Qual a melhor alternativa para a MB : IKL-214 x Scorpene

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual a melhor alternativa para a MB : IKL-214 x Scorpene

IKL-214
49
80%
Scorpene
12
20%
 
Total de votos: 61

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Qual a melhor alternativa para a MB : IKL-214 x Scorpene

#1 Mensagem por Lauro Melo » Seg Fev 06, 2006 10:46 am

Ao que tudo indica a MB não mais vai fabricar o SMB-10 e sim construir sob licença um nova classe de submarino.

Quais sob todos os aspectos é melhor para a MB : O IKL-214 de projeto alemão e o Scórpene de projeto francês.

O submarino alemão tem a vantagem do preço. O modelo atual é o U-214. Para baratear, foi oferecido o modelo U-209 melhorado, a um custo de US$ 240 milhões. Já os franceses oferecem um submarino convencional, mas derivado do nuclear, a um custo de US$ 360 milhões. Mas permitirá absorção de tecnologia para o submarino nuclear.

http://www.defesanet.com.br/marinha/nas ... uclear.htm

Apesar da recente incorporação do TIKUNA, a Marinha do Brasil não pára no tempo e já planeja seu futuro em termos de construção de submarinos no país. Existem planos de se construir um novo modelo mais moderno, com maior deslocamento e com maior autonomia. Dentre os modelos estudados estão o IKL-214 de projeto alemão e o Scórpene de projeto francês. Dos modelos convencionais (não nucleares), eles estão entre os mais modernos do mundo. Podem ser equipados com a nova tecnologia AIP e representam um salto tecnológico imenso para as marinhas que os operam. Esperamos para breve o anúncio deste novo passo de nossa Marinha. Um novo passo, sem dúvida, mas um passo rumo a nossa autonomia na contrução de submarinos no país, nosso objetivo e nosso futuro!


http://www.alide.com.br/artigos/stikuna/index.htm
Editado pela última vez por Lauro Melo em Seg Fev 06, 2006 10:52 am, em um total de 1 vez.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#2 Mensagem por Lauro Melo » Seg Fev 06, 2006 10:48 am

26 de abril de 2004
Portugal assina contrato para compra de submarinos alemães
No dia 21 de abril, foi assinado na Base Naval do Alfeite (Lisboa) o contrato para a aquisição ao GSC (German Submarino Consortium) de dois submarinos U-209PN para a marinha portuguesa. Estiveram presentes ao evento o Ministro da Defesa português, Dr Paulo Portas, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesas, Almirante Francisco Mendes Cabeçadas, o Chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, Almirante Vidal de Abreu e representantes do GSC, que fornecerá os dois submarinos por um montante de cerca de 770 milhões de Euros.
Segundo fontes da indústria naval, o U-209PN(65m de comprimento e 1.700t de deslocamento quando submerso) é um submarino da classe IKL-209/1500, muito semelhante nas suas características e capacidade ao U-212A, também desenvolvido e construído pelo GSC. Os novos submarinos vão substituir os da classe “Albacora”, que já acumularam 30 anos de vida.
O German Submarine Consortium, do qual fazem parte empresas como a Howaldtswerke Deutsche Werft AG, a Nordseewerke GmbH e a Ferrostaal AG, prevê entregar o primeiro U-209PN em 2009 e o segundo em 2010. Ao que tudo indica, alguns dos equipamentos escolhidos para os dois submarinos serão o sistema de propulsão Siemens AG PEM (Polymer Electrolyte Membrane) Fuel Cells (de 160 kW), o torpedo Atlas Elektronik GmbH DM2A4, o sistema de salvamento de emergência EADS Space Transportation RESUS (Rescue System for Submarines), o periscópio de busca Zeiss Optronik GmbH SERO 14, o periscópio de ataque Zeiss Optronik GmbH SERO 15, e o sistema de detecção submarina Atlas Elektronik GmbH ISUS 90 (Integrated Sensor Underwater System).
O contrato, de cerca de 770 Milhões de Euros financiados em leasing não operacional pelo Crédit Suisse e pelo Banco Espírito Santo, foi muito disputado pelas duas partes, o que levou a que a Howaldtswerke Deutsche Werft AG baixasse o montande dos cerca de 846 milhões de Euros pedidos durante a última fase das negociações para o valor acordado no final. Esta redução foi conseguida através do sacrifício de compra de alguns equipamentos. As contrapartidas oferecidas pelo GSC totalizam 1.210 milhões de Euros (1.132 Milhões de Euros em contrapartidas indiretas, 78 milhões de Euros em contrapartidas diretas e 60 milhões de Euros em contrapartidas de reserva) aplicados em diversos projetos, como:
- desenvolvimento de um NPL (Navio Polivalente Logístico - Landing Platform Dock) para a Marinha Portuguesa, a ser construído pela empresa ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo SA;
- garantia de encomendas de cerca de 367 milhões de Euros para esta empresa portuguesa;
- instalação em Portugal de uma empresa alemã de construção naval;
- reforço da posição da Howaldtswerke Deutsche Werft AG no capital da empresa portuguesa de construção e reparação naval LISNAVE - Estaleiros Navais SA e amortização da dívida da empresa portuguesa com o Deutsche Bank;
- modernização das instalações do Arsenal do Alfeite;
- garantia de encomendas para a industria automóvel portuguesa e para empresas do setor de tecnologias de informação e comunicação.
Outras empresas, como a OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal SA, Siemens Portugal, Edisoft SA e PT Inovação irão também se beneficiar destas contrapartidas. (Victor M.S. Barreiras).
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#3 Mensagem por Lauro Melo » Seg Fev 06, 2006 11:01 am

L'Inde s'offre six sous-marins Scorpène
Michel Cabirol
Exclusif: New Delhi vient enfin de confirmer la commande, pour 2,4 milliards d'euros, des sous-marins franco-espagnols Scorpène fabriqués notamment par DCN et Thales.
Selon les informations de La Tribune, l'Inde vient d'approuver lors d'un Comité gouvernemental pour la Sécurité (CCS) l'achat de six sous-marins à propulsion classique franco-espagnols Scorpène pour un montant de 2,4 milliards d'euros, dont 1,2 milliard pour la filiale de DCN et Thales, Armaris.
Le Premier ministre indien Manmohan Singh en visite officielle à Paris le 12 septembre, ne viendra donc pas les mains vides pour sa rencontre avec le chef de l'Etat Jacques Chirac. Avant son arrivée à Paris, prévue le dimanche 11 septembre au soir, le gouvernement indien se devait de donner son feu vert à ce contrat, baptisé P-75. Le CCS, organisme dirigé par le Premier ministre et chargé d'approuver tous les projets en matière de questions stratégiques, a été finalement décisif
Du côté des industriels Armaris, la filiale à 50-50 entre Thales et DCN et le missilier MBDA (36 missiles Exocet SM-39), on confirmait ces derniers jours la finalisation des négociations avec les Indiens pour la vente de six sous-marins, assortis de deux options, selon des sources concordantes. Début juillet, à la demande de l'Inde, les équipes commerciales d'Armaris et MBDA étaient allées en Inde en vue d'actualiser leur offre financière à la baisse.
Les sous-marins seront assemblés dans le chantier indien Mazagon Dock dans le port de Mumbai. Avec ce nouveau contrat, le programme Scorpène démontre sa viabilité avec un point d'équilibre estimé à 10 unités (2 au Chili, 2 en Malaisie et 6 en Inde).
Très souvent annoncé mais jamais concrétisé, ce contrat, négocié de très longue date, a donné de nombreuses sueurs froides aux industriels français. Fin mars, des communiqués de presse étaient fin prêts mais le CCS n'avait même pas évoqué le projet d'acquisition de sous-marins. Le lobbying actif d'HDW, soutenu par le Chancelier allemand Schröder, avait réussi à ébranler les Indiens en proposant une offre en coopération avec les Russes (missiles Klub-3M-54E1) pour la vente de sous-marins. A tel point que les Français avaient alors pensé perdre ce contrat qui leur avait été promis à travers des déclarations ministérielles.
En juillet, lors du sommet du G8 en Ecosse, Jacques Chirac s'était étonné auprès du Premier ministre indien qu'aucun des projets stratégiques franco-indiens n'avaient pu aboutir (Scorpène ainsi que les 43 Airbus de la famille A320 pour Indian Airlines). Coïncidences ou pas, les Indiens avaient alors accéléré les négociations pour l'acquisition de 43 appareils Airbus, dont le contrat doit être annoncé par Manmohan Singh.


http://www.defesanet.com.br/india/scorpene.htm
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#4 Mensagem por Lauro Melo » Seg Fev 06, 2006 11:09 am

Apenas para comparar valores :

U-209 melhorado : US$ 240 milhões
Scórpene : US$ 360 milhões

( Oferecidos ao Brasil )

U-209PN ( Portugal ) : 335 Milhões de Euros

Scórpene ( Índia ) : 400 Milhões de Euros

Scórpene ( Chile ) : 225 Milhões de Dólares
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7694
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2619 vezes
Agradeceram: 1068 vezes

#5 Mensagem por J.Ricardo » Seg Fev 06, 2006 11:18 am

Votei no IKL-214 por seu sistema AIP ser bom mais eficaz!
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#6 Mensagem por talharim » Seg Fev 06, 2006 11:22 am

Seria mais lógico a MB escolher o IKL porque já temos parcerias de longa data com os alemães nessa área.

Graças a Deus a Embraer não fabrica submarinos,não tem ninguém para atrapalhar e a MB pode escolher o que ela achar melhor,
Avatar do usuário
Lucas SSBN
Avançado
Avançado
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Out 28, 2004 9:03 pm
Localização: Resende - RJ
Contato:

#7 Mensagem por Lucas SSBN » Seg Fev 06, 2006 11:27 am

Votei no Scorpene, por ser um projeto atual, talvez mais moderno. Apesar do preço bem mais salgado.
"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 06, 2006 1:04 pm

IKL-214 devido ao sistema AIP. :roll:
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#9 Mensagem por The Baaz » Seg Fev 06, 2006 1:11 pm

Se for para utilizar o casco do Submarino para o SNB acho melhor o Scórpene, visto que ele é derivado de um projeto de SN e a França tem experiência no assunto.

Agora, se não for utilizado para o SNB prefiro o IKL.

Mas votei no Scórpene :mrgreen:
Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
lobodmf
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Qui Jan 26, 2006 9:47 pm

#10 Mensagem por lobodmf » Seg Fev 06, 2006 2:27 pm

The Baaz escreveu:Se for para utilizar o casco do Submarino para o SNB acho melhor o Scórpene, visto que ele é derivado de um projeto de SN e a França tem experiência no assunto.

Agora, se não for utilizado para o SNB prefiro o IKL.

Mas votei no Scórpene :mrgreen:


Faço minhas a s suas palavras.
BRASIL ACIMA DE TUDO!!!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Fev 06, 2006 3:02 pm

Chucrute.
Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 06, 2006 3:08 pm

Na minha opinião, deste lado do Atlântico, acho que teriam vantagens no alemão, já que é da família dos submarinos actuais (Tupi's e Tikuna) e poderiam assim ter uma linha de submarinos com tecnologias parecidas.

Quanto ao AIP, tanto um como o outro podem ter, mas acho que o U-214 (igual aos nossos U-209PN) já traz AIP de raiz.
Imagem
Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#13 Mensagem por Spectral » Seg Fev 06, 2006 4:38 pm

O U-209PN é um U-209 apenas no nome. De resto é um U-214.
Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

#14 Mensagem por lelobh » Seg Fev 06, 2006 6:07 pm

talharim escreveu:Graças a Deus a Embraer não fabrica submarinos,


hehe

Votei no Scórpene.
Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#15 Mensagem por Degan » Seg Fev 06, 2006 6:20 pm

Ao que tudo indica a MB não mais vai fabricar o SMB-10 e sim construir sob licença um nova classe de submarino.


Realmente me parece un proyecto mucho más sensato..... :wink:
Lo penoso es que el sucesor del Tupi también sea tecnología comprada, esto demuestra que fabricar localmente no asegura independencia futura.

Quais sob todos os aspectos é melhor para a MB : O IKL-214 de projeto alemão e o Scórpene de projeto francês.


Realmente no se por quien botar, ambos son buenos submarinos oceánicos, creo que dependerá de quien de mejores condiciones económicas.

Para baratear, foi oferecido o modelo U-209 melhorado, a um custo de US$ 240 milhões.


Cuidado, el U-209 1.500 es la versión que se ofreció para Chile y que compitió con el Scorpene. No es un submarino oceánico....., no veo qué se ganaría con respecto al U-209 Tupi... :?
Este precio puede ser engañoso, ya que un U-209 1.500 NO ES un U-214....

Já os franceses oferecem um submarino convencional, mas derivado do nuclear, a um custo de US$ 360 milhões.


Me parece un precio muy bueno (demasiado..... :shock: ). Habría que ver cuales son las condiciones de esta oferta.....

Respecto al U-209 PN, entiendo que ES un U-214 realmente, y se le cambió ese nombre por razones administrativas.

Scórpene ( Índia ) : 400 Milhões de Euros


Este precio es de el del costo de hacerlos en India...., pero 10 unidades....

Scórpene ( Chile ) : 225 Milhões de Dólares


Precio de “Lead customer”, es decir no es un precio repetible....yo no lo consideraría.

Quanto ao AIP, tanto um como o outro podem ter, mas acho que o U-214 (igual aos nossos U-209PN) já traz AIP de raiz.


Rui, el Scorpene también tiene un AIP de raíz, aunque no tan eficiente.... :(

Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Trancado