Qual seria o helicóptero ASW ideal para MB?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual seria o helicóptero ASW ideal para MB?

Seahank
21
32%
Cougar
3
5%
Merlin
24
36%
Modernizar os SH-3
2
3%
Aguardar o S-92 ASW
3
5%
Aguardar o NH-90 ASW
13
20%

Total de votos: 66

Mensagem
Autor
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#31 Mensagem por faterra » Ter Fev 21, 2006 1:21 am

Para substituir o SH-3 torço para o Merlin ou S-92

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#32 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 21, 2006 8:29 am

Se for para utilizar no A-12, julgo que não precisaria de ter capacidade ASW:

Porque se um dia o A-12 sair, ele precisará de escoltas e elas providenciarão essa capacidade (pensava que os Linx brasileiros tiham essa valência).

Se assim é, se se tratar de necessidade de transporte para desembarque aproveitando a plataforma de projecção que é o A-12, então poderiam ter 8 helis médios do estilo S-92 ou Merlin para CSAR e SAR, e Sea-Hawk para ASW (ou se pensarem em termos de futuro, caso o Brasil um dia tenha um A-13) porque não o NH-90?

A questão que se cloca é ue um Merlin pode transportar mais de 25 homens enquanto um SH60 não transporta mais que 15.

E o Merlin tem ainda capacidade para transporte de viaturas tácticas, pequenos equipamentos, morteiros ou outras peças de artilharia e assim proporcionar alguma capacidade de assalto.

Embora, como os colegas sabem, eu defenderia que essa capacidade de projecção e assalto por parte do Brasil ficaria melhor servida por navios doca que através de um PA.

Ou seja:

Acho que seria vantajoso para a MB ter 2 linhas de helis para o A-12 que no futuro se poderiam estender (uma das linhas - o SH-60 ou o NH-90 com capacidade ASW) às fragatas, quando os Linx estiverem já muito velhos.

Imagem
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#33 Mensagem por Jet Crash® » Ter Fev 21, 2006 8:14 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Concordo com o Finken. Depende do ponto de vista.

O que vai balizar a escolha vai ser a questão de custos, não adianta.

O ideal do ponto de vista operacional nem sempre vai ser o ideal para a realidade.

Certamente o Seahawk apresenta a melhor relação custo-benefício.

Estes novos helos europeus estão fora de cogitação pela razão de custos. Se um NH-90/EH-101 pelados, na versão de transporte custam US$ 35 milhões cada, imaginem então uma versão especializada. Certamente passaria dos US$ 50 milhões por unidade.

Jet Crash®

Imagem
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#34 Mensagem por Jet Crash® » Ter Fev 21, 2006 8:18 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Acho que seria vantajoso para a MB ter 2 linhas de helis para o A-12 que no futuro se poderiam estender (uma das linhas - o SH-60 ou o NH-90 com capacidade ASW) às fragatas, quando os Linx estiverem já muito velhos.

A MB poderia optar por novos Lynx que terão um novo desenvolvimento. Se o fizer só espero que paguem um pouco mais pela versão devidamente equipada.

Jet Crash®

Imagem
Luiz Padilha

#35 Mensagem por Luiz Padilha » Ter Fev 21, 2006 9:02 pm

Jet Crash® escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:Acho que seria vantajoso para a MB ter 2 linhas de helis para o A-12 que no futuro se poderiam estender (uma das linhas - o SH-60 ou o NH-90 com capacidade ASW) às fragatas, quando os Linx estiverem já muito velhos.

A MB poderia optar por novos Lynx que terão um novo desenvolvimento. Se o fizer só espero que paguem um pouco mais pela versão devidamente equipada.

O Esquadrão espera por isso.
É sabido que o Super Puma para voar sobre o mar não é o que os pilotos querem.
Por que só a armada chilena opera a versão naval?
Os preços são algo em torno de 36 milhas pro Sea Hawk
39 milhas pro Merlin naval
39 milhas pro Super Puma naval

Claro que para todo piloto que voa sobre o mar, ter 3 motores mais uma turbina pro ar condicionado como o Merlin possui, é um sonho, mas como temos que ter os pés no chão, acho que serão os Sea Hawk.
3 motores = 3 Overhall = Não temos grana
Agora um detalhe:

O EB e a FAB vão operar o Black Hawk que é uma aeronave pelada, apesar da mini gun que a da FAB terá.
Dizer que com o Sea Hawk haveria padronização não é muito correto.
Explico:
A única vantagem seria ter o mesmo fabricante como forbecedor, pois as aeronaves são completamente diferentes.
motores/Pás/ rotor/ bequilha/célula/aviônicos e por ai vai, tudo é diferente entre a versão naval e a versão comum. A estrutura das células então, só se parece por fora.

Creio que o lauro está certo quanto ao modelo, porém, espero que o governo pare de sacanear a MB e dê ao HS-1 unidades novas e não usadas. A FAB comprou 0K, o EB 0K pq a MB tem que ter usado? isto é justo?
Mesmo que sejam mais caros,afinal, guerra anti-sub necessita de equipamentos caros, logo.....

Jet crash, desculpe usar seu post e me alongar.

[]'s

Padilha

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#36 Mensagem por juarez castro » Ter Fev 21, 2006 9:51 pm

Boa noite! A questão é que o SH 60 nasceu militar (projeto) e o Cougar civil, portanto qualquer utilização neste cenário é uma adaptação. Concordo com o lauro, na atual conjuntura o heli mais cotado e o SH60B ex US|navy revitalizado.Grande abraço

A-29
Sênior
Sênior

#37 Mensagem por A-29 » Ter Fev 21, 2006 11:17 pm

Perguntinha boba:

Já que o heli padrão da US Navy continua sendo o seahawk, porque as células que estão estocadas foram aposentadas?????

Não estarão elas no final de suas vidas úteis? :?

De todo modo, gostei muito desse post do Padilha, muito esclarecedor sobre a suposta "padronização" no uso do seahawk.

stan
Júnior
Júnior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 8 vezes

#38 Mensagem por stan » Dom Fev 26, 2006 11:33 pm

Se de fato for escolhido o Seahawk para substituir o SH3, a MB fica muito bem servida para ASW, inclusive o VDS do SH 60 já é utilizado na Marinha (AN/AQS 18).

E para ASuW???

O Seaking utiliza o AM39 (2), poderoso elemento antinavio com alcance de 65 Km e o Seahawk o Penguim (1), que esta em outra categoria com alcançe (35 Km) e carga explosiva (120 Kg) menor, ficando entre o Sea Skua e o Exocet.

Qual seria alternativa mais apropriada, pois pelo que se tem comentado, mesmo modernizado o A4 não utilizará mísseis ar-mar do tipo Exocet ou Harpoon.
1. manter alguns SH3 somente para ASuW?
2. preparar os (2) Cougars, que são mais novos (1990) que os Super Puma, do FN para esta função?
3. Fica os SH 60 também com esta função e introduz-se o Penguin no inventário da MB?

Estaria a MB dando um passo atrás ???

"ad sumus""
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#39 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 26, 2006 11:42 pm

O A-4 vai ter que ter capacidade de levar o Harpoon. Se modernizarem aquela coisa e não comprarem os MALDITOS Harpoon, a modernização vai agua abaixo! :)

E pelo que tem se falado, os P-3AM da FAB virão com Harpoons, torpedos e diversos armamentos poderosos!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#40 Mensagem por Einsamkeit » Dom Fev 26, 2006 11:43 pm

Bolovo escreveu:O A-4 vai ter que ter capacidade de levar o Harpoon. Se modernizarem aquela coisa e não comprarem os MALDITOS Harpoon, a modernização vai agua abaixo! :)

E pelo que tem se falado, os P-3AM da FAB virão com Harpoons, torpedos e diversos armamentos poderosos!

Sera que virao com os temidos Piranha?

:D

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#41 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 26, 2006 11:46 pm

Einsamkeit escreveu:
Bolovo escreveu:O A-4 vai ter que ter capacidade de levar o Harpoon. Se modernizarem aquela coisa e não comprarem os MALDITOS Harpoon, a modernização vai agua abaixo! :)

Xiu, fala baixo. Isso ae é uma arma de destruição em massa, se os EUA descobrem, ai ai ai. :lol:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#42 Mensagem por talharim » Seg Fev 27, 2006 10:14 am

Einsamkeit escreveu:

HJ em dia tá mais pra Tilápia,Lambari,Carpa um peixe bem inofensivo 8-]

Piranha deveria ser o nome de um míssil intercontinental nuclear das forças estratégicas brasileiras.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#43 Mensagem por talharim » Seg Fev 27, 2006 10:25 am

stan escreveu:
Qual seria alternativa mais apropriada, pois pelo que se tem comentado, mesmo modernizado o A4 não utilizará mísseis ar-mar do tipo Exocet ou Harpoon.
1. manter alguns SH3 somente para ASuW?
2. preparar os (2) Cougars, que são mais novos (1990) que os Super Puma, do FN para esta função?
3. Fica os SH 60 também com esta função e introduz-se o Penguin no inventário da MB?

Resp :

1.Todos os SH-3 tem que ser desativados.Não vale a pena manter 5 cadeias logísticas de helis na MB.

2.Eu acho que o custo disso seria muito alto.

3.Eu acho o mais provável.Será que os Super Lynx não poderiam trocar o Sea Skua pelos Penguim também ?.Assim padronizaria o armamento.

CFB
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por CFB » Seg Fev 27, 2006 12:55 pm

Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:

Xiu, fala baixo. Isso ae é uma arma de destruição em massa, se os EUA descobrem, ai ai ai. :lol:

Pelo q eu sei a MB pretende continuar rsando os Exocet e neum os Harpoons e os P-3BR virao com capacidade d lançar os Piranha ( e pelo menos deveriam )

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Degan
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por Degan » Seg Fev 27, 2006 3:46 pm

Por que só a armada chilena opera a versão naval?

Por que el Cougar naval nació a petición de la MCH, ya que no existía un helicóptero mediano con su capacidad a su costo…es el más costo/eficiente.
Los Seahawk son carísimos y solo son útiles para ASW, en cambio el Cougar además tiene una no despreciable capacidad ASuW (2 AM-39 Mk2)….

O A-4 vai ter que ter capacidade de levar o Harpoon. Se modernizarem aquela coisa e não comprarem os MALDITOS Harpoon, a modernização vai agua abaixo!

No existen los A-4 con Harpoon….por algo será…. :roll:

Hay confirmación de eso…???

3.Eu acho o mais provável.Será que os Super Lynx não poderiam trocar o Sea Skua pelos Penguim também ?.Assim padronizaria o armamento.

El Penuin es más grande y pesado que el Sea Skua….

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Responder