flight International, Aircraft Combat foram outras revistas que mencionaram o mesmo problema e são fontes geralmente confiáveis de informação.

A maioria aqui concordaria que o MiG-29 deveria ser modernizado em detrimento do Flanker, pois sendo uma aeronave mais barata de operar, o nível de prontidão seria maior.

O ideal seria ter ambos vetores modernizados, o fato de somente 01 deles estar sendo modernizado e pelas pequenas quantidades entregues nos ultimos 03 anos, é um bom retrato disto.

Quem sabe não exista um decisão econômica por traz deste relutância em modernizar os MiG-29? Talvez a Rússia pretenda manter boa quantidade dele disponíveis para exportação no futuro para clientes menos favorecidos como países africanos que não poderão comprar o PAK ou mesmo um Su-27 sendo assim não havendo razão para esgotar a vida útil das células.

Acho que esta possibilidade um tanto arriscada, pode ocorrer com o Mig-29 o mesmo que está ocorrendo o L-39, que começa a enfrentar aeronaves de treinamento novas e igualmente capazes em termos técnicos e financeiros, veja o treinador K-8 chines que vem despertando algumas compras e interesse de países com poucos recursos.

Dentro em breve, os chineses devem começar a disponibilizar no mercado caças como o J-10 e FC-1, s/ contar com o Tejas dos hindus, que serão aeronaves com custos unitários e talvez de manutenção bastante interessantes para países com poucas/nenhuma verba disponíveis, s/ contar que são aeronaves novas, acredito que elas devem abocanhar boa fatia do futuro mercado de caças.

Parabens pelas notícias Juarez....




Carlos Mathias

#584 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 10, 2006 10:34 am

Não me lembro onde foi que eu li... mas acho que os MIG-29 seriam elevados ao padrão SMT para posterior venda e seria muito barato, assim sendo bem atrativos para um "duro". Tipo assim, o Brasil quer um caça melhor que os F-5 mas tá duro prá comprar algo novo, daí vai lá e compra uns SMT baratinhos, que aliás são bem melhores que F-5BR, né não?




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#585 Mensagem por Einsamkeit » Sex Mar 10, 2006 11:17 am

Nao acho, para Substituir o F-5 a aeronave ideal teria que ser Monomotora e nova, por exemplo Mako, T-50...




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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