Einsamkeit escreveu:Eu nao duvido, F-15, Su-35, F-14 sao aeronaves antigas, grandes e com RCS alto
O do F-14 é coisa em torno de 20m².
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Carlos Mathias escreveu:Mas meu querido colega, para um possível "FX2...a missão!!!!" seria ofertado algo como o SU-35BM, cheio de coisas que diminuem bastante o RCS. Antigo é o SU-27. Mas mesmo assim lindão!!!
Einsamkeit escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas meu querido colega, para um possível "FX2...a missão!!!!" seria ofertado algo como o SU-35BM, cheio de coisas que diminuem bastante o RCS. Antigo é o SU-27. Mas mesmo assim lindão!!!
Entao que venha ele!
Desde que venha esta versao e nao venha o Gripen ja esta bom, com Rafale, Su-35Bm e EF2000 ja estaremos otimos
rodman escreveu:Talharim escreveu:Olha,mesmo 2 F-5s apoiados por 1 R-99 fica difícil vencer 2 Typhos.
Pra começar tem todo aquele problema do raio de combate dos F-5s,a velocidade bem inferior,é bom o piloto do F-5 rezar para acertar o Typho senão meu amigo são 2 F-5s e 1 R-99 a menos no inventário da FAB.
O R-99 teria que atuar bem longe dos Typhos diminuindo a capacidade de apoio aos F-5s..........
São muitas as limitações........
Precisamos de um caça melhor,infelizmente um F-5 é inútil contra caças do naipe de um Flanker,Typho ou F-22.rodman escreveu:Einsamkeit escreveu:Olha, num embate frontal, antes de os F-5 detectarem os Ef-2000, os Ef-2000 Ja poderiam ter atacado eles com Meteor e ter manobrado para outra posiçao, ainda fora do alcançe do Radar do F-5
Não sei não, em combate simulado F-16 X F-15, ambos equipados com AIM-120, os F-16 travaram os F-15 antes que estes fizessem o mesmo, devido à diferença de tamanho e RCS de ambos, embora o EF-2000 seja bem mais limpo e avançado que o F-15, já o F-5 talves tenha um RCS menor que o do F-16, é um daqueles casos que só analizando muito bem.
Os sistemas do EF-2000 devem contar com muitas tecnicas LPI, más tradicionalmente aeronaves como esta usam radares potentes, na situação descrita a cima, o F-5M poderia aproveitar sua pequena RCS e voar com o radar desligado, recebendo informações do nosso AWACS via Link de dados, até chegar nos parametros de tiro, embora os Typhoon estejam mais armados que os F-5 e isso também faz diferença, e embora acima você não tenha disponibilizado os AWACS, sem eles, o F-5M poderia receber informações de um bom sistema RWR.
Ontem um amigo me fez um convite:
Vamos pegar um Eurofighter Typhoon?
Claro, por que não!
Partimos para cima dele com nossos F-16C Block 52, 2 AIM-120C e 2 AIM 9X, e ele com 2 AIM-120 e 2 ASRAAM.
(não somos pilotos muito experientes)
Nós sabiamos que ele estava lá, más nada no radar, o RWR indicava ele varrendo, depois nos rastreando, e nos travando no radar dele, e nada no nosso, o RWR indicava o lançamenteo do AIM-120, e ele continuava rastreando e o 120 nos farejando, e ele era invisível para o nosso radar, que só podia vê-lo praticamente quando podiamos ve-lo com nossos próprios olhos.
Depois de sermos surrados por um bom tempo em sucessivos combates, fomos mudando as táticas, e resolvemos alem de outras coisas, desligar nossos radares, conseguimos chegar mais perto dele e iniciar Dog fight, muitas vezes já com um de nós morto, ainda assim o páreo é duro, ae começamos a derrubalo más ele sempre nos levava junto, depois de conseguirmos derruba-lo com meu amigo vivo e em condições de retornar para a base, paramos. E lembrem se foi um combate 2 x 1, não quero nem imaginar como seria 2 x 2.
O Vôo foi realizado no Simulador Falcon 4 Allied Force, o ultimo da Tradicional familia Falcon, considerado o melhor simulador vôo militar por muitos inclusive eu, resolvi checar as informações que o manual dele fornecem sobre o Typhoon, lá diz que o RCS do Eurofighter é cerca de 1/10 do RCS do Tornado ADV, levando em consideração o que dizem sobre a larga utilização de materiais composto na sua construção, e a limpeza de seu desenho, isso parece bastante plausivel, então retiro o que eu disse na citação acima.
Quem sabe um míssil BVR com um bom link entre ele, o caça lançador e a plantaforma AWACS, más mesmo assim, o Typhoon é uma ameaça respeitavel.
Degan escreveu:Para no hacerse ideas equivocadas respecto a los RCS de los aviones que se conversan, existe una lista comparativa en “Sistemas de Armas”:
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... itos1.html
Y el Ranking es el siguiente (RCS frontal):
Aeronave/RCS (m2)
F-14/ 40-50
F-15/ 10
Su-27, Mig-23/ 6
Mig-21/ 4
Mirage 2000/ 3,3
Mig-29/ 3
F-16/F/A-18/ 1,2
Typhon, T-38, Mako/ 1
F/A-18E, Rafale/ 0,75
Exocet,Harpoon/ 0,1
Pássaro em vôo/ 0,010
F-35 JSF/ 0,005
F/A-22A/ 0,0065
F-117A/ 0,003
B-2/ 0,0014
Vemos que el EFA no es tan Stealth como se cree…..
Saludos cordiales,
Segundo li num site esses dias, o RCS do Su-35BM ficaria em torno de 1m², já estando no patamar do RAfale e EF-2000.
Para no hacerse ideas equivocadas respecto a los RCS de los aviones que se conversan, existe una lista comparativa en “Sistemas de Armas”:
Degan, para mim estas informações estão equivocadas. O RCS do F-16 está muito baixo. Como o Carlos falou, é dito em muitos lugares que o Mirage tem RCS menor que o F-16 e neste site mostra o contrário.
Outra coisa, este site mostra que o F-35 tem RCS menor que o F-22, o que eu não acredito.
old escreveu:Vaya pues segun esta pagina nos muestra resultados muy diferentes..
Segun esta pagina el RCS de algunos cazas es el siguiente, lastima que no sea l¡una lista mas completa
F-15K : 1.19
Rafale : 0.62
Eurofighter : 0.56
F/A-22 : 0.21
http://brd3.chosun.com/brd/view.html?tb ... n=1&num=42
F-15K 10 m2
Rafale 0.75 m2
F-18E 0.75 m2
Eurofigther 0.5 m2
F/A-22 0.01 m2