Bush terá em SP esquema de segurança inédito no Brasil

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
edson_spbr
Avançado
Avançado
Mensagens: 558
Registrado em: Sex Dez 19, 2003 10:50 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Bush terá em SP esquema de segurança inédito no Brasil

#1 Mensagem por edson_spbr » Sex Mar 02, 2007 11:28 am

LILIAN CHRISTOFOLETTI
da Folha de S.Paulo

O esquema de segurança que está em fase de preparação para receber o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, nos dias 8 e 9 de março, é o maior já preparado para uma autoridade estrangeira no país.

A reportagem apurou que o presidente norte-americano e sua comitiva terão um hotel inteiro à disposição, vigiado por terra por policiais e por ar pela FAB (Força Aérea Brasileira). Dentro do edifício, o acesso será bastante restrito aos próprios funcionários do hotel --cujo nome não é divulgado.

"Nunca houve um chefe de Estado considerado tão de alto risco. Se fosse antes do ataque de 11 de setembro, talvez não fosse assim. Mas, em virtude do momento vivido pelos EUA, sabemos que a segurança é uma questão muito delicada", disse o delegado Flávio Luiz Trivella, 44, responsável pela coordenação da segurança de Bush.

Os preparativos para a recepção começaram há dois meses. Além da Polícia Federal, participam da operação membros do Exército, da FAB, da Abin (Agência de Inteligência Nacional), da Receita Federal (cuidarão da aduana), da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil. Todos têm se reunido ou conversado ao telefone diariamente.

As reuniões são acompanhadas por agentes do serviço secreto dos EUA, que submetem as decisões à Casa Branca.

A inclusão do Exército na operação foi um pedido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontrará com Bush em São Paulo.

Segundo Trivella, um reforçado esquema de segurança justifica-se pelo fato de Bush ter muito inimigos declarados. "Tanto o presidente Bush quanto o papa Bento 16, que logo estará no Brasil, são considerados "nível um" de segurança, ou seja, o mais alto das classificações. Mas a segurança do presidente é considerada mais delicada justamente por ele ter mais desafetos."

A preocupação é tanta que detalhes da estrutura em não são divulgados. Nem número de policiais brasileiros e norte-americanos nem eventuais trajetos que serão percorridos pela comitiva serão revelados.

"O Brasil nunca foi alvo de ataques, mas, ao montar uma estrutura de segurança completa, não descartamos nenhuma possibilidade. Temos de pensar como terroristas e agir antes para evitar qualquer acidente", afirmou Trivella.

O sigilo sobre a rota que será utilizada por Bush é para evitar possíveis atentados, mas também para desviar de manifestações contrárias à política norte-americana, que já estão sendo organizadas em São Paulo.

Todos os locais passaram por "varreduras" organizadas pela Polícia Federal --um pente-fino para detectar desde eventuais pontos que poderiam ser utilizados por terroristas até possíveis estruturas físicas com risco de desmoronamento.

"Tudo que possa oferecer uma certa vulnerabilidade é avaliado de forma ostensiva e detalhada. E isso várias vezes por semana. Pode ter certeza, cada lugar que o presidente Bush pisar terá sido avaliado por nós em todos os aspectos", disse o delegado.

Outra preocupação levantadas foi em relação à comida que será servida ao presidente. A alimentação será preparada por pessoas de confiança, e alguns produtos virão dos EUA.

O armamento, segundo a polícia, será o que há de "mais atual no mundo" --as armas não são reveladas-- e, enquanto Bush estiver em território brasileiro, o espaço aéreo será monitorado ostensivamente pela FAB. Nem mesmo a imprensa, a priori, poderá acompanhar o trajeto de Bush de helicóptero.




O rio atinge seus objetivos, pois aprendeu a contornar seus obstáculos.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#2 Mensagem por talharim » Sex Mar 02, 2007 11:46 am

A FAB irá patrulhar o espaço aéreo ? :roll: ..........não seria mais precavido se isso ficasse a cargo da USAF ? Poderiam mandar alguns F-15s...........eu não acho vergonha nenhuma uma coisa destas.

Essa da FAB é temerário poderia ser uma brecha se os terroristas tivessem caças.................até os terroristas sabem que nossos caças são ridículos..........




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#3 Mensagem por Centurião » Sex Mar 02, 2007 1:47 pm

:shock: :shock: :shock:




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#4 Mensagem por rodrigo » Sex Mar 02, 2007 2:18 pm

A FAB irá patrulhar o espaço aéreo ? ..........não seria mais precavido se isso ficasse a cargo da USAF ?
Como você acha que vai ser?




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#5 Mensagem por chm0d » Sex Mar 02, 2007 3:18 pm

rodrigo escreveu:
A FAB irá patrulhar o espaço aéreo ? ..........não seria mais precavido se isso ficasse a cargo da USAF ?
Como você acha que vai ser?


Obvio que será a FAB, nenhum caça americano entra no espaço aéreo brasileiro.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#6 Mensagem por talharim » Sex Mar 02, 2007 3:33 pm

Obvio que será a FAB, nenhum caça americano entra no espaço aéreo brasileiro


huahauhauha....... 8-]

É que vc escreveu em tom meio ameaçador.......... 8-]


E o que o Brasil vai fazer se entrar ??? :twisted:




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#7 Mensagem por rodrigo » Sex Mar 02, 2007 6:02 pm

Obvio que será a FAB, nenhum caça americano entra no espaço aéreo brasileiro.
:lol: Se você soubesse o que eles trouxeram na última visita do Bush, e o que eles vão trazer pro PAN, pra segurança da equipe esportiva, toda vez que você sentisse uma coceira nos fundilhos, ia checar se não é uma microcâmera da CIA :lol:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#8 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 02, 2007 6:10 pm

rodrigo escreveu:
Obvio que será a FAB, nenhum caça americano entra no espaço aéreo brasileiro.
:lol: Se você soubesse o que eles trouxeram na última visita do Bush, e o que eles vão trazer pro PAN, pra segurança da equipe esportiva, toda vez que você sentisse uma coceira nos fundilhos, ia checar se não é uma microcâmera da CIA :lol:

Eu já escutei essa história, da boca de um controlador de vôo da FAB....... :shock:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
trabuco
Avançado
Avançado
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 11:03 pm

#9 Mensagem por trabuco » Sex Mar 02, 2007 6:15 pm

O que eles trouxeram???




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Morcego » Sex Mar 02, 2007 6:17 pm

Bolovo escreveu:
rodrigo escreveu:
Obvio que será a FAB, nenhum caça americano entra no espaço aéreo brasileiro.
:lol: Se você soubesse o que eles trouxeram na última visita do Bush, e o que eles vão trazer pro PAN, pra segurança da equipe esportiva, toda vez que você sentisse uma coceira nos fundilhos, ia checar se não é uma microcâmera da CIA :lol:

Eu já escutei essa história, da boca de um controlador de vôo da FAB....... :shock:


bom, será que vem aquela arma que esquenta as multidões enfurecidas???




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#11 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 02, 2007 6:22 pm

trabuco escreveu:O que eles trouxeram???

O cara é do APP Guarulhos.

Bem, na verdade ele disse pro meu irmão, que depois disse pra mim (óbvio). :mrgreen:

Não lembro se foi do Bush ou do Clinton, mas o 747 pousou em Guarulhos, junto com um ou dois C-5 (dentro tinha os carros governamentais, a CIA, as Forças Especiais, todo aparato de segurança e helicópteros Apache (?!?!?!). Aqui em São José veio um KC-135 e alguns F-16C (!?!?!).

Agora acreditar nisso ou não, depende de cada um....




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#12 Mensagem por chm0d » Sex Mar 02, 2007 6:26 pm

Eu duvido.




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#13 Mensagem por CFB » Sex Mar 02, 2007 8:09 pm

Engraçadp, enquanto o Bush tem td essa segurança, o cidadão comum é fuzilado pela bandidagem nas ruas desse país, isso realmente é uma vergonha




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#14 Mensagem por Kratos » Sex Mar 02, 2007 8:13 pm

Provavelmente virão membros do Force Recon.

CFB escreveu:Engraçadp, enquanto o Bush tem td essa segurança, o cidadão comum é fuzilado pela bandidagem nas ruas desse país, isso realmente é uma vergonha


O que isso tem a ver uma coisa com outra?




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#15 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 02, 2007 8:22 pm

Kratos escreveu:Provavelmente virão membros do Force Recon.

São eles que fazem a escolta dos helicópteros presidenciais, que são dos Fuzileiros Navais.
Kratos escreveu:
CFB escreveu:Engraçadp, enquanto o Bush tem td essa segurança, o cidadão comum é fuzilado pela bandidagem nas ruas desse país, isso realmente é uma vergonha


O que isso tem a ver uma coisa com outra?

Pois é, também não entendi.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder