F-5M no Campo de Marte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

F-5M no Campo de Marte

#1 Mensagem por henriquejr » Seg Mar 26, 2007 1:11 pm

Quem viu a reportagem na TV Record na qual mostrou um F-5M sendo transportado por uma carreta para o Campo de Marte? A reportagem disse que o avião foi transportado por uma carreta pelo fato da pista de pouco do Campo de Marte não ter tamanho suficiente para o pouso do F-5M.
A pergunta é: O que um F-5M estaria fazendo neste pequeno aeroporto?




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#2 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mar 26, 2007 1:15 pm

As revisões dos F-5 da FAB são feitas no PAMA-SP, que fica ali.

[]'s




Alberto -
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#3 Mensagem por Jacobs » Seg Mar 26, 2007 1:38 pm

Coisas que só a FAB faz por você!




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#4 Mensagem por Skyway » Seg Mar 26, 2007 1:43 pm

F-5 é o que mais tem no Campo de Marte. :mrgreen:

O fato é que a Pista é pequena para a decolagem dos F-5 com combustível o suficiente para ir para qualquer lugar.

Só uma vez dois F-5E decolaram de lá, com combustível o suficiente só para chegar em Cumbica! E um deles chegou em Cumbica com a luz de combustível baixo já acesa! :shock:

Fotos de um F-5E pronto para modernização:

http://img501.imageshack.us/img501/9342/f5e1ko4.jpg

http://img123.imageshack.us/img123/7128/f5e2dz5.jpg

http://img123.imageshack.us/img123/3135/f5e3pd5.jpg




Editado pela última vez por Skyway em Seg Mar 26, 2007 1:53 pm, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#5 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 26, 2007 1:48 pm

Tem o menor sentido um PAMA no meio de São Paulo, onde os F-5 chegam de caminhão com o corpo separado das asas. Bizarro. O PAMA, a revisão estrutural dos F-5 deveria ser feito numa das bases de Mike do país, como Santa Cruz.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#6 Mensagem por Adriano » Seg Mar 26, 2007 2:16 pm

Jacobs escreveu:Coisas que só a FAB faz por você!


:D :D :D :D




wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

#7 Mensagem por wilsonjsjr » Seg Mar 26, 2007 2:46 pm

Adriano escreveu:
Jacobs escreveu:Coisas que só a FAB faz por você!


:D :D :D :D


Desculpe pela piada velha, mas é por isso que na FAB é preciso de 3 homens para trocar uma lâmpada. Um pra segurar a lâmpada e dois pra girar o militar em baixo do lustre.




Ed SP
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 1:00 pm
Localização: São Paulo
Contato:

#8 Mensagem por Ed SP » Seg Mar 26, 2007 2:50 pm

Mas já tem F-5M pra revisão no PAMA-SP?

Podia transferir o PAMA para SJC. Lá tem pista suficiente para os F-5 e não haveria necessidade de transportá-los por carreta.....o que é muito estranho............

Abs




Niet Praten, Maar Doen
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mar 26, 2007 7:42 pm

Olha o tamanho do PAMA. Não é tão simples nem barata uma transferência. Mas evitende que alguma providência deveria ser tomada porque essa situação é, no mínimo, esquisita.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#10 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 26, 2007 7:52 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Olha o tamanho do PAMA. Não é tão simples nem barata uma transferência. Mas evitende que alguma providência deveria ser tomada porque essa situação é, no mínimo, esquisita.

Deve ser estranho ver um F-5 passando pelas ruas de Guarulhos. [003]

Olha, eu sei que não é barato, mas um PAMA em Santa Cruz (que tem um terreno gigantesco, tem espaço pra mais uma pista, pros C-130, pra um PAMA e mais um monte de coisa) seria uma boa, no começo seria caro, mas reduziria os custos pela eternidade. Fecharia os milhões de PAMAs por aí, e centralizava tudo em SC, a manutenção dos F-5, T-27, AT-29, C-130 e tal, faria tudo lá. Qualquer avião poderia pousar lá e ir direto pro hangar do PAMA. Nada de demostar o avião e passar pelas ruas da cidade. :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#11 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 26, 2007 7:53 pm

Ola

Acho que o problema a'i est'a relacionado a "politicagem" pois aquele terreno deve valer uma grana, e tambem ainfra-estrutura e din-din que no momento a FAB nao teria para transferir o PAMA para outro lugar.

SJC tem um problema que 'e que aquele aeroporto ja esta bem "congestionado" por conta da Embraer.

Outra coisa 'e que eu acho que a FAB ja esta vendo esse 'problema' na medida em que menos e menos aeronaves sao suportadas pelo PAMA-SP... C-295/P-3/C-130/AM-X/Brasilias estao no Galeao, Tucanos/Caravans - em Lagoa Santa e por ai vai... acho que em SP sobraram mesmo so os F-5.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#12 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 26, 2007 7:54 pm

Bull-shit! Coloca uma ski-jump lá no C de Marte que resolve isso.




Mental Ray
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 344
Registrado em: Qua Mar 08, 2006 4:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#13 Mensagem por Mental Ray » Seg Mar 26, 2007 7:57 pm

cb_lima escreveu:Ola

Acho que o problema a'i est'a relacionado a "politicagem" pois aquele terreno deve valer uma grana, e tambem ainfra-estrutura e din-din que no momento a FAB nao teria para transferir o PAMA para outro lugar.

SJC tem um problema que 'e que aquele aeroporto ja esta bem "congestionado" por conta da Embraer.

Outra coisa 'e que eu acho que a FAB ja esta vendo esse 'problema' na medida em que menos e menos aeronaves sao suportadas pelo PAMA-SP... C-295/P-3/C-130/AM-X/Brasilias estao no Galeao, Tucanos/Caravans - em Lagoa Santa e por ai vai... acho que em SP sobraram mesmo so os F-5.

[]s
CB_Lima


Porque não em GPx?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#14 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 26, 2007 8:02 pm

Mental Ray escreveu:
cb_lima escreveu:Ola

Acho que o problema a'i est'a relacionado a "politicagem" pois aquele terreno deve valer uma grana, e tambem ainfra-estrutura e din-din que no momento a FAB nao teria para transferir o PAMA para outro lugar.

SJC tem um problema que 'e que aquele aeroporto ja esta bem "congestionado" por conta da Embraer.

Outra coisa 'e que eu acho que a FAB ja esta vendo esse 'problema' na medida em que menos e menos aeronaves sao suportadas pelo PAMA-SP... C-295/P-3/C-130/AM-X/Brasilias estao no Galeao, Tucanos/Caravans - em Lagoa Santa e por ai vai... acho que em SP sobraram mesmo so os F-5.

[]s
CB_Lima


Porque não em GPx?

Gavião Peixoto? Esse aeroporto é da Embraer! A FAB que use algo dela, e olha que ela tem.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#15 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 26, 2007 8:03 pm

No caso de GPX

Ai seria necessaria a criacao de uma "Base" o que custa $$$$$$... ainda mais com o maquinario necessario para manutencao das aeronaves...

Esses PAMAs sao como verdadeiras "fabricas" e 'e isso que est'a em jogo. Criar uma "fabrica" dessa para os F-5 que tera uso s'o pelos proximos "10 anos"? Esse 'e quase o tempo que demoraria para construir um troco desses.

Talvez seja mais interessante manter a "fabrica" e ir colocando ela fora de servico na medida em que essas aeronaves forem saindo de servico (como foi feito com as outras aeronaves suportadas pelo PAMA-SP).

'E isso que as vezes tem que ser pensando na minha opniao e nao s'o mover PAMAs de lugar...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder