Fabricante de aviões adota iPod para servir como caixa preta

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Fabricante de aviões adota iPod para servir como caixa preta

#1 Mensagem por jambockrs » Qua Fev 28, 2007 9:03 am

Meus prezados:
Fabricante de aviões adota iPod para servir como caixa preta
22 Fev 2007 às 15:47, por MacPress
O popular tocador musical digital portátil iPod, da Apple Inc., está ganhando mais um ítem à sua lista de mil e uma utilidades. Após descobrir-se que pode ser aproveitado em áreas tão diversas quanto artes, educação, treinamento corporativo, esportes e preparação de cerimônias de casamento, o iPod agora encontrou lugar como gravador de dados de vôo em aviões.
Justin Wastnage conta no Flightglobal.com que a LoPresti SpeedMerchants, fabricante americana de pequenas aeronaves sediada no Estado da Flórida, anunciou que implementará o uso do aparelho da Apple no cockpit de seu modelo monomotor Fury (vide foto).
Segundo Wastnage, a empresa disse que planeja a "total integração do iPod nos sistemas aviônicos do Fury" servindo como gravador de dados digital, comumente conhecido como "caixa preta".
"Munido de software adequado, o iPod atua como disco rígido com capacidade de gravar mais de 500 horas de dados de vôo", diz Wastnage.
Ele diz também que, baseado no anúncio da empresa, não é possível saber de antemão quais parâmetros serão gravados e por qual propósito. "Gravadores são usados atualmente para coletar dados para propósitos que vão de manutenção a sistemas de monitoramento, análises pós-vôo em treinamentos e monitoramento de segurança e, quando devidamente protegidos, investigação de acidentes".
Wastnage diz ainda que, segundo a empresa, o iPod tornou-se o primeiro gravador de dados de vôo (áudio inclusive) realmente portátil e pessoal com enorme capacidade de armazenamento. "É um divisor de águas em termos de tecnologia para a aviação e estamos felizes por sermos os primeiros a trazê-lo ao mercado", disse RJ Siegel, vice-presidente de operações da LoPresti.
O Fury provará o conceito, mas, uma vez certificado, o iPod "caixa branca" pode ser empregado em outras aeronaves leves, relata Wastnage.
Imagem
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Responder