hades767676 escreveu:O governo ucraniano já está desesperado. Ao desafiar Moscou Poroshenko meteu os pés pelas mãos, tal com saakashvili. Putin não está para brincadeiras. Hoje o porta-voz da Casa Branca foi questionado sobre uma possível via militar contra Moscou. Ele foi bem categoria, contra a Rússia apenas a via diplomática.
Não era preciso ouvir o porta-voz da Casa Branca. Evidentemente que os russos, se achassem que os americanos enviariam tropas para a UCrânia, invadiriam tudo o que tinha para invadir, para criar uma politica de fato consumado.
Se sem razões, e inventando fatos eles invadem a Ucrânia, o que eles não fariam se houvesse alguma intenção por parte da NATO de ajudar a Ucrânia ?
Além disso, que opções militares os americanos teriam ?
É evidente que, se existisse na Crimeia uma base americana que fosse, aí, a russaiada ía ficar quietinha e com o rabinho entre as pernas.
A situação está apenas a ficar pior, e a levar ao extremar de posições. O Putin, já jogou a penutima cartada dele, ameaçando a Alemanha com o corte da importação de automóveis.
Putin ficou literalmente Putino da vida há duas semanas, quando pela primeira vez Angela Merkel disse que se um dos estados bálticos fosse invadido, a Alemanha agiria segundo o malfadado Art. V.
Logo de seguida, o principal general da NATO lembrou que qualquer coisa parecida num país da NATO, não adiantava se os russos dissessem que estavam lá ou não. Aquilo seria considerado uma invasão russa e respondida à altura.
Raivoso, poucas horas depois, Putin ameaçou a Alemanha com o comércio de automoveis.
Muito depende dos alemães.
Os ditadores normalmente têm tendência a achar que as democracias não estão disponíveis para sacrificios.
Se os alemães decidirem que estão fartos, então a coisa tende a piorar.
suntsé escreveu:Uma coisa incrivel, eu com minha limitada formação sei avaliar os prós e contras e sei que não devo bater de frente com alguém mais forte do que eu
Isso tem a ver com a maneira de ser dos eslavos. É um problema de todos os povos eslavos. Eles fazem isso, independentemente das consequências.
Em imensos aspectos, Russia e Ucrânia reagem da mesma maneira.
Mas o que é que os ucranianos deveriam fazer ?
Aceitar perder territórios ?
Baixar a cabeça como cordeirinhos humildes e humilhados ?
Os ucranianos também não podem perder a cara.
Quanto a perder a cara, tudo já foi feito para que Putin possa sair airosamente e sem perder a cara. Mas Putin jogou cartas demasiado altas. Agora é dificil voltar atrás. É a maneira de ser russa.
Putin não joga o seu futuro político, ele joga a vida dele.
Se for removido do poder, ele irá para a prisão, e Putin teme o tribunal de Haia.
Se não for para a prisão, ele não tem futuro, pelo menos entre os vivos.
Nem os oligarcas lhe vão perdoar os bilhões perdidos, nem os extremistas lhe vão perdoar a traição à ideia da Russia imperial, nem a população lhe vai perdoar os soldados enviados para a Ucrânia para morrer, nem os seus correligionários lhe vão perdoar a perda de lugares na administração central.
Putin, não tem saida, e isso é o mais preocupante de tudo.
Na Europa, os agricultores protestam, mas acabam por receber compensações. Na Russia isso não existe...