Eurofighter Typhoon

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Bolovo
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#226 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 23, 2006 7:57 pm

Einsamkeit escreveu:Eu nao duvido, F-15, Su-35, F-14 sao aeronaves antigas, grandes e com RCS alto

O do F-14 é coisa em torno de 20m². :shock:




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#227 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 23, 2006 8:01 pm

Mas meu querido colega, para um possível "FX2...a missão!!!!" seria ofertado algo como o SU-35BM, cheio de coisas que diminuem bastante o RCS. Antigo é o SU-27. Mas mesmo assim lindão!!! :D :D




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#228 Mensagem por Einsamkeit » Qui Fev 23, 2006 8:05 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas meu querido colega, para um possível "FX2...a missão!!!!" seria ofertado algo como o SU-35BM, cheio de coisas que diminuem bastante o RCS. Antigo é o SU-27. Mas mesmo assim lindão!!! :D :D


Entao que venha ele!

Desde que venha esta versao e nao venha o Gripen ja esta bom, com Rafale, Su-35Bm e EF2000 ja estaremos otimos




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#229 Mensagem por The Baaz » Qui Fev 23, 2006 8:29 pm

Einsamkeit escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas meu querido colega, para um possível "FX2...a missão!!!!" seria ofertado algo como o SU-35BM, cheio de coisas que diminuem bastante o RCS. Antigo é o SU-27. Mas mesmo assim lindão!!! :D :D


Entao que venha ele!

Desde que venha esta versao e nao venha o Gripen ja esta bom, com Rafale, Su-35Bm e EF2000 ja estaremos otimos


Exato.

Sobre o RCS do EF-2000, ele vazio possui RCS de 0,52m² e o Su-35 beira os 5m² se não me engano.

Segundo li num site esses dias, o RCS do Su-35BM ficaria em torno de 1m², já estando no patamar do RAfale e EF-2000.




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#230 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 23, 2006 9:18 pm

rodman escreveu:
Talharim escreveu:Olha,mesmo 2 F-5s apoiados por 1 R-99 fica difícil vencer 2 Typhos.

Pra começar tem todo aquele problema do raio de combate dos F-5s,a velocidade bem inferior,é bom o piloto do F-5 rezar para acertar o Typho senão meu amigo são 2 F-5s e 1 R-99 a menos no inventário da FAB.

O R-99 teria que atuar bem longe dos Typhos diminuindo a capacidade de apoio aos F-5s..........

São muitas as limitações........

Precisamos de um caça melhor,infelizmente um F-5 é inútil contra caças do naipe de um Flanker,Typho ou F-22.

rodman escreveu:
Einsamkeit escreveu:Olha, num embate frontal, antes de os F-5 detectarem os Ef-2000, os Ef-2000 Ja poderiam ter atacado eles com Meteor e ter manobrado para outra posiçao, ainda fora do alcançe do Radar do F-5


Não sei não, em combate simulado F-16 X F-15, ambos equipados com AIM-120, os F-16 travaram os F-15 antes que estes fizessem o mesmo, devido à diferença de tamanho e RCS de ambos, embora o EF-2000 seja bem mais limpo e avançado que o F-15, já o F-5 talves tenha um RCS menor que o do F-16, é um daqueles casos que só analizando muito bem.

Os sistemas do EF-2000 devem contar com muitas tecnicas LPI, más tradicionalmente aeronaves como esta usam radares potentes, na situação descrita a cima, o F-5M poderia aproveitar sua pequena RCS e voar com o radar desligado, recebendo informações do nosso AWACS via Link de dados, até chegar nos parametros de tiro, embora os Typhoon estejam mais armados que os F-5 e isso também faz diferença, e embora acima você não tenha disponibilizado os AWACS, sem eles, o F-5M poderia receber informações de um bom sistema RWR.


Ontem um amigo me fez um convite:

Vamos pegar um Eurofighter Typhoon?

Claro, por que não!

Partimos para cima dele com nossos F-16C Block 52, 2 AIM-120C e 2 AIM 9X, e ele com 2 AIM-120 e 2 ASRAAM.

(não somos pilotos muito experientes)

Nós sabiamos que ele estava lá, más nada no radar, o RWR indicava ele varrendo, depois nos rastreando, e nos travando no radar dele, e nada no nosso, o RWR indicava o lançamenteo do AIM-120, e ele continuava rastreando e o 120 nos farejando, e ele era invisível para o nosso radar, que só podia vê-lo praticamente quando podiamos ve-lo com nossos próprios olhos.

Depois de sermos surrados por um bom tempo em sucessivos combates, fomos mudando as táticas, e resolvemos alem de outras coisas, desligar nossos radares, conseguimos chegar mais perto dele e iniciar Dog fight, muitas vezes já com um de nós morto, ainda assim o páreo é duro, ae começamos a derrubalo más ele sempre nos levava junto, depois de conseguirmos derruba-lo com meu amigo vivo e em condições de retornar para a base, paramos. E lembrem se foi um combate 2 x 1, não quero nem imaginar como seria 2 x 2.

O Vôo foi realizado no Simulador Falcon 4 Allied Force, o ultimo da Tradicional familia Falcon, considerado o melhor simulador vôo militar por muitos inclusive eu, resolvi checar as informações que o manual dele fornecem sobre o Typhoon, lá diz que o RCS do Eurofighter é cerca de 1/10 do RCS do Tornado ADV, levando em consideração o que dizem sobre a larga utilização de materiais composto na sua construção, e a limpeza de seu desenho, isso parece bastante plausivel, então retiro o que eu disse na citação acima.

Quem sabe um míssil BVR com um bom link entre ele, o caça lançador e a plantaforma AWACS, más mesmo assim, o Typhoon é uma ameaça respeitavel.

Estou com o Falcon 4: AF instalado aqui. Ow negocinho complicado de operar esse F-16.

Todos os botões do painel funcionam, é bizonho demais esse simulador!! :D




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#231 Mensagem por rodman » Qui Fev 23, 2006 9:33 pm

Se quizer trocar uma ideia sobre o Falcon 4 AF, dá um pulo no site da nossa turma, ocasionalmente voamos on-line :wink:

http://falconbrasil.com.br/index.php




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#232 Mensagem por Degan » Sex Fev 24, 2006 10:44 am

Para no hacerse ideas equivocadas respecto a los RCS de los aviones que se conversan, existe una lista comparativa en “Sistemas de Armas”:
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... itos1.html

Y el Ranking es el siguiente (RCS frontal):

Aeronave/RCS (m2)
F-14/ 40-50
F-15/ 10
Su-27, Mig-23/ 6
Mig-21/ 4
Mirage 2000/ 3,3
Mig-29/ 3
F-16/F/A-18/ 1,2
Typhon, T-38, Mako/ 1
F/A-18E, Rafale/ 0,75
Exocet,Harpoon/ 0,1
Pássaro em vôo/ 0,010
F-35 JSF/ 0,005
F/A-22A/ 0,0065
F-117A/ 0,003
B-2/ 0,0014

Vemos que el EFA no es tan Stealth como se cree…..

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#233 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 24, 2006 10:52 am

Olha, há controvérsias. Diz-se que o RCS de um M2000 é 1/2 do de um F-16. Nesta lista está o oposto e daí começa a tal gurrra de informações, cada um vai dizer que o seu é mais furtivo que o do outro e tal. Sobre Sukkoi, estávamos falando de SU-35BM, que recebe tratamento especial para melhorar a furtividade e, segundo o colega colocou e eu também li este tal artigo(tá por qui no DB), tá na case de 1m. :wink:




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#234 Mensagem por old » Sex Fev 24, 2006 1:11 pm

Degan escreveu:Para no hacerse ideas equivocadas respecto a los RCS de los aviones que se conversan, existe una lista comparativa en “Sistemas de Armas”:
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... itos1.html

Y el Ranking es el siguiente (RCS frontal):

Aeronave/RCS (m2)
F-14/ 40-50
F-15/ 10
Su-27, Mig-23/ 6
Mig-21/ 4
Mirage 2000/ 3,3
Mig-29/ 3
F-16/F/A-18/ 1,2
Typhon, T-38, Mako/ 1
F/A-18E, Rafale/ 0,75
Exocet,Harpoon/ 0,1
Pássaro em vôo/ 0,010
F-35 JSF/ 0,005
F/A-22A/ 0,0065
F-117A/ 0,003
B-2/ 0,0014

Vemos que el EFA no es tan Stealth como se cree…..

Saludos cordiales,


Vaya pues segun esta pagina nos muestra resultados muy diferentes..
Segun esta pagina el RCS de algunos cazas es el siguiente, lastima que no sea l¡una lista mas completa

F-15K : 1.19
Rafale : 0.62
Eurofighter : 0.56
F/A-22 : 0.21


http://brd3.chosun.com/brd/view.html?tb ... n=1&num=42

Esta otra pagina nos muestra otros resultados acerca del RCS de diversos aviones, muestra un RCS del EFA del 0.5, que es un criterio mas utilizado en la mayoria de informaciones.

Aircraft RCS [dBsm] RCS [m2] RCS [ft2]

F-15 Eagle +26 400 4,305
F-4 Phantom II +20 100 1,076
B-52 Stratofortress +20 100 1,076
Su-27 +12 15 161
B-1A +10 10 108
F-16 Fighting Falcon +7 5 54
B-1B Lancer 0 1 11
F-18E/F Super Hornet 0 1 11
Rafale 0 1 11
Typhoon -3 0.5 5.5
AGM-86 ALCM -6 0.25 2.5
BGM-109 Tomahawk -13 0.05 0.5
SR-71 Blackbird -18 0.015 0.15
F-22 Raptor -22 0.0065 0.07
F-117 Nighthawk -25 0.003 0.03
B-2 Spirit -28 0.0015 0.02
AGM-129 ACM -30 0.001 0.01
Boeing Bird of Prey -70 0.0000001 0.000008

http://www.aerospaceweb.org/question/el ... 0168.shtml




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#235 Mensagem por Penguin » Sex Fev 24, 2006 1:21 pm

Conclusao: ninguem pode afirmar com certeza qual o RCS de cada aeronave. Ate pq isso deve ser sigiloso. O unico indicio eh que a tecnologia avanca. Qt mais novo eh um caca, teoricamente, maiores as possibilidades dele ter uma menor assinatura.




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#236 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Fev 25, 2006 11:32 am

Segundo li num site esses dias, o RCS do Su-35BM ficaria em torno de 1m², já estando no patamar do RAfale e EF-2000.


E segundo eu li o Su-47 ficaria em torno de 0,3. Mesmo este Su-35BM, se for realmente em torno de 1m² de RCS, fica claro que este teria vantagem sobre o Rafale e o EFA. Com seu radar mais potente da para perceber que em combate BVR este novo Su-35 teria a vantagem.

Ficaria atras apenas de F-35 e F-22.

Para no hacerse ideas equivocadas respecto a los RCS de los aviones que se conversan, existe una lista comparativa en “Sistemas de Armas”:


Degan, para mim estas informações estão equivocadas. O RCS do F-16 está muito baixo. Como o Carlos falou, é dito em muitos lugares que o Mirage tem RCS menor que o F-16 e neste site mostra o contrário.

Outra coisa, este site mostra que o F-35 tem RCS menor que o F-22, o que eu não acredito.




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#237 Mensagem por Degan » Sáb Fev 25, 2006 1:26 pm

Degan, para mim estas informações estão equivocadas. O RCS do F-16 está muito baixo. Como o Carlos falou, é dito em muitos lugares que o Mirage tem RCS menor que o F-16 e neste site mostra o contrário.


Bueno, estos datos siempre son controvertidos ya que se trata de información clasificada….siempre especularemos.
Pero, SdA se ha dado el trabajo de buscar en Internet y rescatar aquella información que les parece razonablemente fiable….y eso para mí es suficientemente objetivo.

Con respecto al F-16, te puedo contar que a lo largo de sus versiones, el avión se ha desarrollado. Así se han aplicado algunas tecnologías de materiales RAM en su estructura, como el borde de la toma de aire y en la cúpula de la cabina…
Toma como dato que solo el nuevo recubrimiento especial de la cúpula del F-16, disminuyo su RCS en un 15%... :shock:

Outra coisa, este site mostra que o F-35 tem RCS menor que o F-22, o que eu não acredito.


Puede ser, pero recuerda que aquí se habla de RCS “delantero” y el F-35 es más pequeño que el F-22 (y obviamente debe tratarse de la versión no degradada).

Saludos cordiales,




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#238 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Fev 25, 2006 2:05 pm

old escreveu:Vaya pues segun esta pagina nos muestra resultados muy diferentes..
Segun esta pagina el RCS de algunos cazas es el siguiente, lastima que no sea l¡una lista mas completa

F-15K : 1.19
Rafale : 0.62
Eurofighter : 0.56
F/A-22 : 0.21


http://brd3.chosun.com/brd/view.html?tb ... n=1&num=42

Meu coreano não é muito bom, mas acho que essa lista ai em cima se refere a distancia que os caças podem ser detectados em relação ao um caça com RCS de 5m2, nessa mesma pagina existe uma outra lista que acho ser a dos RCS:
F-15K 10 m2
Rafale 0.75 m2
F-18E 0.75 m2
Eurofigther 0.5 m2
F/A-22 0.01 m2




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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#239 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 25, 2006 7:29 pm

Mas esse negócio de RCS tá uma zona do cacete hein? Cada um fala uma coisa.




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#240 Mensagem por Degan » Sáb Fev 25, 2006 7:42 pm

Es que la realidad no es difícil….

Existen los aviones que si son Stealth y los que noPUNTO.

Todo eso de “casi” stealth, sin armamento,..... es marketing de segunda.[061]

Saludos cordiales,




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