SU-35 e o novo motor
Enviado: Qua Mar 14, 2007 3:59 pm
O Escritório de Projetos Sukhoi tomou uma decisão final sobre os motores para seu novo caça Su-35. Espera-se que esta aeronave, que tem sido chamada de aeronave de combate de transição, satisfaça as necessidades da Força Aérea Russa no período entre 2009 e 2015, antes que a versão russa de uma aeronave de combate de quinta geração – o PAK-FA, também em desenvolvimento pela Sukhoi – entre em serviço.
Em sua seleção, a Sukhoi optou pelos motores 117C para serem utilizados no Su-35, se juntando assim ao desenvolvimento do mesmo que está sendo feito pela NPO Saturn e UMPO. Em junho, o Escritório de Projetos Sukhoi e os dois fabricantes de motores assinaram um acordo para dividir os custos necessários para finalizar o desenvolvimento dos motores 117C. Conforme o acordo, a Sukhoi arcará com 40% das despesas enquanto a NPO Saturn e a UMPO serão responsáveis por 30% cada uma. Os participantes planejam gastar cerca de US$ 110 milhões para finalizar o projeto do motor e colocá-lo em produção seriada.
O motor 117C é considerado o primeiro passo para criação do caça russo de próxima geração
O turbojato 117C é uma modernização do motor AL-31F instalado nas versões anteriores das aeronaves Sukhoi Su-27 e Su-30. O novo turbojato combina a experiência com o AL-31F com novas tecnologias obtidas do desenvolvimento do motor AL-41F durante as últimas duas décadas. Embora o AL-41F estivesse sendo desenvolvido para o caça russo de quinta geração, o 117 é considerado o primeiro passo para a criação do motor que equipará o caça russo PAK-FA.
Comparado com o AL-31F, o 117C tem sua potência aumentada em 2 toneladas para 14,5 toneladas, e incorporará uma entrada de ar maior, um sistema de vetoração de empuxo e um sistema de controle de vôo digital. No show aéreo Moscou - MAKS em agosto de 2005, a NPO Saturn revelou o protótipo do motor – chamado 117A. Até o momento, os fabricantes produziram cinco protótipos, que foram testados com sucesso em caças Su-27LL e Su-30. Baseado nos resultados do testes, os projetistas melhoraram o fluxo de ar no motor e o sistema de controle. Até o momento, a NPO Saturn e a UMPO não tiveram subsídios do governo para o desenvolvimento desse motor. Como explicou o chefe do programa 117C na NPO Saturn, Evgeny Marchukov, ambas as empresas gastaram até o momento cerca de US$ 40 milhões no projeto e teste do 117C.
[b]De acordo com representantes da NPO Saturn, o acordo com a Sukhoi cobre o desenvolvimento adicional necessário para aumentar a vida útil do motor para 4.000 horas e o tempo entre overhauls para até 1.000 horas. O trabalho de desenvolvimento na versão 117C deverá ser terminado em 2008-2009.[/b]
Em uma competição informal para equipar o Su-35, o 117C derrotou outro rival – o motor AL-31FM-1, que estava sendo oferecido pela Salyut. A versão da Salyut também conta com controle digital e uma opção para instalar tubeiras vetoradas, mas tem um empuxo menor – 13,3 toneladas. Ainda assim a AL-31FM-1 da Salyut foi escolhida pela Força Aérea Russa para ser utilizada em outro produto da Sukhoi – o bombardeiro Su-34 que entra em produção na fábrica da NAPO em Novosibirsk nesse ano.
A Sukhoi planeja começar a venda dos caças Su-35 em 2009. Em adição aos motores melhorados, a aeronave (que é baseada no Su-27) deverá contar com um radar Irbis e novos aviônicos. O fabricante do caça espera que, com o Su-35, o mesmo seja capaz de aumentar expressivamente seus negócios de exportação. A venda dos caças Sukhoi mais bem sucedidos – Su-27 e Su-30MK – sofreram uma queda significante nos últimos dois anos, uma vez que seu principal cliente, a China, suspendeu novas compras da Rússia.
No momento, a Sukhoi não possui pedidos para o Su-35 de clientes estrangeiros. O representante da empresa explicou que o primeiro cliente poderia ser a Venezuela, que recentemente começou uma grande compra de armas da Rússia. Mas as negociações com o país latino-americano ainda estão em um estágio bastante inicial. A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.
Fonte: Defense Industry Daily
http://www.alide.com.br
Legal e tudo mais, mas cadê a durabilidade de 6.000 horas? O fabricante diz que são 4.000 horas...
Em sua seleção, a Sukhoi optou pelos motores 117C para serem utilizados no Su-35, se juntando assim ao desenvolvimento do mesmo que está sendo feito pela NPO Saturn e UMPO. Em junho, o Escritório de Projetos Sukhoi e os dois fabricantes de motores assinaram um acordo para dividir os custos necessários para finalizar o desenvolvimento dos motores 117C. Conforme o acordo, a Sukhoi arcará com 40% das despesas enquanto a NPO Saturn e a UMPO serão responsáveis por 30% cada uma. Os participantes planejam gastar cerca de US$ 110 milhões para finalizar o projeto do motor e colocá-lo em produção seriada.
O motor 117C é considerado o primeiro passo para criação do caça russo de próxima geração
O turbojato 117C é uma modernização do motor AL-31F instalado nas versões anteriores das aeronaves Sukhoi Su-27 e Su-30. O novo turbojato combina a experiência com o AL-31F com novas tecnologias obtidas do desenvolvimento do motor AL-41F durante as últimas duas décadas. Embora o AL-41F estivesse sendo desenvolvido para o caça russo de quinta geração, o 117 é considerado o primeiro passo para a criação do motor que equipará o caça russo PAK-FA.
Comparado com o AL-31F, o 117C tem sua potência aumentada em 2 toneladas para 14,5 toneladas, e incorporará uma entrada de ar maior, um sistema de vetoração de empuxo e um sistema de controle de vôo digital. No show aéreo Moscou - MAKS em agosto de 2005, a NPO Saturn revelou o protótipo do motor – chamado 117A. Até o momento, os fabricantes produziram cinco protótipos, que foram testados com sucesso em caças Su-27LL e Su-30. Baseado nos resultados do testes, os projetistas melhoraram o fluxo de ar no motor e o sistema de controle. Até o momento, a NPO Saturn e a UMPO não tiveram subsídios do governo para o desenvolvimento desse motor. Como explicou o chefe do programa 117C na NPO Saturn, Evgeny Marchukov, ambas as empresas gastaram até o momento cerca de US$ 40 milhões no projeto e teste do 117C.
[b]De acordo com representantes da NPO Saturn, o acordo com a Sukhoi cobre o desenvolvimento adicional necessário para aumentar a vida útil do motor para 4.000 horas e o tempo entre overhauls para até 1.000 horas. O trabalho de desenvolvimento na versão 117C deverá ser terminado em 2008-2009.[/b]
Em uma competição informal para equipar o Su-35, o 117C derrotou outro rival – o motor AL-31FM-1, que estava sendo oferecido pela Salyut. A versão da Salyut também conta com controle digital e uma opção para instalar tubeiras vetoradas, mas tem um empuxo menor – 13,3 toneladas. Ainda assim a AL-31FM-1 da Salyut foi escolhida pela Força Aérea Russa para ser utilizada em outro produto da Sukhoi – o bombardeiro Su-34 que entra em produção na fábrica da NAPO em Novosibirsk nesse ano.
A Sukhoi planeja começar a venda dos caças Su-35 em 2009. Em adição aos motores melhorados, a aeronave (que é baseada no Su-27) deverá contar com um radar Irbis e novos aviônicos. O fabricante do caça espera que, com o Su-35, o mesmo seja capaz de aumentar expressivamente seus negócios de exportação. A venda dos caças Sukhoi mais bem sucedidos – Su-27 e Su-30MK – sofreram uma queda significante nos últimos dois anos, uma vez que seu principal cliente, a China, suspendeu novas compras da Rússia.
No momento, a Sukhoi não possui pedidos para o Su-35 de clientes estrangeiros. O representante da empresa explicou que o primeiro cliente poderia ser a Venezuela, que recentemente começou uma grande compra de armas da Rússia. Mas as negociações com o país latino-americano ainda estão em um estágio bastante inicial. A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.
Fonte: Defense Industry Daily
http://www.alide.com.br
Legal e tudo mais, mas cadê a durabilidade de 6.000 horas? O fabricante diz que são 4.000 horas...