Doutrina espírita completa 150 anos hoje

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Doutrina espírita completa 150 anos hoje

#1 Mensagem por Wolfgang » Qua Abr 18, 2007 4:15 pm

Doutrina espírita completa 150 anos hoje
"O Livro dos Espíritos", lançado em 18 de abril de 1857, deu origem à doutrina.
Brasil tem 2,3 milhões de adeptos, segundo o IBGE.
Do G1, em São Paulo, com informações da RBS

A doutina que tem entre seus princípios a caridade e a reforma íntima de cada pessoa completa nesta quarta-feira (18) 150 anos. Em 18 de abril de 1857, era lançado na França, por Allan Kardec, "O Livro dos Espíritos", obra que deu origem ao espiritismo.




Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem o maior número de espíritas no mundo: são 2,3 milhões, ou 1,3% da população. Trata-se do terceiro maior grupo religioso do país, perdendo para os católicos (73,6% da população) e evangélicos (15,4%).

"Somos centelhas divinas e estamos em fase de crescimento. É através dos nossos atos que o nosso espírito progride. Mas o principal não é a caridade material, e sim a moral", afirma Antônio Carlos Pereira da Costa, vice-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs).

Introduzida no Brasil em 1865, a doutrina continua a crescer mais de um século depois. Apenas entre 1991 e 2000, 356 mil pessoas aderiram.



Conceitos que fundamentam o espiritismo

O que é
Os adeptos definem o espiritismo como uma filosofia, uma ciência e uma religião. Eles acreditam que o espiritismo veio para esclarecer e consolar, sem contrariar nenhuma das religiões existentes, todas tidas como boas.




Terra
É um mundo de expiação e provas, decorrência do grau de evolução da maioria dos espíritos aqui encarnados. No universo, há outros mundos materiais e espirituais habitados, com seres em diferentes graus de evolução.




Reencarnação
É uma forma de evolução dos espíritos. Os espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias para o seu aprimoramento.

Mediunidade
Consiste na faculdade de se comunicar com espíritos desencarnados. Ela pode se dar por diferentes formas, como a psicografia (o espírito escreve usando a mão do médium).




Passe
O passe é a transmissão de energia por imposição das mãos. As energias são fruto de fluidos humanos e espirituais.




Avatar do usuário
gadugovitch
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Mar 09, 2007 4:31 pm

#2 Mensagem por gadugovitch » Qui Abr 19, 2007 1:23 am

No que depender da Globo, o Espiritismo tem um futuro fantástico aqui no Brasil. A Globo, como devem ter percebido, é um canal espírita e faz uma campanha pró-espiritismo permanente e nem um pouco velada. Ultimamente vem intensificando a divulgação das idéias espíritas. E não é apenas em novelas espíritas que divulga a doutrina. Onde há um mínimo de espaço para tal, lá está ele - o Espíritismo.

Novelas de temática espírita, como Alma Gêmea e O Profeta, passam claras lições de espíritismo.

Qualquer um que professe a religião que quiser, mas, pra mim, espiritismo é charlatanismo. É brincar com a fé das pessoas.

O Roberto Marinho provavelmente era espírita e decidiram, então, que o Brasil inteiro também tem de ser.




Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
Tome um copo de tang!
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#3 Mensagem por Dieneces » Qui Abr 19, 2007 2:03 am

gadugovitch escreveu:No que depender da Globo, o Espiritismo tem um futuro fantástico aqui no Brasil. A Globo, como devem ter percebido, é um canal espírita e faz uma campanha pró-espiritismo permanente e nem um pouco velada. Ultimamente vem intensificando a divulgação das idéias espíritas. E não é apenas em novelas espíritas que divulga a doutrina. Onde há um mínimo de espaço para tal, lá está ele - o Espíritismo.

Novelas de temática espírita, como Alma Gêmea e O Profeta, passam claras lições de espíritismo.

Qualquer um que professe a religião que quiser, mas, pra mim, espiritismo é charlatanismo. É brincar com a fé das pessoas.

O Roberto Marinho provavelmente era espírita e decidiram, então, que o Brasil inteiro também tem de ser.
Sr. Gadugovitch , como bons debatedores que devemos tentar ser , e considerando a miríade de cultos , filosofias e religiões que devem professar os quase 3 mil usuários registrados em nosso DB não me parece de bom alvitre o sr. tecer comentários tão desairosos . Que isso não soe como censura pessoal, por favor , o sr. é livre para se expressar como melhor possa lhe guiar o seu intelecto. Desde já , não sou espírita .Muita Saúde.




Avatar do usuário
gadugovitch
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Mar 09, 2007 4:31 pm

#4 Mensagem por gadugovitch » Qui Abr 19, 2007 7:59 am

Dieneces escreveu:
gadugovitch escreveu:No que depender da Globo, o Espiritismo tem um futuro fantástico aqui no Brasil. A Globo, como devem ter percebido, é um canal espírita e faz uma campanha pró-espiritismo permanente e nem um pouco velada. Ultimamente vem intensificando a divulgação das idéias espíritas. E não é apenas em novelas espíritas que divulga a doutrina. Onde há um mínimo de espaço para tal, lá está ele - o Espíritismo.

Novelas de temática espírita, como Alma Gêmea e O Profeta, passam claras lições de espíritismo.

Qualquer um que professe a religião que quiser, mas, pra mim, espiritismo é charlatanismo. É brincar com a fé das pessoas.

O Roberto Marinho provavelmente era espírita e decidiram, então, que o Brasil inteiro também tem de ser.
Sr. Gadugovitch , como bons debatedores que devemos tentar ser , e considerando a miríade de cultos , filosofias e religiões que devem professar os quase 3 mil usuários registrados em nosso DB não me parece de bom alvitre o sr. tecer comentários tão desairosos . Que isso não soe como censura pessoal, por favor , o sr. é livre para se expressar como melhor possa lhe guiar o seu intelecto. Desde já , não sou espírita .Muita Saúde.


Sr. Dieneces, estou manifestando apenas a minha opinião acerca do tema, sem ofensas baratas, sem propagandismo, sem ideologias. Se alguém é Espírita cá no fdb, eu mesmo pediria desculpas, mas, como posso pedir desculpas se sequer grosseiro fui?




Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
Tome um copo de tang!
Avatar do usuário
joaozinho
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Abr 11, 2006 10:09 pm
Localização: São João Del Rei (MG)
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#5 Mensagem por joaozinho » Qui Abr 19, 2007 9:34 am

O Roberto Marinho era agnóstico!




Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Túlio » Qui Abr 19, 2007 9:51 am

Por mim, que fui criado por Pais espíritas, cada um com sua religião e me deixem quieto sem nenhuma. Mas vejo muito mais lógica nas postulações deles, sem paraíso nem inferno, do que nas outras que conheço. Daí censurar alguém por freqüentar esta ou induzir a freqüentar aquela, pura besteira, cada um que decida por si, oras...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37972
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2619 vezes

#7 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 19, 2007 10:16 am

Por acaso o Espiritismo é uma cena que me arrepia... :|




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54792
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

#8 Mensagem por P44 » Qui Abr 19, 2007 10:50 am

cabeça de martelo escreveu:Por acaso o Espiritismo é uma cena que me arrepia... :|


Não percebo porquê, tu acreditas
no regresso de mortos-vivos ( Imagem ) :twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Sniper » Qui Abr 19, 2007 11:01 am

Concordo Gadugovitch, não acredito no Espiritismo ! :wink:

Essa questão das novelas da Globo tá sodas mesmo... Parece que vai entrar uma nova aí no ar no mesmo estilo. Ví até uma mulher flutuando na propaganda... :?

Fato é que novelas (leia se Globo) virou dotrinação no Brasil.

Desarmamento, Alcoolismo, Doenças, Espiritismo, etc...

Acho isso ridículo!

Sou de origem protestante, apesar disso, não gostaría de ver um monte de pastores pregando e expulsando demônios em uma novela! :?




Imagem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#10 Mensagem por Guerra » Qui Abr 19, 2007 11:03 am

gadugovitch escreveu:No que depender da Globo, o Espiritismo tem um futuro fantástico aqui no Brasil. .


O espiritismo no Brasil tem um presente fantastico, mas não deve nada a Globo.


A Globo, como devem ter percebido, é um canal espírita e faz uma campanha pró-espiritismo permanente e nem um pouco velada.


A Globo esta preocupada em ganhar dinheiro. Não sei se notou mas eles não repetem mais apenas o tema da novela, eles repetem todo história e até os personagens. Já deve ter passado umas 200 novelas de uma mulher chamada Helena que tem uma treta com bebês.



Ultimamente vem intensificando a divulgação das idéias espíritas. E não é apenas em novelas espíritas que divulga a doutrina. Onde há um mínimo de espaço para tal, lá está ele - o Espíritismo.

Novelas de temática espírita, como Alma Gêmea e O Profeta, passam claras lições de espíritismo.


O que passa na Globo esta muito longe de ser espiritismo. Aquilo viagem na maionesismo.

Qualquer um que professe a religião que quiser, mas, pra mim, espiritismo é charlatanismo. É brincar com a fé das pessoas.


Com a fé não se brinca. Se eu disser que uma xicara faz milagre e voce acreditar, assim será.

O Roberto Marinho provavelmente era espírita e decidiram, então, que o Brasil inteiro também tem de ser


Eu ainda acho que o que ele gosta muito é de dinheiro. O BRasil é um pais mistico e crente. Não sei se existe algum estudo sobre o tema, mas eu já vi um senso religioso dentro de uma brigada identificar mais de 70 religiões. A Globo só esta cavando o veio de ouro.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#11 Mensagem por Guerra » Qui Abr 19, 2007 11:05 am

Sniper escreveu:Concordo Gadugovitch, não acredito no Espiritismo ! :wink:

Essa questão das novelas da Globo tá sodas mesmo... Parece que vai entrar uma nova aí no ar no mesmo estilo. Ví até uma mulher flutuando na propaganda... :?

Fato é que novelas (leia se Globo) virou dotrinação no Brasil.

Desarmamento, Alcoolismo, Doenças, Espiritismo, etc...

Acho isso ridículo!

Sou de origem protestante, apesar disso, não gostaría de ver um monte de pastores pregando e expulsando demônios em uma novela! :?


Pergunte a algum espirita o que ele acha das coisas que a Globo mostra nas novelas. Pergunte se tem alguma coisa haver com espiritismo.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#12 Mensagem por Guerra » Qui Abr 19, 2007 11:10 am

cabeça de martelo escreveu:Por acaso o Espiritismo é uma cena que me arrepia... :|


O Espiritismo é light, voce tem que ver um ritual de quibanda :lol: :lol:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Túlio » Qui Abr 19, 2007 11:13 am

SGT GUERRA escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Por acaso o Espiritismo é uma cena que me arrepia... :|


O Espiritismo é light, voce tem que ver um ritual de quibanda :lol: :lol:



Mas aí é que está, um balaio de gente buena confunde o Kardecismo com batuque, saravá & quetales...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#14 Mensagem por Einsamkeit » Qui Abr 19, 2007 11:14 am

Tem que assistir é um Culto da Universal isso sim

Louvore$$$$ ao $$$enhor

8-]




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54792
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

#15 Mensagem por P44 » Qui Abr 19, 2007 11:16 am

Einsamkeit escreveu:Tem que assistir é um Culto da Universal isso sim

Louvore$$$$ ao $$$enhor

8-]


Vou fundar uma Seita , i$$o é que tá a dar...

Cá a Universal tem feito fortuna$$$$$$$$$$$$$




Triste sina ter nascido português 👎
Responder