Página 1 de 1

TBF-1 AVENGER primeira decolagem no Minas

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 10:33 am
por MARCOS RIBEIRO
A Historia do Avenger no Brasil

TBF Avenger brasileiro. um "causo" de caipira.
Quando da compra do NAel ( Navio Aeródromo Leve ) Minas Gerais a Marinha do Brasil já convivia com as restrições inerentes à proibição de operações com Anvs de asa fixa, contudo, ao alinhavar com a Marinha Holandesa os pontos chaves do acordo de compra do ex HMS VINGEANCE, conseguiu forçar a sessão de 02 aeronaves TBM 3C ( ns N502 e N503 ) e 01 TBM 3S (ns N501), a título de doação. Ambos são versões do famoso TBF Avenger , porem sem a torreta de artilheiro dorsal.

Como pano de fundo para justificar essas aeronaves, dizia-se, entre os navais, que estas vieram com o objetivo de treinar o pessoal, tripulações de convés de vôo do NAel, no manuseio e manobras com aviões a bordo do Minas, muito embora estas aeronaves dificilmente dessem o ar da graça no convés de vôo, por motivos óbvios. Estas Aeronaves foram entregues oficialmente a M.B. em outubro de 1960, durante a prova de mar do Minas no Mar do Norte.

Contudo para desespero e protesto da M.B. a marinha Holandesa reteve em seu inventário os famosos pinos de travamento de asas ( TBM tem asas dobráveis, como o TBF ), o que obviamente impossibilitava o vôo das garças. Contudo, alguns meses após esta triste constatação, já havia algum gênio brasileiro e naval, bolando um jeitinho de piratear o famoso pino, fato este que culminou com a mais hilária, amadora, clandestina e de certa forma indisciplinada tentativa da primeira decolagem à bordo do Grande Minas Gerais, que por não ser tão grande e não estar operacional ainda a catapulta de lançamento, possibilitou ao Capitão- Tenente Mario Costa um grande banho gelado, o primeiro acidente a bordo do NAel e a primeira perda de um TBM da MB o N 502. Eu já tinha ouvido falar em " Crazy Horse " mas em "Crazy Officer" ainda não.

Mais cuidadosa para não dar bandeira, a M.B. continuou voando seus aviões de asa fixa e os clandestinos TBM, todos eles agora sediados em sua Base Aeronaval de São Pedro Aldeia, no litoral Fluminense, contudo, o início de 1960 sela a sorte da aviação naval da Marinha pois durante um vôo de treinamento da FAB um T-6 intercepta e fotografa os TBM em vôo.

A partir daí e das repercussões deste incidente, todos os aviões da Marinha ficaram no solo até 1965 quando a FAB os recebeu oficialmente em troca de alguns helicópteros ASW ( Anti Submarine War ) AS-4-34J na época o Must para esse emprego operacional ( motivo pelo qual a Marinha não ficou tão triste).

Quanto ao destino dos aviões da Marinha, machado, sucata e lixo pena não?

Fatos como este, com toda certeza, jamais serão devidamente esclarecidos pelos anais da história, entretanto, graças à memória de uns poucos e algunsdocumentos (como a foto em anexo) esquecidos nos birôs, hoje pode ser contada

http://www.angelfire.com/space/anb/ANB- ... venger.htm

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 6:55 pm
por helio
Marcos Ribeiro
1-O AVenger da MB é para mim um dos avioes que tem a sua historia coberta de mistérios, os quais gostaria de comentar o seguinte:
ao contrario do que voce mencionou, 2 dos Avengers tinham torre dorsal, e vieram ainda armados com a metralhadora .50. (veja a foto do site que voce recomendou)
2- Ao contrário do que os sites especializados mencionam, os Avengers da MB NUNCA tiveram pintura cinzenta. Todas as fotos conhecidas apenas demonstram o Avenger na cor Blue Navy ou branco com nacelle e ponta das asas em vermelho. sinceramente nao sei daonde eles basearam a cor cinza, caso alguem tenha uma foto dele cinza favor enviar.
3- Nunca ví foto do Avenger em voo, as unicas fotos conhecidas sao de Avenger com motores ligados taxiando no Minas, para manobras no convoo, e uma foto do Avenger N501 ou N502( estou fora do país e longe da minha biblioteca) embicado no chao como se tivesse tentando uma decolagem mal sucedida, mas aparentemente foi um acidente num exercicio de taxiamento. Excluindo a tentativa de decolagem frustrada do Minas, acho que os Avenger nunca decolaram, mesmo porque nem pilotos capacitados para isto a MB tinha.
apenas um Avenger recebeu a pintura branca e vermelha , o outro foi logo trasladdo para a Av.Brasil no Rio e prservado por muitos anos até ser sucateado(o modelo preservado possuia torre dorsal)
quam tiver mais informacoes dos Avengers da MB seroa muito bem vindas

Helio Higuchi

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 7:29 pm
por Skyway
Uma pena não ter sobrado nenhum para ficar no MUSAL ou no Asas de um sonho....

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 7:32 pm
por MARCOS RIBEIRO
Tenho um avenger em escala 1 para 18 tipo uns 70 cm......esse aviao e muito bonito.......porem pelos registros que tenho ele voou sim.
Abs
Marcos

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 7:45 pm
por Bolovo
Eu vôo bastante esse avião no Battlefield 1942, os japonas me odeiam ver voando em Midway huahuahua :mrgreen:

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 7:50 pm
por Fernando Teles
Galera, para maiores detalhes sobre o "Minas Gerais" e a sua aviação, recomendo a Revista Maritima, V 126, nº 04/06, abr./jun.2006, AVIAÇÃO NAVAL - REMINISCÊNCIAS PARTE II, página 127.
Artigo escrito pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra (Refº) Pedro Taaffe Sebastiany, bastante interessante e empolgante.

Enviado: Dom Fev 25, 2007 12:39 am
por Berkeley Marques
Imagens do Avenger em operação no A 11

Imagem
Imagem
Imagem[/url]

Enviado: Dom Fev 25, 2007 9:38 pm
por Carlos Souza
Em 1960 o Brasil já tinha o MG? Jamais pensei que fosse tanto tempo. Agora só no Brasil uma Marinha que não tem autorização para operar aeronaves de asas fixas compra um Nae e faz vôos (se é que realmente os fizeram) sem conhecimento técnico e sem autorização. Mas convenhamos que absurdo isto, de uma força não poder utilizar um determinado equipamento, o melhor é que todas utilizem os equipamentos que puderem, que sejam o mais completa possíveis.

Enviado: Dom Fev 25, 2007 10:39 pm
por Luiz Bastos
Carlos.


Eram outros tempos.


Mas o Minas tinha aviao sim, mas quem operava eles era a Fab. Se nao me engano eram bimotores Gruman. Seu brulho era inconfundivel voando.


Abracos
Luiz

Fui :wink:

Enviado: Seg Fev 26, 2007 7:56 am
por MARCOS RIBEIRO
Berkeley Marques escreveu:Imagens do Avenger em operação no A 11

Imagem
Imagem
Imagem[/url]


Nao consegui bota um link.......waleu

Enviado: Seg Fev 26, 2007 8:28 pm
por helio
Olá Marcos
voce escreveu
Tenho um avenger em escala 1 para 18 tipo uns 70 cm......esse aviao e muito bonito.......porem pelos registros que tenho ele voou sim.
Abs

Meu comentario
Nao possuo nenhum dado comprovandoque o Avenger da MB tenha voado, seria possivel repassa-lo para mim?

Hélio

Enviado: Seg Fev 26, 2007 9:42 pm
por Carlos Souza
Luiz, a FAB operava os Gruman a partir do MG ou de pistas em terra? Se eram a partir do navio da Marinha devia ser um tanto chato para os Marinheiros. Outra coisa se na década de 60 tinhamos um Nae, então, estávamos razoalmente bem em comparação com outros países. Parece que a estagnação aconteceu depois.

Enviado: Ter Ago 14, 2007 1:56 am
por jambockrs
Luiz Bastos escreveu:Carlos.
Eram outros tempos.
Mas o Minas tinha aviao sim, mas quem operava eles era a Fab. Se nao me engano eram bimotores Gruman. Seu brulho era inconfundivel voando. Abracos Luiz Fui :wink:

Prezado Luiz Bastos:
Maiores detalhes em http://www.abrapat.org.br/P-16.html
Um abraço e até mais...

Enviado: Qui Ago 30, 2007 6:55 pm
por helio
Amigos
Ainda a respeito da primeira tentativa de decolagem do Avenger a partir do Minas Gerais, me contaram uma historia interessante acerca do acidente.O Avenger era um avião bem grande e o piloto (Ten Mario Costa) de estatura muito baixa. Como ele não conseguia uma posição confortavel para pilotar( enxergava pelo copkit, sem alcançar os pedais ) resolver colocar calços de madeira para alcançar os pedais, e assim tentou decolar do Minas. Durante a corrida o calço de um dos pedais escapou pendendo o avião para um lado e fazendo cair do convoo!!! Dizem que o piloto ainda está vivo, e confidencia este fato alegremente, muito embora não conste no relatório do acidente....

Hélio