Bolívia ameaça cortar gás do Brasil e reacende tensão!
Moderador: Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Bolívia ameaça cortar gás do Brasil e reacende tensão!
rasil e Bolívia voltam a enfrentar nova crise diplomática sobre uma série de questões que incluem a ameaça do governo de La Paz de fechar o gasoduto que abastece Cuiabá, no Mato Grosso.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a Petrobras se recusa em negociar o preço do gás e em abastecer o mercado interno boliviano. Além disso, há também divergências sobre um projeto brasileiro de construir duas usinas hidrelétricas na fronteira entre os dois países.
De acordo com a publicação, o principal impasse do lado boliviano é o preço do gás. O presidente Evo Morales ameaça até mesmo cancelar sua visita ao Brasil, marcada para o dia 14, caso não haja um acordo.
A Bolívia exige que o Brasil pague o mesmo valor pago pela Argentina, US$ 5 por milhão de BTU (medida térmica britânica). Já o Brasil diz que não interferirá nas negociações da Petrobras, que hoje paga US$ 4,3 por milhão de BTU e não quer aceitar um aumento de preços.
O presidente Evo Morales ameaçou cortar o abastecimento de gás no ramal da termelétrica Governador Mário Covas, em Cuiabá. O boliviano teria avisado, segundo o jornal, que iria cortar o abastecimento em março caso não houvesse aumento do preço. A termelétrica é responsável por 70% do abastecimento do Estado de Mato Grosso. Atualmente, a usina é controlada pela Shell e paga apenas US$ 1 por milhão de BTU.
http://br.invertia.com/noticias/noticia ... V_30366491
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a Petrobras se recusa em negociar o preço do gás e em abastecer o mercado interno boliviano. Além disso, há também divergências sobre um projeto brasileiro de construir duas usinas hidrelétricas na fronteira entre os dois países.
De acordo com a publicação, o principal impasse do lado boliviano é o preço do gás. O presidente Evo Morales ameaça até mesmo cancelar sua visita ao Brasil, marcada para o dia 14, caso não haja um acordo.
A Bolívia exige que o Brasil pague o mesmo valor pago pela Argentina, US$ 5 por milhão de BTU (medida térmica britânica). Já o Brasil diz que não interferirá nas negociações da Petrobras, que hoje paga US$ 4,3 por milhão de BTU e não quer aceitar um aumento de preços.
O presidente Evo Morales ameaçou cortar o abastecimento de gás no ramal da termelétrica Governador Mário Covas, em Cuiabá. O boliviano teria avisado, segundo o jornal, que iria cortar o abastecimento em março caso não houvesse aumento do preço. A termelétrica é responsável por 70% do abastecimento do Estado de Mato Grosso. Atualmente, a usina é controlada pela Shell e paga apenas US$ 1 por milhão de BTU.
http://br.invertia.com/noticias/noticia ... V_30366491
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Morcego
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
ademir escreveu:um pergunta, meio leiga, este gas qual é?
bem quanto a questão, é claro que la o gas é deles, cabe a nos pagar o preço que eles estipulam, ou buscar outras fontes
tah, as industrias que estão la SÃO PRODUTO DO NOSSO DINHEIRO E TRABALHO, além de que: PERDOAMOS 500 MILHOES DE DOLARES DE UMA DIVIDA DELES COM NOSCO.
POR TANTO.
O QUE A ARGENTINA FEZ OU FAZ POR ELES PARA QUE PAGUEMOS O MESMO PREÇO QUE OS ARGENTINOS?
- 3rdMillhouse
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Vamos retribuir na mesma moeda, primeiro fechando toda a fronteira que a Bolívia faz com o Brasil, congelamos quaisquer capitais do governo Boliviano que possam existir em bancos brasileiros, e devemos impor um bloqueio comercial total à Bolívia, e vamos comprar gás do Cazaquistão que se brincar sai mais barato que o preço que esse fdp quer cobrar.
Sustentamos essa merda de país e agora o cachorrinho do Chavez quer nos morder, vamos esmagar eles.
Isso é o que dá ter a esquerda no governo, um país de merda como esse caga em cima do Brasil e nosso presidente vai falar que é direito deles (a esquerda soviética tem mais colhões, se fizessem isso a USSR atropelava o país com seus tanques).
Se tivéssemos um governo nacionalista a Bolívia já estaria amargando sanções comerciais a essa hora.
Merda, podíamos ter uma frota de uns 90 Flankers e mandar 15 darem uns rasantes sobre La Paz, só que nossa constituição de boiola não nos deixa invadir outro país.
Tomara que os constituíntes responsáveis por essa merda estejam queimando no inferno.
Sustentamos essa merda de país e agora o cachorrinho do Chavez quer nos morder, vamos esmagar eles.
Isso é o que dá ter a esquerda no governo, um país de merda como esse caga em cima do Brasil e nosso presidente vai falar que é direito deles (a esquerda soviética tem mais colhões, se fizessem isso a USSR atropelava o país com seus tanques).
Se tivéssemos um governo nacionalista a Bolívia já estaria amargando sanções comerciais a essa hora.
Merda, podíamos ter uma frota de uns 90 Flankers e mandar 15 darem uns rasantes sobre La Paz, só que nossa constituição de boiola não nos deixa invadir outro país.
Tomara que os constituíntes responsáveis por essa merda estejam queimando no inferno.
Editado pela última vez por 3rdMillhouse em Dom Fev 04, 2007 8:09 pm, em um total de 2 vezes.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Esta lógica na política externa nos levou a esse ponto. Os países tem interesses, e suas políticas externas se guiam por eles. O gás é responsável pelo abastecimento de centenas de indústrias que foram instaladas no caminho do gasoduto. São dezenas de bilhões de dólares em investimentos, públicos e privados, baseados nos valores do gás assinado no contrato com o governo boliviano. Mudar isso agora é extremamente prejudicial ao Brasil e à Bolívia. Sem contar com a imagem do Brasil, ao aceitar esse tipo de pressão e quebra de contrato.bem quanto a questão, é claro que la o gas é deles, cabe a nos pagar o preço que eles estipulam, ou buscar outras fontes
- 3rdMillhouse
- Sênior
-
- Sênior
- Contato:
O mais triste é você não saber nem o porquê. Bem, resumidamente: Mensagem provocativa e ofensiva à Bolívia como País, e também um ataque sem sentido à esquerda(o que nos leva novamente a inúteis guerrinhas ideológicas).
Bem, mas não estou mais afim de ficar pedindo bom-senso, tolerância ou respeito. Simplesmente vi que estes pedidos não surtem efeito.
E quem perde com este tipo de mensagem é você e o fórum.
Abraços
César
Bem, mas não estou mais afim de ficar pedindo bom-senso, tolerância ou respeito. Simplesmente vi que estes pedidos não surtem efeito.
Abraços
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
- 3rdMillhouse
- Sênior
César escreveu:O mais triste é você não saber nem o porquê. Bem, resumidamente: Mensagem provocativa e ofensiva à Bolívia como País, e também um ataque sem sentido à esquerda(o que nos leva novamente a inúteis guerrinhas ideológicas).
Abraços
César
Eu não fiz um ataque sem sentido à esquerda, eu simplesmente a critiquei pela postura passiva diante de uma afronta ao nosso país e diante do fato que a prioridade deles é para com a ideologia e depois para com o país (traduzindo: não são nacionalistas).
possivelmente este gas que o brasil esta comprando, e esta com problemas (se eu não tiver enganado quanto ao gas) pode ser extraido aqui mesmo, em um programa inedido no mundo de fontes simples, que se renovam (de certa forma) todo ano, ja vi duas fontes alternativas de extração desde gas, so presiso ter certeza se é o gas que eu to pensando e se estas fontes são validas.
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
- 3rdMillhouse
- Sênior
Olha, não deve faltar vontadede dar umas porradas no Evo. Mas, se somos dfensores desde sempre da autodeterminação dos povos, o coerente é agir diplomaticamente, pela via jurídica internacional. Tenho absoluta certeza que neste momento a Petrobrás deva estar galopando sobre o gás de Santos. Mas enquanto isso, melhor garantir esse aí, ir cozinhando em água morna. Depois, quero ver prá quem eles vão vender, com a fama de caloteiros que estão ganhando. Eu já percebo um distanciamento gradual destes populistas, Lula já disse claramente, que no Brasil, não haverá crescimento sem democracia e, prá quem sabe "ler", a mensagem é clara. Além do que, ganharíamos exatamente o quê afundando a Bolívia? Não tem como desenterrar a refinaria de lá no muque. Bombardear por bombardear? Não demora e teremos uma Al caída aqui dentro, na casa dos "imperialistas".
Quem vai perder e muito com essa palhaçada é a Bolívia mesmo, é só esperar um pouco.
Quem vai perder e muito com essa palhaçada é a Bolívia mesmo, é só esperar um pouco.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6686 vezes
- Contato:
hayes escreveu:ademir escreveu:bem quanto a questão, é claro que la o gas é deles, cabe a nos pagar o preço que eles estipulam, ou buscar outras fontes
Tem total razão, Sr. Ademir. Contudo, os preços já foram acordados por meio de contratos assinados há alguns anos.
Nunca vi esses tales de contratos, amigo Hayes. Agora, o que sei sobre commodities é que, subiu o preço internacional, é um Deus-nos-acuda...
Aliás, nada tenho contra o Evil Morales nesta questão: o gás é dele e ele que ponha o preço que bem entender. A gente compra porque é juca e esqueceu o que disse o véio Geisel, décadas atrás.
Por quê só agora se presta atenção às jazidas nacionais? Cobiça, cobiça, sempre cobiça: 'ah, lá é mais baratinho...'
Pois às vezes o barato custa caro, POWS!!! COMO AGORA...
A única kôza que me deixou bufando de raiva foi mandar os milicos lá dele tomar manu militari as refinarias da Petrobrás, construídas com o meu dinheiro e o teu. Isso sim, NÃO SE FAZ!!!