Governo autoriza US$ 52,000,000.00 para Compra do A-Darter

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#196 Mensagem por Einsamkeit » Seg Fev 13, 2006 9:57 pm

Precisamos de aviaçao de caça ja, F-5BR é um aviao bastante limitado, nao chega ao dedinho mindinho de um F-16C, Em vez do PX e dos C-295 poderiam ter sido comprados pelo menos 10 Eurofighters, na minha opiniao, transporte e Patrulha vem em segundo plano, ja a Aviaçao de caça é a base de qualquer força aerea

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#197 Mensagem por chm0d » Seg Fev 13, 2006 11:15 pm

Einsamkeit escreveu:Precisamos de aviaçao de caça ja, F-5BR é um aviao bastante limitado, nao chega ao dedinho mindinho de um F-16C, Em vez do PX e dos C-295 poderiam ter sido comprados pelo menos 10 Eurofighters, na minha opiniao, transporte e Patrulha vem em segundo plano, ja a Aviaçao de caça é a base de qualquer força aerea

Voce precisa morrer e nascer em um pais rico ou sem politicos brasileiros =X

PS: Brincadeirinha.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#198 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Fev 14, 2006 12:18 am

Einsamkeit escreveu:Precisamos de aviaçao de caça ja, F-5BR é um aviao bastante limitado, nao chega ao dedinho mindinho de um F-16C, Em vez do PX e dos C-295 poderiam ter sido comprados pelo menos 10 Eurofighters, na minha opiniao, transporte e Patrulha vem em segundo plano, ja a Aviaçao de caça é a base de qualquer força aerea

Desculpe o tom, Eins... Você desconhece ou não percebe a importância da aviação de patrulha. De uma aeronave como será o P-3AM. Você desconhece ou não percebe a importância da aviação de transporte como apoio logístico. Desconhece ou não percebe que a aviação de patrulha há anos tinha perdido a capacidade de guerra ASW e será recuperada com a chegada dos P3AM. Desconhece ou não percebe que os C-115 Buffalo precisavam de substituição e que os C-295 vão aumentar em muito a capacidade de transporte da FAB que precisa cobrir um território maior do que muitos países europeus juntos! Desconhece ou não percebe que ter toda essa estrutura logística e de apoio é exatamente o diferencial da nossa Força Aérea em relação a muitas outras. Desconhece também que 10 Eurofighter não são suficientes sequer para formar um esquadrão de caça.

Eu prefiro - e qualquer força aérea preferiria - 49 F-5M + 9 P-3AM + 12 C-295 do que 10 EF.

Ter excelentes caças mas não ter uma estrutura que faça esses caças funcionarem não serve de nada.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#199 Mensagem por Einsamkeit » Ter Fev 14, 2006 12:51 am

Pelo que sei o principal atributo de uma força aerea é oferecer a superioridade aerea, ou pelo menos parcial, e qualquer coisa que nao for isso é secundaria, sei de tudo o que voce falou, um Eurofighter(e Su-35Bm, Rafale, etc) vale por 2 ou ate 3 F-5Br , Entao a tal manutençao cara ja vai por terra, ja que um aviao nao pode ter manutençao mais cara que dois ou ate tres, o problema é a falta de governantes machos para comprarem os caças e assinarem o F/X, Transporte num eventual conflito na america do sul poderia ser suprida pela capacidade atual, 8 P-3 pouco fazem para patrulha, num litoral imenso desses, e quero saber se eles vao estar sempre voando, ou se vao estar patrulhando o hangar e buscando no radar o Caminhao da BR com o combustivel, a Fab deve saber o que fazer..

Imagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#200 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Fev 14, 2006 1:06 am

Einsamkeit escreveu:Pelo que sei o principal atributo de uma força aerea é oferecer a superioridade aerea, ou pelo menos parcial, e qualquer coisa que nao for isso é secundaria, sei de tudo o que voce falou, um Eurofighter(e Su-35Bm, Rafale, etc) vale por 2 ou ate 3 F-5Br , Entao a tal manutençao cara ja vai por terra, ja que um aviao nao pode ter manutençao mais cara que dois ou ate tres, o problema é a falta de governantes machos para comprarem os caças e assinarem o F/X, Transporte num eventual conflito na america do sul poderia ser suprida pela capacidade atual, 8 P-3 pouco fazem para patrulha, num litoral imenso desses, e quero saber se eles vao estar sempre voando, ou se vao estar patrulhando o hangar e buscando no radar o Caminhao da BR com o combustivel, a Fab deve saber o que fazer..

O principal atributo de um Força Aérea é cumprir as missões para as quais foi criada. Qualquer dessas aeronaves é melhor, muito melhor que um F-5M, mas num conflito aéreo sul-americano, isso não faz diferença, pois que eu saiba, ninguém tem uma aeronave do tipo. 1 EF vai continuar sendo um EF, é UM alvo. Três F-5M, já são TRÊS alvos para o oponente se preocupar. Existe o princípio da massa em combates militares.

A aviação de patrulha não mais cumpria sua missão e a aviação de transporte precisa de renovação. A aviação de caça, diante do cenário que se apresenta, vai razoavelmente bem. Qual vizinho estará em real vantagem contra nós? É evidente que todos nós queríamos caças mais modernos. Quem não gostaria de ver um EF nas cores da FAB!? Mas é fato que você não pode abrir mão das outras coisas. O EF seria a fechadura, portas e janelas. Mas para esses itens serem úteis na sua casa, você precisa dos alicerces, das paredes, telhado...

É por isso que é uma bobagem falar que em troca do P-3BR e CL-X, era melhor adquirir 10 EF porque não era. Seria bom ter TAMBÉM. Mas entre escolher entre ter tudo menos EF/Rafale/Su-35 e ter SOMENTE EF/Rafale/Su-35, fico com a primeira opção.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#201 Mensagem por Einsamkeit » Ter Fev 14, 2006 1:41 am

Bom aeronaves avançadas por aqui podemos citar o F-16C chileno, que nao é um Ef-2000 mais ta perto, talvez os Mig-29 peruanos e os R-77, no cenario defensivo sim esta tudo bem, agora num hipotetico conflito seja contra o Chile(meio impossivel mas ta) ou contra a mais provavel venezuela chapolin-coloradista, o pequeno raio de açao do F-5 como caça, nao seria bastante prejudicial a uma campanha por todo o territorio venezuelano? Sei que os valores do C-295 e do P-3 Só dariam para 10 Caças novos, mas daria tambem uns 40 F-16 MLU e similares. estes avioes nao sao financiados por um banco internacional?

Imagem
Degan
Sênior
Sênior

#202 Mensagem por Degan » Ter Fev 14, 2006 10:45 am

Amigos,

No podrè contestar hoy, pues estoy en un Hotel en Buenos Aires, con un computador con el peor teclado que he visto..... :evil:

Pasiencia.... :wink:

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#203 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Fev 14, 2006 12:34 pm

Einsamkeit escreveu:Bom aeronaves avançadas por aqui podemos citar o F-16C chileno, que nao é um Ef-2000 mais ta perto, talvez os Mig-29 peruanos e os R-77, no cenario defensivo sim esta tudo bem, agora num hipotetico conflito seja contra o Chile(meio impossivel mas ta) ou contra a mais provavel venezuela chapolin-coloradista, o pequeno raio de açao do F-5 como caça, nao seria bastante prejudicial a uma campanha por todo o territorio venezuelano? Sei que os valores do C-295 e do P-3 Só dariam para 10 Caças novos, mas daria tambem uns 40 F-16 MLU e similares. estes avioes nao sao financiados por um banco internacional?

Vizinhos. Chile não faz fronteira. Mig-29 peruanos... Quantos são? Terão apoio AEW? Apoio radar? Logística adequada? Eles saindo do Peru chegam até onde sem REVO?

A Venezuela, até entrar no nosso espaço aéreo, cruzar o Amazonas para atacar, com muita sorte, Manaus, vai ter que suar bastante. Qualquer movimentação esquisita descolaríamos R-99A e B, M2KC, F-5M e A-1 quem sabe M, para a área. A Venezuela vai fazer o que? Só se os pilotos estiverem treinando para serem kamikazes.

Vinicius Pimenta

Degan
Sênior
Sênior

#204 Mensagem por Degan » Qua Fev 15, 2006 1:49 pm

Slip, Vinicius....Me parece que ya se agotó el tema de la necesidad o no de armas modernas para Brasil.
Si Brasil (me refiero a ustedes) cree que siempre es preferible fabricar localmente, aunque eso muchas veces signifique tener a las FFAA atrasada en SdA, pues es un criterio en el que no nos pondremos de acuerdo.

Respecto a la venta de armas, pues no he sabido NUNCA que Israel las niegue, esa es su especialidad.....
Respecto a Rusia, pues no dejaría indefenso a su mejor y más antiguo cliente en Sudamérica... :wink:

Dissuasão não se faz apenas com armas (e mesmo que o fosse, qualquer país tem muito o que temer ante uma revanche brasileira) e o Brasil possui um grande poder de dissuasão econômico e industrial

¿Qué quieres decir con el “poder de disuasión” industrial y económico....?, acaso tienen poder de boicot o embargo???...¿algún país depende económicamente de Brasil? :shock:

e que são extremamente parcas as possibilidades desses poderes serem mininamente ameaçados por qualquer país latino-americano.

Pues una guerra limitada y localizada, como las ultimas 2 entre Perú y Ecuador no lo veo infactible....

Só para finalizar, quando falei da GBU-28/B estava falando de um ciclo de desenvolvimento completo (concepção, projeto, testes e emprego).

El sistema de guía estaba creado, solo se trataba de crear un nuevo cuerpo para la bomba...y ya sabes que se usó.... :wink:

No caso do A-Darter esse ciclo já está razoavelmente desenvolvido (como você mesmo disse) e certamente, caso se faça necessário, pode obter capacidade operacional em pouquissimo tempo.

Amigo, introducir un nuevo SdA no es sencillo, menos uno sofisticado y que cambia hasta la doctrina como es un misil aire-aire...

Nenhum vizinho seria capaz de lançar um ataque ao Brasil que comprometesse seriamente nossa capacidade miliar, econômica e industrial. Já a recíproca não é verdadeira.

Discúlpame, pero no veo ninguna posibilidad de éxito en una aventura brasileña sobre Perú, Colombia o Venezuela....

O Brasil é capaz de prover massivas ondas de ataque a possíveis agressores da região.

¿Cómo...?.

Convém lembrar que nenhum deles possui aeronaves AEW&C e cobertura radar em 100% do território.

Eso ayuda pero no es definitivo....

Aliás, nossa cobertura radar avança muitos quilômetros adentro de todos os países vizinhos, de maneira que qualquer atividade de maior monta seria facilmente percebida.

Que yo sepa, Brasil no tiene el 100% de su territorio “radarizado”, además, SIVAM no estará listo hasta el 2010...

Raros são aqueles que possuem REVO.

Perú, Argentina y Venezuela...

Raros são aqueles que possuem armamentos e aeronaves mais modernas que as nossas (isso se houver algum)

Mirage 2000P, Mig-29, F-16A/B….Misiles Python 4, R-73 y R-77….

Nós temos tudo que eles têm em maior quantidade,

Ustedes no tienen misiles A-A modernos, aún.... :roll:

temos mais coisas que eles não têm

AEW....???.

Isso por si só já é um fator de extremo desequilíbrio. Além disso, é inconcebível hoje qualquer problema com um vizinho.

Ok.....eliminen las FFAA, están demás.... :roll:

E qualquer tensão que possa aparecer representaria um período muito grande entre o início das hostilidades e um possível conflito armado.

No siempre....

Seria tempo mais do que suficiente para fabricarmos (e isso é relevante) grande parte do material que precisaríamos e comprarmos de fora o restante.

Da lo mismo....pues lo que importa es poder usarlos cuando se necesita.

Desculpe o tom de pretença arrogância, mas tudo isso é um fato.

Tranquilo amigo...al menos yo se diferenciar “arrogancia” de argumentos.... :wink:

É sabido que nós, brasileiros, somos excessivamente modestos ...

En general si, pero en algunos aspectos no....

Não isto não é simétrico. Olhe bem para o PIB brasileiro e para o PIB dos nossos vizinhos. Olhe bem para o tamanho da economia de cada um e verá que não é nada simétrico.

Pues las FFAA no tienen esa diferencia a la vista.....

Em uma eventual guerra enquanto um compra 100 o Brasil compraria 1.000. Nada simétrico mesmo.

No es tan simple...en caso de guerra se compra lo que se puede...y se usa lo que hay...

Desconhece ou não percebe que ter toda essa estrutura logística e de apoio é exatamente o diferencial da nossa Força Aérea em relação a muitas outras.

Cuidado, te contradices....para un país del tamaño de muchos europeos juntos, lo que tienen está al nivel del resto....

Desconhece também que 10 Eurofighter não são suficientes sequer para formar um esquadrão de caça.

Y los 12 M2kC....???.

Mig-29 peruanos... Quantos são?

Hasta ahora 19...pero ellos han demostrado que eso puede cambiar rápidamente....

Apoio radar?

Pues su cobertura de radar terrestre no es despreciable, son lo únicos con sistemas de misiles AA de largo alcance...con sus respectivos radares...

Logística adequada?

Tienen una muy respetable fuerza de transporte de ala fija y helicópteros....

Eles saindo do Peru chegam até onde sem REVO?

Ellos si tienen capacidad REVO.... :shock:

A Venezuela, até entrar no nosso espaço aéreo, cruzar o Amazonas para atacar, com muita sorte, Manaus, vai ter que suar bastante. Qualquer movimentação esquisita descolaríamos R-99A e B, M2KC, F-5M e A-1 quem sabe M, para a área. A Venezuela vai fazer o que? Só se os pilotos estiverem treinando para serem kamikazes.

Eso es simétrico.... :wink:

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Adriano
Sênior
Sênior

#205 Mensagem por Adriano » Qua Fev 15, 2006 2:14 pm

Olá pessoal,

Depois de um tempo fora estou de volta.
Parece-me que o Degan tem razão em muitas de suas colocações... Os governantes brasileiros têm hitoricamente negligenciado a defesa do país apoiando-se em nossa superioridade territorial e industrial, confiando que ninguém entrará em conflito conosco. Mas não vejo hoje o país preparado para vencer (repito: vencer) nem mesmo um pequeno conflito localizado, se esse ocorrer com alguns de nossos visinhos....

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#206 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Fev 15, 2006 2:32 pm

Slip, Vinicius....Me parece que ya se agotó el tema de la necesidad o no de armas modernas para Brasil.
Si Brasil (me refiero a ustedes) cree que siempre es preferible fabricar localmente, aunque eso muchas veces signifique tener a las FFAA atrasada en SdA, pues es un criterio en el que no nos pondremos de acuerdo.

De forma alguma defendo estar atrasado e fabricar localmente. Acho que é perfeitamente possível haver um meio termo. O Chile está contente em ter o Python 4 há alguns anos, porém sem dominar a tecnologia. O Brasil, só terá um a altura daqui há alguns anos. Só que vai fabricá-lo. No meu entendimento isso é melhor para nós. Para vocês eu não sei. Provavelmente vocês precisam desse equipamento por questões com outros países. Felizmente nós não temos esse problema.

Respecto a la venta de armas, pues no he sabido NUNCA que Israel las niegue, esa es su especialidad.....
Respecto a Rusia, pues no dejaría indefenso a su mejor y más antiguo cliente en Sudamérica...

Se os EUA mandarem eles negam. Israel não quer modernizar os F-16 da Venezuela porque os EUA não querem permitir. E aí?

Acho que a Rússia vai ficar do lado de quem balançar mais notas de dólar. Nesse caso, quem tem mais desse precioso bem, somos nós. :wink:

¿Qué quieres decir con el “poder de disuasión” industrial y económico....?, acaso tienen poder de boicot o embargo???...¿algún país depende económicamente de Brasil?

Não... Dependem do Chile... :roll:

Pues una guerra limitada y localizada, como las ultimas 2 entre Perú y Ecuador no lo veo infactible....

Se for esse o caso, estamos preparados.

Amigo, introducir un nuevo SdA no es sencillo, menos uno sofisticado y que cambia hasta la doctrina como es un misil aire-aire...

Então eles podem em 6 meses e nós não podemos? Ok, entendi.

Discúlpame, pero no veo ninguna posibilidad de éxito en una aventura brasileña sobre Perú, Colombia o Venezuela....

Não posso fazer nada quanto a isso.

¿Cómo...?.

Maior número de aeronaves, maior número de navios, maior número de militares, maior número de equipamentos. Tecnologias semelhantes. Quem ganha é a massa.

Eso ayuda pero no es definitivo....

Sim, é. Tente atacar sem um AEW um inimigo que os tenha e veja como seus aviões vão cair como moscas.

Que yo sepa, Brasil no tiene el 100% de su territorio “radarizado”, además, SIVAM no estará listo hasta el 2010...

Apenas pequenos espaços no interior da Amazônia não estão cobertos. O SIVAM já está operacional há alguns anos. A parte de radarização está completa. Além disso, se você não sabe, cabe informar que a Força Aérea possui 5 grupos de comunicação e controle equipados com radares móveis para prover cobertura radar de onde seja necessário. Além disso, vários dos radares do SIVAM são transportáveis. Dessa maneira, é possível cobrir a área necessária em caso de problema com vizinhos. Além disso, são 5 AEW&C em posse da Força Aérea, número que será acrescido em alguns anos. Resumindo, o território brasileiro tem 100% de cobertura radar. :wink:

Perú, Argentina y Venezuela...

Que bom...

Mirage 2000P, Mig-29, F-16A/B….Misiles Python 4, R-73 y R-77….

No que essas aeronaves são melhores que Mirage 2000C e F-5M? Só levam vantagem no armamento, isto é, supondo que operacionais.

Ustedes no tienen misiles A-A modernos, aún....

O que temos é suficiente.

AEW....???.

AEW, radarização, quantidade...

Ok.....eliminen las FFAA, están demás....

Poupe-nos desse tipo de ironia.

No siempre....

Tá bom...

Da lo mismo....pues lo que importa es poder usarlos cuando se necesita.

E vamos usá-los, tanto os do estoque quando do que fabricarmos.

Cuidado, te contradices....para un país del tamaño de muchos europeos juntos, lo que tienen está al nivel del resto....

Ah claro. Todo mundo tem 23 C-130H, todo mundo tem 12 C-295 (por enquanto Buffalos), todo mundo tem centenas de Bandeirantes, centenas de helicópteros... Vamos lutar contra um ou contra todos juntos? Se for contra 1, esse número é muito maior do que o que ele tiver. Portanto, muito superior.

Y los 12 M2kC....???.

12 é o mínimo. :wink:

Hasta ahora 19...pero ellos han demostrado que eso puede cambiar rápidamente....

Então eles podem comprar rapidamente e nós não? Muito interessante...

Pues su cobertura de radar terrestre no es despreciable, son lo únicos con sistemas de misiles AA de largo alcance...con sus respectivos radares...

Engraçado. Quando falávamos de Chile X Perú você dizia que eram sistemas obsoletos. :roll:

Ellos si tienen capacidad REVO....

Meus parabéns...

Vinicius Pimenta

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#207 Mensagem por rodrigo » Qua Fev 15, 2006 2:33 pm

Qualquer movimentação esquisita descolaríamos R-99A e B, M2KC, F-5M e A-1 quem sabe M, para a área.
Já estou até imaginando o Vôo do F-5 até lá: Santa Cruz-Belo Horizonte-Anápolis-Palmas-Cachimbo-Santarém-Manaus(ufa!). :D :(

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#208 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Fev 15, 2006 2:36 pm

Adriano escreveu:Olá pessoal,

Depois de um tempo fora estou de volta.
Parece-me que o Degan tem razão em muitas de suas colocações... Os governantes brasileiros têm hitoricamente negligenciado a defesa do país apoiando-se em nossa superioridade territorial e industrial, confiando que ninguém entrará em conflito conosco. Mas não vejo hoje o país preparado para vencer (repito: vencer) nem mesmo um pequeno conflito localizado, se esse ocorrer com alguns de nossos visinhos....

Depende do seu conceito de vitória. Qual é? Matar a todos? Vitória para mim é forçar com que o oponente desista da ação militar e volte ao campo diplomático. O que temos ainda é suficiente para isso. Mas tem muita coisa para ser melhorada, evidentemente.

Vinicius Pimenta

Adriano
Sênior
Sênior

#209 Mensagem por Adriano » Qua Fev 15, 2006 3:02 pm

Sim... o conceito de vitória é esse.
Mais vale ainda é ter uma capacidade de dissuasão que venha impedir qualquer aventura contra o país ou seus interesses estratégicos. Falta-nos isso...

Abraços!

Einsamkeit
Sênior
Sênior

#210 Mensagem por Einsamkeit » Qua Fev 15, 2006 3:08 pm

Falta é governo "macho" para usar nossa capacidade isso sim

Imagem
Responder