Operaçoes de longo alcançe da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

Operaçoes de longo alcançe da MB

#1 Mensagem por Einsamkeit » Qui Fev 16, 2006 6:35 pm

Nunca vi uma açao de longa distancia com submarinos ou com o A-12, a marinha ja pensou em empreender operaçoes neste sentido? Como por exemplo numa hipotetica guerra contra a venezuela, o A-12 operar na Costa do pacifico, Tikuna atacar navios chilenos em valparaiso e etc

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
lobodmf
Júnior
Júnior

#2 Mensagem por lobodmf » Qui Fev 16, 2006 7:04 pm

Uma operação dessas demanda um apoio logístico muito grande e confiável. Não possuímos meios para isso, nem para um exercício... Levar um NAE para uma área de conflito não é simples... Tem que ter cobertura AA e AS, ou seja, aeronaves AEW, muitos navios... MSA de defesa de área... DEFESA EM PROFUNDIDADE ... apoio para todos esses meios... pô... um negócio que ainda está muito longe da nossa realidade...
A política de defesa do país determina que nossas FFAA sejam voltadas apenas para DEFESA. Levar um "CVBG" até águas territorias de outro país já se configuraria como ataque, ou seja: não temos como fazer. Só em missões conjuntas com outras Marinhas, tipo a VENBRAS, FRATERNO, UNITAS...
Já um submarino pode ser usado no bloqueio de um porto estrangeiro, mas eu não posso falar se fazemos esse tipo de exercício pois realmente não sei.

Este é o link do MD onde tem o PDN...

https://www.defesa.gov.br/enternet/siti ... dn/pdn.php

BRASIL ACIMA DE TUDO!!!
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#3 Mensagem por Einsamkeit » Qui Fev 16, 2006 7:07 pm

Li em algum lugar que a marinha nao mandou o A-12 para a aerea de tsunamis pois nao tinha dinheiro para o oleo, isso é um absurdo, a Mb esta se tornando uma super guarda costeira

Imagem
lobodmf
Júnior
Júnior

#4 Mensagem por lobodmf » Qui Fev 16, 2006 7:33 pm

Dinheiro tem... mas não é repassado pra MB. Essa decisão foi política... o governo foi quem não quis mandar... Os suprimentos doados devem ter sido desviados para algum "Vlérioduto" desses da vida...
E falando em orçamento, descobri uma coisa conversando com um comandante meu.... Sabe como é feito o orçamento, pelo menos na MB? O governo estipula um valor, pex., 1 bilhão (chutei alto). Nesse 1 Bi estão incluidos todos os gastos fixos(pessoal, alimentação etc.) ou de outras naturezas (reaparelhamento, desenvolvimento etc..) mas a MB pode receber dinheiro por fora, proveniente de serviços externos, como Salvamentos no mar ou reparos de navios nas Bases Navais ou no AMRJ. Só que esse dinheiro é descontado do 1Bi... ou seja, não tem como aumentar a verba votada pelo congresso. É aquele famoso "cobre a cabeça e descobre o pé".
Ou seja, pra fazer uma missão dessas , o governo tem que autorizar a verba pro óleo e outros gastos (alterar o orçamento votado)... o que não foi feito.
A culpa não é da MB.
Aliás, o orçameto desse ano ainda não foi votado... O que esses caras estão pensando da merda da vida deles?

BRASIL ACIMA DE TUDO!!!
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Einsamkeit » Qui Fev 16, 2006 7:38 pm

a vida deles nao ta uma merda, merda ta é a nossa

Imagem
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 17, 2006 8:10 am

Acho que o lobodmf já disse tudo.

1ª Para acudir a catástrofes naturais, como o tsunami, o melhor são os LPD's e LHD's.

A NATO enviou o Galícia espanhol para acudir às vítimas do Katrina e os americanos enviaram para o tsunami LHD's e LHA's.

E também os mesmos navios para Nova Orleães.

PA's convencionais não trazem muito a esse tipo de operações, nem para resgate de cidadãos em territórios de crise humanitária ou de guerra.

São essencialmente navios de ataque e dissuasão (desde que a sua aviação embarcada esteja em forma) e nem possuem capacidade anfíbia como os modernos LPD's.

2º Quanto ao resto, o profundo problema do Brasil com o A-12 é a sua falta de escoltas AAW capazes (as Niteroi seriam boas para ASW).

Mas falta-lhes o resto.

Novos LPD's para desembarque em massa de pelo menos 4 batalhões mecanizados, e para isso os C-30 e C-31 já não servirão.

Por isso em outros tópicos questionei sobre se não seria preferivel o Brasil ter maior flexiblidade de intervenção com um mix de LPD's e LHD's mais algumas fragatas de escolta AAW modernas, em vez de continuar a apostar num PA que só fará sentido ser usado, se integrado em missões multinacionais de interdição de espaços aéreos e marítimos.

Porque até para essas missões internacionais, o Brasil poderia ser muito mais requisitado e ganhar importância no contexto das nações se tivesse esses meios.

Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Sex Fev 17, 2006 12:41 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Degan
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Degan » Sex Fev 17, 2006 12:27 pm

Concuerdo con Rui, pero veo que los problemas del A-12 son mucho mayores a solo falta de escolta A-A.

Tikuna atacar navios chilenos em valparaiso e etc

Ponte de acuerdo con Old....y se reparten los gastos.... :lol:

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 17, 2006 12:46 pm

Eins:

Como o Lobodmf disse, como é que poderiam atacar com o A-12 o Chile, depois dele ter os navios AAW para se defender da aviação embarcada, e de ter os Scorpene para mantrer à distância o A-12?

Atacar de supresa Valparaiso com um Tikuna, tudo bem.

Mas a represália?

Em qualquer altura, os chilenos poderiam atacar Santos ou Guanabara , bloquenado a barra com a presença dos 2 Scorpenee ainda poderiam atirar bombarda com o recurso às Type23.

Seria muito difícil esse tipo de empreitada.

Imagem
Degan
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Degan » Sex Fev 17, 2006 1:31 pm

Esta declaración de guerra tampoco la comencé yo...... :roll:

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 17, 2006 1:35 pm

Degan escreveu:Esta declaración de guerra tampoco la comencé yo...... :roll:

Saludos cordiales,

Só citei o chile porque é bem longe daqui, to vendo tudo, vao comprar os SNB e eles nem vao sair da guanabara

:o :o :o

Imagem
old
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#11 Mensagem por old » Sex Fev 17, 2006 3:03 pm

Degan escreveu:Concuerdo con Rui, pero veo que los problemas del A-12 son mucho mayores a solo falta de escolta A-A.

Tikuna atacar navios chilenos em valparaiso e etc

Ponte de acuerdo con Old....y se reparten los gastos.... :lol:

Saludos cordiales,

Luego tambien nos repartimos Chile? :wink:

un saludo

Einsamkeit
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 17, 2006 3:03 pm

Deixa o Chile para os Argentinos, eles serao bem justos com eles

:twisted: :twisted: :twisted:

Imagem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2635 vezes
Agradeceram: 1074 vezes

#13 Mensagem por J.Ricardo » Sex Fev 17, 2006 5:19 pm

Calma lá amigos, mais um Chile X Brasil e eu vou vomitar... [024]

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#14 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Fev 18, 2006 12:52 am

Atualmente ter chegado no Haiti foi um grande sucesso para a MB. De uns tempos pra cá, chegar em Salvador já é longa distância. :cry:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
JhonnyCash
Júnior
Júnior
Agradeceu: 1 vez

#15 Mensagem por JhonnyCash » Dom Fev 19, 2006 1:50 pm

Type23 a caminho do Chile!!!
Imagem

Responder