Página 1 de 27

Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sex Abr 06, 2007 5:21 pm
por Penguin
Pela descricao no artigo abaixo, seria algo semelhante a um C-160 Transall "NG".

Embraer estuda lançar avião militar de transporte

AFP, 06-04-2007

A Embraer estuda o lançamento de um avião de transporte militar a partir dos modelos C27J, do grupo italiano Alenia, e de seu similar americano da Lockheed Martin, assim como do C130, da Lockheed. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Embraer, Mauricio Botelho, em um encontro com a imprensa em Paris. “Há hoje um nicho de mercado entre o C27J e o Hércules C130”, disse Botelho. Segundo ele, o modelo que projeta a Embraer será “mais próximo do C130”.

Botelho, que será substituído em 23 de abril por Frederico Fleury Curado - permanecerá como presidente do conselho de administração da empresa até abril de 2009 -, prevê um preço de US$ 50 milhões para o futuro avião, cujo projeto se encontra numa fase preliminar. “Não temos um calendário ou uma definição precisa do aparelho, é apenas uma idéia”, esclareceu. O C27J tem capacidade para transportar cerca de 60 pessoas - ou 10 toneladas de carga. Já o C130 pode transportar mais de 90 pessoas.

Enviado: Sex Abr 06, 2007 7:05 pm
por gingerfish
Excelente notícia!!

Um caça também seria muito útil

Enviado: Sex Abr 06, 2007 9:30 pm
por Berkeley Marques
Quanto está custando um Hercules 0 bala???

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 12:19 am
por gingerfish
Não sei... Sei só o C105 q a FAB comprou..... Mas o Hércules é um pouquinho mais caro né..... Se esse que a Embraer quer montar valeria uns 50 milhões.... use a imaginação.....

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 11:31 am
por Marino
Do JB:

Informe Econômico :: Walter Diogo

Novo avião - A Embraer vai construir no Brasil um novo avião militar, baseado no C-130 da Lockheed, dos Estados Unidos, para atender ao programa de modernização da Força Aérea Brasileira. O novo programa de defesa do Brasil, com investimentos de R$ 10 bilhões em quatro anos, está pronto para ser anunciado e prevê a compra de 20 aviões de caça na Europa e 30 dos novos aviões de transporte da Embraer. Cada um desses novos aviões vai custar US$ 50 milhões.

O presidente da Embraer, Maurício Botelho, anunciou ontem a negociação com o Governo brasileiro. Na próxima semana, ele deve deixar o cargo e transferir a presidência para Frederico Fleury.

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 11:33 am
por chm0d
Marino escreveu:Do JB:

Informe Econômico :: Walter Diogo

Novo avião - A Embraer vai construir no Brasil um novo avião militar, baseado no C-130 da Lockheed, dos Estados Unidos, para atender ao programa de modernização da Força Aérea Brasileira. O novo programa de defesa do Brasil, com investimentos de R$ 10 bilhões em quatro anos, está pronto para ser anunciado e prevê a compra de 20 aviões de caça na Europa e 30 dos novos aviões de transporte da Embraer. Cada um desses novos aviões vai custar US$ 50 milhões.

O presidente da Embraer, Maurício Botelho, anunciou ontem a negociação com o Governo brasileiro. Na próxima semana, ele deve deixar o cargo e transferir a presidência para Frederico Fleury.


20 Rafales??? TOMARA!!! Isso é so o começo!!!!

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 11:51 am
por gingerfish
Mas será que essa informação é mesmo verdade?
Pois com 1,1 bi não compra mais de 15 Rafale.....

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 11:54 am
por chm0d
gingerfish escreveu:Mas será que essa informação é mesmo verdade?
Pois com 1,1 bi não compra mais de 15 Rafale.....


Pode ser mais Mirage2000 :(

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 11:55 am
por gingerfish
Excelente.

Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 12:05 pm
por Koslova
Se a Embraer quer desenvolver um avião de transporte militar, e acredita que exista mercado para ele, isto é ótimo. Bom para a Embraer que vai diversificar ainda mais seu portifólio de produtos com especial ênfase no mercado de defesa.

Porem existe uma lei básica e fundamental em se tratando deste mercado.

“Não se desenvolve plataformas e sistemas no segmento de defesa sem que a força aérea cliente garanta volumes de encomendas mínimos.”

Em outros termos, e a FAB não comprar primeiro não sai do papel. E se não for a FAB, for uma força aérea estrangeira, isto é possível em teoria, mas na pratica ou é a FAB ou não sai do papel.

Qual o desdobramento disto então?

O desdobramento é o seguinte. A Embraer é uma grande influenciadora política do atual governo, e de uma maneira menos ampla de qualquer governo que o suceda. Para este projeto sair do papel, teremos que ter um grande lobby político para garantir os recursos necessários para esta compra na FAB

Quem em sã consciência pode ter algo contra a industria nacional?

Este é a grande armadilha neste cenário.

É uma armadilha, primeiro porque a FAB não precisa de um avião intermediário entre o C-295 e o C-130, ela precisa de um avião acima do C-130, sejam células civis militarizadas de 767 ou DC-10, ou então células especificamente militarizadas como o Il-76 ou A-400. O fato é que se formos investir em transporte militar teriam que ser aviões de maior porte a maior carência.

A segunda armadilha. É que temos mais de 100 aviões de caça com vida útil menor que 15 anos, e eles deveriam ser o foco de programas de aquisições.

Terceira armadilha. A industria nacional, poderia receber investimentos sim, mas estaríamos falando em programas de armas, sensores, sistemas, já que o F-5M ensinou a FAB que saltos tecnológicos em aviação de combate podem ser conseguidos com investimentos não necessariamente proibitivos, desde que feitos nos sistemas certos e nos momentos certos.

A Embraer faria um bem danado a FAB, se ao invés de querer lhe empurrar um avião militar de transporte médio, tomasse uma postura de parceira integradora isenta e comprometida com o futuro FX, seja ele um modelo escolhido pela FAB e não um modelo escolhido pela empresa e empurrado guela abaixo.

Não tenho nada contra a industria nacional, pelo contrario, mas ela tem que trabalhar para a FA local, e não a FA local trabalhar para ela.

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 12:07 pm
por cabeça de martelo
Essa noticia já tinha aparecido nos media Portugueses há já algum tempo:

EXPRESSO 09 FEV 07

Construção de parte do novo avião militar de transporte da Embraer pode levar à compra da ex-fábrica de automóveis

A OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal está a posicionar-se para comprar as antigas instalações da fábrica da Opel, na Azambuja, com o objectivo de assegurar a expansão da sua área de fabricação de aeronaves. A empresa, participada pela brasileira Embraer, equaciona construir naquelas instalações parte de um novo avião de transporte militar táctico.

As negociações para a aquisição da fábrica da Opel já passaram pela Câmara Municipal da Azambuja, cujo presidente, Joaquim Ramos, foi convocado esta semana para uma reunião na API (Agência Portuguesa de Investimento). “Ainda não há dados concretos sobre a matéria, mas as negociações estão a decorrer”, frisou o autarca. O mesmo responsável confirmou estar em contacto permanente com a administração da Opel sobre o processo de desmantelamento da fábrica, que terá de estar concluído até ao dia 30 de Março.



Expresso Economia, 9 de Fevereiro de 2007

Aeronáutica
OGMA quer Opel da Azambuja

Participada da empresa brasileira Embraer estuda a expansão da sua actividade em Portugal

A OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) está a posicionar-se para comprar as antigas instalações da Opel, na Azambuja, com o fito de assegurar a expansão da sua área de fabricação de aeronaves. Por detrás deste objectivo da empresa, participada pela brasileira Embraer, estaria a construção de um novo avião de transporte militar táctico, situado entre o CASA C-295 e o Lockheed Martin C-130, revelou ao Expresso uma fonte próxima do processo.

"Em Agosto de 2006 (por ocasião da visita do primeiro-ministro, José Sócrates, à Embraer), o Estado português (representado pela API), a Embraer e a OGMA assinaram um protocolo de intenções em decorrência do qual têm sido feitos vários estudos e avaliações", afirmou o presidente da Embraer, Maurício Botelho. "Os estudos e avaliações estão a ser desenvolvidos para que se possa oportunamente tomar decisões", acrescentou o director-presidente da OGMA, António Mosteiro. Escusando-se a prestar mais declarações, nenhum dos responsáveis da empresa brasileira refutou a informação apurada pelo Expresso.

As negociações para a aquisição da fábrica da Opel por parte da OGMA já passaram pela Câmara Municipal da Azambuja, cujo presidente, Joaquim Ramos, foi convocado esta semana para uma reunião na API (Agência Portuguesa de Investimentos). "Ainda não há dados concretos sobre a matéria, mas as negociações estão a decorrer", frisou Joaquim Ramos. O mesmo responsável confirmou estar contacto permanente com a administração da Opel sobre o processo de desmantelamento da fábrica, que terá de estar concluído até ao dia 30 de Março. No entanto, a General Motors Portugal optou por não fazer comentários, informando que a venda da fábrica está a ser tratada directamente pela GM Europe que, por sua vez, confiou as negociações à empresa imobiliária Richard Ellis.

Desde a tomada de participação de 65% no capital da OGMA, em Março de 2005, a Embraer procedeu à remodelação dos hangares afectos à fabricação, investiu numa nova sala limpa para materiais compósitos e criou um hangar específico para a assistência a jactos executivos. No entanto, a falta de espaço em Alverca para a construção de aviões de maior dimensão levou a empresa a estudar a possibilidade de adquirir a fábrica da Opel, na Azambuja. Além da proximidade geográfica, dispõe de uma área superior a 40 mil metros quadrados (acrescida dos terrenos da antiga Ford Lusitana) e é servida por uma linha de caminho-de-ferro, o que facilita a ligação entre as duas unidades industriais. Uma alternativa à solução de comprar a fábrica da Opel passaria pela cedência dos terrenos contíguos às instalações da OGMA, em Alverca, ainda ocupadas pela Força Aérea Portuguesa (com a qual, aliás, a empresa compartilha a pista de aterragem).

O novo avião militar que a Embraer projecta construir em Portugal será mais pequeno que o Hercules C-130, embora possa transportar a mesma tonelagem de carga (25 a 30 toneladas) e cobrir as mesmas rotas em menos tempo e a uma velocidade máxima superior (800 contra 610 km/h). As opções de motorização apontam para turbinas Pratt & Whitney ou Rolls-Royce. A confirmar-se a sua produção, o protótipo do novo avião não deverá voar antes de 2009, estando as primeiras entregas previstas para 2010, por um preço de 50 milhões de dólares (41,6 milhões de euros), superior ao do C-130, mas inferior ao do novo Airbus A400M.


Alexandre Coutinho

Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 12:08 pm
por Marino
Koslova escreveu:Se a Embraer quer desenvolver um avião de transporte militar, e acredita que exista mercado para ele, isto é ótimo. Bom para a Embraer que vai diversificar ainda mais seu portifólio de produtos com especial ênfase no mercado de defesa.

Porem existe uma lei básica e fundamental em se tratando deste mercado.

“Não se desenvolve plataformas e sistemas no segmento de defesa sem que a força aérea cliente garanta volumes de encomendas mínimos.”

Em outros termos, e a FAB não comprar primeiro não sai do papel. E se não for a FAB, for uma força aérea estrangeira, isto é possível em teoria, mas na pratica ou é a FAB ou não sai do papel.

Qual o desdobramento disto então?

O desdobramento é o seguinte. A Embraer é uma grande influenciadora política do atual governo, e de uma maneira menos ampla de qualquer governo que o suceda. Para este projeto sair do papel, teremos que ter um grande lobby político para garantir os recursos necessários para esta compra na FAB

Quem em sã consciência pode ter algo contra a industria nacional?

Este é a grande armadilha neste cenário.

É uma armadilha, primeiro porque a FAB não precisa de um avião intermediário entre o C-295 e o C-130, ela precisa de um avião acima do C-130, sejam células civis militarizadas de 767 ou DC-10, ou então células especificamente militarizadas como o Il-76 ou A-400. O fato é que se formos investir em transporte militar teriam que ser aviões de maior porte a maior carência.

A segunda armadilha. É que temos mais de 100 aviões de caça com vida útil menor que 15 anos, e eles deveriam ser o foco de programas de aquisições.

Terceira armadilha. A industria nacional, poderia receber investimentos sim, mas estaríamos falando em programas de armas, sensores, sistemas, já que o F-5M ensinou a FAB que saltos tecnológicos em aviação de combate podem ser conseguidos com investimentos não necessariamente proibitivos, desde que feitos nos sistemas certos e nos momentos certos.

A Embraer faria um bem danado a FAB, se ao invés de querer lhe empurrar um avião militar de transporte médio, tomasse uma postura de parceira integradora isenta e comprometida com o futuro FX, seja ele um modelo escolhido pela FAB e não um modelo escolhido pela empresa e empurrado guela abaixo.

Não tenho nada contra a industria nacional, pelo contrario, mas ela tem que trabalhar para a FA local, e não a FA local trabalhar para ela.

100% de acordo.

Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 12:36 pm
por Vector
Koslova,

Eu participo deste projeto... e a coisa não é bem assim como vc colocou.

E a FAB precisa sim de um avião como o que será proposto. Basta saber um pouco mais sobre o projeto para ver que não tem nada a ver com "empurrar goela a baixo" um avião. Aliás, muito pelo contrário.

Infelizmente paro por aqui.

Sds,
Vector

Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 12:49 pm
por Marino
Vector, e a posição da Embraer no FX-2, agora que se afastou dos grupos franceses?
Pairando acima, aguardando o vencedor que transferirá tecnologia, obrigatoriamente, ou vai se posicionar?
Marino
Vector, apresento de novo minha dúvida.
Marino

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 1:12 pm
por Luís Henrique
Gosto da idéia de uma aeronave de transporte, mas concordo com a Koslova.

A FAB precisa de uma aeronave maior que o C-130 e não igual.

E a prioridade deve ser dos caças.