Descoberta de planeta habitável fora do sistema solar

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Descoberta de planeta habitável fora do sistema solar

#1 Mensagem por jambockrs » Ter Abr 24, 2007 5:59 pm

Meus prezados:
Cientistas fazem a primeira descoberta de um planeta habitável fora do sistema solar
terça-feira, 24 de abril de 2007 - 17:25 - Terra
Um planeta "do tipo terrestre habitável", capaz de abrigar vida extraterrestre, foi detectado pela primeira vez por uma equipe de astrônomos em um sistema planetário extra-solar, segundo um estudo que será divulgado na quinta-feira na revista Astronomy and Astrophysics.
Segundo os cientistas, este exoplaneta, que gira em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581) a 20,5 anos-luz de nosso planeta, é o primeiro dos cerca de 200 conhecidos até hoje a "possuir ao mesmo tempo uma superfície sólida e líquida e uma temperatura próxima da encontrada na Terra".
Ele reúne as características "que permitem imaginar a existência de uma eventual vida extraterrestre", ressaltou em um comunicado o Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS), cujos três laboratórios associados participaram da descoberta, com pesquisadores do Observatório de Genebra e do Centro de Astronomia de Lisboa.
A temperatura média desta "super Terra, se situa entre 0 e 40 graus Celsius, o que permite que haja a presença de água líquida em sua superfície", segundo o principal autor do estudo, Stéphane Udry (Genebra).
Além disso, acrescentou, "seu raio seria 1,5 vez o da Terra", o que indicaria "ou uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos". A gravidade em sua superfície é 2,2 vezes a da superfície da Terra, e sua massa muito fraca (5 vezes a da Terra).
Descoberto com o telescópio "Harps" de 3,6 m do Observatório Espacial Europeu (Eso) da Silla, no Chile, este planeta orbita em 13 dias em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581), da qual está 14 vezes mais próximo do que a distância da Terra para o Sol.
Um abraço e até mais...

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Descoberta de planeta habitável fora do sistema solar

#2 Mensagem por WalterGaudério » Qui Abr 26, 2007 12:35 pm

jambockrs escreveu: Meus prezados:
Cientistas fazem a primeira descoberta de um planeta habitável fora do sistema solar
terça-feira, 24 de abril de 2007 - 17:25 - Terra
Um planeta "do tipo terrestre habitável", capaz de abrigar vida extraterrestre, foi detectado pela primeira vez por uma equipe de astrônomos em um sistema planetário extra-solar, segundo um estudo que será divulgado na quinta-feira na revista Astronomy and Astrophysics.
Segundo os cientistas, este exoplaneta, que gira em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581) a 20,5 anos-luz de nosso planeta, é o primeiro dos cerca de 200 conhecidos até hoje a "possuir ao mesmo tempo uma superfície sólida e líquida e uma temperatura próxima da encontrada na Terra".
Ele reúne as características "que permitem imaginar a existência de uma eventual vida extraterrestre", ressaltou em um comunicado o Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS), cujos três laboratórios associados participaram da descoberta, com pesquisadores do Observatório de Genebra e do Centro de Astronomia de Lisboa.
A temperatura média desta "super Terra, se situa entre 0 e 40 graus Celsius, o que permite que haja a presença de água líquida em sua superfície", segundo o principal autor do estudo, Stéphane Udry (Genebra).
Além disso, acrescentou, "seu raio seria 1,5 vez o da Terra", o que indicaria "ou uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos". A gravidade em sua superfície é 2,2 vezes a da superfície da Terra, e sua massa muito fraca (5 vezes a da Terra).
Descoberto com o telescópio "Harps" de 3,6 m do Observatório Espacial Europeu (Eso) da Silla, no Chile, este planeta orbita em 13 dias em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581), da qual está 14 vezes mais próximo do que a distância da Terra para o Sol.
Um abraço e até mais...

Pronto.
Agora que já descobriram um lugar assim, vamos mandar o Zé Dirfeu, todos os mensaleiros(principalmente aquele sonso e cínico do J Paulo Cunha cara de Bunda) o Chinaglia, o ACM Neto, o Governador chorão do RJ, a XUXA, O MC Serginho, A lacraia, A Cachorra da minha vizinha, e a vizinha tb, a Ideli Salvatti, enfim, essas malas sem alça que estão enchendo o saco por aqui.

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Abr 26, 2007 2:05 pm

Para os experts no assunto. O planeta fica a apenas (em termos astronômicos) 20 anos-luz da Terra. Bom, então uma nave que viajasse na velocidade da luz (em teoria hoje impossível) levaria 20 anos para chegar lá. A questão é, com as tecnologias disponíveis ou a serem desenvolvidas, as naves, sondas, etc, que hoje podem ser construídas no mundo viajam a que velocidade? E, com isso, quanto tempo levaríamos até chegar àquele planeta?

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#4 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 26, 2007 4:44 pm

Ih Vinícius, esqueçe. Com o que há hoje viaja-se "no embalo" da gravidade dos planetas e outros corpos, a velocidade fica bem abaixo dos 100.000km/h, uma lerdeza só. A lua, que fica à uns seis ou oito minutos-luz já é dureza, imagina 20 anos-luz! A Terra acaba e a tal sonda não chega lá. O melhor caminho dizem ser as dobras espaciais, mas vai demorar um pouquinho prá chegarmos nessa tecnologia. Segundo Star Trek, uns 1500 anos...

André Carmel
Novato
Novato

#5 Mensagem por André Carmel » Qui Abr 26, 2007 7:06 pm

Pelos proximos vinte anos os mais rapido que poderiamos ir seria a 1% da velocidade da luz, utilizando energia nuclear, demoraria 2000 anos para chegar.

Um Abraço,

André

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6 Mensagem por Bolovo » Qui Abr 26, 2007 7:10 pm

Acho que é mais econômico a gente preservar o nosso planetinha querido do que tentar ir pra esse aí... :lol:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#7 Mensagem por Dieneces » Qui Abr 26, 2007 8:47 pm

Carlos Mathias escreveu:Ih Vinícius, esqueçe. Com o que há hoje viaja-se "no embalo" da gravidade dos planetas e outros corpos, a velocidade fica bem abaixo dos 100.000km/h, uma lerdeza só. A lua, que fica à uns seis ou oito minutos-luz já é dureza, imagina 20 anos-luz! A Terra acaba e a tal sonda não chega lá. O melhor caminho dizem ser as dobras espaciais, mas vai demorar um pouquinho prá chegarmos nessa tecnologia. Segundo Star Trek, uns 1500 anos...
Mas no transcorrer desses 1500 anos poderia aparecer "alguém" de fora , com tecnologias mais avançadas , que se dispusessem a compartilhar conosco seus avanços e aí se encurtar o prazo para se atingir esses objetivos . Segundo informações não confirmadas , esse intercâmbio já existiria.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#8 Mensagem por Dieneces » Qui Abr 26, 2007 8:51 pm

Bolovo escreveu:Acho que é mais econômico a gente preservar o nosso planetinha querido do que tentar ir pra esse aí... :lol:
Mas já tá precisando que façamos um mid-life-update nele , Bolovo. Que não seja desses que a gente tá acostumado , que quando fica pronto já tá defasado. :wink:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2750 vezes
Agradeceram: 2429 vezes

#9 Mensagem por P44 » Sex Abr 27, 2007 5:45 am

Vinicius Pimenta escreveu:Para os experts no assunto. O planeta fica a apenas (em termos astronômicos) 20 anos-luz da Terra. Bom, então uma nave que viajasse na velocidade da luz (em teoria hoje impossível) levaria 20 anos para chegar lá. A questão é, com as tecnologias disponíveis ou a serem desenvolvidas, as naves, sondas, etc, que hoje podem ser construídas no mundo viajam a que velocidade? E, com isso, quanto tempo levaríamos até chegar àquele planeta?

Oi Vinicius

Eu ouvi um astrónomo focando esse assunto anteontem na TV, não me recordo dos números exactos mas acho que eram milhares de anos (!!!!)
PF alguém me corriga se eu estiver errado :oops:

Ele fez a comparação com as sondas "Voyager", que demoraram 10 anos a chegar "só" até Plutão...

Triste sina ter nascido português 👎
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Sniper » Sex Abr 27, 2007 9:26 am

A Koslova podería dar uma passada por aqui... :mrgreen:

Imagem
zim
Júnior
Júnior
Contato:

#11 Mensagem por zim » Sex Abr 27, 2007 9:39 am

Carlos Mathias escreveu:Ih Vinícius, esqueçe. Com o que há hoje viaja-se "no embalo" da gravidade dos planetas e outros corpos, a velocidade fica bem abaixo dos 100.000km/h, uma lerdeza só. A lua, que fica à uns seis ou oito minutos-luz já é dureza, imagina 20 anos-luz! A Terra acaba e a tal sonda não chega lá. O melhor caminho dizem ser as dobras espaciais, mas vai demorar um pouquinho prá chegarmos nessa tecnologia. Segundo Star Trek, uns 1500 anos...

Olá Carlos Mathias!
Só corrigindo uma coisinha... a lua fica a pouco mais de 1s luz da terra, 8min é o tempo aproximado que a luz leva para percorrer a distância "sol-terra".
[]s

ps. Diabo de quote que não funciona comigo...

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 27, 2007 10:43 am

zim escreveu:ps. Diabo de quote que não funciona comigo...

Na sua janela de digitação da mensagem estava habilitada a opção "Desabilitar BBCode nesta mensagem". Por isso o código quote não estava funcionando. Já editei.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#13 Mensagem por WalterGaudério » Sex Abr 27, 2007 1:48 pm

Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:Acho que é mais econômico a gente preservar o nosso planetinha querido do que tentar ir pra esse aí... :lol:
Mas já tá precisando que façamos um mid-life-update nele , Bolovo. Que não seja desses que a gente tá acostumado , que quando fica pronto já tá defasado. :wink:

Isso, um MLU sem limalhas.

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
soultrain
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por soultrain » Sex Abr 27, 2007 2:20 pm

Boas,

À velocidade das sonda Viking demoraria cerca de 700.000 anos.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#15 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 27, 2007 2:41 pm

cicloneprojekt escreveu:
Dieneces escreveu:

Isso, um MLU sem limalhas.

sds

Walter

Assistam o filme "Uma verdade inconveniente" do candidato a presidente Al Gore. Animal demais, adorei.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder