Avião GNV. Mais um pionerismo brasileiro mundial
Enviado: Dom Mar 25, 2007 5:29 pm
Meus prezados:
Julho de 2005 - Em uma parceria entre o IBDA Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico, o Aeroclube de Campo Magro, a Moraz Convertedora e a Jumper GNV, surgiu o primeiro avião do mundo bi-combustível - Gasolina e Gás Natural - que foi apresentado à imprensa dia 05 de julho.
O projeto e a transformação foram realizados pelo Presidente do Aeroclube de Campo Magro (região Metropolitana de Curitiba) Werner Egon Schrappe, pelo Presidente do IBDA e proprietário da Moraz Auto Centro, Sergio Roney Moraz e os técnicos em Gás Natural Abner Pereira Carrapeiro e Divonei Borges dos Santos.
Na transformação foi utilizado um kit de conversão para veículos da marca Oyrsa, que se adaptou perfeitamente para uso em aeronaves.
Como nos veículos, a troca de combustíveis pode ser feita em movimento, ou seja, em pleno vôo o piloto pode a qualquer momento, mudar de combustível (Gasolina ou Gás Natural).
A aeronave utilizada para o primeiro vôo a Gás Natural no mundo, é o Avião Bravo 700, um monomotor fabricado no Brasil.
Especificações
Envergadura: 9,00 m
Corda Alar: 1,40 m
Superfície Alar: 13,00 m
Comprimento: 6,58 m
Altura: 2,10 mts
Trem de Aterrissagem: Triciclo fixo
Distância entre rodas: 1,90 m
Assentos: Dois, lado a lado.
Performance
Velocidade máxima: 190 Km/h
Informações técnicas
A instalação do kit de gás natural modelo experimental, é permitido fazer adaptações e experimentos. Como se sabe, o motivo desta conversão não é economia de combustível, e sim uma grande e total divulgação do GNV no atual mercado e Marketing.
Cilindro: Marca Cilibrás, modelo 239, Peso 42 kg, 850 mm, diámetro 239, capacidade 7,5m³. Fixado por fora do avião na parte central embaixo da aeronave, conforme recomendado pelo fabricante do avião.
Válvula do cilindro e de abastecimento: Marca Mat.
Redutor: Marca Oyrsa. Fixada na parte interna da aeronave.
Chave comutadora de combustíveis:Marca Oyrsa. Fixada ao alcance do piloto.
Eletroválvula de corte de gasolina: Marca Oyrsa. Fixada ao alcance do piloto.
Mesclador: Fixado na boca do carburador do motr, sendo de carburação dupla
O piloto Werner Egon Schrappe que é o primeiro piloto do mundo a voar usando como combustível o Gás Natural e Sergio Roney Moraz Presidente do IBDA comentam as vantagens que vêem no gás, como economia, baixa poluição e segurança ou seja, uma excelente opção de energia para o futuro próximo, pois as reservas de Petróleo estão cada vez menores e as de Gás Natural abundantes.
A apresentação oficial do avião movido a Gás Natural, acontecerá no dia 31 de julho, no Autódromo Internacional de Curitiba, onde estará sendo realizada a 5ª etapa da Copa Turismo GNV.
Será visto ao vivo o maior grid do Brasil: mais de 45 carros e o primeiro vôo do mundo com Gás Natural.
BRAVO 700
Aeronave experimental na categoria Ultraleve Avançado de 02 lugares fabricada em alumínio aeronáutico, equipada com motor ROTAX 912 ou 912S, importado da Áustria, com potência de 80 e 100 HP, será o primeiro Avião Experimental do mundo a GNV, onde estará entrando para o Livro dos Recordes.
O ultraleve Bravo 700 é considerado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) como um Ultraleve avançado devido ao baixo peso, em torno de 300 Kg. Outro item que classifica a aeronave entre os aviões de categoria Ultraleve avançado é o fato de não ser necessário brevê para pilotar o equipamento. Quem comprar um Ultraleve precisa apenas de uma licença de piloto desportivo. A aeronave, que pode ser utilizada para treinamento, transporte, pulverização agrícola e vôos esportivos, tem capacidade para conduzir um piloto e um passageiro. A Autonomia do Bravo 700 Standard, é de 4 1/2(quatro horas e meia), podendo chegar a 8 (oito) horas com uso de tanques opcionais.
Ótimo Rendimento em velocidade de cruzeiro, qualidade de vôo, segurança, baixo consumo e ampla autonomia.
Bravo 700 - Seu Ultraleve Definitivo
Maiores informações com o Aeroclube de Campo Magro (http://www.aeroclubedecampomagro.hpg.ig ... /index.htm)
Fonte: Folha do GNV
Um abraço e até mais...
Julho de 2005 - Em uma parceria entre o IBDA Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico, o Aeroclube de Campo Magro, a Moraz Convertedora e a Jumper GNV, surgiu o primeiro avião do mundo bi-combustível - Gasolina e Gás Natural - que foi apresentado à imprensa dia 05 de julho.
O projeto e a transformação foram realizados pelo Presidente do Aeroclube de Campo Magro (região Metropolitana de Curitiba) Werner Egon Schrappe, pelo Presidente do IBDA e proprietário da Moraz Auto Centro, Sergio Roney Moraz e os técnicos em Gás Natural Abner Pereira Carrapeiro e Divonei Borges dos Santos.
Na transformação foi utilizado um kit de conversão para veículos da marca Oyrsa, que se adaptou perfeitamente para uso em aeronaves.
Como nos veículos, a troca de combustíveis pode ser feita em movimento, ou seja, em pleno vôo o piloto pode a qualquer momento, mudar de combustível (Gasolina ou Gás Natural).
A aeronave utilizada para o primeiro vôo a Gás Natural no mundo, é o Avião Bravo 700, um monomotor fabricado no Brasil.
Especificações
Envergadura: 9,00 m
Corda Alar: 1,40 m
Superfície Alar: 13,00 m
Comprimento: 6,58 m
Altura: 2,10 mts
Trem de Aterrissagem: Triciclo fixo
Distância entre rodas: 1,90 m
Assentos: Dois, lado a lado.
Performance
Velocidade máxima: 190 Km/h
Informações técnicas
A instalação do kit de gás natural modelo experimental, é permitido fazer adaptações e experimentos. Como se sabe, o motivo desta conversão não é economia de combustível, e sim uma grande e total divulgação do GNV no atual mercado e Marketing.
Cilindro: Marca Cilibrás, modelo 239, Peso 42 kg, 850 mm, diámetro 239, capacidade 7,5m³. Fixado por fora do avião na parte central embaixo da aeronave, conforme recomendado pelo fabricante do avião.
Válvula do cilindro e de abastecimento: Marca Mat.
Redutor: Marca Oyrsa. Fixada na parte interna da aeronave.
Chave comutadora de combustíveis:Marca Oyrsa. Fixada ao alcance do piloto.
Eletroválvula de corte de gasolina: Marca Oyrsa. Fixada ao alcance do piloto.
Mesclador: Fixado na boca do carburador do motr, sendo de carburação dupla
O piloto Werner Egon Schrappe que é o primeiro piloto do mundo a voar usando como combustível o Gás Natural e Sergio Roney Moraz Presidente do IBDA comentam as vantagens que vêem no gás, como economia, baixa poluição e segurança ou seja, uma excelente opção de energia para o futuro próximo, pois as reservas de Petróleo estão cada vez menores e as de Gás Natural abundantes.
A apresentação oficial do avião movido a Gás Natural, acontecerá no dia 31 de julho, no Autódromo Internacional de Curitiba, onde estará sendo realizada a 5ª etapa da Copa Turismo GNV.
Será visto ao vivo o maior grid do Brasil: mais de 45 carros e o primeiro vôo do mundo com Gás Natural.
BRAVO 700
Aeronave experimental na categoria Ultraleve Avançado de 02 lugares fabricada em alumínio aeronáutico, equipada com motor ROTAX 912 ou 912S, importado da Áustria, com potência de 80 e 100 HP, será o primeiro Avião Experimental do mundo a GNV, onde estará entrando para o Livro dos Recordes.
O ultraleve Bravo 700 é considerado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) como um Ultraleve avançado devido ao baixo peso, em torno de 300 Kg. Outro item que classifica a aeronave entre os aviões de categoria Ultraleve avançado é o fato de não ser necessário brevê para pilotar o equipamento. Quem comprar um Ultraleve precisa apenas de uma licença de piloto desportivo. A aeronave, que pode ser utilizada para treinamento, transporte, pulverização agrícola e vôos esportivos, tem capacidade para conduzir um piloto e um passageiro. A Autonomia do Bravo 700 Standard, é de 4 1/2(quatro horas e meia), podendo chegar a 8 (oito) horas com uso de tanques opcionais.
Ótimo Rendimento em velocidade de cruzeiro, qualidade de vôo, segurança, baixo consumo e ampla autonomia.
Bravo 700 - Seu Ultraleve Definitivo
Maiores informações com o Aeroclube de Campo Magro (http://www.aeroclubedecampomagro.hpg.ig ... /index.htm)
Fonte: Folha do GNV
Um abraço e até mais...