O redescobrimento do Brasil

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

O redescobrimento do Brasil

#1 Mensagem por Centurião » Qua Mar 28, 2007 1:37 pm

Pessoal,

Sempre pensei em fazer um tópico como este, mas esta hora não poderia ser melhor.

O objetivo deste tópico é trazer à tona fatos e histórias interessantes de avanços do nosso país nas mais variadas áreas. Sim, é o que você pensou. Somente notícias boas e positivas.

O Brasil está crescendo. E não é só economicamente. As súmulas vinculantes, leis de responsabilidade fiscal, pesquisas em nanoestruturas são motivos suficientes para verificarmos se as nossas vidas realmente não estão mudando para melhor.

Nosso país está em construção. Isto é, estamos no meio do caminho entre países pobres e ricos. Aí está o desafio. Temos um monte para fazer, mas ao mesmo tempo, temos as condições para fazê-lo. Está no hora de nos levantarmos e dizermos que, mesmo que nos derrubem novamente, não iremos desistir de construir o nosso país.

Finalmente o futuro está chegando para o país do futuro. Nunca tivemos tantos indicadores econômicos positivos. É como se eles estivessem se alinhando e conspirando para garantir nosso crescimento. E acreditem: isso não é papo de Lula ou PT. Pessoas fora do governo, como o Delfim Neto reconhecem esse fato.

Assim, se você ouvir seu alguém falando que o país não muda, ou ler na internet que vamos ser para sempre o país do futuro, motre a ele os fatos. Mostre o que está acontecendo de bom hoje para determinar um futuro melhor.

Sem mais delongas... Vamos iniciar as atividades!




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#2 Mensagem por Centurião » Qua Mar 28, 2007 1:38 pm

Para começar, notícias de peso:

Novo PIB cresce 3,7% e chega a R$ 2,3 trilhões em 2006
http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,MUL15124-5599-731,00.html

8 MILHÕES DE BRASILEIROS DEIXAM A BAIXA RENDA
"De acordo com a pesquisa, as camadas D e E reuniram 84,8 milhões de pessoas no ano passado ou 46% da população." <- Classe média e alta já são a maioria da população.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,AA1502417-5599,00.html

http://estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/2007/mar/27/420.htm

Risco Brasil se iguala pela 1ª vez à taxa dos emergentes

http://estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/2007/mar/28/147.htm




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#3 Mensagem por pafuncio » Qua Mar 28, 2007 2:16 pm

1) Bem, parabéns pelo tópico.

E o tópico não está defendendo o Governo de plantão, mas sim fazendo um apanhado das tecnologias brasileiras e o futuro do país.

2) Seria legal chamar a Koslova. No rádio, ouvi hoje uma entrevista do Emerson Fittipaldi. Ele falou que o Copersucar teve parte do desenho efetuada pela Embraer, sob direta participação do Coronel Osíris.

Muitos poderão dizer que a Copersucar foi um fracasso, mas me lembro que a equipe efetuou pelo menos uma inovação. Foi de um protótipo dela que teria surgido o primeiro motor da F 1 totalmente carenado (falo de memória, não tenho fonte, apenas meus depreciados neurônios).

Ah, a gasolina da Petrobrás da F 1 é tida como de alto rendimento ...

Salu2 tecnológicos, alexandre.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
hayes
Sênior
Sênior
Mensagens: 891
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 7:25 pm

#4 Mensagem por hayes » Qua Mar 28, 2007 2:18 pm

Sim, o monoposto Copersucar foi desenhado com auxílio de tecnologias usadas pela Embraer, notadamente túnel de vento.

EDITADO: Aliás, o Copersucar sobreviveu até o fim do regime de OEM que estabeleceu-se na F1 durante cerca de uma década.

Na época, era possível subcontratar a fabricação de "n" partes do carro, o que facilitava a entrada de novas escuderias.

Foi neste contexto que surgiu a Copersucar, que na verdade era mais um exercício de integração de sistemas estrangeiros do que propriamente um veículo nacional.

Mas tem seus méritos.




Editado pela última vez por hayes em Qua Mar 28, 2007 2:21 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6180
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#5 Mensagem por Matheus » Qua Mar 28, 2007 2:19 pm

Centurião escreveu:Para começar, notícias de peso:

Novo PIB cresce 3,7% e chega a R$ 2,3 trilhões em 2006
http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,MUL15124-5599-731,00.html

8 MILHÕES DE BRASILEIROS DEIXAM A BAIXA RENDA
"De acordo com a pesquisa, as camadas D e E reuniram 84,8 milhões de pessoas no ano passado ou 46% da população." <- Classe média e alta já são a maioria da população.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,AA1502417-5599,00.html

http://estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/2007/mar/27/420.htm

Risco Brasil se iguala pela 1ª vez à taxa dos emergentes

http://estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/2007/mar/28/147.htm


acho legal e torço pelo governo Lula, agora o que não dá pr ser é cego achando que tudo isso aconteceu por que o Lula tá há 4 anos do governo...herança maldita foi o pepino que o FHC recebeu nas mãos...fácil falar em auto-suficiência, diminuição da pobreza, diminuição do risco, etc quando se pega o bonde no meio do caminho...parabéns ao Lula que fez o que ele jurava que não fazia...acordos com FMI, manter a política economica de juros altos, etc...




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#6 Mensagem por soultrain » Qua Mar 28, 2007 4:32 pm

Existe uma onda de noticias boas, até que enfim!! Eu, como estrangeiro, já me entediava a ler aqui no forum só coisas negativas.

Espero que esta onda perdure e siga com boas noticias para as vossas FA's.

"Abaixo o bota abaixo"

[[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#7 Mensagem por pafuncio » Qua Mar 28, 2007 5:35 pm

Soultrain,

Nem tudo é ruim, e não é de hoje.

Ao contrário de outros povos, não somos tão ufanistas e mantemos oespírito crítico. Sei lá, pelo que percebi, é uma herança lusa (fatalismo?).

Daí porque não estarmos no padrão Chuck Norris. :lol: :lol: :lol: , como outras repúblicas ao sul do Equador.

Mas há tempos o Brasil vem melhorando, paulatinamente. Sou leitor dos dois maiores jornais econômicos brasileiros e há muitas notícias boas , que escapam ao grande público.

Também não nos esqueçamos que a última eleição presidenciail criou um racha epistemológico ( [024] ) na sociedade, com total intolerância política. O DB não deixa de ser um exemplo, com foristas pretendendo se mudar para Zâmbia, por exemplo.

Não teremos um crescimento asiático, mas o certo é que há chances reais de na segunda década deste século estarmos no 5 ou 6 posto de maior economia mundial.

Claro, persistirão problemas terríveis de distribuição de renda, educação , saúde pública e segurança.

Mas espero que o Brasil melhore até lá, independente do governo de plantão. E espero também que nossa auto-estime se recupere também ...

Bradockianos saludos, alexandre.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#8 Mensagem por Centurião » Qua Mar 28, 2007 9:41 pm

alexandre lemos escreveu:1) Bem, parabéns pelo tópico.

E o tópico não está defendendo o Governo de plantão, mas sim fazendo um apanhado das tecnologias brasileiras e o futuro do país.

2) Seria legal chamar a Koslova. No rádio, ouvi hoje uma entrevista do Emerson Fittipaldi. Ele falou que o Copersucar teve parte do desenho efetuada pela Embraer, sob direta participação do Coronel Osíris.

Muitos poderão dizer que a Copersucar foi um fracasso, mas me lembro que a equipe efetuou pelo menos uma inovação. Foi de um protótipo dela que teria surgido o primeiro motor da F 1 totalmente carenado (falo de memória, não tenho fonte, apenas meus depreciados neurônios).

Ah, a gasolina da Petrobrás da F 1 é tida como de alto rendimento ...

Salu2 tecnológicos, alexandre.


Valeu, Alexandre!

Só quero dizer que este tópico não é de nenhum governo e nem meu. Vamos todos contribuir! :)

hayes escreveu:Sim, o monoposto Copersucar foi desenhado com auxílio de tecnologias usadas pela Embraer, notadamente túnel de vento.

EDITADO: Aliás, o Copersucar sobreviveu até o fim do regime de OEM que estabeleceu-se na F1 durante cerca de uma década.

Na época, era possível subcontratar a fabricação de "n" partes do carro, o que facilitava a entrada de novas escuderias.

Foi neste contexto que surgiu a Copersucar, que na verdade era mais um exercício de integração de sistemas estrangeiros do que propriamente um veículo nacional.

Mas tem seus méritos.


Obrigado pela contribuição, sr. Hayes! :)

MCD-SM escreveu:acho legal e torço pelo governo Lula, agora o que não dá pr ser é cego achando que tudo isso aconteceu por que o Lula tá há 4 anos do governo...herança maldita foi o pepino que o FHC recebeu nas mãos...fácil falar em auto-suficiência, diminuição da pobreza, diminuição do risco, etc quando se pega o bonde no meio do caminho...parabéns ao Lula que fez o que ele jurava que não fazia...acordos com FMI, manter a política economica de juros altos, etc...


Concordo plenamente com você, MCD-SM. O governo Lula pegou muita coisa indo na direção certa. Eu torço para que ele mantenha as coisas no rumo para o próximo governo. Chegou a hora de termos políticas de estado e não de governo.

soultrain escreveu:Existe uma onda de noticias boas, até que enfim!! Eu, como estrangeiro, já me entediava a ler aqui no forum só coisas negativas.

Espero que esta onda perdure e siga com boas noticias para as vossas FA's.

"Abaixo o bota abaixo"

[[[]]'s


Pois é, soultrain. Se você que é estrangeiro estava entiado, imagina nós, brasileiros. Obrigado pela torcida! Tenho certeza que nossos laços com Portugal vão se fortalecer ainda mais no futuro.

Abraços!




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#9 Mensagem por Malandro » Qui Mar 29, 2007 12:12 am

Realmente olhando pelo prisma da Centurião , temos uma renovada esperança ( se bem que Delfim neto é meiuo suspeito para falar do PT.. ) Mas as notícias tão aí e o fato é que se resolvessem o problema da violência em minha cidade , acho que nunca pensaria , nem sonharia em sair daqui . :D




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#10 Mensagem por Centurião » Qui Mar 29, 2007 1:54 am

Malandro escreveu:Realmente olhando pelo prisma da Centurião , temos uma renovada esperança ( se bem que Delfim neto é meiuo suspeito para falar do PT.. ) Mas as notícias tão aí e o fato é que se resolvessem o problema da violência em minha cidade , acho que nunca pensaria , nem sonharia em sair daqui . :D


Grande Malandro!

É verdade o que você disse. Também achei o Delfim suspeito depois daquele quase-convite que ele recebeu para o ministério do Lula. Hehe!

Brevemente eu irei postar mais notícias positivas aqui. Lembrem-se que não precisam necessariamente ser notícias atuais, pessoal!




hayes
Sênior
Sênior
Mensagens: 891
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 7:25 pm

#11 Mensagem por hayes » Qui Mar 29, 2007 3:49 pm

Sobre o tema do tópico, penso que o grave problema, nesta questão de C&T, do Brasil é justamente a parca integração de Pesquisadores/Universidades/Centros de Pesquisa com Indústrias e Empresas.

Não há outro sentido na Pesquisa Aplicada senão a geração de renda, e por consequencia crescimento e desenvolvimento.

Porém, não são raros projetos promissores desenvolvidos no Brasil, patenteados, e que não encontram aproveitamento nas empresas instaladas no Brasil.




Fernando Teles
Avançado
Avançado
Mensagens: 437
Registrado em: Ter Jun 28, 2005 7:25 am
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

#12 Mensagem por Fernando Teles » Qui Mar 29, 2007 5:26 pm

Por favor, são apenas números, a realidade do povo brasileiro é muito diferente.
Os números não estão refletindo a realidade.
Até que ponto o divulgado é real, sem manipulação.
O governo esta devendo o famoso "espetáculo do desenvolvimento".

Atenção galera, esse governo é o governo do 'não sei de nada'.




Avatar do usuário
Koslova
Sênior
Sênior
Mensagens: 786
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 3:17 pm

#13 Mensagem por Koslova » Ter Abr 03, 2007 10:59 pm

alexandre lemos escreveu:
Seria legal chamar a Koslova.



OI Alexandre, me chamar pra que? De qualquer forma.. cá estou...rs


alexandre lemos escreveu:
No rádio, ouvi hoje uma entrevista do Emerson Fittipaldi. Ele falou que o Copersucar teve parte do desenho efetuada pela Embraer, sob direta participação do Coronel Osíris.

Muitos poderão dizer que a Copersucar foi um fracasso, mas me lembro que a equipe efetuou pelo menos uma inovação. Foi de um protótipo dela que teria surgido o primeiro motor da F 1 totalmente carenado (falo de memória, não tenho fonte, apenas meus depreciados neurônios).





Queria falar algumas palavras sobre a Coopersucar que acho justas.

Existe a velha cultura no Brasil de 8 ou 80.

A Coopersucar era uma equipe com um carro ruim?

Claro que era, mas a pergunta não é esta.

Eu quero fazer duas perguntas sobre isto, uma de resposta simples e a outra com um pouco mais de análise.

1) Qual o demérito de uma equipe de F-1 não ser competitiva?

Absolutamente nenhum, são pouquíssimas equipes competitivas na Formula 1, dificilmente mais do que 4 equipes vencem em uma temporada, dificilmente mais do que metade delas consegue um podium em uma temporada.

As equipes que passaram pela F-1 e tiveram retrospectos parecidos com o da Coopersucar, isto é, dois pódios, nenhuma vitória e menos de uma década de existência são maioria, em termos quantitativos.

Nos Brasileiros é que achamos que se não for Ferrari ou Mc Laren é ruim, mas as coisas não são exatamente assim em outras culturas desportivas, e por falar em cultura ai vamos a segunda pergunta.

2) Qual equipe não européia conseguiu sucesso na Formula-1?

Mesmo que a Honda tenha sido uma eximia fornecedora de motores para a Mc Laren depois que esta deixou de correr com motores Porshe, a participação de equipes, e não apenas de fornecedores de motores, que não fossem europeus nunca foi competitiva de fato na Formula-1.

Veja o cenário atual, Honda e Toyota tem ótimos orçamentos e péssimos resultados, a verdade é que a F-1 a quase 60 anos é um esporte para equipes Inglesas, Italianas e em menor escala francesas e alemãs, o resto é normalmente figurante.

Se nem os asiáticos com elevados orçamentos são competitivos, porque uma equipe brasileira, feita por gente apaixonada, lutando contra a falta de cultura de construção automobilística no Brasil teria de ser?

A grande vitória da Coopersucar é ter existido um dia.

Em uma cultura onde já nascemos derrotados pelo sonho, romper esta barreira é uma vitória por si só, outro grande mérito desta equipe foi ter sido um cockpit de muitos pilotos brasileiros na categoria, que se não fosse uma equipe brasileira não teria corrido provavelmente na F-1, gente como Wilson Fittipaldi, Chico Serra, Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro, que são importantes para a historia do automobilismo brasileiro em um sentido mais amplo.


Como apaixonada por este esporte, tenho um carinho grande por esta equipe que infelizmente eu não vi correr, apenas conheço um pouco da sua historia.




hayes
Sênior
Sênior
Mensagens: 891
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 7:25 pm

#14 Mensagem por hayes » Ter Abr 03, 2007 11:15 pm

Belas palavras srta. Koslova.


Gostaria de acrescentar uma questão. Pelo pouco que me recordo, penso que a Copersucar pagou pelo alto grau de inovação que eles apresentaram.

Estatisticamente, seu primeiro ano foi bastante promissor, sendo que foi decaindo aos poucos.

Foi uma grande tentativa, e merece nosso respeito.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#15 Mensagem por soultrain » Ter Abr 03, 2007 11:33 pm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fittipaldi_(constructor)

Como apaixonado por motores, recrimino-me por não conhecer até agora este feito notável, parabens.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder