Qual seria o helicóptero ASW ideal para MB?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Seahank
21
32%
Cougar
3
5%
Merlin
24
36%
Modernizar os SH-3
2
3%
Aguardar o S-92 ASW
3
5%
Aguardar o NH-90 ASW
13
20%

Total de votos: 66

Mensagem
Autor
Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#1 Mensagem por Carcará » Dom Fev 19, 2006 2:30 pm

Sabemos da urgente necessidade da atualização e/ou troca das aeronaves ASW na MB. Dentre as opções existentes no mercado cada uma possui suas vantagens e desvantagens. De acordo com a doutrina e necessidades da nossa marinha, qual destas opções seria a ideal?

Editado pela última vez por Carcará em Dom Fev 19, 2006 2:39 pm, em um total de 1 vez.
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Carcará
Sênior
Sênior

#2 Mensagem por Carcará » Dom Fev 19, 2006 2:37 pm

* Cougar - A MB já domina sua operação e possui a compatibilidade para lançamento dos Exocet.

* Seahank - Sucesso de vendas, mais potente e possibilidade de padronização com a FAB e o EB.

* Merlin - Mais capaz que os anteriores, porém preço bem acima da realidade enfrentada pela MB. Com valores gastos da aquisição poderia levar mais células dos outros modelos.

*Modernização dos SH-3 - Não considero viável devido ao número de células e tempo de vida útil.

*S-92 - :?:

*NH-90 - :?:

Dúvidas, dúvidas... :roll: :roll:

CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 19, 2006 4:58 pm

O Merlin é o ideal. Merlin + Lynx na MB seria tudo.

Mas como a MB tá meio mal das pernas, o Seahawk já tá de bom tamanho.

E já que a FAB, EB já estão pegando o BH, ele seria uma mão na roda na logistica.

Seria legal.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#4 Mensagem por Carlos Lima » Dom Fev 19, 2006 5:15 pm

Acho o Merlin muito bom, mas o seu problema é o tamanho (ele é enorme)... mas para caber no SP e no Rio de Janeiro/Ceará acho que dá...

Além do mais o Merlin pode vir nas versões ASW ou AEW&C (como na RN e na Itália) economizando plataforma.

Sonhar não custa nada :)

Mas acho que o Seahawk já ajuda bastante e provavelmente é mais $$$$$ barato 8-]

[]s

CB_lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#5 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Fev 19, 2006 6:35 pm

A questão é: ideal em QUE sentido?!

Se for meramente Operacional, diria que é o Merlin.

Se for em termos de Custos, a coisa muda de figura.

Do ponto de vista global, acho que o Sea Hawk seria o ideal.

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Fev 19, 2006 7:30 pm

Concordo com o Finken. Depende do ponto de vista.

O que vai balizar a escolha vai ser a questão de custos, não adianta.

O ideal do ponto de vista operacional nem sempre vai ser o ideal para a realidade.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Alcantara » Dom Fev 19, 2006 8:48 pm

Vocês sabiam que a Embraer tem participação no projeto e na construção do Sikorsky S-92 Helibus / H-92 Superhawk :?: A Embraer é a responsável pelos sponsons e pelo sistema de combustível (cerca de 4% da aeronave). Os outros parceiros de risco da Sikorsky são a japonesa Mitsubishi Heavy Industries (7.5%, responsável pela cabine principal), a espanhola Gamesa (7% - interior da cabine e carcaça da transmissão), a chinesa Jingdezhen Helicopter Group (2% - pilone e plano de cauda) e a taiwanesa AIDC (6.5% - plataforma de vôo).

Como é baseado no S-70 / H-60 Black Hawk, creio que a manutenção não seria tão difícil, ainda mais se o Black Hawk for adotado como helicóptero utilitário padrão na FAB e no EB.

Se isso acontecesse, por uma questão de custos, seria até lógico adotar o Superhawk. Imaginem os benefícios que poderiamos ter com uma linha logística quase unificada abrangendo os Black Hawk e os Superhawk dos três ramos das nossas Forças Armadas? Imaginem a redução de custos que poderia ser alcançada!

Ele poderia substituir os Super Pumas / Cougars utilizados como utilitários na FAB, na MB e no EB (se bem que no caso do EB, os seus Cougars só seriam substituídos depois pois são mais novos e tem mais tempo de uso pela frente). A MB, por sua vez, também poderia utilizar uma versão ASW / AsuW dos Superhawk, unificando as suas plataformas utilitárias / especializadas de porte médio / grande (com suas versões específicas, claro).

The Sikorsky H-92 SUPERHAWK. Ready to serve the military for the 21st century.

Based on proven BLACK HAWK® technology, the Sikorsky H-92 SUPERHAWK is built for the rigors of military missions. With its large cabin, survivable design and enhanced range, the SUPERHAWK does it all. It can perform austere to all-weather operations in arctic cold, ice, desert heat, at temperatures anywhere from -40ºC to +55ºC, day and night. The SUPERHAWK is ready to serve all branches of the military in a broad range of missions.

Well-equipped to take on the job, the SUPERHAWK gives you everything you've ever wanted in a military helicopter. Some of the features that make the SUPERHAWK the ideal choice for performance include: scramble start in less than two minutes; a 6-foot wide aft ramp for easy loading and unloading of cargo and troops; the ability to outlift the competition by 1500 lbs. at 300 nautical mile range.

The SUPERHAWK can be configured to match your missions. As a systems integrator, we deliver the right systems for the job, including extensive electronic warfare equipment, navigation system controls and displays, infrared suppression, refueling probe, weapons, Terrain Following/Terrain Avoidance (TF/TA) radar and Forward Looking Infrared (FLIR).

Mission flexibility and low operating costs were identified as primary design criteria - and the result is a high performance, versatile helicopter that is the safest and most economical in its class.

http://www.sikorsky.com/details/0,,CLI1_DIV69_ETI1583,00.html

Imagem

Imagem

Imagem

Já que a Embraer faz parte do programa, já pensou se ela consegue aumentar a sua participação? :lol:

Agora, extrapolando esse exercício de imaginação e já entrando na fase do sonho, que tal uma linha de montagem por aqui, em SJC ou GPX?

Imagem

Imagem

Bem, mas se trantando de Brasil, e sendo época de Carnaval, convem lembrar do refrão daquele samba:

Sonhaaaar, não custa nada... :wink:

Abraços!!!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
CFB
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por CFB » Dom Fev 19, 2006 9:39 pm

Realmente se o Brasil escolher o S-92 naum sera mal escolha o problema e q eu acho q ele deve ser mttt grande p/ operar em nossas fragatas, me corriga se eu estiver errado

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#9 Mensagem por Alcantara » Dom Fev 19, 2006 11:20 pm

CFB escreveu:Realmente se o Brasil escolher o S-92 naum sera mal escolha o problema e q eu acho q ele deve ser mttt grande p/ operar em nossas fragatas, me corriga se eu estiver errado

Mas se você for pensar bem, dentre as opções disponíveis nesta enquete, qual poderia ser usada nas nossas fragatas?

:?: Seahawk
:?: Cougar
:?: Merlin
:?: SH-3
:?: NH-90

A resposta é: nenhum deles. Nesse caso, o fato do S-92 / H-92 ser grande não é demérito e não o tira do páreo.

O fato é o seguinte: seja qual for o modelo escolhido, ele não vai operar nos navios de escolta atuais. É bom frisar isso. Não vai operar quer seja porque a impotética aquisição seria a médio prazo, quer seja porque as escoltas atuais não foram projetadas para usar aeronaves deste porte. Na época em que nossas fragatas e corvetas foram construídas o conceito de uso dos helicópteros era outro, no qual os helicópteros atuavam como uma extenção do sistema de armas do navio e eram pouca coisa mais do que transportadores de torpedos, quase sem meios autonomos para detectar e engajar seus alvos. De alguns anos para cá o enfoque mudou completamente. As aeronaves são parte importantíssimas do sistema de armas, mais ainda do que antes, mas só que agora eles possuem sensores próprios que os pemitem efetuar a sua missão de forma autônoma. Com essa mudança de enfoque os helicópteros ASuW/ASW se tornaram muito mais letais, só que isso trouxe consigo, porém, um inevitável acréscimo de tamanho e peso. Podem reparar que, refletindo isso, todos os helicópteros navais modernos são maiores dos que os Lynx.

Se a MB for realmente operar helicópteros modernos embarcados nas suas escoltas, elas terão que, forçosamente, ser obrigadas a possuir hangares grandes o suficiente para abrigar pelo menos uma aeronave desta.

É sabido que a MB pretende substituir as atuais escoltas por uma "família" de navios de combate projetados e construídos aqui mesmo, com versões AAW e ASW/ASuW. Se forem dotados de hangares apropriados, elas poderão utilizar qualquer uma das opções relatadas. E estaria aberta uma grande oportunidade para se adotar um heli maior e mais capaz do que os que possuímos atualmente.

Abraços!!! :lol:

Carcará
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Carcará » Seg Fev 20, 2006 5:42 am

Alcantara escreveu:Vocês sabiam que a Embraer tem participação no projeto e na construção do Sikorsky S-92 Helibus / H-92 Superhawk :?: A Embraer é a responsável pelos sponsons e pelo sistema de combustível (cerca de 4% da aeronave). Os outros parceiros de risco da Sikorsky são a japonesa Mitsubishi Heavy Industries (7.5%, responsável pela cabine principal), a espanhola Gamesa (7% - interior da cabine e carcaça da transmissão), a chinesa Jingdezhen Helicopter Group (2% - pilone e plano de cauda) e a taiwanesa AIDC (6.5% - plataforma de vôo).

Como é baseado no S-70 / H-60 Black Hawk, creio que a manutenção não seria tão difícil, ainda mais se o Black Hawk for adotado como helicóptero utilitário padrão na FAB e no EB.

Se isso acontecesse, por uma questão de custos, seria até lógico adotar o Superhawk. Imaginem os benefícios que poderiamos ter com uma linha logística quase unificada abrangendo os Black Hawk e os Superhawk dos três ramos das nossas Forças Armadas? Imaginem a redução de custos que poderia ser alcançada!

Ele poderia substituir os Super Pumas / Cougars utilizados como utilitários na FAB, na MB e no EB (se bem que no caso do EB, os seus Cougars só seriam substituídos depois pois são mais novos e tem mais tempo de uso pela frente). A MB, por sua vez, também poderia utilizar uma versão ASW / AsuW dos Superhawk, unificando as suas plataformas utilitárias / especializadas de porte médio / grande (com suas versões específicas, claro).

The Sikorsky H-92 SUPERHAWK. Ready to serve the military for the 21st century.

Based on proven BLACK HAWK® technology, the Sikorsky H-92 SUPERHAWK is built for the rigors of military missions. With its large cabin, survivable design and enhanced range, the SUPERHAWK does it all. It can perform austere to all-weather operations in arctic cold, ice, desert heat, at temperatures anywhere from -40ºC to +55ºC, day and night. The SUPERHAWK is ready to serve all branches of the military in a broad range of missions.

Well-equipped to take on the job, the SUPERHAWK gives you everything you've ever wanted in a military helicopter. Some of the features that make the SUPERHAWK the ideal choice for performance include: scramble start in less than two minutes; a 6-foot wide aft ramp for easy loading and unloading of cargo and troops; the ability to outlift the competition by 1500 lbs. at 300 nautical mile range.

The SUPERHAWK can be configured to match your missions. As a systems integrator, we deliver the right systems for the job, including extensive electronic warfare equipment, navigation system controls and displays, infrared suppression, refueling probe, weapons, Terrain Following/Terrain Avoidance (TF/TA) radar and Forward Looking Infrared (FLIR).

Mission flexibility and low operating costs were identified as primary design criteria - and the result is a high performance, versatile helicopter that is the safest and most economical in its class.

http://www.sikorsky.com/details/0,,CLI1_DIV69_ETI1583,00.html

Imagem

Imagem

Imagem

Já que a Embraer faz parte do programa, já pensou se ela consegue aumentar a sua participação? :lol:

Agora, extrapolando esse exercício de imaginação e já entrando na fase do sonho, que tal uma linha de montagem por aqui, em SJC ou GPX?

Imagem

Imagem

Bem, mas se trantando de Brasil, e sendo época de Carnaval, convem lembrar do refrão daquele samba:

Sonhaaaar, não custa nada... :wink:

Abraços!!!

Realmente uma belíssima aeronave. Vocês que são feras aqui no fórum, teriam como colocar as fotos das outras aves?

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#11 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 20, 2006 8:11 am

Uma vez que o Exército está a adquiri Black-Hawk, o mais lógico seria adquirir Sea-Hawk para a MB de modo a terem uma maior padronização de helis.

Mas temos que analizar que a MB tem para ASW os Linx que operam a partir das vossa fragatas.

Para mim, acho que poderiam manter os Linx a voar mis uns anos a bordo das Niteroi e se um dia houver planos para a aquisição de novas fragatas, apostar nessa altura nos NH-90 para a Marinha, que são helis médios, que podem ser operados a partir das fragatas e até a partir dos C-30 e do A-12.

Padronização para todas as plataformas navais.

Ou em alternativa, os NH-90 para as fragatas, nas suas versões ASW e CSAR, e EH-101 CSAR para o futuro do A-12 e eventualmente um seu substituto (o A-13?).

Em qualquer caso isso seria, para mim o ideal.

Para já, e em termos de orçamento, talvez fosse vantajoso o Sea-Hawk 60, como os que são utilizados em muitas e boas marinhas mundiais.

Ou seja:

Com o tempo, ir abatendo os "Sapões" e Cougar para Marinha e Exército, bem como os velhos Sea-King, e conseguir uma padronização de BH para o Exército, e de SH60 para a Marinha, bem como 10 helis maiores para operar nos navios de projecção (para mim o ideal seria o EH-101), mas bem poderia ser o S-92.

Imagem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2619 vezes
Agradeceram: 1068 vezes

#12 Mensagem por J.Ricardo » Seg Fev 20, 2006 10:23 am

Na enquete eu votei no Merlin, mas não havia lido as mensagem postadas, depois de ver que a Embraer participa do projeto do S-92, a coisa muda de figura, é uma excelente aeronave e tem $$$ brasileiro investido, então meu voto vai para o S-92!

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#13 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 20, 2006 10:45 am

Sim, mas tanto o S-92 como o Merlin são helis demasiadamente grandes para operarem a partir de fragatas.

E para funcção CSAR e ASW não seriam necessárias plataformas tão grandes.

Esses helicópteros grandes seriam para o A-12 e seu substituto futuro (se o houver), essencialmente para SAR e desembarque de forças.

Ou seja:

Para as fragatas Niteroi, os Linx actuais (ASW e CSAR).

Para fragatas futuras, adquiriur uma força de NH-90 que também poderiam operar nos navios de projecção.

Alternativa:

SH-60, para padronizar com os BH da FAB e Exército.

Se optarem por helis médios maiores, que possam transportar cerca de 17 ton, então poderiam para os navios de projecção optar pelos Merlin, ou pelos motivos apontados, os S-92, como o fez o Canadá.

Imagem
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#14 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 20, 2006 10:52 am

Rui Elias Maltez escreveu:Uma vez que o Exército está a adquiri Black-Hawk, o mais lógico seria adquirir Sea-Hawk para a MB de modo a terem uma maior padronização de helis.

Mas temos que analizar que a MB tem para ASW os Linx que operam a partir das vossa fragatas.

Para mim, acho que poderiam manter os Linx a voar mis uns anos a bordo das Niteroi e se um dia houver planos para a aquisição de novas fragatas, apostar nessa altura nos NH-90 para a Marinha, que são helis médios, que podem ser operados a partir das fragatas e até a partir dos C-30 e do A-12.

Padronização para todas as plataformas navais.

Ou em alternativa, os NH-90 para as fragatas, nas suas versões ASW e CSAR, e EH-101 CSAR para o futuro do A-12 e eventualmente um seu substituto (o A-13?).

Em qualquer caso isso seria, para mim o ideal.

Para já, e em termos de orçamento, talvez fosse vantajoso o Sea-Hawk 60, como os que são utilizados em muitas e boas marinhas mundiais.

Ou seja:

Com o tempo, ir abatendo os "Sapões" e Cougar para Marinha e Exército, bem como os velhos Sea-King, e conseguir uma padronização de BH para o Exército, e de SH60 para a Marinha, bem como 10 helis maiores para operar nos navios de projecção (para mim o ideal seria o EH-101), mas bem poderia ser o S-92.

Rui, só detalhe que julgo importante, os nossos Lynx NÃO possuem equipamentos ASW. Eles são voltados (e equipados) para tarefas ASuW e esclarecimento. São quase os caças da Esquadra, hehehe... Quando atuam na função ASW, o fazem dentro daquele molde que comentei antes: guiados pelos navios ou pelos SH-3H, transportando torpedos leves. E só. Atuam, por tanto, na filosofia antiga.

A idéia de padronização é boa, mas se for para ter dois tipos de helicópteros, um médio e outro grande, eu acho que traria mais economia se os dois fossem da mesma "família", por isso votei no S-92.

Eu tenho certeza que o MinDef pensa em padronização, redução de custos, etc... resta ver o que vai acontecer.

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#15 Mensagem por Lauro Melo » Seg Fev 20, 2006 10:59 am

Vão ser de 8 a 12 Seahawk SH-60 H usados.

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Responder